Lírio-tigre: descrição, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Variedade varietal
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Exemplos em paisagismo

Lily é uma flor verdadeiramente linda que quase todas as mulheres amam. Um lugar especial entre a família Liliaceae é ocupado pela espécie "lírio-tigre" criada no Leste Asiático. É bastante despretensioso no cuidado, não tem medo das geadas da Sibéria e, entre outras coisas, tem grandes qualidades decorativas. Falaremos mais detalhadamente sobre o lírio-tigre de jardim e suas variedades no artigo.

Descrição

A pátria da variedade Lanceleaf Lily (Lilium Lancifolium) é o Japão e a China. Os jardineiros começaram a cultivar esta variedade há relativamente pouco tempo - devido a problemas com a baixa taxa de sobrevivência, a flor silvestre floresceu apenas no século XIX. Graças a um intenso trabalho de criação, os cientistas conseguiram criar várias variedades híbridas com um caráter despretensioso.

A chamada planta perene bulbosa - lírio - atinge 2 metros de altura. Os caules de "tigre" são rígidos, além disso, são tomentosos-pubescentes. A cor está mais próxima do roxo. A lâmpada é branca, de tamanho grande e de forma esférica.

A família do lírio se distingue por seu sistema radicular, que consiste em três tipos: basal bulboso, afastadores bulbosos e alimentação supraluminosa. O terceiro tipo é formado acima do bulbo na haste, tem a aparência de fios finos, desempenha a função de alimentar e manter a haste na posição vertical. O sistema decíduo é bem desenvolvido - as folhas atingem 15 cm de comprimento, sésseis, estreitas, lanceoladas, localizadas alternadamente no caule, pintadas principalmente de verde escuro. Além disso, o par superior de folhas é muito mais curto, formando-se pequenos bulbos em suas axilas, destinados à posterior propagação da flor.

A propósito, esses chamados botões distinguem o lírio-tigre de seus outros irmãos. Infelizmente, as variedades híbridas perdem esse recurso com o tempo.

As inflorescências do lírio são lanceoladas em estrutura, soltas, racemosas. Eles consistem em flores grandes (o número varia de 3 a 10), externamente parecendo sinos. O comprimento das flores é de 10-12 cm, os pedicelos são púberes, o cheiro é fraco. Os lírios em flor têm cores diferentes - tudo depende da variedade específica. Além disso, a cor dos botões não dura mais do que uma semana.

Então, lírio selvagem tem uma cor laranja com manchas visíveis na parte interna do botão... O período de floração é de julho a setembro. O fruto é uma cápsula com muitas sementes planas. Curiosamente, a primeira floração ocorre 3 anos após o plantio do bulbo.

Variedade varietal

Considere as formas de jardim mais famosas do lírio-tigre.

  • "Splendens" (L. Splendens) - esta variedade é caracterizada por botões alaranjados brilhantes, decorados com pequenas manchas escuras. Uma haste pode conter cerca de 20 flores. Lily "Slendens" cresce até 1 metro. Esta variedade é bastante resistente, enraizando-se com sucesso em áreas abertas e sombreadas.
  • "Leopardo Fofo" (L. Pardalinum) - a primeira variedade de lírio terry. Os botões são pintados em uma rica cor laranja com sardas escuras familiares, que deram o nome. Cada flor tem 30 pétalas. Cerca de 20 botões são mantidos em um pedúnculo. "Leopard" é especialmente exigente quanto à localização ensolarada, de outra forma semelhante a outras formas.
  • "Tigre Rosa" (L. Tigre Rosa) - existem espécimes rosa ou laranja-avermelhados com manchas escuras características. O botão é bastante grande - 10 cm. A planta chega a 1,2 metros de altura. Os jardineiros consideram o lírio "rosa" um dos mais bonitos, mas é o mais suscetível a várias doenças.
  • L. Night Flyer - difere nas flores vermelho-vinho, com poucas inclusões. O diâmetro do botão chega a 16 cm, a altura do caule é de 120 cm. O híbrido de lírio-tigre se reproduz bem, e também se desenvolve com sucesso em climas frios.
  • "Flora Plena" (L. Flora Plena) - variedade terry, resistente ao gelo. É caracterizada por flores vermelhas brilhantes com pontos pretos. Os botões em flor (12 cm de diâmetro) consistem em 40 pétalas que se dobram para trás quando abertas. Os caules não são muito altos - apenas 90 cm. O lírio resistente gosta especialmente de residentes de regiões frias, pois pode suportar temperaturas de até 35 graus negativos.
  • L. White Tiger - uma espécie de lírio-tigre com flores pendentes. Difere em botões brancos como a neve, pontilhados com pontos cereja. A variedade branca também possui hastes de flores ricas. O sistema radicular é considerado totalmente desenvolvido no terceiro ano de vida do bulbo. Floresce mais perto de julho.
  • "Citronela" (L. Citronela) - uma variedade com flores pequenas (até 12 cm de diâmetro), caule baixo. Possui uma rica cor amarela, manchas pretas. A floração dura apenas 25 dias.

Como plantar?

O lírio-tigre é um tipo despretensioso de planta de jardim. Porém, somente observando todas as condições agrotécnicas, é possível observar o belo florescimento dessa cultura. Em primeiro lugar, é preciso escolher um local favorável para o plantio dos bulbos. A planta adora o sol, embora sombra parcial também seja adequada, perto das árvores. Para o pleno desenvolvimento e posterior florescimento, é necessária uma quantidade suficiente de luz.

Não há diretrizes específicas para o tipo de solo. A única coisa é que a terra deve ser permeável à umidade, já que os lírios não toleram água estagnada. A alta umidade tem um efeito prejudicial no sistema radicular. Solo leve e fértil pode estender o período de floração, bem como tornar as flores mais brilhantes.

Segundo os jardineiros, uma elevação será um local adequado para o plantio de uma planta, já que uma seca de curta duração não é tão perigosa quanto uma inundação.

Nas regiões norte, eles começam a plantar lírios-tigre na primavera, nas regiões sul - mais perto de setembro, mas estão preparando o solo desde o outono anterior. Para um enraizamento bem-sucedido, deve-se escolher um solo com acidez baixa ou neutra. Se o solo for ácido, as cinzas são adicionadas antes do plantio. Se o solo for pesado, será necessária escavação com adição de areia. Solo leve só precisa de um afrouxamento profundo (até cerca de 30 cm).

Recomenda-se fertilizar completamente o buraco de terra antes de plantar. Para esses propósitos, húmus (um balde por 1 sq. M), sal de potássio (50 g), superfosfatos (100 g por 1 sq. M) são perfeitos. Em vez das substâncias acima, os jardineiros são aconselhados a usar complexos minerais - fósforo-potássio. Você também precisará de drenagem - por exemplo, de areia.

Assim, primeiramente, são cavados buracos com profundidade de 20 cm. Além disso, é importante observar o intervalo entre eles - pelo menos 15-20 cm. Uma camada de drenagem é colocada no fundo - de preferência com areia de rio. Além disso, uma cebola é colocada em cada buraco, levemente coberta com terra, e no final é regada abundantemente.

Nos primeiros anos, as plantas jovens precisam de abrigo para o inverno. Para o efeito, uma camada de cobertura morta, ramos de abeto são perfeitos; num inverno com pouca neve, não será supérfluo polvilhar adicionalmente as plantas com neve.

Como cuidar bem dele?

Cuidar de um lírio de jardim não é difícil. É bastante despretensioso, portanto, requer um mínimo de custos. Em primeiro lugar, é necessário repor a falta de umidade do solo para o pleno desenvolvimento da raiz e do sistema decíduo. O principal é evitar a estagnação da água, pois esta está repleta de apodrecimento da planta.Na maioria das vezes, o lírio deve ser regado durante o período de brotação e floração. Ao final desses processos, a irrigação é interrompida - justamente neste momento, as lâmpadas se preparam para o frio que se aproxima.

Não vale a pena alimentar a flor com muita frequência - 3 vezes por ano é o suficiente. A alimentação na primavera começa com fertilizantes de nitrogênio. Além disso - no verão (julho), e depois da floração, mais perto do inverno - nesta época, os agentes de fósforo e potássio são especialmente úteis.

Métodos de reprodução

Os lírios lanceolados se reproduzem de várias maneiras. No entanto, jardineiros experientes preferem os caminhos de reprodução mais eficientes para variedades de tigres. Vamos considerar cada um deles com mais detalhes.

  • Lâmpadas O desembarque está planejado na primavera ou em agosto-setembro. O principal é ter tempo antes da primeira geada para que a planta crie raízes. Antes de plantar os bulbos, uma camada de drenagem composta de composto e areia é colocada no fundo da cova. A cebola deve ser aprofundada cerca de 15 cm, regada abundantemente. Jardineiros experientes recomendam primeiro embeber os bulbos em uma solução fraca de permanganato de potássio - 30 minutos é o suficiente.
  • Escalas. Normalmente realizado quando uma planta é transplantada. Para fazer isso, as escamas são separadas dos bulbos grandes para plantá-los em solo umedecido até uma profundidade de 2-3 cm. É importante criar condições de estufa adequadas para que em alguns meses os primeiros brotos pareçam fora do chão. Durante o inverno, é melhor transferir a planta para um local fresco e escuro e, com o início da primavera, é seguro transplantá-la para um terreno aberto. A reprodução por escamas garante o aparecimento de flores após alguns anos.
  • Buds. Este processo pode ocorrer de duas maneiras: primeiro, as sementes são espalhadas sozinhas no solo, onde os caules jovens crescem. Eles, por sua vez, precisam ser transplantados para um local permanente. A segunda - em agosto, é coletado material de plantio para posterior semeadura em vasilhame amplo com solo preparado. Durante o outono e inverno, o lírio cria raízes e, na primavera, é plantado em terreno aberto. É importante saber que a reprodução por feixe de bolbos, nomeadamente a semeadura própria descontrolada, ameaça com o espessamento excessivo das plantações.
  • Sementes. Além disso, a maneira mais fácil não engrossa. É verdade que a germinação das sementes é bastante baixa - apenas 70%.

Doenças e pragas

Por natureza, essa cultura hortícola é portadora do chamado vírus do mosaico. É caracterizada por manchas atípicas nas folhas. É interessante que esta doença não seja perigosa para esta espécie em si, mas as culturas de jardim que crescem nas proximidades podem ser prejudicadas. Portanto, é recomendável plantar lírios separadamente. Se a cultura crescer em solos alcalinos, existe o risco de desenvolver clorose. Como medida preventiva, o solo deve ser fertilizado com turfa e também coberto com serragem ou agulhas. Além disso, a flor está ameaçada de uma doença como a podridão cinzenta. Portanto, antes de plantar os bulbos em terreno aberto, eles devem ser tratados com uma base.

Na luta contra outra doença - a ferrugem - os fertilizantes que contêm fósforo e potássio são os mais eficazes.

Exemplos em paisagismo

O lírio lanceolado pode tornar-se uma verdadeira decoração de qualquer jardim ou casa de veraneio. Assim, para criar a composição mais bonita, é importante levar em consideração os seguintes fatores: a cor da variedade, a iluminação e a presença ou ausência de plantas vizinhas. Um lírio de jardim parece mais vantajoso sob os raios do sol, porém, à sombra parcial, uma composição igualmente bela ficará.

Os designers usam várias posições composicionais com o personagem principal - um lírio-tigre:

  • no centro do canteiro existe um lírio rodeado por plantas ornamentais anuais e perenes;
  • como uma cerca viva ao longo do caminho - várias cores são usadas;
  • ocupa o fundo de um mixborder, por exemplo, perto de uma cerca ou cerca;
  • pouso único.

Uma incrível combinação de cores pode ser criada no jardim. Para fazer isso, botões de lírio laranja são combinados com malmequeres amarelos escuros, sálvias vermelhas, petúnias azuis ou roxas, pelargoniums escarlates. A textura da folhagem também é levada em consideração - além da cultura do "tigre", você pode usar flox, thuja ocidental, samambaia, zimbro, biota oriental.

Em qualquer caso, o lírio-tigre em flor vai se tornar uma decoração viva do jardim. O principal é se preparar com antecedência para o plantio dos bulbos e dar mais atenção à planta jovem.

Para informações sobre como e quando transplantar lírios, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário