Métodos de criação de lírios
Os lírios à primeira vista conquistam com seus botões luxuosos, então não é de se estranhar que seus fãs estejam se tornando cada vez mais. Os bulbos dessas lindas flores não são difíceis de adquirir, mas muitas vezes o preço não é acessível para todos. Apesar de sua aristocracia e, ao que parece, de cuidados exigentes, os lírios são plantas completamente exigentes; além disso, são simplesmente criados. Além disso, existem muitas maneiras de propagar uma flor, então qualquer jardineiro escolherá a mais conveniente para si.
Cronometragem
Os lírios são propagados principalmente na primavera ou no outono, embora de algumas maneiras, por exemplo, com escamas, eles possam ser criados durante todo o ano. Mesmo assim, a maioria dos floricultores é unânime na opinião de que a época ideal para o plantio de lírios é o início do outono - de agosto a outubro. As plantas plantadas nesta época durante o inverno têm tempo para construir um sistema radicular forte e na primavera começarão a crescer mais rápido e formar botões. Além disso, o momento do plantio de bulbos depende muito do tipo de lírio.
Os lírios brancos têm o período de dormência mais curto, por isso são plantados apenas no outono para que tenham tempo de criar raízes. As espécies norte-americanas também requerem apenas o plantio no outono, mas os híbridos orientais, ao contrário, florescem abundantemente após o plantio na primavera.
Como propagar com escalas?
Este método de criação é o mais popular entre os floristas, pois podem propagar lírios durante todo o ano, independentemente da época do ano. Além disso, mesmo no inverno, esse método é muito bem-sucedido. Além disso, permite preservar a integridade do bulbo-matriz, que não perde a capacidade de florir no próximo ano, e ao mesmo tempo coletar bastante material de plantio. Requer escamas de cebola localizadas na parte externa. Para não danificar a lâmpada original, de um uso apenas até um terço de todas as escalas. Se as condições forem adequadas, cada lâmina pode crescer até 5 bulbos adequados para o plantio.
Usando este método, as plantas adultas podem ser cultivadas em um ano, mas florescerão apenas no segundo ou terceiro ano. Usando este método, você precisa:
- separar o número necessário de escalas externas;
- faça orifícios para o ar em um recipiente ou um saco de polietileno apertado;
- encha-os com musgo, vermiculita ou mistura de turfa;
- coloque cuidadosamente as escamas no enchimento e cubra-as facilmente, umedeça-as;
- por um mês, um saco (amarrado) ou pratos são colocados em local aquecido (+22 + 24 ° C);
- após 1,5-2 meses, as escamas são plantadas em vasos individuais.
A vantagem desse método é que todas as variedades de lírios são propagadas dessa maneira. Se você começar a criar na primavera, em agosto os brotos já podem ser plantados em solo aberto. É conveniente plantar lírios com esse método no outono, quando os arbustos são desenterrados para plantar.
O processo é o mesmo da reprodução da primavera, só depois que os bulbos aparecem nas placas, eles são rearrumados para um local onde a temperatura seja mantida a + 17 ° C.
Como diluir com lâmpadas?
Na base das folhas nos caules dos lírios, os bebês são formados - bulbos ou bulbos de ar. No seu ambiente natural, eles próprios caem ao solo no final da floração e formam novas plantas. Pode haver até 100 desses bulbos em um arbusto, que são um excelente material para o plantio. As plantas criadas retêm todas as características dos arbustos-mãe. Dentre todos os métodos, este é o menos caro.
É importante notar que as plantas começam a florescer apenas na terceira estação, mas a floração abundante começa apenas no quarto ano. Nem todos os tipos de lírios estão adaptados à formação de bulbos. Basicamente, os lírios tubulares e os híbridos asiáticos têm essas habilidades. Algumas espécies formam bulbos nos pedúnculos após o corte dos botões, basta dobrá-los ligeiramente e espetá-los com terra.
Principalmente, a poda de inflorescências ativa a formação de bulbos de ar nas depressões das folhas, além disso, tal operação estimula o seu crescimento.
A propagação do bulbo se distingue por sua simplicidade. Eles caem 2 a 3 semanas após o desbotamento dos lírios, então você precisa de tempo para coletar os bulbos antes desse período. Eles devem se separar facilmente do pedúnculo e ter raízes pequenas. - isso indica sua capacidade de enraizar. O tamanho dos bulbos maduros é de 3-8 mm, pode haver 2-3 deles em uma folha. O futuro material de plantio é embebido em Fundazole por cerca de 2 horas e depois plantado em covas de 5 a 10 mm de profundidade a uma distância de 8 a 10 cm.
Além disso, a área de plantio deve estar bem solta e livre de ervas daninhas. Os bulbos plantados são umedecidos e, antes do início do frio, são bem cobertos com palha. Na primavera, quando a ameaça de geada passa, o abrigo é removido, as plantas são regadas e capinadas. Durante o primeiro ano, só aparecem folhas na flor, podem crescer até 20 cm, o bolbo também cresce e já tem 10-12 mm. No outono, esses brotos já estão completamente prontos para serem transplantados para um canteiro de flores.
No segundo ano, a planta apresenta um caule com folhas, sobre o qual novos bulbos começam a se formar. Um lírio floresce assim na terceira estação, o bulbo atinge os 25-30 mm e o caule já pode atingir os 50 cm. No quarto ano, o lírio torna-se uma flor totalmente madura com todas as características da espécie.
Crescendo a partir de mudas
Este método é caracterizado por uma reprodução bastante rápida da flor. As mudas de lírio são criadas na primavera. Os rebentos jovens, com 10-15 cm de tamanho, são cuidadosamente separados da planta adulta e humedecidos com uma preparação para estimular a formação de raízes. Em seguida, podem ser plantadas imediatamente em recipiente com solo nutriente e drenagem, ou imediatamente em canteiro (com tempo bom). No segundo caso, um pouco de areia é despejada em pequenos orifícios.
Os floricultores experientes aconselham fazer alguns cortes leves ao longo da estaca do fundo, este procedimento contribui para a formação de um maior número de bulbos.
O recipiente com os brotos é coberto com um filme ou recipiente de plástico, criando o efeito de uma miniestufa. As mudas devem ser umedecidas regularmente para evitar que o solo seque. Nessas condições, os brotos começarão a criar raízes em cerca de 1,5 a 2 semanas e, depois de mais algumas semanas, os bulbos aparecerão em sua base. O abrigo é retirado e o rebento coberto com terra solta, o que contribui para o aumento do número de bolbos. No final do verão, os bulbos formados já podem ser plantados separadamente, para que comecem a crescer mais rápido. Os lírios propagados desta forma começam a florescer no ano seguinte.
Outros métodos
Além dos métodos acima, existem outros igualmente disponíveis e eficazes. Os lírios também podem ser diluídos dividindo o arbusto. Este é talvez um dos métodos mais fáceis e é ideal para iniciantes. Como a maioria das plantas perenes, os arbustos de lírio tendem a crescer, com o tempo, vários bulbos podem crescer em um ninho, que se parecem com raízes grossas. Isso pode ser reconhecido pelo número de hastes de pedúnculo crescendo a partir de um ninho. Para evitar isso e permitir que as flores se desenvolvam normalmente, elas devem ser transplantadas a cada 3-4 anos. Para isso, você precisa de:
- no final do verão - início do outono, cave um arbusto com um forcado;
- separe as lâmpadas com muito cuidado;
- plante cada um em um local permanente de crescimento em terreno aberto.
Para não incomodar as plantas, é preciso agir com muito cuidado, pois já no ano que vem elas vão se deliciar com a floração. Este método de propagação não é particularmente difícil ou trabalhoso, mas com sua ajuda você não pode obter muitas plantas novas de uma vez.
Além disso, alguns tipos de lírios formam poucos bulbos e, além disso, muito raramente (entre eles variedades tubulares e híbridos orientais).
Outra forma de criar lírios é por crianças. É muito parecido com o anterior, pois também é necessário cavar um arbusto no outono para encontrar os pequenos bulbos - futuro material de plantio. A diferença é que esses pequenos bulbos estão localizados em uma parte do caule no subsolo. Algumas espécies, por exemplo, híbridos asiáticos, formam várias dezenas de lâmpadas-filhas. Eles são pequenos e fracos o suficiente para criar botões no próximo ano.
As crianças são cuidadosamente separadas do caule e sentadas separadamente em uma cama bem solta e livre de ervas daninhas. A profundidade do buraco deve ser de cerca de 3 cm. Para o inverno, eles são cuidadosamente cobertos com palha ou folhas caídas. Na próxima temporada, eles devem ganhar força, então os botões que se formarem devem ser removidos. Assim, a flor não vai desperdiçar energia nas inflorescências, mas sim no desenvolvimento do bulbo e do sistema radicular.
O bulbo pai pode ser plantado na mesma área ou em um novo local. O processo de remoção dos bebês não afeta sua condição de forma alguma, e no próximo ano ela poderá florescer totalmente novamente. Em agosto ou setembro, os bulbos maduros são plantados em local de crescimento permanente, no próximo ano já florescerão abundantemente.
