Lírios LA híbridos: descrição, variedades e cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedade varietal
  3. Como plantar?
  4. Cuidado correto
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Exemplos em design de jardins

Todo jardineiro tenta transformar seu jardim em um belo oásis, que, com sua aparência, causará uma impressão indelével não só nos membros da casa, mas também nos vizinhos e nos transeuntes. É por isso que muita atenção é dada à escolha das plantas para o plantio. Os lírios dos híbridos LA são incomuns e, até certo ponto, únicos na natureza. Estas flores distinguem-se por um grande número de características que não são inerentes a nenhuma outra planta de jardim. Você deve saber como plantar e cuidar adequadamente das plantas.

Peculiaridades

Em sua essência, o lírio híbrido LA é um produto do trabalho de criação. Traduzido do latim, LA-híbrido significa Longiflorum-Asian-Hybrid. Uma planta semelhante nasceu graças ao cruzamento dos híbridos de flores longas e asiáticos. Assim, a flor adquiriu as características de ambas as plantas. No entanto, é único e diferente de qualquer outra planta.

Se falarmos sobre as características distintivas dos lírios pertencentes à categoria de híbridos de Los Angeles, então Em primeiro lugar, deve-se notar que tais flores apresentam excelentes características:

  • aparência esteticamente agradável;
  • simplicidade e despretensão no cuidado;
  • facilidade de reprodução e criação.

Devido a essas propriedades, essas plantas são escolhidas não apenas por jardineiros experientes e profissionais, mas também por iniciantes.

Os lírios têm flores muito grandes, que podem atingir 25 cm de diâmetro. Na forma, as inflorescências podem se assemelhar a uma tigela ou cálice. Além disso, existem as chamadas formas intermediárias, que em sua aparência se parecem com um tubo ou uma taça. O pedúnculo pode incluir vários botões, que podem ser unidirecionais ou multidirecionais. Na maioria das vezes, os botões de lírio dos híbridos LA são direcionados para cima ou para os lados. Além de sua aparência única, os lírios possuem um aroma incomum que atrai a muitos.

As folhas da planta têm uma estrutura bastante forte, por isso aderem firmemente ao receptáculo. Tais propriedades de uma flor permitem que ela tolere fenômenos ambientais adversos: por exemplo, mau tempo (chuva ou vento), bem como o transporte de um lugar para outro. Além disso, os híbridos são resistentes ao inverno.

Se falamos da época do aparecimento dos lírios híbridos LA, então deve ser esclarecido que isso aconteceu na década de 90 do século passado. Portanto, as plantas não existem há tanto tempo. No entanto, durante esta época, os criadores conseguiram produzir um grande número de variedades diversas de lírios, que apresentam uma rica gama de cores: existem tanto variedades monocromáticas como coloridas.

Variedade varietal

Hoje há um grande número de variedades de lírios híbridos LA, cada um com suas próprias características e características únicas. Vamos considerar uma descrição dos mais comuns.

  • Brindisi. As plantas desta variedade são de cor rosa brilhante. O diâmetro das flores pode chegar a 18 cm. As flores são adequadas para o plantio não só em campo aberto, mas também para o cultivo doméstico em vaso ou plantador.
  • "Amor Original". Um lírio com flores vermelhas brilhantes pode crescer até 120 cm de altura e o período de floração é em julho.O lírio difere de todas as outras variedades por seu aroma característico incomum.
  • Epricot Fudge. Esta flor pertence ao grupo exótico. A inflorescência em sua forma lembra uma rosa ou tulipa entreaberta. Tem um belo tom de pêssego-alperce.
  • Ercolano. As pétalas desta variedade têm forma curva. A cor principal é o branco, mas uma tonalidade verde pode ser observada no meio. As flores podem ter até 17 cm de diâmetro.
  • Sigalon. As flores da Borgonha podem ter até 20 cm de diâmetro e têm um aroma delicado e delicado. Eles podem florescer durante todo o verão.
  • Royal Sunset. Pintado em 2 cores: rosa e laranja. Na maioria das vezes, eles são usados ​​em plantações de grupo, mixborders, canteiros de flores, para corte.

Assim, cada jardineiro poderá escolher uma planta que se encaixará perfeitamente no desenho de qualquer local e se tornará seu destaque.

Como plantar?

A estação ideal para o plantio de lírios híbridos LA é a primavera e o outono. É melhor plantar as plantas no início de abril ou na primeira quinzena de outubro. Deve-se ter em mente que a condição mais importante para o plantio é o cumprimento do regime de temperatura exigido: o termômetro não deve cair abaixo de + 15 ° C. É esse regime de temperatura que permite que o bulbo da planta se enraíze bem e se enraíze no solo. Além disso, quanto mais alta a temperatura do ar, mais difícil e mais demorado serão esses processos.

Na hora de escolher um local adequado, aqueles que são bem iluminados pelos raios solares devem ter uma vantagem inegável. Idealmente, o sol iluminará a planta desde o início da manhã até a hora do almoço. Se você plantar um híbrido LA em um local escuro, a planta perderá suas propriedades decorativas, mas não morrerá.

