Licoris: tipos, regras de plantio e cuidados
Lycoris (ou lírio-aranha) é uma planta que interessa até mesmo a jardineiros experientes. Tem uma aparência misteriosa e propriedades incomuns. Para para que a planta se enraíze nas condições climáticas de nosso país, devem ser observadas todas as normas de seu plantio e cuidado.... Além disso, deve-se ter em mente que nem todas as variedades de lírios-aranha podem crescer no território de nosso estado.
Descrição
Lycoris (ou lírio-aranha) é uma planta bulbosa. A flor é termofílica, portanto não tolera frio e geadas. É importante considerar esta característica ao escolher um local de plantio - se você mora na região norte, então você deve se recusar a cultivar alcaçuz.
A planta é bastante grande - o diâmetro do bulbo é de cerca de 5 centímetros, enquanto as folhas chegam a 40 centímetros de comprimento e 20 centímetros de largura. As folhas de Lycoris pertencem à categoria semelhante a um cinto, pois são muito estreitas. Além disso, eles têm uma cor verde brilhante e rica.
As folhas morrem no verão, geralmente em julho. Em vez disso, aparecem hastes do bulbo de lycoris, cujo comprimento máximo não excede 70 centímetros.
No topo do caule, de seção arredondada, surgem inflorescências com grandes botões com o passar do tempo. É importante notar (e para esta qualidade os licoris são especialmente apreciados pelos jardineiros) que de 4 a 7 flores podem aparecer em um caule. Uma característica distintiva das flores de lycoris é um aroma pronunciado. O processo de floração começa no início de setembro.
A forma das flores de lycoris é bastante incomum e muito peculiar. Assim, as pétalas são semelhantes em aparência a um lírio, enquanto os estames se assemelham a uma teia de aranha (é por causa dessas características que o alcaçuz adquiriu seu nome do meio - lírio-aranha). As flores podem ser pintadas em uma ampla variedade de tons. Entre as flores mais populares, os botânicos costumam distinguir o lilás, o laranja, o branco, o vermelho, o amarelo dourado.
O processo de floração direta do lycoris pode durar de 10 a 14 dias. Depois que acaba, aparecem caixas especiais de sementes nas flores, dentro das quais estão as sementes pretas. Após o pedúnculo murchar, as folhas aparecem novamente no bulbo. Desta vez, eles ficarão com a flor até o próximo verão.
Licoris é uma flor bastante incomum, por isso muitas vezes recebe significados mágicos e místicos. Assim, por exemplo, no leste, a flor cresce com mais frequência em condições naturais. Acredita-se que o lycoris carregue sinais ruins: infortúnio, tristeza, infortúnio. Acontece que no leste acredita-se que o lírio-aranha cresce nas áreas onde o sangue humano era derramado anteriormente. É por isso que muitas vezes é levado ao túmulo. Outro significado de uma flor é um símbolo e decoração da vida após a morte. As superstições em relação ao lírio-aranha ainda não se enraizaram na Rússia. Em nosso país, o licoris é visto como uma flor positiva e incomum.
O alcaçuz é frequentemente preferido por jardineiros novatos, uma vez que cuidar dele é bastante simples. No entanto, deve-se ter em mente que o bulbo de flor tem propriedades tóxicas, por isso é necessário manuseá-lo com cuidado. Recomenda-se plantar uma flor em uma área inacessível a crianças e animais.
Visão geral da espécie
Até o momento, os botânicos identificaram cerca de 20 espécies de lírio-aranha. mas apenas alguns deles crescem no território do nosso país. Hoje em nosso artigo consideraremos o alcaçuz mais comum no território de nosso estado, bem como conheceremos seus distintivos e características.
Escamoso
A característica distintiva mais importante deste lycoris é a presença de grandes botões. Normalmente em um pedúnculo, cujo comprimento pode chegar a 70 centímetros, cresce uma inflorescência, que contém até 9 botões. As pétalas das espécies escamosas de lírio-aranha são lilases-claros. Nesse caso, o núcleo da flor pode ter uma tonalidade dourada.
As pétalas estão dobradas para trás. Na parte central do licor escamoso, também podem ser encontrados estames e ovários.
Radiante
O nome popular é uma flor de bigode. Ele ganhou esse apelido devido ao fato de as pétalas da planta, localizadas nas laterais, terem aparência de antenas. Neste caso, as pétalas localizadas na parte central têm a forma de um arco e bordas onduladas. A altura máxima da planta é de 70 centímetros.
Lírio-aranha vermelha
Já pelo nome da planta, fica claro que a flor tem uma tonalidade vermelho-sangue. Em altura, esta variedade de lycoris é muito mais baixa do que a variedade descrita acima. Portanto, a flor máxima pode chegar a 45 centímetros. O pico de desenvolvimento do lírio-aranha ocorre em agosto. Durante este período, você pode observar como caules de flores com um grande número de botões (até 6 pedaços) começam a aparecer a partir de um pequeno bulbo. A floração da planta causa uma impressão inesquecível nas outras pessoas.
As variedades descritas de lycoris são as mais comuns e populares na Rússia.
No entanto, existem muitas outras variedades de lírios-aranha na natureza. Portanto, na natureza, você pode observar flores brancas e roxas, bem como plantas de cor azul.
Características de pouso
O plantio é o processo mais importante, de cuja correção depende o futuro crescimento e desenvolvimento da flor. Para que os lycoris encantem você e sua família com suas flores incomuns, é importante seguir todas as recomendações e conselhos de especialistas.
Então, em primeiro lugar, é recomendável prestar atenção especial à escolha do local de pouso... O lírio-aranha floresce de forma mais ativa e duradoura em condições tão naturais quanto possível. Nesse sentido, para o plantio de lycoris, é preciso encontrar uma área ensolarada, sem vento e correntes de ar. Se você possui um grande jardim, áreas sombreadas de árvores grandes também são ideais.
Depois de decidir o local de plantio, é preciso cuidar da composição do solo. Para começar, o solo deve ser removido e solto. Você também deve preparar uma mistura de solo com antecedência, que deve consistir de areia, turfa e húmus (cada um dos componentes deve ser usado em proporções iguais). Certifique-se de construir um sistema de drenagem eficiente também.
O lírio-aranha deve ser plantado com luvas. Lembre-se de que todas as partes do lycoris são venenosas.
O processo de plantio direto deve começar com o aprofundamento do bulbo da planta no solo preparado. O buraco da planta deve ter cerca de 15 centímetros de profundidade.
Se você estiver plantando várias plantas ao mesmo tempo, certifique-se de que elas sejam colocadas a pelo menos 30 centímetros de distância.
O processo de plantio em si deve ser realizado no outono. Se essa condição for atendida, a flor criará raízes e se adaptará a um novo lugar mais rapidamente. Lembre-se de que não se deve esperar que o lycoris floresça no primeiro ano. Esses processos ocorrem apenas no 2º ano de vida da planta.
Regras de cuidado
Depois de plantar o lycoris em seu local, você deve prestar atenção especial às medidas de higiene. No processo de crescimento de folhas e pedúnculos, o lírio-aranha precisa de bastante rega. Neste momento, em nenhum caso a terra deve secar, o solo deve estar sempre úmido.Porém, vale lembrar também que no momento em que as folhas morreram e os pedúnculos ainda não apareceram, a planta está em repouso. Durante este período, não precisa de umidade adicional.
Recomenda-se a aplicação de fertilizantes e adubos no solo onde o lycoris cresce apenas se notar que o lírio-aranha está deprimido. Neste caso, é permitido o uso de quaisquer fertilizantes complexos e misturas destinadas a plantas bulbosas.
Para preservar a planta no inverno, é necessário cobri-la com galhos de coníferas ou grama seca. Antes do início do tempo frio, todas as folhas secas devem ser cortadas.
Também é importante notar desde já que o lycoris é uma planta que não trata bem os transplantes. É por isso que, mesmo durante o plantio, você deve selecionar cuidadosamente um local para ele. Se você decidir transplantar a planta, é importante certificar-se de que ela tenha 5 anos. Só então essas manipulações podem ser realizadas.
Se você seguir todas as regras e recomendações descritas, seu jardim pode se transformar em um verdadeiro oásis que atrairá a atenção de todos ao seu redor.
Métodos de reprodução
Existem vários métodos para criar lírios-aranha, mas nem todos são usados na jardinagem e são eficazes. Assim, por exemplo, o método de propagação de sementes é adequado apenas para algumas variedades de lycoris.
Para para ter certeza do resultado, é recomendável propagar um lírio-aranha de forma vegetativa... Cada ano, cada flor produz vários bulbos adicionais (também chamados de bulbos filhos). Após o final da temporada, eles podem ser separados, pois neste momento eles já estão prontos para o crescimento e desenvolvimento independente. Após a floração, você precisa desenterrar o bulbo e separar as partes formadas dele.
Depois disso, os bulbos filhas precisam ser transplantados para um novo local, e os maternos - para o mesmo local onde cresceram.
Lembre-se de que essa divisão não deve ser feita constantemente, pois pode prejudicar a capacidade da flor-mãe de florescer.
Doenças e pragas
O lírio-aranha é uma planta bastante resistente que pode tolerar facilmente todos os tipos de condições ambientais negativas. Nesse sentido, raramente é afetado por pragas e doenças.
No entanto, ao mesmo tempo deve-se ter em mente que os lycoris podem ser afetados negativamente por um inseto, como uma mosca narciso... Se notar que a planta está "doente", deve tomar imediatamente as medidas necessárias para o seu tratamento e posterior prevenção. Para isso, os especialistas aconselham o uso de inseticidas.
Exemplos em paisagismo
O lírio-aranha é uma planta que é literalmente criada para decorar o seu site. Flores brilhantes e incomuns ajudam a adicionar brilho e mistério ao seu jardim. Sua casa, vizinhos e transeuntes não ficarão indiferentes diante de um espetáculo tão brilhante.
Você mesmo pode plantar alcaçuz, combinar diferentes variedades de plantas ou combinar a flor com outras plantas de baixo crescimento. Assim, por exemplo, belas composições podem ser feitas de licoris e begônias, anêmonas, samambaias e açafrões.
Os paisagistas costumam usar alcaçuz em escorregadores alpinos ou jardins ornamentais. Além disso, eles podem ser combinados com sucesso com íris, delfínios e um inseto rosa.
Licoris é uma planta bastante incomum em nosso país. Nem todas as variedades de flores podem criar raízes em jardins domésticos, por isso é importante abordar cuidadosamente a seleção de uma planta. Com uma abordagem atenta e cuidadosa, um lírio-aranha pode se tornar uma verdadeira decoração de quintal. Mas é importante lembrar que os povos orientais têm preconceito contra a flor e dão a ela um significado místico.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.