Existe uma maneira de criar lírios por meio de estacas após a floração. Também é relevante na medida em que você pode usar as flores do buquê apresentado. Usando este método, os seguintes procedimentos são realizados:
- depois que a floração estiver completa, corte o caule junto com as placas de folhas, ou você pode usar uma flor murcha do buquê;
- na parte sombreada do local, faça um leve sulco (cerca de 2 cm de profundidade) para o comprimento do broto selecionado;
- o solo deve ser bem solto e nutrido;
- coloque a haste em posição horizontal na ranhura e polvilhe com terra;
- poço de água com estimulante para enraizamento rápido;
- cobrir com polietileno.
Depois de cerca de 2 meses, os bulbos começam a aparecer, é melhor não perturbá-los até a primavera. O local onde o broto está localizado é bem coberto com cobertura morta. Na ausência de uma casa de veraneio com terreno, é possível propagar um lírio desta forma em casa. Para tal, é adequado um vasilhame ou vaso comprido, que no inverno deve ser guardado em local fresco. Na primavera, os bulbos podem ser plantados ao ar livre ou em recipientes.
Os lírios são tão fáceis de reproduzir que podem até ser reproduzidos com folhas. É verdade que nem todas as variedades são adequadas para isso, as mais adequadas são:
- lírio branco como a neve;
- tigrado;
- floração longa;
- flor de enxofre;
- lírio Maksimovich;
- lírio de Thunberg.
As placas foliares são retiradas durante a formação dos botões. Devem ser arrancados cuidadosamente juntamente com a base e apenas os superiores. Em seguida, eles são plantados no solo, aprofundando-se no solo pela metade e em um pequeno ângulo. Para o desembarque, é melhor levar um recipiente com orifícios de drenagem, deitar 5 a 6 cm de terra solta nele e cerca de 3 cm de areia de rio sobre ele. O recipiente deve ser coberto com polietileno, deve ser virado todos os dias para evitar o acúmulo de umidade.
Um mês depois, quando pequenos bulbos começam a aparecer na base das folhas, você pode remover o filme. Para o período de inverno, o contêiner é colocado em uma sala arejada ou enterrado no jardim, bem coberto. Para a próxima safra, os bulbos estão prontos para o plantio. Eles podem ser plantados na primavera ou no outono.
É possível criar lírios em casa com sementes, mas este método é adequado apenas para espécies de flores, cujas sementes retêm todas as características da planta-mãe. As variedades híbridas não se multiplicam dessa maneira. O processo de criação de lírios a partir de sementes é bastante trabalhoso e demorado, sendo normalmente utilizado pelos criadores para a obtenção de novas variedades de flores.
Aqueles que desejam obter mudas fortes com seu próprio esforço podem tentar este método, mas vale a pena considerar que certas variedades precisam ser polinizadas artificialmente.
As sementes de lírio estão acima do solo (os cotilédones estão localizados na superfície) e no subsolo (os cotilédones estão no solo). As caixas de sementes devem ser recolhidas assim que começarem a adquirir a cor castanha, não é necessário esperar até que abram. Se houver sementes suficientes, podem ser semeadas imediatamente no local e, se houver poucas, vale a pena primeiro semear em caixas para as mudas e depois mergulhar em pequenos vasos separados. Você pode cuidar das mudas da mesma forma que com qualquer outra planta: umedecendo, fertilizando e sacando. Este é o método mais duradouro, porque desde a semeadura até o surgimento das flores, é preciso esperar de 5 a 7 anos.
Existe também um método como a preparação do fundo da cebola:
- na primavera, as lâmpadas maiores são escolhidas;
- cortar o fundo;
- colocado no solo com a parte superior voltada para baixo, a parte cortada deve ficar na parte superior;
- no verão, eles são regados regularmente;
- para o inverno, os bulbos ficam bem cobertos;
- na primavera, todos os bulbos que aparecem são plantados separadamente no solo para que cresçam.
A desvantagem desse método é que a lâmpada-mãe não é preservada, mas isso é compensado por um grande número de lâmpadas novas.
A variedade e o número de métodos de criação dão a cada jardineiro e residente de verão a chance de escolher o mais conveniente para si. Além disso, todos eles não exigem custos financeiros adicionais. Mesmo um iniciante em floricultura pode produzir flores lindas como lírios.
Veja o vídeo a seguir para ver uma maneira fácil de criar lírios.
O comentário foi enviado com sucesso.