Lírios tubulares: as melhores variedades, suas regras de plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral das variedades
  3. Regras de pouso
  4. Recursos de cuidados
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Exemplos em paisagismo

O lírio é uma das plantas com flores mais comuns e é valorizado por sua bela aparência, bem como por seu aroma distinto. Dentre todas as plantas que podem ser atribuídas ao grupo dos lírios, a categoria dos lírios tubulares merece atenção especial.

Para quem está planejando começar a cultivar essas flores, será útil descobrir quais são as características inerentes aos lírios tubulares, quais variedades do grupo são as mais populares e quais regras de cuidados devem ser seguidas durante o processo de cultivo.

Descrição

Lírios tubulares - são plantas de grande porte que podem atingir 2,5 metros de altura... No entanto, essas taxas de crescimento são inerentes apenas a algumas espécies. Se falamos da altura média de uma flor, deve-se notar que esse valor é de cerca de 80 centímetros.

Esta categoria de lírios é denominada tubular devido ao facto da base da flor ser alongada e assemelhar-se a um tubo.

A categoria de linhas tubulares inclui plantas que apresentam formas variadas., incluindo em forma de concha, inclinado e em forma de estrela. Os caules dos lírios tubulares são duráveis, embora tenham uma estrutura muito fina. Nesse caso, as folhas são alongadas.

Os lírios tubulares são um grupo bastante diversificado de plantas em termos de cor. Portanto, entre as flores, você pode encontrar quase qualquer tom com exceção do azul e suas várias variações.

Por sua estrutura, as pétalas das flores são muito densas, por isso toleram bem as condições climáticas adversas (por exemplo, vento ou chuva).

Além disso, as características distintivas da planta incluem o fato de que flores de lírios tubulares são bastante grandes e podem atingir 18 centímetros... Distinguem-se por um aroma intenso e rico, que deve ser levado em consideração, em primeiro lugar, por quem sofre de alergias e intolerâncias individuais. Uma flor pode ter até 6 pétalas.

Em uma inflorescência de um lírio tubular, de 5 a 10 flores podem se formar.

É importante notar que eles não são revelados simultaneamente, mas por sua vez.

A época de floração dos lírios tubulares é a segunda metade do verão. A este respeito, as plantas podem ser classificadas como de floração tardia. Os bulbos tubulares de lírio são bastante grandes.

É por isso que é especialmente importante, ao comprar uma planta, prestar atenção às seguintes características:

  • o tamanho mínimo das lâmpadas deve ser de cerca de 3 centímetros de diâmetro (se você comprar espécimes menores, eles podem não sobreviver);
  • os bulbos dos lírios tubulares devem ser densos e elásticos ao toque;
  • externamente, não deve haver defeitos visíveis (por exemplo, mofo);
  • a embalagem da planta deve estar livre de qualquer dano.

    Muitos jardineiros escolhem lírios tubulares devido ao fato de que essas plantas são capazes de florir bastante longa. Essa característica é incomum para outras categorias de lírios.

    Portanto, algumas variedades de lírios tubulares podem florescer por um mês inteiro. Além do mais, a planta se distingue por sua grande durabilidade, não só em relação às intempéries.mas também no que diz respeito a pragas e doenças. Suporta o inverno com calma.

    Visão geral das variedades

    Hoje, os cientistas botânicos distinguem vários tipos de lírios tubulares. Algumas das variedades são naturais, outras são híbridas. Vamos considerar as variedades mais populares.

    • "Planetas amarelos". Este lírio tubular tem um tom amarelo brilhante de flores. A altura da planta pode chegar a 120 centímetros, e as próprias flores são direcionadas para cima.
    • "Planetas Brancos". Este lírio é um clássico membro da família, pois a sua flor é branca como a neve. Na base, a planta tem uma tonalidade esverdeada, podendo chegar a 1,2 metros de altura.
    • Golden Splendor. Esta flor amarela é inferior em tamanho às plantas descritas acima, pois pode atingir no máximo 100 centímetros de altura. Ao mesmo tempo, por fora, as pétalas do lírio têm um tom incomum de bronze.
      • "Rainha africana". O lírio tem flores grandes (de até 15 centímetros de diâmetro) em tom laranja-pêssego.

      Regras de pouso

      Antes de proceder com o plantio direto da planta, é importante verificar se a área de solo atende a todos os requisitos necessários. Portanto, deve-se notar que as plantas não toleram solo ácido ou turfoso. Além disso, o excesso de umidade não deve se acumular no solo.

      As condições ideais de plantio para uma planta serão aquelas áreas que, em suas características, estejam o mais próximas possível das condições naturais em que normalmente crescem as flores. A melhor opção neste caso é solo rochoso.

      Além do mais, outras opções de solo também são adequadas: arenoso, calcário (embora deva ter acidez neutra ou alcalina)... No caso de o terreno no local onde pretende plantar o lírio ter características ácidas, isso pode ser corrigido adicionando cal ou cinza.

      Além do mais, ao plantar em terreno aberto, é importante escolher o local certo... Uma excelente opção seria um local bem iluminado pelo sol durante a maior parte do dia.

      Se o local for muito escuro, os botões da planta se desenvolverão lentamente.

      Os jardineiros costumam escolher espaços abertos como um local para plantar uma planta. Também é recomendável plantar lírios tubulares em áreas elevadas.

      Antes de plantar a planta diretamente, atenção especial deve ser dada ao preparo do solo. Assim, para fazer uma mistura de solo, é necessário pegar terra com areia e húmus, brita fina e cascalho (neste caso, as proporções devem ser de 4 para 1 para 1). Além disso, fertilizantes contendo nitrogênio (por exemplo, turfa ou composto) e cinzas devem ser adicionados à mistura.

      O procedimento de plantio de um lírio tubular consiste nas seguintes etapas:

      • processar a cebola com uma solução de permanganato de potássio;
      • a formação de um buraco de 35 centímetros de profundidade;
      • adormecer no poço da mistura de solo preparada;
      • colocar a cebola no buraco;
      • regar com água fria;
      • cobertura morta (geralmente folhas e lascas de turfa são usadas para isso).

      Observe que a distância entre as plantas deve ser de pelo menos 15 centímetros.

      Recursos de cuidados

      Imediatamente após o plantio, os lírios não precisam de cuidados especiais. mas deve-se ter em mente que a cada ano a planta exigirá cada vez mais atenção... Assim, na primavera, imediatamente após a brotação dos rebentos, é necessário aplicar cobertura no solo, nomeadamente, fertilizantes orgânicos contendo azoto (por exemplo, composto ou húmus).

      Caso a temperatura do ar caia abaixo de -3 graus Celsius, as flores devem ser cobertas com tecido.

      mas se a temperatura do ar estiver na faixa de 0 a -3 graus, então a planta deve ter a oportunidade de endurecer... No verão (ou seja, em julho), recomenda-se que os lírios tubulares sejam cobertos com palha ou feno. Esses procedimentos têm um efeito benéfico no desenvolvimento da planta, suprimem o crescimento de ervas daninhas e ajudam a reter água no solo.

      A rega recomenda-se a realizar-se regularmente - 2-3 vezes por semana. (em climas quentes e secos, bem como no verão). Após o período de floração, as vagens devem ser removidas.Deve-se ter em mente que durante os períodos de chuvas intensas (especialmente típicas do outono), o lírio é podado e alimentado com cinzas.

      Métodos de reprodução

      Os lírios tubulares têm a capacidade de se multiplicar pela semente. No entanto, esse método geralmente não é usado na horticultura. O fato é que esse procedimento é bastante demorado e trabalhoso, exige muita força e energia. A propagação de sementes é utilizada apenas se eles estiverem tentando criar uma nova variedade de planta.

      Uma planta adulta (que cresce em sua área há pelo menos 3 anos) pode ser propagada com bulbos. Para fazer isso, desenterre uma flor e examine seu bulbo. Normalmente, aos 3 anos de idade, a planta não tem apenas seu próprio bulbo (o chamado mãe), mas também vários outros. Para criar um lírio tubular, tais processos são separados e assentados independentemente em áreas separadas de acordo com todas as regras descritas acima.

      O procedimento de criação é melhor realizado no outono. Na primavera, a reprodução pode ser realizada se a altura da planta-mãe não ultrapassar 10 centímetros. Caso contrário, os novos tubérculos não criarão raízes.

      Doenças e pragas

      No que diz respeito às doenças e pragas, é de referir que os lírios de cachimbo pertencem à categoria de plantas que apresentam um nível médio de resistência. É por isso que ohé muito importante prestar atenção especial à fitossanidade.

      Assim, cientistas botânicos, bem como jardineiros experientes, observam que a planta pode ser influenciada por pragas como chocalhos de lírio, ácaros, cochonilhas, ratazanas e insetos cochonilhas.

      Para proteger a planta dessas pragas, é necessário preparar uma infusão especial de absinto.

      Assim, um terço de um balde de absinto moído, um copo de cinza de madeira, uma barra de sabão em pó e 100 gramas de enxofre são despejados em água fervente e mantidos por 8 horas. É necessário pulverizar a planta com esta solução (0,5 xícaras por 1 balde de água).

      Além de pragas, doenças também podem afetar negativamente o lírio-cachimbo. Entre os mais comuns estão o fusarium e a podridão cinzenta. Para a prevenção dessas enfermidades, é recomendável tratar a flor com uma solução de permanganato de potássio ou qualquer fungicida (por exemplo, formalina ou líquido bordalês).

      Exemplos em paisagismo

      Os paisagistas costumam usar diferentes variedades de lírios tubulares como um elemento de destaque em um canteiro de flores.

      As seguintes plantas ficam bem em composições com lírios:

      • floxes (especialmente as de cor pequena);
      • tradescantia;
      • astilba;
      • milenar;
      • Burnet;
      • thuja;
      • chubushnik;
      • camomila;
      • ásteres;
      • gladíolos;
      • rosas;
      • narcisos.

      Neste caso, você pode usar plantas de tonalidades idênticas, semelhantes ou totalmente contrastantes.

      Dicas de um jardineiro experiente para cultivar lírios no vídeo abaixo.

      1 comentário
      Hóspede 05.08.2021 00:13
      0

      Informações muito úteis! É bom que haja material sobre lírios para iniciantes.

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário