Lírios híbridos marchagon: variedades populares, suas regras de plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição do grupo de híbridos
  2. As melhores variedades
  3. Regras de pouso
  4. Recursos de cuidados
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Exemplos em paisagismo

Lily martagon é uma das flores mais deliciosas que contribuem para a criação de um paisagismo harmonioso do campo interno. A beleza e sofisticação dos arbustos floridos dão um impulso emocional positivo aos anfitriões e convidados.

Descrição do grupo de híbridos

O marchagon de lírio encaracolado com cachos reais é conhecido desde os tempos medievais. A planta de longa duração era inicialmente apenas na cor branca. Mais tarde, híbridos multicoloridos foram criados. Existem mais de 200 variedades deles. Eles impressionam com sua paleta de cores diversificada: tons de branco neve, cereja, roxo, laranja, areia, amarelo. A maioria dos híbridos foram obtidos na Holanda através do cruzamento dos lírios Marchagon e Hanson. A combinação com o lírio Qingdao é caracterizada por corolas maiores.

Existem 3 grupos principais.

  • O grupo de híbridos foi denominado Markhan. Delicadas pétalas de flores são cobertas com manchas escuras. O tamanho da corola é de 5 cm de diâmetro.O grupo Markhan inclui várias variedades com tons de lilás, vermelho, rosa, laranja e amarelo. A variedade GF Wilson é caracterizada por flores de limão, EI Elvs - flores de bronze, Helen Wilmott - botões de terracota clara.
  • O grupo paisley é representado por lírios lilás e laranja com pequenas manchas. O crescimento do mato chega a um metro e meio.
  • O grupo de backhouse tem uma grande variedade de paletas de cores. Uma característica distintiva são as cores contrastantes das faces externas e pesadas da pétala. O caule cresce até dois metros.

A planta é um arbusto com pedúnculos altos. Nelas você pode contar 50 inflorescências carpais piramidais com muitas flores. Pétalas excessivamente enroladas parecem cachos encaracolados. Lírios com manchas maravilhosas espalhadas pela pétala lembram um turbante elegante. Por causa dessa característica, a flor é frequentemente chamada de lírio turco.

A planta resistente à geada se distingue pela grande durabilidade, por isso se encaixa perfeitamente nas condições climáticas da Rússia central. O arbusto não requer isolamento especial no frio.

Na Sibéria, as flores são carinhosamente chamadas de "lágrimas de cuco", "sardana", "saranka", dedicam-lhes poemas e canções.

Os botões podem diferir uns dos outros na pubescência e na cor. A forma da folha às vezes também apresenta algumas diferenças. Existem várias variedades de híbridos.

  • A subespécie típica apresenta pubescência ligeira, pétalas onduladas de cor lilás ou rosa escuro com manchas escuras. As folhas largas estão localizadas no meio do caule. Os lírios roxo-avermelhados nus com muitos pontos pretos também são deste tipo. Esta subespécie inclui flores brancas nuas sem manchas com pólen amarelado e lírios brancos como a neve com manchas rosa.
  • A subespécie dálmata cresce nos Balcãs. As flores abundantemente púberes são de cor muito escura: tons de beterraba, vinho e castanho-avermelhado. Não há manchas. O caule avermelhado pode crescer até dois metros.

    Lily floresce de junho à segunda quinzena de julho. Algumas variedades florescem em agosto. As flores pendem das hastes. Folhas espirais brilhantes crescem em caules poderosos. Os tubérculos são representados por bulbos em forma de ovo. Eles estão cobertos de escamas. Sua expectativa de vida é de até 50-60 anos.

    As desvantagens da planta incluem o pequeno número de variedades híbridas e um baixo coeficiente de reprodução vegetativa.As crianças raramente aparecem nos bulbos, os bulbos filhas brotam muito lentamente. As mudas se desenvolvem a partir de sementes por um longo tempo, a primeira floração pode ocorrer somente após 8 anos, e de escamas - após cerca de 5 anos.

    Não é recomendado colocar flores em um vaso e mantê-las em um apartamento por causa do odor pungente que exala. O cheiro doce e açucarado pode causar reações alérgicas e fortes dores de cabeça nas pessoas.

    As melhores variedades

    A maioria das variedades impressiona por sua singularidade e sofisticação. Os híbridos variam em cor, por exemplo, Blushing Moning é caracterizado por flores vermelhas e Scout tem uma cor laranja-tijolo brilhante. O tamanho do caule, folhas, corola e ponto também é importante.

    Diversas variedades são muito populares.

    • O álbum é um lírio branco sem manchas. Muito semelhante à porcelana branca. As pétalas são dobradas para dentro.
    • Pearl é um híbrido muito raro. A flor lembra um grande turbante. O diâmetro do botão chega a 15 cm.

    Nas pétalas há manchas rosa ou roxas escuras.

