Lírio real: descrição e variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Muitos consideram o lírio real uma das flores mais luxuosas e requintadas. No entanto, apesar de a planta ser extremamente caprichosa, não requer cuidados especiais por si mesma. Basta conhecer as regras básicas para plantar uma planta e tratá-la de pragas.

Peculiaridades

Esta flor foi cultivada há relativamente pouco tempo, no início do século XX. Por muito tempo, foi o lírio que foi considerado um símbolo das famílias reais e da boemia. É por isso que a nova flor híbrida recebeu um nome nobre correspondente. Foi usado pela primeira vez para decorar o jardim do Arnold Arboretum por Wilson, que estava fazendo sua pesquisa em Massachusetts.

A planta é bastante forte e grande. A altura de seu caule pode ser de até 1-1,5 metros de altura. Sua cor não é muito brilhante, verde-acinzentada.

A base é decorada com charmosas flores tubulares de diferentes tonalidades. O centro amarelo desta flor é cercado por pétalas lindamente curvas. Cada um dos botões atinge cerca de 15 centímetros de comprimento.

Uma característica interessante que agrada a maioria dos jardineiros é que as flores são muito fáceis de plantar. O fato é que todas as suas características genéricas são transmitidas independentemente de se os lírios são plantados com bulbos ou se utilizam para isso sementes. A única diferença é a rapidez com que a planta encantará os jardineiros com flores. Se você usar sementes, terá que esperar três anos pelo resultado desejado. Quando uma pessoa planta um bulbo, a floração pode ser esperada já na próxima estação.

O lírio régio é uma planta chinesa. Na natureza, é encontrada nas regiões montanhosas da Ásia e, em particular, na China. O clima é caracterizado por secas periódicas. Portanto, a planta é bastante normal para períodos de curto prazo sem umidade. Como o clima tibetano parece mais adequado para esses lírios, não regue a flor com muita frequência.

Variedades

Nem todos os lírios reais são iguais. A descrição das diferentes variedades pode ser bem diferente. Portanto, você precisa descobrir as informações básicas sobre a planta selecionada antes de comprar.

  • Branca de Neve. Um híbrido de cor branca como a neve atinge uma altura de 1,5 a quase 2 metros. Ele também tem um aroma rico. A desvantagem da planta é que o lírio tubular branco é altamente suscetível a todos os tipos de doenças. É melhor cultivar essa flor real nas regiões do sul do país.
  • Álbum. Esta variedade do lírio real clássico também agrada com uma tonalidade branca. Seu meio é amarelo. A flor é grande e larga o suficiente. A planta se desenvolve melhor onde está sempre ensolarado e quente.
  • Lírio-tigre. Outra variedade popular é o lírio-tigre. O nome desta planta é justificado pela cor das pétalas, que lembram a cor da pele de um perigoso predador. A altura da planta é de 120 centímetros. Existem flores com pétalas duplas, criadas por criadores modernos.

Como plantar?

Para que a planta se enraíze rapidamente e comece a florescer na próxima temporada, é muito importante plantá-la corretamente. Uma das principais características dos lírios reais é que a flor pode crescer mesmo em solos pobres e em condições difíceis. O lírio real plantado em solo preto se desenvolve muito mais lentamente. Além disso, os bulbos ou raízes da planta nesse solo podem começar a apodrecer.

É importante que a planta receba sol suficiente regularmente. Os jardineiros profissionais aconselham evitar a adição de estrume ao solo. Não vai adiantar nada. A planta em tais condições pode ser afetada por fusarium ou podridão cinzenta.

A melhor opção é solo de alta qualidade, drenado, solto e respirável. Seu nível de acidez deve ser neutro. Antes de plantar os bulbos, é aconselhável cavar o canteiro do jardim e colocar um pouco de cinza no solo.

Antes de plantar uma planta em campo aberto, ela deve ser preparada. Isso é muito fácil de fazer. Em primeiro lugar, as lâmpadas economizadas no ano passado ou compradas devem ser embebidas em solução. Pode ser uma solução fraca de manganês ou um bioestimulante profissional. No segundo caso, todas as instruções estão escritas na embalagem. Na primeira, as lâmpadas devem simplesmente ser colocadas em um recipiente com uma solução de manganês por duas horas e meia.

Isso é feito para "acordar" a lâmpada. Além disso, desta forma é possível desinfetá-lo.

Também vale a pena dar uma olhada no próprio bulbo, porque nem todo material de plantio é de qualidade suficiente. Um bom bulbo de lírio-rei não deve ter escamas secas. O ideal é que as raízes cultivadas tenham até cinco centímetros.

Na próxima etapa, você pode prosseguir com o plantio da planta. Para fazer isso, você precisa preparar os orifícios com antecedência. Deve haver uma distância de cerca de 15 centímetros entre eles. O bulbo está imerso no buraco cerca de 10-15 centímetros. Tudo depende do tamanho da própria lâmpada. Além disso, você pode cobrir o solo com uma camada de cobertura morta, usando, por exemplo, uma camada de serragem.

Se todas essas etapas forem realizadas corretamente, a planta criará raízes muito rapidamente e começará a crescer. Idealmente, deve ser plantado na primavera ou no início do outono. Depois de alguns anos, os lírios podem ser transplantados para outro lugar, se necessário.

O primeiro passo é esperar que o bulbo floresça. Depois disso, você precisa dar à planta algumas semanas para que ela recupere a força. Em seguida, você pode desenterrar o lírio com cuidado. Durante este processo, você deve tentar não danificar as raízes. Uma cebola retirada do solo é cuidadosamente lavada em água corrente. Além disso, os "bebês" são separados do bulbo principal, materno.

Depois disso, o mesmo processo é repetido como ao plantar um lírio pela primeira vez.

O material de plantio é colocado em um recipiente com uma solução fraca de permanganato de potássio (embora desta vez por apenas 20 minutos). Em seguida, é seco; as raízes são cortadas. O comprimento não deve ultrapassar 7 cm, então os “cabritos” são plantados em uma nova área. O solo também pode ser coberto com cobertura morta, se desejado.

Como cuidar bem dele?

Cuidar do lírio real também é uma parte importante do processo de cultivo. Como outras plantas, o regale precisa de alimentação. Isso é necessário para que a planta se desenvolva rapidamente e se agrade com belas flores. Os fertilizantes minerais devem ser aplicados três vezes ao ano. Aqui está um diagrama simples para ajudá-lo a fazer isso sem nenhum problema.

  1. Alimentação de primavera. Este é o primeiro e mais importante passo. Os pellets devem ser usados ​​assim que os brotos saírem do solo.
  2. A segunda etapa é a alimentação, que é feita depois que os primeiros botões aparecem no caule. Isso também precisa ser feito com bastante cuidado para não exagerar.
  3. Na terceira vez, você precisa alimentar a linha real depois que a planta já floresceu.

Além de vestir, há outros pontos aos quais o jardineiro deve prestar atenção.

Em primeiro lugar, vale lembrar que os lírios reais são muito frágeis. Portanto, é importante protegê-los de chuva forte ou vento.

    Para isso, recomenda-se que sejam plantadas sob a cobertura de galhos de árvores ou galpões. Para o inverno, o lírio deve ser protegido do frio cobrindo-o com uma camada de serragem. Você também pode cobrir a planta com filme plástico. Mas, neste caso, ele precisará ser ventilado periodicamente.Você também precisa regar a planta periodicamente se estiver muito quente lá fora e tirar ervas daninhas.

    Doenças e pragas

    De vez em quando, belas flores estão sujeitas a ataques de doenças ou pragas.

    O inimigo mais perigoso desta flor é o besouro do lírio. É prejudicial porque danifica as folhas ao se alimentar de seu suco. O mesmo vale para os botões. É possível salvar uma flor de um inseto perigoso. Mas os besouros terão que ser recolhidos à mão, gastando tempo nisso. Isso não é tão difícil de fazer, porque o inseto tem uma cor laranja brilhante, é fácil de localizar e pegar. Se a flor estiver atacando um grande número de besouros, você pode tentar tratar a flor com inseticidas. Os profissionais recomendam o uso para este fim de meios como "Karbofos" ou "Aktara". Seguindo as instruções simples da embalagem, a flor logo estará curada.

    Existem outras pragas que podem prejudicar uma flor nobre. Estes são, por exemplo, um urso e pulgões. Para combatê-los, vale também a pena usar inseticidas.

    Se falamos de doenças, é importante notar que os lírios reais estão frequentemente sujeitos a doenças fúngicas. A doença mais popular é a podridão bacteriana. Isso pode ser reconhecido pelo fato de que as folhas gradualmente ficam amarelas e as flores começam a morrer. É mais fácil evitar essa doença do que lidar com ela mais tarde. Para que a planta não sofra, deve-se cuidar para que o solo não fique encharcado. Você raramente precisa regá-lo, não muito zeloso.

    Além disso, não aqueça demais o solo. Isso fará com que a planta murche. Portanto, você precisa escolher cuidadosamente o material para cobertura morta. Por exemplo, serragem serve.

    Uso em paisagismo

    Lírios reais lindos pode ser usado em paisagismo de várias maneiras.

    • Cobertura. Se possível, toda uma sebe dessas belas flores pode ser plantada no local. Eles são bastante altos e decorados com folhas longas. Essa cerca sempre parece incrivelmente bonita. É melhor plantá-los na parede posterior do local ou canteiro de flores. Caso contrário, as plantas altas esconderão as flores mais baixas.
      • Pouso único. Uma maneira mais fácil é o pouso único. Neste caso, as plantas são plantadas a uma distância razoável umas das outras. Isso permite que a planta permaneça sempre bela e vibrante, pois recebe nutrição suficiente.
      • Decoração do jardim de rochas. Lindos lírios podem fazer parte de um mixborder ou de um jardim de pedras. Eles devem ser plantados na camada inferior, tudo pelo mesmo motivo - por causa de sua altura. É igualmente importante ser capaz de combinar lírios com outras flores que crescem ao lado deles. Os melhores vizinhos para eles são as peônias. Eles são maciços, brilhantes e ficam ótimos em combinação com lírios brancos clássicos. Outra ótima opção de flores que podem ser plantadas ao lado dos lírios é o flox. Eles não são apenas bonitos, mas também despretensiosos. Você pode escolher flores brancas, rosa ou roxas com pequenos botões para combinar com lírios reais.

        Além disso, ao decorar um jardim de pedras, você pode usar flores como narcisos, tulipas ou açafrões. Rosas, astibaldos e delfínios parecem harmoniosamente ao lado dos lírios.

        Resumindo, podemos dizer que esta nobre flor real pode ser usada para decorar quase todos os locais. Ficará ótimo no gramado e em um grande canteiro de flores e ao lado de uma cerca alta. Se você cuidar bem da flor, a planta em qualquer área ficará linda e florescerá por muito tempo.

        Como propagar lírios rapidamente na primavera, veja abaixo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário