Lírio: espécies, variedades, plantio e cuidado
Lily é uma das flores mais bonitas, muito usada para fazer buquês. Apesar de poder sempre ser encontrado na floricultura, é muito mais interessante e útil cultivar você mesmo, experimentando diferentes variedades e desfrutando da bela vista do seu jardim.
Peculiaridades
Lírio é uma planta caracterizada pela presença de um bulbo que parece um caule curto conectado a várias escamas de fechamento. Estas últimas, na verdade, são folhas carnudas modificadas, pintadas em tons de branco, amarelo ou rosa. O caule do lírio é simples ou ligeiramente ramificado. Ela cresce de 15 centímetros a 2,5 metros, dependendo do tipo de flor. As folhas têm pecíolos robustos e grandes placas em forma de ovo. No canto da última folha inferior, um botão é formado, que eventualmente se transforma em um bulbo maduro que floresce no ano seguinte.
A flor em si é formada por seis pétalas, geralmente conectadas na forma de um funil ou sino. O tecido glandular do botão secreta seiva, que por sua vez atrai insetos. O fruto da cápsula forma um número suficiente de sementes planas de tom marrom ou simplesmente pálido. Também deve ser mencionado que os lírios podem sofrer polinização cruzada e mudar de cor.
Voltando ao bulbo de lírio, suas escamas podem ser de diferentes formas e tamanhos. Eles se acumulam durante os meses de verão e também morrem gradualmente. O tamanho dos flocos varia do tamanho de um grão de aveia a quase 10 centímetros de diâmetro. Via de regra, o número de formações não ultrapassa os limites do intervalo de 8-40 peças, embora em alguns casos ultrapasse a marca de 120 peças. A estrutura do bulbo do lírio pode ser diferente: estolonada, rizoma, concêntrica ou falso-colunar. Dependendo do tipo, a cor da formação também muda.
O sistema radicular emerge da parte inferior do bulbo. Na maioria dos casos, as raízes são perenes, embora também sejam encontradas raízes anuais. O lírio cresce com sucesso apenas com a ajuda das raízes, pois ajudam não só a permanecer no solo, mas também a fornecer nutrientes. Alguns lírios têm raízes caules que lhes permitem consumir umidade e nutrientes da superfície da terra, além de manter o caule ereto.
Variedades
Graças aos esforços dos criadores, o lírio-comum apresenta um grande número de variedades, combinadas em vários grupos. Os híbridos asiáticos combinam quase 5 mil variedades de lírios, que é o máximo. Sua altura varia de 40 centímetros a um metro e meio. As plantas são altamente resistentes a baixas temperaturas e insetos. Os botões bastante grandes atingem no estado aberto um diâmetro de 10 a 14 centímetros, e a cor varia do branco brilhante ao quase preto.
A floração dos híbridos asiáticos começa na última semana de junho e termina na primeira semana de agosto. Este grupo inclui variedades como "Aaron", "Nove Cento", "Mapira", "Lion Heart" e outras.
Variedades incomuns na quantidade de duzentos lírios são combinadas em um grupo de híbridos crespos.Sua altura chega a quase um metro e meio, e o diâmetro das flores varia de 5 a 8 centímetros. Essas variedades preferem áreas sombreadas, mas não muito escuras, como pomares. Esses lírios não toleram bem os transplantes, mas se distinguem pela boa resistência ao gelo. Existem manchas escuras no perianto e ele próprio pode ser branco, rosa, amarelo alaranjado, vermelho escuro ou lilás. As variedades pervertidas incluem variedades como "Chameleon", "Maroon King", "Guinea Gold" e outras.
Os híbridos de lírio branco também são chamados de híbridos europeus. Como você pode imaginar, eles estão todos unidos por uma cor comum - branco ou creme. O botão aberto tem de 10 a 12 centímetros de diâmetro e o caule chega a 180 centímetros. Esta variedade é muito exigente e exigente com os cuidados, além disso, não tolera baixas temperaturas e muitas vezes sofre de doenças fúngicas. As melhores variedades de híbridos brancos como a neve são "Apollo" e "Madonna".
Os híbridos americanos de lírios atingem uma altura de cerca de 2 metros. Florescem em julho com flores de 10 a 12 centímetros de diâmetro, pintadas em dois tons e decoradas com grandes manchas. As flores crescem melhor em áreas sombreadas e não respondem bem ao transplante. Este grupo inclui as variedades "Shaksan", "Buttercap", "Afterglow" ou "Lake Tular". Os híbridos de cores longas alcançam altura de um metro a 1,2 metros, e a flor do sino em si pode atingir de 15 a 20 centímetros.
A tonalidade principal dos híbridos americanos é o branco puro. As flores não toleram bem a geada. Variedades populares deste grupo são White Fox, White Haven e outros. Os híbridos tubulares e Orleans combinam mais de mil variedades. Dependendo da forma do botão, eles são divididos em concha, tubular, inclinado ou em forma de estrela. As cores podem ser muito diferentes e a altura das plantas varia de 120 a 190 centímetros. Os próprios botões correspondem a 12-18 centímetros de comprimento. As variedades deste grupo incluem "African Queen", "Lady Alice", "Royal Gold" e "Pink Perfection".
Os híbridos de lírio oriental são considerados bastante caprichosos e requerem aquecimento. A altura da planta varia de 40 centímetros a 1,2 metros. Flores enormes, atingindo um diâmetro de 30 centímetros, têm pétalas brancas, rosa ou vermelhas com orlas ou uma faixa central. Eles florescem de agosto a setembro. Este grupo inclui as variedades "Casa Blanca", "Le Rev", "Tarden Party" e "Stargazer". Os especialistas também identificam um grupo de híbridos interespecíficos que não estão incluídos em todas as seções acima. Além disso, existem espécies de lírios e até híbridos raros.
Para terrenos de jardim, o lírio japonês com uma bela cor rosa e branco é freqüentemente escolhido, ou o lírio dourado, originalmente da Coreia. O lírio gigante se torna um adorno de qualquer projeto paisagístico. Ela cresce até 3 metros de altura, os botões variam em tamanho de 16 a 18 centímetros e os bulbos grandes às vezes têm o tamanho de uma cabeça humana. O lírio do jardim pode ser em cascata, bulboso ou roxo. Além disso, flores silvestres e silvestres e lírios da montanha merecem atenção.
Mitos sobre variedades híbridas modernas
Lily é uma daquelas plantas cujo material de plantio, surpreendentemente, muitas vezes é falsificado ou se torna parte de esquemas fraudulentos. Acontece que as fotos são ajustadas no Photoshop, após o que uma cor exótica, por exemplo, o azul com uma borda dourada, é apresentada como um novo híbrido estrangeiro. Às vezes, sacos de sementes comprados de vendedores não verificados que se dizem intermediários dos jardineiros holandeses só florescem depois de alguns anos com flores desbotadas e pouco atraentes. Para evitar uma situação desagradável, é necessário abordar cuidadosa e deliberadamente o processo de aquisição de sementes ou mudas.
Como plantar?
O plantio correto de lírios em terreno aberto determina em grande parte não apenas o sucesso de seu desenvolvimento posterior, mas também a ausência de fungos e outras doenças.
A hora certa
É necessário plantar bulbos de lírios no outono ou na primavera, embora em situação de emergência, o processo possa ser realizado no verão. Basicamente, o plantio na primavera é a solução mais popular, pois a planta tem a oportunidade de enraizar, ficar mais forte e não morrer durante o inverno... É importante escolher um momento em que a probabilidade de retorno das geadas esteja ausente, por exemplo, nos Urais, tal período ocorre em meados de maio.
Se você ainda prefere o plantio de outono em setembro, então o sistema radicular terá tempo para se firmar, mas antes do inverno, você terá que realizar uma série de medidas adicionais.
Seleção do local e preparação do solo
O buraco do lírio é preparado com antecedência. O fundo é coberto com areia, após o que a planta é colocada em seu interior. O local deve ser moderadamente ensolarado e protegido de correntes de ar. Como o lírio é muito exigente com o estado do solo, é importante que a mistura de solo seja solta e fértil. Algumas variedades preferem solo ácido e algumas preferem solo alcalino, mas a maioria ainda cresce em solo neutro. Este problema terá que ser resolvido dependendo da situação específica.
Aproximadamente algumas semanas antes do plantio, a terra é escavada com cinzas, turfa e húmus e enriquecida com fertilizantes minerais complexos. Além disso, o local é nivelado, fechado e irrigado. A propósito, a profundidade do buraco cavado depende da variedade específica e geralmente varia de 15 a 30 centímetros.
Processamento de material de plantio
Antes do plantio, os bulbos são retirados das escamas cor de ferrugem e cobertos com manchas marrons. Se alguma parte começar a apodrecer ou outros sintomas da doença aparecerem, ela deve ser removida. Faça o mesmo com raízes excessivamente longas ou murchas. A etapa final do preparo consiste em permanecer 30 minutos em uma solução de Foundationol a 0,2% ou em preparação semelhante.
Regras de desembarque
Antes de plantar lírios no país, é necessário fazer um furo e formar uma camada de drenagem. Além disso, há uma cebola dentro, cujas raízes são bem esticadas e, por cima, tudo é novamente polvilhado com areia. A camada superior é formada por solo enriquecido, que é abundantemente irrigado após a conclusão. É importante lembrar que se você colocar os tubérculos muito fundo, o lírio florescerá mais tarde, mas em quantidades maiores. No início do outono, essa planta pode ser transplantada com sucesso para um novo lugar e até mesmo propagada. Nesse caso, as mudas são desenterradas com um forcado, as raízes são lavadas e cortadas em 10 centímetros de comprimento e os brotos são levemente mantidos em solução de permanganato de potássio.
Como cuidar bem dele?
A agrotecnologia de cuidar dos lírios não é particularmente difícil, uma vez que apenas algumas variedades se distinguem por requisitos aumentados. Para fazer uma lavoura em casa, basta regá-la, podá-la e fertilizá-la.
Top curativo
Para crescer um lírio de forma eficiente, você não pode prescindir da cobertura. A primeira, destinada ao crescimento, é realizada nos meses de primavera após o surgimento dos brotos. Durante o período de floração, os lírios adoram suplementos com potássio e fósforo.
Rega
Enquanto o lírio cresce em massa verde, ele precisa de irrigação abundante. No entanto, é importante não transbordar, pois a flor reage de forma extremamente negativa à umidade. No verão, é necessário regar a planta a cada 2 dias pela manhã e à noite e não se esqueça da cobertura morta adicional.isso ajuda a reter a umidade. A cultura também responde positivamente à pulverização.
Poda
A poda especial não é necessária para os lírios, mas no meio do outono, todos os brotos em que os botões desbotaram devem ser removidos. Mas atenção suficiente deve ser dada à preparação para o inverno, especialmente no caso de variedades orientais híbridas... As sementes são colhidas depois que o lírio murcha e algum tempo tenha passado.
Métodos de reprodução
Os lírios se reproduzem com muito sucesso em casa. Para resolver este problema, os jardineiros preferem um dos métodos vegetativos, que são simples e acessíveis. A solução mais simples é dividir o ninho bulboso. Todos os anos, jovens bulbos são formados na parte inferior do bulbo, que após 3-4 anos formam um ninho completo, combinando 4-6 elementos. Todas essas cebolas devem ser divididas nas primeiras semanas do outono e transferidas para um novo local.
Alguns jardineiros, entretanto, realizam a divisão e o plantio na primavera. Os lírios nascidos do ninho requerem irrigação e fertilização regulares. Se você cuidar de qualidade, então, na terceira temporada de habitação, as flores começarão a se manifestar com força total.
A segunda variação da reprodução da cultura é a separação e posterior plantio de bulbos infantis. As formações que aparecem no caule, mas já subterrâneas, são separadas nos primeiros dias do outono, sem afetar o bulbo-mãe.
Depois de desenterrar as crianças, elas precisarão ser transplantadas imediatamente para os buracos, cuja profundidade é de 4 a 5 centímetros. Você não deve colocá-los imediatamente em um canteiro de flores comum - eles são recomendados para passar o primeiro ano em uma área separada com solo leve e rico em nutrientes. Ao usar este método de criação, o lírio abre seus botões no terceiro ou quarto ano de sua existência. Se a planta florescer mais cedo, é melhor interromper o processo e remover os botões, pois ela ainda não acumulou força suficiente.
O próximo método de criação envolve o uso de escalas. Este método permite que você obtenha novas plantas o mais rápido possível e em uma escala muito grande. O uso de apenas uma lâmpada possibilita o surgimento de 150 novas, já que a maioria das variedades consegue formá-las até mesmo em um fragmento de escala.
Embora esse método possa ser aplicado durante todo o ano, ainda é melhor fazer a operação em março, ou durante um transplante de outono ou escavação. A cebola é retirada da terra, lavada e cuidadosamente retirada das escamas. Os especialistas recomendam não esquecer que as peças da mais alta qualidade são as grandes e localizadas na camada exterior.
Se for importante que os jardineiros preservem o bulbo-mãe, é melhor deixar pelo menos metade de todas as escamas. Após a limpeza, pode ser devolvido ao solo, e depois de um tempo o desenvolvimento do lírio voltará ao normal. As escamas resultantes são lavadas, mantidas por um quarto de hora em solução de permanganato de potássio e secadas um pouco. Além disso, todas as peças são removidas para um saco plástico comum e cobertas com carvão, esmagadas até o estado de pó. A bolsa é cuidadosamente amarrada e guardada por seis semanas em uma sala com temperatura de 22 a 25 graus.
No mês seguinte, a balança deverá ser mantida em temperatura baixa - de 17 a 18 graus, e nos demais dias, até o plantio direto, ela é mantida em geladeira a uma temperatura de 2 a 4 graus. Se esse esquema parecer muito complicado, você pode deixar as escamas em temperatura ambiente até que os bulbos e as raízes se formem e, em seguida, colocá-los na geladeira ou colocá-los imediatamente em um recipiente com uma mistura de solo enriquecida. O plantio é feito de forma que as escamas fiquem com dois terços do seu tamanho no solo. Em campo aberto, o material pode ser transferido em maio com as lâmpadas existentes. Se as escamas forem separadas na primavera, elas serão imediatamente transferidas para o terreno aberto. Os botões florescerão apenas no terceiro ano de permanência no mesmo habitat.
É fácil e cómodo obter lírios a partir de bolbos de caule, mas só é possível no caso de algumas variedades, principalmente de híbridos asiáticos. O número e o tamanho dos brotos necessários dependerão de muitos fatores. Por exemplo, lírios jovens ou que produzem botões alongados serão muito maiores. Para estimular a formação desses bulbos de ar, é necessário dotar a cultura da tecnologia agrícola necessária, além de gerar aumento de umidade. Se feito corretamente, as raízes podem começar a se formar no caule.
Os bulbos são colhidos após o desbotamento do lírio. As lesões são colocadas em um saco comum e refrigeradas por cerca de 14 dias. Quando os brotos das raízes aparecem, os bulbos podem ser plantados em terreno aberto para crescer. O solo deve ser leve e nutritivo, e o plantio deve ser feito em ranhuras com profundidade de 2 a 3 centímetros. Além disso, é necessário deixar de 5 a 6 centímetros entre as lâmpadas individuais. No ano seguinte, os lírios são transplantados para o restante das flores e, no terceiro ano, eles próprios abrirão os botões.
O corte é mais apropriado em uma situação onde a variedade é especialmente valiosa e o material de origem não é suficiente. A propósito, você pode usar folhas e caules. O trabalho com as estacas do caule começa antes que os botões apareçam. Cada haste é cortada em várias partes, com comprimento de 7 a 8 centímetros, após o que cada haste é plantada em terreno aberto com solo leve. As estacas são inseridas ligeiramente obliquamente com uma depressão que atinge as folhas superiores.
Os lírios recém-plantados requerem a sombra obrigatória. Eles também terão que ser regados e, após 50 dias, pode-se esperar o aparecimento de bulbos. A partir de uma folha e de um fragmento de caule é criado um pedúnculo foliar, além disso, sua separação é realizada antes do florescimento da cultura.
O plantio é melhor feito primeiro em caixas individuais com solo leve, coberto com papel alumínio. Para estimular o enraizamento, apenas uma irrigação leve é necessária, e os resultados podem ser esperados em no máximo um mês. Nesse momento, o filme é retirado, e logo os lírios podem ser plantados em campo aberto.
Cavando e armazenando as lâmpadas
Recomenda-se não deixar bulbos de algumas variedades no solo durante o inverno, pois as baixas temperaturas os prejudicam. Eles devem ser removidos e armazenados. O local onde os bulbos ficarão até a primavera não deve ser muito seco para evitar enrugamento, mas não muito úmido, o que contribui para a germinação ou o aparecimento de mofo. É importante que a sala seja fria, mas não abaixo de zero, além disso, as lâmpadas requerem ventilação de fundo. Depois que os espécimes são removidos para a superfície, eles são secos e limpos de torrões de sujeira e solo.
Uma caixa de madeira, um saco normal ou uma caixa de papelão é preenchida com turfa, sobre a qual os bulbos são dispostos, seguidos por outra camada de turfa e novamente os bulbos. O contêiner, que está dois terços cheio, é guardado para armazenamento. De vez em quando, o material de plantio deve ser verificado, borrifado com água ou limpo com uma solução de permanganato de potássio de mofo.
Doenças e pragas
Infelizmente, há um grande número de doenças e insetos que podem até matar lírios. Em primeiro lugar, estamos a falar de doenças fúngicas: podridão cinzenta, bolor azul, phytium, fusarium, ferrugem e outras. O problema é provocado por umidade excessiva ou por tecnologia agrícola prejudicada. A derrota ocorre em toda a superfície, começando pelos bulbos, terminando nas pétalas. Será possível determinar a presença de uma doença fúngica se você examinar cuidadosamente o lírio.
O aparecimento de placas nos bulbos e manchas de muco no restante da planta indicam um problema. Além disso, devido ao excesso de umidade, os bulbos apodrecem.Fungicidas usados para borrifar e danificar peças danificadas podem ajudar nessa situação. Como medida preventiva, basta cuidar bem dos lírios e evitar o excesso de umidade.
Além disso, várias doenças virais também causam problemas para os lírios. Neste caso, estamos falando de mosaicos de tabaco e pepino, doença da roseta e vírus da variegação das tulipas. Na maioria dos casos, são causados por pragas, principalmente pulgões, ou pelo uso de ferramentas contaminadas. O problema é identificado pelo estado das folhas e caules - ficam amarelados, deformados ou cobertos por manchas pigmentares. Freqüentemente, o lírio simplesmente interrompe o desenvolvimento.
Para curar uma flor, primeiro você precisa cortar e destruir as partes afetadas do arbusto, pulverizar tudo com uma preparação adequada e, em seguida, desinfetar o equipamento. Dentre as pragas, os lírios são atacados por quase 15 tipos diferentes de insetos, cada um dos quais ataca uma parte específica da planta. Por exemplo, um ácaro-aranha bebe suco, uma mosca linear estraga os botões, um urso e uma mosca-cebola prejudicam os bulbos e o besouro-guincho, junto com as larvas, comem as folhas. Além disso, muitas das pragas transmitem doenças virais. Para o combate, sempre se usam inseticidas, que se tornam uma contramedida contra esse ou aquele inseto. Em alguns casos, também será necessário cavar o solo e destruir as larvas.
O lírio às vezes é atacado por pequenos mamíferos, como camundongos e ratos, e as toupeiras costumam danificar acidentalmente os rizomas das plantas. Para combatê-los, você terá que usar armadilhas, ratoeiras e dispositivos semelhantes, e também não usar palha para abrigo de inverno, já que é ela que se torna um refúgio para um grande número de roedores.
Possíveis problemas
Se os lírios não suportam bem o inverno, a razão pode ser um outono excessivamente úmido com chuvas abundantes. Em seu habitat natural, a cultura se desenvolve bem se a primavera e o verão são bastante úmidos, e o outono e o inverno, ao contrário, são suficientemente secos, portanto, a inconsistência do ambiente usual pode afetar negativamente sua condição. Para evitar a podridão das plantas e garantir o inverno em terra seca, recomenda-se proteger as flores com uma película especial durante as chuvas. Se o lírio não floresceu por muito tempo e seus botões secaram rapidamente, então a escolha errada do local para o plantio pode ser a culpada. Quando a planta está na planície, ela começa a reagir mal ao solo excessivamente úmido e à umidade estagnada nas raízes.
Às vezes, a mesma situação ocorre devido ao superaquecimento da superfície da terra. Como medida preventiva, é necessário cobrir o círculo da raiz usando componentes reflexivos, por exemplo, palha, serragem ou grama cortada. Acontece que o arbusto fica coberto de folhas marrons ou muitas vezes adoece pelo uso de esterco como fertilizante. A presença de microflora patogênica afeta negativamente o desenvolvimento de lírios, que não toleram aditivos orgânicos de forma alguma.
Se as flores não brotaram na primavera, os bulbos podem ter sido comidos por roedores. Outra razão é o congelamento, uma vez que nem todas as variedades conseguem sobreviver ao frio sem abrigo. No entanto, essa pode ser a especificidade da variedade, já que em alguns lírios os brotos não se desenvolvem ao mesmo tempo.
Dicas para iniciantes
Jardineiros novatos devem seguir algumas regras simples para cultivar qualquer variedade de lírios no jardim. Embora a umidade seja necessária durante toda a estação de crescimento da planta, especialmente em junho e julho, você não deve exagerar e molhar o solo. A irrigação é feita de manhã ou à tarde, além disso, a água deve ser vertida por baixo da raiz. Outra dica importante é remover os botões dos lírios do primeiro ano antes que se abram.Assim, a planta poderá crescer mais forte e florescer abundantemente no próximo ano. Além disso, você deve sempre remover botões murchados que interferem no desenvolvimento de novos.
Opções de design do site
No projeto paisagístico, a principal tarefa no plantio de lírios é sua combinação harmoniosa com os "vizinhos" no canteiro de flores. É importante considerar como as flores chiques ficarão em combinação com outras flores, arbustos, árvores e até mesmo elementos decorativos. O melhor é colocar os lírios mais bonitos em um fundo bastante calmo de arbustos monocromáticos e culturas sempre verdes. Ao compor uma composição, os especialistas recomendam não só acompanhar como os elementos individuais se combinam visualmente em cor e tamanho, mas também levando em consideração as peculiaridades do período de floração, cuidados e requisitos de plantio. Parece muito bom quando flores de variedades diferentes são selecionadas e plantadas em duas ou três camadas que formam uma matriz. Variedades de baixo crescimento, como as asiáticas, geralmente são colocadas na frente.
Para informações sobre como plantar lírios na primavera, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.