Lírios piramidais: as melhores variedades e segredos do cultivo
Lírios são aquelas flores com as quais você pode decorar o seu jardim. Graças à popularidade da planta, os criadores começaram a desenvolver novas variedades. O lírio piramidal se destaca pela originalidade de formas e cores, por isso é frequentemente escolhido por paisagistas para plantar em jardins, hortas e jardins domésticos.
O que é isso?
O lírio piramidal não é apenas um belo representante da flora, mas também uma cultura misteriosa. A história do aparecimento da flor está associada a lendas. Acredita-se que essa planta tenha se originado do leite das deusas.
O lírio colunar é um representante da família dos lírios, distingue-se pelo tipo característico de pirâmide. O perene se propaga por divisão bulbosa. As principais características da cultura são chamadas de:
- o caule do lírio é envolto em folhagem, seu comprimento pode ser de 14 a 250 centímetros;
- as folhas podem ser colocadas exclusivamente na metade inferior do lírio ou ao longo do caule, que forma uma espécie de roseta;
- a inflorescência tem formato cônico ou cilíndrico, há opções do tipo guarda-chuva;
- as flores podem ser dispostas individualmente ou em grupos, incluindo de 5 a 15 peças;
- em média, os botões vivem de 7 a 14 dias.
Um pistilo tem de 4 a 8 estames ao seu redor. As flores têm 4-25 centímetros de diâmetro.
Os botões dos lírios colunares simbolizam não apenas a beleza das formas das flores, mas também a originalidade dos esquemas de cores. Eles são encontrados em tons de roxo, branco, rosa, escarlate ou laranja delicado.
Tipos e variedades
Os criadores estão constantemente desenvolvendo novas variedades de lírio piramidal. Hoje, existem cerca de mil nomes para esta flor. Algumas das variedades são mais procuradas do que outras.
Lírio asiático
A flor foi cultivada através da hibridização de várias plantas. Sua característica é a capacidade de alterar sua altura dependendo da área de cultivo. A flor desta cultura é de tamanho médio e em forma de taça. A coloração pode variar do branco ao preto. A Lily Asiática é considerada uma ótima escolha para composições impressionantes.
Lírio americano
O híbrido também foi criado por meio do cruzamento de diversas variedades. Graças à sua paleta de cores vivas e variadas, é utilizado em composições de paisagens para diferentes territórios. A cultura é caracterizada pela resistência à geada, bem como alguma exatidão no cultivo. Durante um transplante de flores, você precisa ser extremamente cuidadoso para não danificar o representante da flora.
Os híbridos americanos são caprichosos quanto ao solo, fertilização e irrigação.
Martagon
Este lírio híbrido é despretensioso no processo de cuidado e crescimento. Esta cultura tem muitos tons de botões, entre os quais os mais populares são delicados rosa e bege. "Martagon" tem caules altos, por isso é plantado em grupos.
Candidum
O ancestral desta planta é o lírio real. Esta variedade é bastante exigente. Devido à fraca imunidade, a flor pode doer na ausência de cuidados com ela. Se a cultura for bem cuidada, isso dá um alto indicador de decoratividade. "Candidum" parece atraente e original.
Lily pode ter diferentes tons de botões, mas os mais comuns são o roxo delicado branco como a neve.
Marlene
É considerado o principal tipo de lírio colunar.É caracterizada por boa resistência à geada e período de floração precoce. Um despretensioso representante da flora não requer um certo tipo de solo no momento do plantio, irrigação frequente. Uma variedade de cores brilhantes são inerentes aos botões, por isso esta planta é reconhecida como uma das mais populares em todo o planeta.
Características de pouso
É necessário plantar um lírio piramidal em uma área ensolarada e livre de penetração de correntes de ar. Antes do procedimento, turfa ou húmus são introduzidos no solo. A adição de esterco é proibida, pois pode causar a morte da planta. Em primeiro lugar, vale a pena escolher um material de plantio de alta qualidade: os bulbos não devem apresentar danos ou doenças. Os lírios adquiridos devem ser plantados em vasilhames e enviados a um local fresco, onde se acostumarão com o solo antes do plantio.
O próximo passo é cavar um buraco, que deve ser igual a três diâmetros do bulbo da planta. A distância entre os furos deve ser de no mínimo 0,1 metro, já que a planta perene é capaz de formar um grande número de crianças. Lâmpadas de lírio colunares são colocadas em covas e polvilhadas com uma pequena quantidade de substrato. A última etapa do plantio é regar as plantações. Os lírios não gostam de muita umidade, por isso não precisam de irrigação abundante.
Se todos os requisitos acima forem atendidos, você pode contar com o fato de que os lírios se tornarão um lindo jardim florido. O plantio inadequado pode causar a perda não apenas de plantas, mas também de solo, tempo, dinheiro e esforço.
O lírio piramidal pode ser cultivado dentro de casa, mas neste caso a planta não é multi-florida. Para que o lírio cresça em casa, você precisará fazer o seguinte:
- prepare uma panela com um diâmetro de 40 e uma altura de cerca de 30 centímetros;
- o peso da cebola deve ser de cerca de 30 gramas;
- não mais do que 4 unidades de material de plantio podem ser plantadas em um vaso;
- antes do plantio, os bulbos passam cerca de meio mês na geladeira, após o qual são tratados por 2 horas em permanganato de potássio e, em seguida, por 8 horas em solução fertilizante;
- na panela é necessário equipar furos para drenagem;
- o fundo do recipiente é colocado com uma camada de drenagem na forma de argila expandida ou espuma;
- em seguida, um substrato com um volume de 15 centímetros é despejado no recipiente, que inclui areia e terra;
- o bulbo é plantado no solo de forma que as raízes fiquem abaixadas;
- o material de plantio é coberto com 10 centímetros de solo;
- a camada superior do solo deve ser afrouxada manualmente - isso fornecerá oxigênio para as raízes dos lírios;
- ao final do plantio, a cultura jovem deve ser regada com água morna e enviada para uma sala fria por 30 dias.
Após este tempo, um sistema radicular é formado na planta, e ele precisará ser reorganizado em um local quente, onde a temperatura seja de +18 graus Celsius.
Dicas de cuidados
Após o plantio, o lírio entra em uma nova etapa de sua existência. Nesta fase da vida, uma planta requintada precisa de cuidados adequados. Para obter um canteiro de flores desabrochando, o florista terá que fazer algum esforço, incluindo uma série de atividades.
- A irrigação não deve ser muito frequente, uma vez que este tipo de planta tem uma atitude negativa em relação ao alagamento. A rega da flor deve ser correta, para isso não deve entrar líquido nas pétalas e folhas do lírio piramidal. Caso contrário, uma queimadura de sol se formará no local onde a umidade se acumula.
- A rega deve ser feita a cada dois dias, caso contrário, o sistema radicular da cultura precisará de oxigênio e nutrientes. A irrigação inadequada resultará em doença e morte do lírio piramidal.
- A limpeza da folhagem amarelada e dos botões desbotados deve ser realizada continuamente. Antes do início do período de geada, a cultura deve ser protegida cobrindo uma estrutura densa com um filme.
- A alimentação deste representante da flora deve ser correta.A flor responde bem aos fertilizantes, pois são capazes de ter um efeito benéfico na imunidade, na floração e no desenvolvimento dos lírios.
- O solo próximo à lavoura deve estar em boas condições, para isso precisa ser solto e capinado.
- Esta planta só pode ser transplantada se a flor tiver mais de três anos. Caso contrário, a cultura não florescerá.
Os seguintes tipos de fertilizantes são adequados para um belo jardim:
- com potássio;
- à base de fósforo;
- azoto;
- orgânico na forma de turfa, húmus;
- misturas minerais.
Métodos de reprodução
Os lírios piramidais têm a capacidade de crescer dentro e fora de casa. A reprodução deste tipo de planta não pode ser considerada difícil - um jardineiro novato pode lidar com isso. Este representante da flora pode ser propagado por meio de bulbos que são plantados no solo na primavera. O jardineiro deve lembrar que o solo deve estar bem aquecido na hora do plantio, e o melhor período é abril - início de maio.
O plantio do material no outono não é recomendado, pois a cultura pode morrer por influência da baixa temperatura. Antes do plantio, os bulbos devem ser tratados com inseticidas - isso ajudará a proteger contra a invasão de parasitas.
Ao colher o material de plantio no outono, ele deve ser armazenado em local seco para que a flor não brote antes do tempo.
Doenças e pragas
Os lírios piramidais costumam sofrer de fusarium. Esta doença é transmitida por esporos de fungos e insetos. Chega ao organismo em flor através das raízes e está se desenvolvendo ativamente. A doença pode ser reconhecida pela deterioração do sistema radicular, pelo aparecimento de manchas amarelas, marrons e úlceras deprimidas. As altas temperaturas e os níveis de umidade são considerados a causa da doença de Fusarium.
E também às doenças comuns deste representante da flora incluem a podridão cinzenta, que se manifesta por manchas marrons, que posteriormente se fundem.
A podridão esclerocial pode ser reconhecida pelo aparecimento de manchas incolores e manchas pretas na folhagem. Se essas manchas ficarem amarelas, podemos falar sobre o aparecimento de podridão de lírio.
A penicilose leva ao apodrecimento das raízes e à decomposição das flores da cultura. Esta doença bacteriana, como as infecções fúngicas, pode ser eliminada com fungicidas. Um bom efeito é observado ao usar substâncias à base de formalina.
Se o lírio piramidal estiver fortemente infectado e começar a morrer, ele deve ser destruído e o solo no local de crescimento deve ser desinfetado. No futuro, os lírios não podem ser plantados no mesmo lugar.
Em alguns casos, os lírios podem sofrer ataques de parasitas das ruas. Besouros da folha da cebola, colheres de batata e ácaros da raiz da cebola podem matar uma flor. Na luta contra os parasitas, você pode usar inseticidas, bem como preparações à base de cinzas, "Karbofos", "Keltan".
Cada proprietário de jardim deseja deixar seu local bonito e bem cuidado, então ele tenta plantar espécies de plantas originais nele. O lírio piramidal é chamado de rainha das flores, e este título é bem merecido. Poucos representantes da flora podem se comparar a ela em atratividade e brilho.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.