Antes de prosseguir com o procedimento de plantio direto, é importante cavar a área onde o lírio crescerá no futuro. Deve-se ter em mente que a profundidade de escavação deve ser de cerca de 40 cm. Metade dessa profundidade será necessária para o plantio da planta e a outra metade para colocar o sistema radicular. E também é preciso levar em conta a qualidade do solo: se for bastante pesado então é preciso adicionar um pouco de areia. Além disso, é permitida a utilização apenas de areia lavada de rio e proibida a argila de pedreira. Recomenda-se adicionar areia na proporção de 1 balde por 1 m 2.

24 horas antes de plantar o bulbo da planta no solo, o buraco deve ser preenchido com água. O procedimento de desembarque em si só pode ser realizado em tempo seco. Antes de colocar a cebola no buraco, deve ser umedecida com água.

Cuidado correto

O cuidado adequado é a base para o crescimento ativo a longo prazo e bom desenvolvimento dos lírios híbridos LA. O passo mais importante no cuidado de uma planta é a rega adequada. Então, em junho e na primeira quinzena de julho recomenda-se regar o lírio pelo método da raiz... Isso se deve ao fato de que o contato de líquido com as folhas da flor pode causar queimaduras graves. Além disso, após a rega, é imprescindível a realização do procedimento de cobertura morta, pois isso garantirá a preservação da quantidade necessária de líquido no interior do solo.

Quanto aos procedimentos de alimentação e fertilização, deve-se ter em mente que esses processos devem consistir em várias etapas. Portanto, recomenda-se aplicar fertilizantes pela primeira vez no início da primavera nesse período, enquanto a planta ainda não formou os primeiros brotos. A próxima alimentação é feita durante a formação dos botões. Ao mesmo tempo, o superfosfato duplo, o magnésio de potássio ou os complexos minerais prontos (os últimos são usados ​​dissolvidos em água) são mais frequentemente usados ​​como uma mistura de fertilizantes. E também o estrume pode ser usado como fertilizante. No entanto, neste caso, deve-se ter em mente que é estritamente proibido o uso de material novo.

Métodos de reprodução

Para propagar o lírio híbrido LA com suas próprias mãos em casa, você deve recorrer ao método vegetativo mais comum e simples. Então, para realizar a reprodução vegetativa é necessário aguardar a maturidade do exemplar... Quando o lírio atinge a idade de 3 ou 4 anos, a planta forma vários bulbos filhas (bebês). Normalmente nesta fase, seu número varia na faixa de 3 a 7 peças.

No início da primavera ou outono (ao mesmo tempo em que é recomendado plantar uma planta), uma flor madura com bulbos filhas formados é desenterrada e então os filhos são cuidadosamente separados. Para a reprodução, os bebês e as lâmpadas-mãe são plantados separadamente (conforme descrito acima). Nesse caso, você deve seguir regras simples:

  • o procedimento de transplante é recomendado para ser realizado em tempo nublado;
  • as plantas precisam ser transferidas com um grande torrão de terra.

Doenças e pragas

Os lírios, que pertencem ao grupo dos híbridos LA, têm boa imunidade e são bastante resistentes a doenças e pragas. No entanto, algumas doenças podem afetar o crescimento e o desenvolvimento da planta. Botânicos e jardineiros experientes relatam que os lírios são mais freqüentemente afetados por doenças fúngicas e podridão bacteriana.

Nesse caso, se você notar os primeiros sinais de desenvolvimento da doença, você deve começar imediatamente a curar a planta... Em primeiro lugar, é necessário remover todas as áreas afetadas da planta e, em seguida, tratar toda a flor com um preparado contendo cobre (HOM, Oxyhom ou solução 1% de calda bordalesa). Se o seu lírio foi afetado por uma infecção bacteriana, então fungicidas biológicos devem ser usados: por exemplo, Trichodermin, Gamair ou Fitosporin.

Quanto às pragas e microorganismos desfavoráveis, na maioria das vezes os lírios da classe LA infectam ácaros da cebola da raiz, larvas da mosca-do-lírio ou pulgões. Se você notar esses insetos no estágio inicial da lesão, poderá eliminá-los com a ajuda de uma solução de sabão ou infusão de cinzas. Se o arbusto for afetado de forma bastante intensa, é recomendável o uso de inseticidas.

Exemplos em design de jardins

Lírios LA-híbridos são plantas que serão uma excelente decoração para qualquer jardim ou horta, bem como um terreno pessoal ou área pública. É por isso que essas flores são muito populares entre os paisagistas.

Então, a partir de lírios híbridos, você pode criar canteiros de flores incomuns usando apenas plantas monocromáticas ou combinando variedades multicoloridas de lírios... Além disso, os lírios podem ser complementados com outras flores de tons semelhantes ou contrastantes.

Com a ajuda de híbridos LA, você pode decorar gazebos, escorregadores e jardins de pedras. E também os lírios podem ser plantados em todo o perímetro da casa, perto da entrada ou ao longo dos caminhos.

Para híbridos de Lily LA, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário