Lírios orientais: variedades, diferença do asiático, plantio e cuidado
Cada vez mais nos jardins você pode encontrar flores perfumadas magníficas - lírios. Devido à sua bela aparência e aroma extraordinário, eles estão se tornando cada vez mais populares e rapidamente conquistam o amor dos cultivadores de flores. Lírios orientais, que têm grandes botões coloridos, se destacam dessas flores. Por sua beleza, as flores foram batizadas de "Belezas do Oriente", e também são chamadas de flores mais aristocráticas.
Peculiaridades
Os lírios orientais são freqüentemente chamados de híbridos orientais ou orientais, na medida em que foram obtidos pelo cruzamento de diferentes espécies asiáticas. Eles se destacam pela variedade de paletas de cores e formas inusitadas. A maioria dos representantes da Oriental são caracterizados por flores grandes, atingindo um diâmetro de até 31 cm, e um perfume incrivelmente agradável. É isso que faz dos híbridos orientais os favoritos dos floristas, e seu cultivo representa 10% de todos os tipos de lírios. A floração dos híbridos orientais ocorre no final do verão com o início do clima frio.
As diferentes variedades dessas flores podem variar significativamente umas das outras. O híbrido oriental pertence a plantas perenes com flor. Os principais órgãos vegetativos da planta são o rizoma e o bulbo. O caule da planta é longo (70-150 cm), simples, termina com fundo bulboso. As placas das folhas são planas e em espiral.
Na primavera, um botão é formado na folha mais abaixo no canto, que se transforma em um pequeno bulbo no próximo ano, e um pedúnculo é formado ao lado dele. As inflorescências vêm em uma variedade de cores: do branco neve ao escarlate, rosado e arenoso, roxo e amarelo. Numerosas variedades têm listras e pontos contrastantes nas pétalas. As flores atingem em média 10-20 cm de diâmetro, as pétalas são planas, ligeiramente onduladas, as pontas podem ser enroladas ou ligeiramente enroladas. As inflorescências podem ser simples ou terry.
As anteras são predominantemente acastanhadas ou alaranjadas. Em um pedúnculo, de 1 a 10 botões podem se formar, que são virados em diferentes direções. Algumas variedades de híbridos orientais têm raízes aéreas supra-bulbares. Você pode conhecer belezas orientais em diferentes partes do mundo: Austrália, América do Sul, Europa e Nova Zelândia.
Diferenças do Asiático
O parente mais próximo do híbrido oriental é o lírio asiático, mas, apesar disso, eles têm diferenças suficientes. Em primeiro lugar, a diferença é:
- altura da planta;
- o diâmetro da flor;
- resistência à geada;
- tipos de cores dos botões.
A altura máxima dos híbridos orientais é de cerca de 120 cm, enquanto os híbridos asiáticos podem crescer até 150 cm... As flores do lírio oriental são maiores (cerca de 30 cm) e têm um cheiro bastante expressivo, no lírio asiático chegam a 20 cm e não têm aroma forte. Os botões dos híbridos orientais são predominantemente brancos, amarelos, carmesins ou rosa, enquanto os asiáticos podem ter uma grande variedade de cores.
Comparado ao oriental asiático lírios são mais exigentes nas condições de detenção, portanto, para admirar sua beleza, é necessário seguir estritamente certas regras de cuidado... Parentes de lírios orientais são espécies japonesas que crescem nas montanhas, portanto, uma certa composição do solo é adequada para seu cultivo bem-sucedido.
Eles também diferem dos asiáticos pela fraca resistência à geada, o que é especialmente importante em regiões com invernos frios. As belezas orientais também são sensíveis à alimentação.Eles precisam ser introduzidos de acordo com um esquema claro e com minerais específicos. Os lírios asiáticos são mais despretensiosos e menos sujeitos a doenças do que seus parentes.
Além disso, os híbridos orientais são muito exigentes quanto à umidade e luz adequadas, especialmente antes do almoço.
Variedades
O grupo dos lírios orientais inclui diferentes tipos e variedades, que podem apresentar algumas diferenças. Principalmente eles pertencem a tipos decorativos. Os híbridos orientais, dependendo da estrutura da flor, são tubulares, em forma de concha, planos e turbante.
Lírio oriental branco distribuído principalmente nos Balcãs e na Ásia. As flores da planta são de cor branca, na base das pétalas de tom amarelado claro. O lírio floresce em meados do verão, muito mais cedo do que outras espécies.
Entre as deficiências, vale destacar sua alta propensão a doenças.
Lírio oriental pertence a plantas de grande porte, pode atingir 1 m de altura. Por dentro, as pétalas são branco-amareladas, e por fora são cobertas por pontos e pequenas espinhas. O lírio floresce em julho-agosto, os botões emitem um aroma agradável e pronunciado.
Tempo esgotado pertence aos híbridos orientais mais despretensiosos, portanto, é mais adequado para iniciantes. As flores não são grandes, têm 18-20 cm de diâmetro e as pétalas são alargadas, com faixas longitudinais amarelas e estames avermelhados. A altura da flor é de 100-120 cm, o período de floração é no final de agosto.
"Asterion" pode ter uma altura de 40 a 120 cm. Os botões são bastante grandes, quando abertos, têm cerca de 23 cm de diâmetro. Num pedúnculo crescem até 3 flores ao mesmo tempo, as pétalas do lírio são ligeiramente onduladas, cremosas Branco.
"Casablanca" Destaca-se em grandes botões - cerca de 25 cm de diâmetro. Várias flores são formadas em uma haste, direcionadas em diferentes direções. A planta atinge uma altura de cerca de 100 cm.
"Marco Polo" difere em flores rosa pálido. Os botões florescem no final de julho.
"Classe Star" tem 110 cm de altura, o diâmetro das inflorescências é de cerca de 20 cm, o centro é branco e as bordas das pétalas são rosadas.
Acapulco tem botões em forma de concha relativamente pequenos (cerca de 18 cm de diâmetro). As pétalas são rosa carmesim e bordas onduladas.
Brasilia Destaca-se pelos delicados botões brancos, que são rodeados por contornos rosados e pontos da mesma cor.
À prova de beijo caracterizada por grandes inflorescências de cor vermelha profunda com bordas brancas.
"Tonto" possui flores brancas, que apresentam uma faixa longitudinal cor de vinho no centro das pétalas, e pontos da mesma cor são colocados em toda a sua superfície. Tem um perfume delicado, as bordas das pétalas são ligeiramente onduladas.
Mondrian tem delicadas inflorescências rosa pérola, no meio são amarelo claro e rosa no topo.
Monalisa com botões rosa pálido que têm uma borda branca.
Pandora difere em flores rosa com bordas onduladas.
"Cassandra" atrai com belas flores coloridas: no interior são branco-amareladas, no centro há nervuras esverdeadas, o fundo das pétalas e a garganta são verde-amarelados, e a parte externa é branca com ligeiro tom amarelado.
"Specialosum" tem inflorescências turvas relativamente pequenas com pétalas curvas. As cores variam do branco puro ao escarlate. A parte interna do botão é mais escura, mas gradualmente a sombra fica mais clara e as bordas das pétalas tornam-se brancas.
"Henry" muda a cor da flor à medida que desabrocha: no início é verde-limão, no meio é amarela e no final da floração é laranja.
"Cobra" Destaca-se pelas cores originais e pelo aroma bastante forte. As pétalas da flor são carmesim escuro, com uma borda leitosa, o centro do botão é salpicado de pontos pretos. A planta atinge uma altura de 90-110 cm, e as inflorescências têm um diâmetro de 20-25 cm.
"Snowboard" pertence aos lírios turcos e tem uma cor branca como a neve, diluída com manchas rosadas e as mesmas pinceladas nas bordas das pétalas. A planta não é muito alta, cerca de 80 cm, ótima para cultivo em vaso.
"Animador" - Outra variedade de lírios orientais em vaso, que atinge 55 cm de altura. As pétalas da flor são rosa com um ponto mais escuro e um centro claro.
"Josephine" Distingue-se por botões com grandes pétalas de diferentes tons de rosa e pontos rosa escuro. As bordas da flor têm uma borda branca ondulada. A altura da planta é de cerca de 90 cm, até 10 botões com um cheiro adocicado pronunciado podem se formar em um pedúnculo.
"Estrela salmão" - lírio tigre com cor tricolor e aroma brilhante. As pétalas das flores são brancas, rosa claro e laranja com manchas mais escuras. Eles são afilados em direção à ponta, com bordas onduladas. A planta cresce até 110 cm, o diâmetro das inflorescências chega a 18-25 cm. 8-14 flores desabrocham ao mesmo tempo.
Seu período de floração é mais longo do que o de outros lírios.
"Marlon" pertence a novas variedades com belas inflorescências rosa brilhante com bordas brancas. A altura da flor é de cerca de 110 cm, 2-3 botões com um aroma agradável pronunciado são formados em um pedúnculo.
"Paradero" - um lírio com pétalas ricas em rosa, que são decoradas com uma borda branca e manchas escuras. Suas bordas são onduladas e o diâmetro da flor chega a 22 cm.
"Barbados" diferencia-se em grandes inflorescências fragrantes. As pétalas com bordas onduladas apresentam uma coloração rosa carmesim com borda branca e manchas escuras.
"Curly Sue" possui inflorescências grandes com bordas onduladas e cor rosa pálido. A garganta da flor está salpicada de pontos escuros de cereja e as bordas são de cor mais clara. Os botões exalam um cheiro rico e agradável. A altura do arbusto não é muito grande - 60-90 cm.
"Tibre" tem flores bastante grandes com pétalas rosa-esbranquiçadas ligeiramente arredondadas e uma parte central branca.
Helvetia Destaca-se com flores brancas com estames laranja vivo e bordas onduladas. As pontas das pétalas são lindamente curvas.
- "Sibéria" - um lírio branco como a neve com inflorescências bastante grandes.
Difere na despretensão.
Romance rápido - uma variedade de lírios em vaso baixo (60 cm) com flores rosa brilhante que têm uma borda branca e pontos vermelhos.
Chill Hoot tem inflorescências brancas com centro amarelo.
Casamento de maio refere-se a híbridos terry e se distingue pela completa ausência de estames, portanto, é um componente de buquês de casamento. As pétalas são branco-esverdeadas, enquanto o centro da flor é amarelo-oliva. Em sua forma, as inflorescências de lírio lembram um lótus. O diâmetro de um botão duplo é de cerca de 20-25 cm. A altura da planta é de 120-150 cm, 3-7 botões perfumados são formados em um caule, olhando para cima.
Muscadet - um lírio branco com algumas sardas rosa e bordas onduladas das pétalas.
Aterrissagem
Vale a pena plantar lírios orientais em agosto ou na primavera após as geadas. Primeiro você precisa inspecionar a lâmpada para ver se há danos ou deterioração. Deve estar seco com escamas brilhantes.
Existem certos requisitos para o plantio de híbridos orientais:
- na vizinhança, você não deve plantar plantas arbustivas ou com um sistema de raízes poderoso;
- o local deve estar bem iluminado, principalmente pela manhã;
- para eles vale a pena escolher um local bem abrigado do vento e das correntes de ar.
Os lírios orientais são muito sensíveis à qualidade do solo. Deve ser bem desapertado e misturado com turfa e fertilizantes minerais (100 g de superfosfato, 50 g de fosfato de potássio, 1 balde de turfa são adicionados por 1 m2). Para evitar o alagamento, uma boa drenagem precisa ser organizada, e também é melhor escolher áreas nas encostas onde o excesso de água será drenado. Antes do plantio, os bulbos de lírio devem ser embebidos em uma solução de karbofos por 20 minutos e, em seguida, em uma solução leve de manganês por meia hora.Em seguida, são despejados na areia e plantados em covas de 15 a 20 cm de profundidade, onde também é adicionado um pouco de areia.
Muitas variedades de híbridos orientais se dão bem em recipientes, portanto eles podem ser mantidos em uma panela em casa.
O plantio e o solo, neste caso, são necessários da mesma forma que no jardim.
Cuidado
Lírios orientais requerem cuidado e atenção:
- no verão, as flores precisam de rega moderada na raiz, depois disso, é necessário cobrir o solo ao redor;
- você precisa afrouxar regularmente o solo;
- após o aparecimento dos botões, a planta é regada com nitrato de amônio;
- vale a pena alimentar os lírios 2 a 3 vezes por estação com nitrogênio e suplementos minerais e, após a floração, são aplicados fertilizantes de potássio e superfosfato;
- os abrigos são construídos para o inverno e isolados com uma grande quantidade de folhas caídas.
Doenças e pragas
Os lírios orientais são propensos a doenças. O aparecimento de hastes amarelas indica mancha marrom, que é tratado com "Fitosporina" ou "Hom". Cuidados inadequados ou condições de detenção provocam o aparecimento de diferentes doenças fúngicas e podridão. O tratamento é feito removendo as partes danificadas e utilizando "Fundazol".
Das pragas, a mais perigosa para os lírios é besouro de lírioque come pratos de folhas e flores. Esta praga vermelho-laranja elimina drogas como Iskra, Funfanon. Além dele, plantas são danificadas urso, tripes e vermes. O combate a eles consiste no uso de iscas e preparações contra pragas ("Zemlin", "Trovão", "Urso"). A partir de pulgões eficaz "Bazudin", "Neoron".
Você pode aprender a preparar lírios orientais para o inverno assistindo ao vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.