Visão geral das espécies e variedades populares de lírios
Lily é uma flor delicada e romântica que muitos jardineiros cultivam em seu site. No entanto, nem todos sabem que tipo de lírio é adequado para o cultivo em um determinado clima. A variedade de seus tipos é muito grande. Vamos tentar descobrir com mais detalhes.
Quais são as cores dos lírios?
Variedades híbridas de lírios estão disponíveis em uma ampla gama de cores. As pétalas das flores podem ser claras ou escuras, monocromáticas ou multicoloridas, suas cores podem incluir manchas, manchas, estrias. Não existe uma classificação especialmente preparada por cor, mas é comum que os residentes de verão dividam os lírios nas seguintes variedades.
Vermelho. Estes incluem o Black Out com pétalas vermelhas brilhantes, o vermelho ardente duplo Canary Wharf ou o vermelho vinho com flores douradas da noite árabe.
- Amarelo. Neste grupo, podemos citar a variedade Jive, que se valoriza pelas suas flores amarelo-limão com traços vermelhos e manchas claras, o Golden Splendor amarelo-dourado e o Honey Moon amarelo-mel.
- Cor de rosa. As mais populares neste grupo são as variedades rosa "Scheherazade" e "Flashpoint".
Esses são os tons mais comuns de lírios. No momento, a variedade de suas espécies inclui variedades com flores roxas, lilases, vermelhas, pêssego, bordô, branco-rosa, carmesim e lilás.
Classificação
Atualmente, os lírios são geralmente divididos em variedades (híbridos) e espécies (selvagens). Como regra, não é tão fácil cultivar espécies de plantas em condições de jardim, especialmente se um residente de verão iniciante se dedicar ao assunto. Eles precisam ser cultivados em estufa, jardim de inverno e jardim botânico. Mas essas espécies são usadas como plantas medicinais.
As espécies de lírios têm inflorescências em forma de turbante ou propagação. Suas pétalas também podem ser apresentadas em uma ampla variedade de tonalidades. Mais de cem subespécies são classificadas como variedades selvagens, mas apenas 16 delas podem ser cultivadas na Rússia e nos países da CEI. Eles toleram bem as condições climáticas da zona intermediária, suportam fortes flutuações de temperatura e são resistentes à umidade.
No entanto, as variedades selvagens também têm uma desvantagem significativa - é o seu cheiro desagradável, portanto, não é recomendado o cultivo de tais lírios para quem sofre de alergias. O grupo de espécies inclui, por exemplo, o lírio-leopardo. Estas são flores em forma de turbante com pétalas manchadas de amarelo-vermelho. A altura do caule pode atingir 150 cm.Outra variedade bem conhecida é o lírio Lovely, que se caracteriza por flores brancas, rosa ou carmesim com pétalas onduladas. O caule cresce até 120 cm, e a floração começa apenas no final do verão ou mesmo no início do outono.
Espécies cultivadas em cultura
Uma classificação mais detalhada das espécies que podem ser cultivadas em uma casa de verão é a seguinte.
Asiáticos
A origem desses híbridos está associada a espécies do Leste Asiático. As vantagens desses lírios são a facilidade de reprodução, a resistência ao frio, a forte imunidade a fungos e vírus. As flores são em forma de taça e podem ser decoradas com pétalas brancas, amarelas, laranja, rosa ou cor de vinho. Existem variedades quase negras, bem como espécies de duas e três cores. São lírios inodoros, portanto, são indicados para o plantio para quem não gosta do aroma específico dos lírios.
Martagon
Outro nome para a espécie é lírios crespos. Esse nome se deve ao formato incomum das flores. Os botões estão para baixo e as pétalas são puxadas para cima. Estas flores têm um perfume leve e agradável.
Dentre as qualidades positivas dessas variedades, vale destacar sua resistência à geada e a doenças fúngicas. Porém, no momento do plantio, deve-se lembrar que essas variedades têm um crescimento bastante lento, além disso, são afetadas negativamente pelo procedimento de transplante. Mas a cultura é caracterizada pela longevidade.
Candidum
Este grupo inclui variedades com flores brancas como a neve ou brancas cremosas. A forma dos botões é tubular ou em forma de funil. É preferível plantar essas espécies em local ensolarado, pois são bastante vulneráveis ao frio, pelo mesmo motivo que se costuma isolar essas plantas para o inverno. Em geral, essas são variedades caprichosas que requerem maior atenção. Eles geralmente estão infectados com fungos. No entanto, todas essas dificuldades de crescimento são compensadas por uma floração e fragrância muito bonitas.
americano
Em casa - nos Estados Unidos, essas flores não ganharam muita popularidade, mas na Rússia são variedades bastante populares. Eles são valorizados por sua variedade de cores e flores exuberantes. Normalmente, as pétalas dos híbridos americanos são de duas cores. Por exemplo, em um fundo claro, uma mancha vermelho-vinho pode apresentar um contraste espetacular. Além disso, a planta tem um aroma sutil, mas agradável.
Estas flores não são fáceis de cultivar no seu jardim. São exigentes quanto às condições climáticas, requerem rega regular, não toleram transplantes e, portanto, é importante plantá-los imediatamente em um local permanente.
Longiflorum
Esses híbridos são caracterizados por flores tubulares alongadas, às vezes chamadas de longiflorum. A sua cor mais comum é o branco e também têm um aroma forte. Os botões são penetrantes, direcionados para os lados. As espécies de flores longas só podem crescer em climas quentes, por isso não são adequadas para cultivo em todos os cantos da Rússia, porque foram originalmente criadas nas regiões subtropicais do Japão. Mas eles podem ser cultivados para destilação ou como vasos de plantas.
Tubular e Orleans
As flores desta variedade são alongadas, bem como em forma de taça ou de estrela. Eles têm uma gama bastante ampla de cores, mas as variedades amarela, laranja e rosa são consideradas mais populares. Sua peculiaridade é a cor mais escura do lado externo do perianto. Além disso, essas flores têm um aroma forte.
Cada bulbo desta espécie forma dois caules com flores por ano. Condições favoráveis para o seu cultivo devem ser consideradas área ensolarada e solo drenado. Essa categoria às vezes é chamada de híbridos de trombeta. Inclui mais de mil variedades, embora nem tantas espécies possam ser encontradas na Rússia.
oriental
Eles são caracterizados por uma forma variada de botões. As flores são encontradas em forma tubular, de cálice ou turbante. Não pode ser dito que Os híbridos orientais apresentam uma variedade de cores - eles vêm em vermelho, branco e rosa, e podem incluir uma borda ou faixa no meio da pétala. Entre suas vantagens estão flores grandes (15-25 cm), e a desvantagem pode ser considerada termofilicidade excessiva, devido à qual o cultivo em muitas regiões é difícil.
Interespecífico
LA híbridos. Esta espécie apareceu pelo cruzamento de variedades asiáticas e de flores longas. Possui flores grandes, com 18-25 cm de largura, pedúnculos e pétalas maciças. A cor das pétalas é bastante variável - do branco neve ao vinho. Eles se distinguem pela boa resistência de inverno, mas, no entanto, em algumas zonas climáticas, eles precisam ser aquecidos com uma camada de cobertura morta.
Híbridos OT. É o resultado da combinação de variedades orientais e tubulares. O diâmetro das flores é de 25 cm. Um aroma agradável é característico destas espécies. As pétalas são monocromáticas ou multicoloridas. Eles também podem sobreviver ao inverno sem problemas, embora seja recomendado construir um abrigo para eles.Ao contrário de muitas outras espécies, eles têm forte imunidade a doenças, mas são os que mais frequentemente adoecem com o mosaico viral.
Híbridos LO. Eles foram o resultado de uma seleção geral de flores de espécies orientais e de flores longas. Na forma, são flores tubulares ou em forma de funil. Na maioria das vezes existem variedades com pétalas brancas, rosa e amarelas, e às vezes é possível encontrar uma flor com pinceladas rosa ou um centro. Esta planta adora solos ligeiramente ácidos ou neutros, sente-se confortável tanto ao sol como à sombra.
Híbridos OA. Eles são considerados descendentes de híbridos orientais e asiáticos. Nesta espécie, as flores são menores, mas também não podem ser chamadas de pequenas. Apesar de seu tamanho compacto, os botões se abrem de forma estética durante a floração. Além disso, a vantagem de tais variedades é exigente quanto às condições de detenção.
Grupo de lírios selvagens
Essas espécies se reproduzem bem por sementes. As variedades mais populares são flores de um irmão, daurian, de duas fileiras, de aveia, bonitas, calejadas, caídas e de falso tigre.
Descrição das melhores variedades e seus tons
Entre as variedades mais comuns, as seguintes merecem atenção especial.
Pirulito. Pertencem a híbridos asiáticos, portanto são caracterizados pela resistência à geada e boa taxa de sobrevivência. A cor das pétalas tem duas tonalidades, no meio são brancas com manchas marrons, e as bordas são vazadas na cor rosa carmesim. Em tamanho, as pétalas atingem 9 cm, a largura é de 4 cm. A floração ocorre nos meses de junho a julho.
- "Mapira". Outra variedade asiática. O tamanho da planta é de 90 cm e as flores têm pétalas angulares e ligeiramente torcidas que formam um botão em forma de estrela. Sua cor é marrom com bordas iluminadas e estames laranja. É valorizada pelo seu longo período de floração - junho a setembro.
- Mystery Dream. Esta variedade incomum com inflorescências duplas tem uma cor incomum, as pétalas são cobertas por um tom verde claro com manchas bordô no centro. A altura da cultura é de 80-90 cm, e a floração vai de julho a agosto.
- Beleza Negra. Planta gigante, que atinge a altura de 160 cm, as dimensões das flores são de 12 cm, as pétalas são pintadas em tom cereja brilhante com uma moldura branca nas extremidades. Bloom dura de julho a setembro. A cultura pertence a híbridos OT, portanto é caracterizada por um cuidado bastante simples.
- Beverly Dream. Outro híbrido OT. O diâmetro das flores desta espécie pode chegar a 25 cm, e as pétalas são brancas com uma mancha vermelha em forma de estrela do centro para o meio. A inflorescência contém 8-9 botões. A altura do arbusto é de 120 cm, e o período de floração vai de julho a agosto.
- "Kogoleto". Flor alta que chega a atingir 110 cm, cujas pétalas são rosa com tonalidade lilás e bolinhas cereja. O diâmetro da flor é de 12-15 cm, sendo a variedade considerada bastante despretensiosa e resistente.
- "Lady Alice". Esta variedade também pode ser encontrada com o nome de "Alice". Planta bastante grande, atingindo 120-150 cm de altura, as flores são de cor amarelo dourado. A floração começa em julho e termina em agosto.
- Elodie. Representante de híbridos asiáticos, crescendo até 120 cm e ocasionalmente até 140 cm. Uma variedade precoce que floresce em junho e termina em julho. Coloração de pétalas - delicadas brancas e rosa.
- Lua crescente. Uma planta alta, atingindo um tamanho de 130-140 cm. Pertence ao grupo tubular. O tom delicado e cremoso das pétalas dá um tom rosado. Tem um aroma agradável, mas um período de floração curto - normalmente este período limita-se apenas ao mês de julho.
- "Senhora roxa". Refere-se a híbridos OT interespecíficos. As pétalas, claras com um tom amarelado, são dobradas para fora, e a própria flor "olha" para cima. Decorado com estames roxos contrastantes. O período de floração é de julho a agosto.
- "Senhora Africana". Um arbusto alto que cresce até 100-130 cm com ricas flores de cerejeira e bordas amarelo-cremosas de pétalas.O período de floração é determinado pela zona climática, mas se falarmos da faixa do meio, então estamos em meados de julho - início de agosto.
- Lavon. Variedade gigante, cujo tamanho pode atingir os 120-180 cm, cada pedúnculo forma até 30 flores com pétalas tortas, decoradas com talha dourada com uma listra de cereja escura no centro. O período de floração é de julho a agosto.
- Annemarie Dream. Uma flor compacta, não ultrapassa os 60 cm de altura, mas tem botões grandes - até 15 cm de diâmetro. As pétalas são cobertas por um delicado tom branco-creme. Floresce por 3 semanas de junho a julho.
- Dança de mesa. Pertence ao grupo dos híbridos OT. Possui flores grandes de até 25 cm de tamanho com pétalas de um rosa brilhante e um centro branco. Nas bordas, as pétalas são onduladas e graciosamente dobradas para trás. A floração vai de julho a agosto.
- Holland Beauty. Planta alta (até 180 cm) do grupo de híbridos OT. As flores grandes com um diâmetro de 25 cm são cobertas por pétalas escuras carmesim com uma borda creme. Florescendo no jardim, eles cheiram agradavelmente. A época de floração é agosto.
- Epricot Fudge. Uma variedade de lírios de tulipa pertencentes aos híbridos Terry LA. Obtido pelo cruzamento de variedades asiáticas e de flor longa. As pétalas são salmão ou amarelo brilhante com um blush rosado e veias verdes. A flor atinge uma altura de 60-100 cm e floresce de julho a agosto.
- Carmen. Variedade de seleção doméstica, caracterizada por flores de rubi escuro apontando para cima. O diâmetro das flores é de 12-14 cm, e a altura de todo o arbusto é de 90-105 cm. A floração começa em meados de junho.
Verdade e mitos sobre variedades híbridas modernas
Às vezes, nas lojas de flores, você pode ver variedades e variedades de lírios chamados de "crespos", "cobertura do solo", "trepadeiras". Você não deve estar interessado neste produto, porque este movimento é apenas uma armadilha publicitária. Na verdade, essas flores não têm nada a ver com lírios, embora possam parecer muito com eles. Ao escolher uma variedade, você deve estar ciente de que as culturas bulbosas não podem formar um caule de plástico que possa enrolar.
O mesmo truque de marketing são os lírios, em cujo nome estão as palavras "esférico", "piramidal", "colunar", "em forma de cone", "cascata", "em forma de árvore". Esses nomes podem descrever a variedade esférica alta "Marlene" e alguns outros híbridos com várias flores que formam inflorescências de formato irregular como resultado da mutação.
Outra manobra "aliciante" é a venda de um lírio "do arbusto", ou seja, aquele em que se revelam várias flores ao mesmo tempo, o que geralmente é típico desta cultura. Além disso, não acredite na existência de lírios azuis e azuis - uma planta real não tem um gene responsável por esses tons.
"Lily Tree" é outro mito de vendedores astutos. Com esse nome, uma variedade alta comum é vendida, que realmente forma brotos poderosos e altos (1,5 m) com flores grandes, mas ainda não é uma árvore. À venda você pode encontrar um "lírio de glória" - ou seja, uma flor gloriosa. Esta é uma bela planta, no entanto, apenas algumas características de sua aparência estão relacionadas ao lírio, e as flores são completamente diferentes em estrutura.
Ao comprar uma variedade em um local não verificado, é importante saber que não existem lírios anuais, são todos perenes. Além disso, não se deixe enganar pelo efeito medicinal da planta, todas elas têm apenas um propósito decorativo.
Contabilidade da zona climática
Os residentes das regiões de Arkhangelsk, Murmansk, Carélia e outras regiões pertencentes às 3-4 zonas climáticas costumam ter medo de plantar alguns tipos de flores, especialmente sem abrigo. Porém, mesmo nessas latitudes é possível cultivar lírios, mas é importante adivinhar com a variedade. Então, para tais condições adversas, por exemplo, híbridos asiáticos e LA são adequados... Estas espécies distinguem-se pela excelente robustez invernal. Entre elas, há variedades de tamanho baixo e alto, mas, no entanto, é costume cortar as flores e cobri-las com uma camada de cobertura morta para o inverno.
Se a escolha de um residente de verão que mora na faixa do meio ou na região de Moscou recai sobre híbridos de flores longas, então vale a pena considerar que se trata de variedades termofílicas e, portanto, neste clima, só podem ser plantadas em estufa, pois pátria é a região subtropical do Japão.
As espécies orientais também são híbridos problemáticos para a faixa do meio e, se o jardineiro realmente quiser cultivar essa variedade, é recomendável plantá-la em um recipiente. Se essas plantas caprichosas se enraizarem, farão as delícias do cultivador por no máximo 3 anos, após os quais se molharão com chuvas fortes ou congelamento, apesar do isolamento de alta qualidade.
Tendo estudado as necessidades da variedade selecionada, pode-se concluir não só sobre a possibilidade de plantar em uma determinada zona climática, mas também sobre as especificidades do plantio. Se forem flores amantes da luz, devem ser cultivadas em uma área ensolarada e, para os amantes de lugares sombreados, é melhor preparar um canteiro de flores escondido do sol.
Recomenda-se também consultar produtores experientes antes de comprar material de plantio, pois eles lhe informarão detalhadamente sobre as variedades mais adequadas ao clima local. Tente evitar comprar variedades no exterior - não estão adaptados às condições locais, é preferível comprar lâmpadas aclimatadas dos criadores da sua região. A propósito, essa compra também será mais econômica do que comprar material de plantio em uma exposição visitante.
Como escolher?
Para escolher a variedade de maior sucesso, vale a pena estudar mais detalhadamente as informações sobre todos os tipos. Por exemplo, os híbridos asiáticos e LA são considerados os mais resistentes ao inverno e despretensiosos, mas essas variedades diferem na diversidade de cores. As espécies asiáticas podem agradar com uma rica paleta de cores, enquanto os híbridos LA oferecem uma escolha extremamente limitada, mas geralmente as flores deste grupo são maiores.
Os híbridos OA são considerados um dos mais raros. É difícil encontrá-las à venda, mas se o jardineiro conseguiu notar as mudas desta variedade, é recomendável não perder a oportunidade. A decoratividade dos híbridos OA justifica todas as dificuldades de sua busca.
Para a região de Moscou, é bom usar híbridos LO, mas se as flores forem plantadas em uma área mais severa, você precisará testá-las. O mesmo se aplica aos híbridos OT - suas variedades precisam ser testadas em todos os casos, especialmente em regiões com verões curtos.
Ao escolher o material de plantio, você precisa estudar o próprio bulbo. Lembre-se de que quanto maior for o tamanho, maior será o preço. No entanto, lembre-se de que os lírios de tamanho reduzido e espécies são sempre caracterizados por pequenos bulbos. Se for grande, isso não significa que seja necessariamente saudável e de alta qualidade - geralmente essas amostras são vendidas para destilação em estufas. Via de regra, os bulbos grandes são um material de plantio que tem baixa demanda devido à grande oferta, e praticamente não há novas variedades entre esses bulbos, apesar de todas as garantias dos vendedores.
Estude a lâmpada cuidadosamente antes de comprar. Certifique-se de que não tem rachaduras, vedações, podridão ou outros defeitos. As escamas de uma lâmpada saudável estão fortemente ligadas umas às outras. Dê uma boa olhada na parte inferior - dê preferência a uma instância em que esteja limpa e seca.
Exemplos em paisagismo
A cultura apresentada pode ser utilizada tanto no plantio individual quanto no coletivo. Se esta for uma composição única, variedades com pétalas douradas, brancas, salpicadas, roxas, tigre, laranja-vermelha, vermelhas e amarelas são mais adequadas.
Combinações de flores de diferentes grupos ou variedades são bastante aceitáveis e até bem-vindas. Por exemplo, eles podem ser plantados em várias camadas. As composições em camadas parecem impressionantes no jardim. Ao mesmo tempo, espécies raquíticas são plantadas na frente, híbridos asiáticos ou LA são plantados atrás, seguidos por variedades altas ou híbridos OT. Esse jardim de flores parecerá muito esteticamente agradável se a floração ocorrer de forma incremental - começando no nível mais baixo.
Se os lírios com pétalas rosa-brancas forem cultivados no jardim, eles podem criar um delicado conjunto ao lado das flores azuis. Esses lírios não parecerão menos impressionantes contra o fundo de coníferas menores.
Freqüentemente, as peônias compõem a vizinhança dos lírios, cuja folhagem exuberante contrasta perfeitamente com as pétalas brilhantes. Se você incluir o flox de cobertura do solo nesta composição, obterá uma paisagem ainda mais pitoresca. Os lírios peônia individuais também são lindos, cujas pétalas não estão localizadas em duas, mas em três ou mais camadas, que externamente se assemelham a uma peônia.
As íris são uma combinação malsucedida para os lírios, principalmente porque as condições favoráveis para o cultivo dessas duas safras diferem significativamente, o que significa que não sentirão conforto uma na outra e não poderão agradar com uma floração exuberante e abundante.
Para uma visão geral das variedades de lírios, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.