    • "Cavaleiro Árabe" tem um aroma picante incrível. As flores podem ser bordô escuro, rosa brilhante com manchas amarelas escuras. Em uma haste, ela está localizada em inflorescências piramidais de 40 a 55 flores, cada uma com um diâmetro de cerca de 10 cm.
    • "Guinea Gold" é um lírio multi-florido. O arbusto pode crescer até um metro e meio. Em cada haste, formam-se até 50 lírios, cujo diâmetro pode chegar a 8 cm. O botão tem uma cor incomum: um tom amarelo-rosado por fora, um lilás vivo por dentro. A pétala tem bordas claras, a base é laranja escura. A planta floresce por muito tempo e abundantemente.
    • "Camaleão" - um grande lírio de branco a laranja com pontos brilhantes. O diâmetro da flor chega a 16 cm, sendo esta uma das variedades mais comuns. A planta pode crescer até 1,7 m. Ela floresce em julho. A variedade recebeu esse nome por sua capacidade de mudar de cor durante a floração. No início, a flor tem uma tonalidade rosada, depois, aos poucos, vai adquirindo uma tonalidade amarela com núcleo esverdeado.
    • "Pink Morning" - lírio rosa claro com pontos escuros. O diâmetro do corolla é de 25 cm. Em uma inflorescência racemosa pequena de 5 a 15 flores. O crescimento de caules retos e poderosos é em média de 1,20 a 1,30 m. A planta tem folhas oblongas verdes escuras.
    • "Claude Shride" - um raro híbrido de beleza estonteante com longos estames laranja. Suas flores exalam um perfume delicado. As pétalas são de cor vinho escuro. Até 50 flores florescem em uma haste.

    Regras de pouso

    A época mais adequada para o plantio de mudas em campo aberto é da segunda quinzena de agosto a meados de setembro. Para o plantio, deve-se escolher uma área bem iluminada e com solo drenado. Com a luz solar direta do sul, é recomendável criar sombra com árvores ou arbustos.

    Por 1 sq. m você precisa fazer a seguinte composição de solo fertilizado: 150 g de fundos com oligoelementos, 500 g de farinha de osso (pode-se usar cinza de madeira) e 2 baldes de húmus. Com solo acidificado, 1 copo de cal é derramado na mistura acabada. Em seguida, a massa resultante é completamente misturada. Um buraco de meio metro é cavado no qual a mistura preparada é adicionada.

    Para o plantio, são escolhidos bulbos grandes e fortes com escamas intactas. Cebolas secas devem ser mantidas em solução de Zircão por 2-3 horas.

    Eles são plantados a uma profundidade de 25 cm e, em seguida, polvilhados com um substrato pré-preparado.

    Durante o plantio de outono, você precisa preparar húmus de folhas e turfa para cobertura morta. Material orgânico misto é usado para criar uma camada de 10-15 cm.

    As cebolas em conserva em Fundazole (suspensão de 0,2%) são plantadas. No local de plantio da muda, é necessário criar um monte de solo fertilizado. Nela, com muito cuidado, é preciso estender as raízes e polvilhar com a mesma terra.

    As mudas no campo aberto crescem muito lentamente.Na primeira temporada, forma-se apenas um broto, cuja altura é de aproximadamente 20 cm. Às vezes, caules maduros aparecem apenas depois de 2 anos, porque todos os esforços do lírio são voltados para o fortalecimento do rizoma.

    Recursos de cuidados

    A planta é despretensiosa de cuidar. Ele não precisa de terras especiais e as ervas daninhas não são assustadoras. Na mesma área, um lírio pode florescer por 20 anos. Durante toda a estação de cultivo, o solo deve ser solto, regado e coberto com cobertura morta. Esta variedade de lírio não gosta de alagamento. A irrigação excessiva pode levar a planta a infecções fúngicas. A rega moderada é realizada diretamente sob a raiz à medida que o solo seca.

    Recomenda-se alimentar os híbridos 2 anos após o plantio. O regime de alimentação é padrão: na primavera, os lírios são fertilizados com minerais, no final da floração, fertilizantes de potássio-fósforo são usados. A cobertura vegetal orgânica sistemática pode substituir o curativo superior. É melhor subalimentar Martagons do que superalimentar. Para evitar queimaduras nas raízes, não é aconselhável fertilizar os lírios com verbasco fresco.

    O primeiro acabamento da temporada deve ser realizado antes do surgimento dos brotos. Recomenda-se borrifar qualquer sal contendo nitrogênio diretamente na neve derretida em abril.

    No final da floração, é necessário cortar o pedúnculo. Em um inverno sem neve, cubra a planta com algum material, o melhor é cobri-la com ramos de abeto.

    Métodos de reprodução

    Existem várias maneiras de cultivar híbridos de lírio.

    • Escamoso é considerado o método de criação mais eficaz para híbridos de lírio. No outono, várias escamas externas são separadas da cebola-mãe, que são cuidadosamente lavadas e desinfetadas. Permanganato de potássio ou fungicida é usado para desinfecção. As escamas são mantidas em perlita úmida em uma sala quente. Eles precisam de iluminação difusa. Após 2 meses, pequenos bulbos aparecem em suas bases. Em seguida, as escalas com cebolas são jogadas superficialmente em um recipiente com terra, deixado para o inverno em uma sala fria. Eles podem estar ligeiramente cobertos em climas gélidos. As escamas dos bulbos não devem ser arrancadas, pois alimentam o bulbo até que crie raízes. Se o floco não secou e não caiu antes do plantio, o bulbo é plantado com ele. Quando as escamas apodrecem, deve-se cortá-las, borrando a parte danificada com um verde brilhante.

    As primeiras flores aparecem 4-5 anos após o plantio.

    • Sementes podem ser adquiridos em pontos de venda especializados ou obtidos em caixas cuidadosamente deixadas na fábrica. Eles devem ser removidos em agosto. Aconselha-se a polinização de no máximo 2 flores, que é desejável marcar com um fio brilhante. O resto das flores é arrancado depois de murchar. A polinização geralmente é realizada por insetos noturnos, que são atraídos pelo aroma inebriante da flor. O jardineiro pode polinizar o lírio sozinho, usando um pincel e um pedaço de papel alumínio. Primeiro, em um saco dobrado, sacudem o pólen de uma flor e borrifam outro pistilo, que é imediatamente coberto com o mesmo saco para evitar a repolinização. As vagens de sementes maduras são removidas e completamente secas em uma sala seca. Em seguida, as sementes são colocadas em sacos de papel e colocadas na geladeira. No frio, após 3 meses, começam a se formar bulbos, dos quais um pequeno broto aparecerá na primavera. Às vezes, as sementes são plantadas imediatamente após serem colhidas. A cebola surge no verão, no inverno forma um botão, do qual a primeira folha deve eclodir na primavera.
    • Lírio crespo é propagado por criançasformado durante a estação de crescimento em torno da cebola. Vários pequenos filhotes estão crescendo no "útero". Eles são cuidadosamente destacados da cebola e colocados em outro lugar.
    • A divisão da cebola é a seguinte: é desenterrado, cortado em várias rodelas e plantado separadamente em local adequado.
    • Folha durante o início da formação do botão arrancado junto com a base e plantado em um recipiente com solo.É aprofundado em um estado inclinado para o meio. Para fortalecer o rizoma, é necessário criar um efeito estufa usando um saco plástico, que é coberto por um recipiente com uma folha.
    • A reprodução por meio do caule ocorre da primavera ao outono. Deve ser separada da cebola fazendo cortes ao longo da estaca e imediatamente colocada no solo.

    Doenças e pragas

    Os lírios Martagon raramente ficam doentes. Eles são resistentes a doenças fúngicas e virais. Mas medidas preventivas ainda devem ser tomadas. É necessário tratar a planta com "Fundazol" e "Oxychom" 2 vezes por ano: no início do crescimento e imediatamente antes da floração.

    Em áreas mal ventiladas, com tempo úmido, o lírio pode ser atacado pelo fungo botrítis, cujas folhas são cobertas por manchas marrom-acinzentadas. Como agente profilático, é usada "Fitosporina".

    A planta é tratada com ele 2 vezes com uma pausa de duas semanas.

    Na fase de formação do botão, a mosca-lírio causa grandes danos à flor. O botão não pode abrir e cai. Às vezes, lírios deformados florescem. Botões e flores danificados devem ser arrancados e destruídos. A próxima estação deve ser iniciada pulverizando o arbusto com o inseticida Aktara. É aconselhável pulverizar a substância 2-3 vezes em maio, em intervalos de duas semanas.

    Os besouros de lírio devoram caules e folhas. Esses pequenos insetos vermelhos atacam periodicamente os lírios. Eles são combatidos com os mesmos métodos do besouro da batata do Colorado.

    Exemplos em paisagismo

    Lírios decorativos exóticos decoram perfeitamente qualquer chalé de verão ou jardim. Eles se encaixam perfeitamente em seu projeto paisagístico. Os canteiros de flores e canteiros de flores mais adequados para uma planta são áreas sombreadas. Os lírios têm uma aparência incrível, crescendo separadamente e adjacentes a diferentes flores, arbustos e árvores.

    O arbusto se dá bem com lungwort, prímula, samambaia, volzhanka dióica, clematite, campânula, narciso, incenso, jasmim, rosas, peônias, fúcsia, tulipas, rododendros, hospedeiros, zimbro, cipreste e thuja.

    Freqüentemente, os lírios são usados ​​para decorar a parte de trás do site. Ao combinar híbridos de lírios com outras flores, é necessário levar em consideração o crescimento, a época de floração, a cor das plantas e suas necessidades agrícolas. A altura dos arbustos permite emoldurar com eles gazebos, reservatórios e várias cercas.

    Para mais informações sobre o marchagon do lírio, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário