Lilia "Triunfante": descrição, plantio e cuidado
Lírios são flores lindas e delicadas, seus botões não podem ser confundidos com outros representantes do mundo vegetal. Esta planta é caracterizada pela estabilidade da cor, aroma rico e floração abundante. Um representante marcante desta família é o "Triunfante", que, devido à sua despretensão, é cultivado por muitos jardineiros.
Peculiaridades
Lily "Triumphant" é um híbrido LO, que foi obtido pelo cruzamento de longiflorum e outras variedades. A descrição da planta indica que sua característica distintiva é a beleza de um botão alongado de gramofone, que é direcionado para o lado. A cor da flor é característica: branca com coração rosa. Neste caso, os estames da gema são amarelos. O diâmetro da flor é de 25 centímetros. Este representante da flora pode crescer até 1,5 metros.
Uma haste é decorada com cerca de 4 botões. O período de floração do "Triunfante" é meados do verão, esta fase dura cerca de um mês. A variedade é caracterizada pela resistência a baixas temperaturas. Os lírios são geralmente usados para criar lindos buquês.
Uma planta despretensiosa com um aroma delicado se sente muito bem em um canteiro de flores ao lado de hosta, hortênsia, rosa.
Como plantar?
Plantar um lírio desta variedade não implica dificuldades. A compra dos bulbos deve ser realizada imediatamente antes do próprio plantio. Nesse caso, você pode esperar que o material de plantio fresco crie raízes rapidamente. Se precisar guardar as lâmpadas por algum tempo, vale a pena fazê-lo em local fresco.
Eles ficarão bem preservados enterrando-os em musgo, areia grossa ou lascas de turfa.
Antes do plantio, o material de plantio deve ser bem inspecionado, devem ser eliminados bulbos mortos e raízes secas. A época ideal para plantar uma safra no solo é abril - maio ou setembro - outubro. Ao escolher um local para colocar uma flor, deve-se dar preferência a uma área aberta ou sombra clara. Não vale a pena plantar o Triunfante perto das árvores, pois há uma grande sombra e solo seco. Além disso, a cultura não será capaz de criar raízes em uma área com passagem de água subterrânea próxima.
Este representante da flora deve ser protegido de rajadas de vento. As lâmpadas devem ser colocadas a uma profundidade 3 vezes superior à delas. O plantio deve ser realizado em solo úmido, que é fertilizado com antecedência. No final do plantio, o círculo do tronco deve ser coberto com grama seca ou turfa.
Para para proteger os bulbos de parasitas e doenças, recomenda-se regar com água fervente o substrato onde serão plantados... Esta é uma ótima opção sem o uso de produtos químicos para prevenir o desenvolvimento de enfermidades na planta.
Como cuidar bem dele?
Cuidar do lírio "Triunfante" deve ser correto. O híbrido gosta de umidade, mas com moderação. A rega da flor deve ser feita estritamente na raiz, o líquido não deve entrar nas partes vegetativas da planta. A rega excessiva pode causar apodrecimento da raiz. Recomenda-se irrigar a cultura se necessário, muitas vezes a cada 7 dias.
A alimentação das plantas é necessária apenas na fase de brotamento e no final da floração. No final do período de verão, recomenda-se fertilizar as flores com compostos de potássio, que ajudam a fortalecer os lírios.
Não há necessidade de alimentar o "Triumphator" quando o botão se abre, pois o aumento da nutrição pode causar uma floração rápida.
No final da floração dos lírios, é necessário cortar os pedúnculos, deixando 15 centímetros de seu comprimento. Triunfante não é recomendado para ser cortado muito curto. Alguns produtores encurtam a safra para 10 centímetros ou fazem isso muito cedo, o que pode levar à falta de nutrição do bulbo. Essa planta, provavelmente, não será capaz de florescer no próximo ano.
Recomenda-se cobrir lírios desta variedade para o período de inverno do ano, apesar de serem plantas resistentes ao inverno. Para evitar que o bulbo congele no solo, os canteiros devem ser regados com folhas caídas, cobertas com lutrasil por cima. O material para o abrigo deve ser protegido com cuidado para não ser levado pelo vento.
Não se esqueça que as geadas da primavera podem prejudicar os bulbos que estão no solo. A proteção das camas só pode ser removida após o desaparecimento completo da ameaça de uma onda de frio.
Quando o inverno é muito rigoroso, é melhor desenterrar o bulbo e guardá-lo em um local fresco.
Métodos de reprodução
Os lírios "Triumfator" podem viver em um local por cerca de 4-5 anos. Um adulto desta variedade é geralmente caracterizado por um par de ninhos de bulbos de diferentes tamanhos e idades. As plantas podem ser transplantadas para um novo local após o final da fase de floração. O período ideal é setembro ou outubro. Hoje, não apenas este método de propagação de cultura é conhecido - existem outros métodos não menos eficazes.
- Folhagem. Durante a brotação, as folhas são arrancadas das flores, que são posteriormente colocadas em ângulo em um recipiente com solo. Neste caso, o material é meio aspergido com terra. Após 40–45 dias, o aparecimento dos bulbos pode ser observado.
- Usando o caule. No outono ou primavera após a floração, os caules devem ser separados dos bulbos e plantados em um canteiro de flores. Se o material de plantio criar raízes, bulbos aparecerão depois de cerca de 45 dias. Para aumentar seu número, a parte do caule que fica no solo precisa ser cortada longitudinalmente. Nesse caso, o "Triunfante" floresce apenas no segundo ano de vida.
- Escalas. As bases dos bulbos, junto com as escamas, são plantadas no solo. A irrigação do solo é realizada exclusivamente quando necessário. Depois de cerca de meio mês, você pode ver o surgimento de mudas na superfície da terra e bulbos abaixo dela.
“Triunfante” é um representante manso e caprichoso da flora em termos de reprodução, por isso a tecnologia deve ser correta. Reproduzindo este tipo de planta, vale a pena aguardar o resultado com paciência, sem violar as condições necessárias. Uma atitude negligente em relação ao procedimento pode levar à falta de um resultado positivo e à degradação do material de plantio.
Para mais informações sobre a criação do lírio "Triunfante", veja o vídeo.
Doenças e pragas
Lírios brilhantes atraem um grande número de pragas, eles também podem ser infectados com várias infecções e doenças. Freqüentemente, a causa das doenças pode ser um atendimento de baixa qualidade ou o local de plantio errado.
- Podridão cinzenta - É uma doença de natureza fúngica, decorrente do alagamento ou do tempo húmido e chuvoso que se observa há muito tempo. O desenvolvimento desta doença também é facilitado por uma queda brusca de temperatura. O principal sinal do bolor cinzento é o aparecimento de manchas castanhas e cinzentas nas flores e na folhagem. A doença não só reduz o efeito decorativo do lírio a zero, mas também leva ao apodrecimento das raízes. Para proteger a cultura dessa doença, vale a pena regá-la com moderação, sem alagamento. Em dias de chuva, vale a pena montar um abrigo de polietileno sobre as plantas. Para se livrar da podridão cinzenta, você pode usar uma preparação à base de cobre, por exemplo, "Hom", "Oksikhom".
- Ferrugem refere-se a patologias fúngicas.Em primeiro lugar, a doença atinge o bulbo, após o que ataca toda a parte vegetativa da planta. Você pode reconhecê-lo pelo aparecimento de manchas marrom-acastanhadas nas folhas e botões. Para prevenir esta doença no outono, vale a pena limpar cuidadosamente os canteiros de resíduos de plantas onde os esporos de fungos estão escondidos. Se houver ferrugem nos lírios, é necessário borrifá-los com o líquido Bordeaux ou outro fungicida com efeito antifúngico.
- Podridão bacteriana. A transmissão dessa doença fúngica ocorre por meio dos bulbos. Outra causa de contaminação pode ser o excesso de umidade no solo ou nitrogênio excessivo. A patologia se manifesta pelo aparecimento de manchas escuras nas folhas, que posteriormente murcham, caem, como os botões da planta. Para fins profiláticos, o material de plantio deve ser desinfetado em permanganato de potássio antes da imersão no solo. Os leitos também são tratados com esse medicamento. Se a podridão bacteriana já atacou o lírio, é necessário pulverizar a cultura com um fungicida antifúngico três vezes.
- Vírus. Além de doenças fúngicas, "Triumfator" pode sofrer de doenças virais. Eles costumam se espalhar através de plantas infectadas ou parasitas. O fato de a flor estar doente com uma doença viral pode ser evidenciado pela perda de qualidades decorativas, cor borrada e folhagem retorcida. Infelizmente, a doença viral não é tratável. As áreas afetadas da planta são cortadas ou todo o lírio é retirado do território. Uma medida preventiva nesta situação pode ser a eliminação de ervas daninhas e parasitas.
- Aphid. Este inseto perigoso ataca as partes superiores do jovem Triunfante. Como resultado, a flor perde sua atratividade, desenvolve-se mal e morre. O tratamento com "Aktellik", "Karbofos" pode destruir a praga.
Visão geral da revisão
Avaliações de jardineiros que têm o lírio "Triumphator" crescendo em seu site indicam que esta é uma flor linda e perfumada que pode decorar qualquer território e canteiro de flores com sua presença. O delicado aroma dos botões merece atenção especial, de que todos gostam. Os donos desta cultura afirmam que é a menos caprichosa entre as outras variedades de lírios.
Moradores ávidos de verão compartilham suas recomendações para o cultivo do "Triumphator":
- o local de plantio deve ser escolhido corretamente: a planta prefere uma área ensolarada e quente;
- não plante uma safra perto de passagem de água subterrânea;
- você não pode alimentar a flor com esterco;
- durante a floração dos botões, a planta deve ser bem regada;
- para uma boa germinação no ano seguinte, após a fase de floração, as folhas devem ser aparadas.
Lilia "Triunfante" há muito tempo é considerada um símbolo de beleza e amor. Acredita-se que esta planta seja capaz de absorver a negatividade, restaurando a paz e a tranquilidade da casa. A cultura é muito popular entre os cultivadores de flores, pois até o jardineiro mais inexperiente pode cultivá-la.
O comentário foi enviado com sucesso.