Lírio "Marlene": descrição da variedade, plantio, cuidados e opções de criação
As flores são a melhor decoração para qualquer área suburbana. Os lírios são especialmente populares entre os jardineiros. O requinte de cores delicadas não deixa ninguém indiferente. Além disso, hoje já foram cultivadas mais de 1000 variedades desta maravilhosa cultura, o que permite a cada um escolher uma opção ao seu gosto. Por exemplo, o lírio "Marlene", que será discutido no artigo, parece espetacular. Qualquer pessoa pode cultivar uma flor assim, basta se familiarizar com as características de seu plantio e cuidado.
Descrição
Esta variedade é um híbrido interessante que surgiu como resultado do cruzamento de longflorum com um lírio asiático. Os méritos de Marlene são numerosos. Ela começa a se deliciar com a floração precoce, tolera facilmente qualquer clima, inclusive frio. Além disso, a planta é inodora. Este é um ponto muito importante, pois muitos se assustam com o cheiro forte dos lírios, que podem causar alergias. A mesma flor pode ser cultivada com segurança, sem medo de sua saúde.
Mas o mais importante é a aparência luxuosa da cultura, o que a torna o orgulho do jardineiro... O fato é que essa variedade tem tendência a uma mutação única. Em um estágio inicial de desenvolvimento da cultura, vários caules podem crescer juntos em um único tronco verde.
Graças a isso, até centenas de flores podem aparecer em uma planta, formando uma tampa exuberante.
É importante destacar que a natureza multifloral nem sempre aparece no primeiro ano de floração. Freqüentemente, um fenômeno incomum pode ser visto apenas no segundo ou terceiro ano de vida da flor. No entanto, isso não torna a compra de Marlene menos desejável para os amantes de plantas ornamentais. Mesmo as flores isoladas são lindas e expressivas.
A altura média de um lírio híbrido é de 1 metro. O caule é coberto por folhas longas e pontiagudas de formato tradicional. As raízes das plantas esféricas são bulbosas, tornando a reprodução bastante simples. A cor das pétalas é rosa pálido (mais pálido no centro, mais saturado nas bordas). Esta variedade não pode ter outra cor. O diâmetro de uma flor é de cerca de 20 cm.
florescer
O híbrido multi-florido pertence às variedades iniciais. Do momento em que aparecem os primeiros brotos até a transformação da planta em cultura de floração, passa-se muito pouco tempo. Depois de 80 dias, você já pode curtir a beleza dos botões abertos. É digno de nota que se desejar, você pode ajustar o tempo de floração... Este momento é muito apreciado por quem cultiva lírios para a venda de buquês. Por exemplo, em agosto há um afluxo de pedidos para casamentos. Se os lírios ainda não estão prontos para florescer, basta aumentar a rega e iluminar a luz.
Se você precisar atrasar a floração, deve reduzir artificialmente o nível de temperatura da sala onde as plantas estão. Você pode simplesmente reorganizar as flores para um local diferente e mais frio. Em qualquer caso, o processo de formação de botões será interrompido. Freqüentemente, as primeiras flores desapontam os jardineiros. Eles não são grandes em tamanho e têm uma aparência pálida. Mas se você tiver paciência, no segundo ano já pode admirar as luxuosas inflorescências grandes.
Regras de pouso
"Marlene" pode ser cultivada tanto em um terreno particular quanto dentro de casa. Porém, deve-se ter em mente que não será possível obter multifloral em casa. Em qualquer uma das opções, é necessário um bulbo para o plantio. É melhor plantar uma flor no meio ou no final da primavera. Vale a pena escolher um local protegido dos ventos, mas bem iluminado. Em casa, você pode plantar uma planta no outono. Neste caso, você terá lindas flores frescas para o Ano Novo. Se o bulbo for imerso no solo no inverno, ele florescerá na primavera.
Para "despertar" o material de plantio, deve-se colocá-lo na geladeira por 2 a 3 semanas. Em seguida, as lâmpadas são embebidas em uma solução leve de manganês. Já chega 2 horas. Depois disso, você pode começar a plantar. A profundidade do poço é escolhida dependendo do tamanho do bulbo. Espécimes grandes são enterrados por 20-25 cm. Pequenos por 10 cm. Se você pegar um recipiente com um diâmetro de 35 cm, você pode plantar vários bulbos de uma vez. O principal é recuar 5-7 cm da borda.A distância entre os bulbos deve ser de 4-5 cm.Você também pode plantar em terreno aberto.
Qualquer solo é adequado para tais lírios, exceto argila. Antes de colocar o material de plantio no solo, deve-se adicionar um pouco de turfa, areia e húmus. Os bulbos são colocados no solo, brotando para cima. Em seguida, eles são cobertos com terra. A camada superior deve ser de drenagem (tijolo quebrado, seixos, etc.). É importante não esquecer de afrouxar o solo após o plantio para garantir o fluxo de oxigênio às plantas. Você também deve regar o solo.
Se crescer em casa, o vaso é levado para um local fresco. Lá ele deve ficar por cerca de um mês. Você não precisa cobrir os lírios plantados com vidro ou papel alumínio. Basta regá-los conforme a necessidade. Quando os brotos aparecem, o recipiente é transferido para uma sala iluminada.
A temperatura nele deve ser mantida no nível de 14-16 graus.
Métodos de reprodução
Marlene pode ser deixada em um lugar por cerca de 5 anos. Em seguida, uma diminuição na altura do pedúnculo começa a ser observada. O número de botões também está diminuindo. Isso indica o esgotamento da planta. As lâmpadas filhas também podem pressionar a raiz. Para remediar a situação, novos bulbos devem ser plantados em outras áreas.
Você precisa desenterrar as lâmpadas no outono. Eles são cuidadosamente lavados, pequenos elementos são desconectados. Depois disso, o material de plantio é separado e mergulhado em uma solução de manganês. Em seguida, é seco e deixado até a primavera. Outro método de criação é usando as escamas de um bulbo adulto.
Recursos de cuidados
Lily "Marlene" é despretensiosa. No entanto, ainda precisam ser criadas condições favoráveis para um bom crescimento e pleno desenvolvimento. Como já disse, a flor deve estar em um local bem iluminado... No entanto, não deve cair sob o sol escaldante. Considere isso ao plantar em terreno aberto e ao colocar o vaso em casa.
A rega deve ser moderada. As plantas jovens (no primeiro ano de vida) devem ser regadas a cada 3 dias. As flores adultas requerem ainda menos umidade - 1-2 vezes por semana é o suficiente. Em dias muito quentes, você pode regar a plantação dia sim, dia não. Para fazer isso, use água limpa de boa qualidade de um poço. O líquido da torneira deve ser protegido. A água deve penetrar a uma profundidade de cerca de 20 cm, mas uma rega mais superficial não será suficiente e não vale a pena derramar a flor.
Como o lírio é uma cultura asiática, ele adora o ar úmido. Portanto, na falta deste indicador, é aconselhável pulverizar as folhas com um borrifador. A cultura também precisa de ar fresco.
Para o cultivo interno, é necessária uma longa ventilação diária.
Você precisa fertilizar a cultura várias vezes. A primeira alimentação é feita imediatamente após o surgimento das entradas. Durante este período, o solo é enriquecido com nitrogênio. Na segunda vez, a flor é fertilizada depois que os botões aparecem. Um fertilizante complexo é usado. Após o término da floração, são utilizados fármacos com fósforo e potássio.
Uma boa solução seria adicionar cinzas de madeira ao solo. Isso é feito a uma taxa de 100 gramas por metro quadrado. A frequência do procedimento é de 3 vezes por temporada. Tem um efeito estimulante na floração e também torna a cor das pétalas mais intensa.
Também é útil usar estimulantes de crescimento em conjunto com fertilizantes líquidos ricos em oligoelementos.O tratamento começa no início da formação do botão. Com frequência de uma vez a cada 10 dias, o procedimento é repetido até o início da floração.
É melhor esquecer os fertilizantes orgânicos. Eles são contra-indicados para lírios.
Afrouxar é um processo importante. Deve ser realizado regularmente, independente da idade da planta. O uso de cobertura morta é desejável. Isso evita o ressecamento e o superaquecimento das raízes. No outono, o caule deve ser encurtado, deixando 7 a 8 cm. Não é necessário abrigo da flor para o inverno. Você só pode cobrir a planta com folhas, serragem.
Doenças e pragas
O híbrido é suscetível a várias doenças.
- Podridão cinzenta. A doença pode ser reconhecida por manchas marrons que aparecem no caule. Você pode lidar com o problema borrifando a planta com o líquido Bordeaux. Hom e Oxyhom também ajudam. Para prevenção na chuva (em tempo frio), a flor pode ser coberta com papel alumínio.
- Fusarium. Esse incômodo se expressa no apodrecimento do bulbo. Para evitar isso, é importante seguir as regras de armazenamento dos bulbos antes do plantio, sem descurar a sua desinfecção.
- Ferrugem. Esta é uma doença das folhas e caules. Como resultado, eles secam. Todas as partes doentes da planta são imediatamente removidas e queimadas. Os restantes elementos são tratados com preparações fungicidas.
Quanto às pragas, o besouro do lírio, a cebola, os ácaros da aranha e os pulgões são especialmente perigosos. Eles devem ser tratados com inseticidas. Por exemplo, Actellik, Fitoverm e outros produtos semelhantes são adequados.
Visão geral da revisão
As floristas estão encantadas com o lírio Marlene. A julgar pelas críticas, a cultura é realmente despretensiosa, é ótimo tanto em campo aberto quanto em casa. No primeiro ano as flores não são muito expressivas, mas no segundo ano a planta já agrada aos olhos com uma floração exuberante. As qualidades decorativas do lírio estão além do elogio. Mesmo que seja impossível atingir uma floração múltipla, a planta parece sofisticada e "cara".
Exemplos em paisagismo
A exótica flor asiática é freqüentemente cultivada para buquês delicados. No entanto, a planta parece incrivelmente bonita no jardim. Você pode plantar "Marlene" ao lado de lírios de outros tons, criando uma composição harmoniosa. Você pode cercá-lo com outras flores ou vegetação luxuriante. Mesmo sendo um elemento independente, a flor ficará linda e se tornará uma verdadeira decoração do local.
Veja no vídeo abaixo dicas sobre como cuidar e girar os lírios Marlene.
O comentário foi enviado com sucesso.