Lírios de interior: características, tipos e cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Cuidado correto
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Dicas úteis

Talvez uma das flores de interior mais bonitas sejam os lírios. Muitas pessoas adquirem essas plantas adoráveis ​​para decorar suas casas. No entanto, antes de conseguir lírios de interior, é importante descobrir como cuidar deles adequadamente. Hoje vamos dar uma olhada nessas lindas flores e descobrir em que subespécies elas estão divididas.

Descrição

Não há decoração interior melhor do que flores frescas. Eles são capazes de reviver a atmosfera, enchê-la de cores. Existem muitos tipos de flores de interior que parecem realmente chiques, expressivas. Lily também pertence a essas plantas.

É uma flor bulbosa muito delicada com um perfume maravilhoso e convidativo que é popular entre muitas pessoas.

Os lírios são perenes. Suas lâmpadas consistem em escamas especiais não fechadas que são muito suculentas. Devido a essa característica, os lírios são considerados flores soltas. O tamanho dos bulbos de uma bela flor pode variar. Seu diâmetro normal varia de 1 a 30 cm.

Os bulbos têm formato esférico característico, mas flores com processos ovóides também são encontrados. As escalas são fixadas na parte inferior. Este elemento representa a parte inferior do bulbo, onde está localizado o ponto de crescimento.

Os lírios podem ter os seguintes tipos básicos de raízes:

  • basal e retrátil são formados na área inferior;
  • raízes supra-bulbosas aparecem no caule da planta por apenas uma estação, após a qual morrem com ela.

Ao transplantar lírios, é extremamente importante agir com cautela e cuidado. É necessário cuidar desta flor de forma a não prejudicar o sistema radicular. Também é impossível secar demais a planta em qualquer caso.

Os lírios têm um caule reto característico. Sua altura pode ser de 15 a 25 cm - este parâmetro depende diretamente do tipo específico de flor. Ao longo de todo o comprimento, o caule é coberto por folhas de lírio, que se assentam firmemente sobre ele, como se se enrolassem em uma espiral.

Existem subespécies de lírios que dão uma roseta de raízes de folhas. Em alguns casos, a folhagem é coletada em um talo em um tipo de verticilo. Pode haver um número diferente de folhas com base no lírio. Existem plantas exuberantes, bem cobertas de lâminas de folhas, e também existem espécimes mais modestos com um pequeno número de folhas.

A inflorescência do lírio forma uma escova em forma de cilindro, cone ou guarda-chuva. Normalmente, o racemo tem cerca de 8-16 flores (o maior número raramente ultrapassa 30). As flores na inflorescência florescem em estágios - das que estão na parte inferior às que estão no topo. Cada flor permanecerá sem murchar por 3-9 dias. A floração geralmente dura 2 semanas ou mais.

A flor desta planta popular consiste em 6 pétalas separadas, dispostas em duas linhas. No centro há 6 estames com grandes anteras esvoaçantes, bem como um pistilo, que mais parece um pilar em miniatura com uma coroa de estigma. Na maioria dos casos, o último tem uma cor brilhante característica, como as anteras. A flor de lírio clássica tem apenas 6 pétalas, mas pode haver mais pétalas, como é o caso de belas variedades de terry (tigre, cacheado).

A forma das flores pode ser:

  • tubular;
  • turbante;
  • em forma de funil;
  • em forma de sino;
  • em forma de xícara;
  • em forma de estrela;
  • plano.

A cor das flores pode ser muito diferente - do branco simples ao amarelo, rosa, etc. As plantas podem ter manchas ou podem florescer sem elas. Uma cor pode ser vista em uma flor, ou uma combinação de várias escalas espetaculares.

O tamanho das flores de um lírio doméstico depende muito de sua forma e estrutura. As variedades turvas ligeiramente inclinadas em diâmetro podem atingir 5 a 10 cm. De lado, parecem lanternas chinesas em miniatura. Flores mais longas em forma de funil geralmente não ultrapassam a marca de 4 cm de diâmetro e seu comprimento médio é de cerca de 15 cm.

Os lírios ficam realmente lindos em buquês. Eles se misturam perfeitamente com muitas outras cores conhecidas.

Variedades

Existem muitas variedades de lírios domésticos que ficam bem em potes. Cada uma das espécies tem seu próprio nome, características externas distintas. Vamos conhecê-los melhor.

Asiáticos

Este é o nome dos potes de lírios, que são um dos mais despretensiosos em matéria de cuidados e manutenção. É fácil encontrar um substrato para essas lindas flores em que elas se sentem bem.

Também não há requisitos especiais para o meio ambiente.

Este grupo de espécies inclui muitas variedades diferentes, que diferem umas das outras tanto na cor quanto nas datas de floração. As flores das variedades asiáticas são em forma de tigela ou funil. São caracterizados por uma parte central estaminada. As flores geralmente crescem até 0,5-1,3 m de altura.

oriental

Este é o nome de um rico grupo de lírios, que se distingue por uma beleza especial e rara. As flores orientais exalam um aroma agradável e discreto. Suas flores são turvas ou tubulares.

As flores desta espécie são muito bonitas, mas caprichosas em matéria de seleção de solo. Os lírios orientais são suscetíveis a várias doenças virais graves. Para essas flores, é recomendável preparar solo ácido e solto. Deve ser o mais nutritivo possível para a planta criar raízes de forma adequada.

Os lírios orientais gostam mais quando a luz do sol os atinge. Essas flores não toleram os efeitos das correntes de ar.

Para a manutenção da casa, eles costumam escolher variedades de tamanhos menores, cuja altura não excede 50 cm. Se se trata de manter no jardim, então é permitido plantar exemplares maiores, cuja altura pode chegar a 2,5 m.

Encaracolado

Híbridos que não têm medo de baixas temperaturas. Eles podem ser cultivados ao ar livre e em casa. Os lírios encaracolados são extremamente raros, o que atrai muitos cultivadores de flores. Solo muito ácido não é adequado para essas flores, por isso não é recomendado o uso de serragem para cobertura morta.

As espécies de lírios crespos se desenvolvem melhor em ambientes escuros. É verdade que mesmo estar ao sol não tem um efeito prejudicial sobre eles. Estas são plantas perenes que podem não mudar de localização por muitos anos. Eles florescem com botões caídos que florescem em longos caules que ficam de pé. Sua altura varia de 1,1 a 1,7 m.

Eles precisam receber uma liga em tempo hábil.

Dourado

Planta perene, planta bulbosa. O diâmetro normal do rizoma é de 14 a 16 cm. Pedúnculos são dispostos verticalmente. A altura deste último pode ser de 50 cm a 2 m.

As flores são grandes e crescem largas. Eles têm pétalas alongadas e curvas caracterizadas por bordas franjadas.

O fundo principal das flores é branco. Pode ter listras longitudinais amarelas no centro e manchas pretas. Um aroma muito delicado, delicado, mas persistente emana desses lírios.

Essas plantas espetaculares florescem em agosto-setembro. Eles costumam sofrer de fusarium. Recomenda-se plantar lírios dourados em condições de iluminação suficiente, nível de umidade ideal.

Real

Variedades tubulares de lírios, sua altura média é de 1 m. As folhas da flor são alongadas, estreitas. O comprimento médio é de 9-13 cm.As flores crescem volumosas, tubulares. Os botões brancos como a neve têm garganta amarelada e um ramo exuberante no estigma.

As pétalas desta planta têm uma forma arredondada uniforme. Normalmente, não mais do que 6 botões florescem em um pedúnculo. As variedades podem manter suas qualidades originais, independentemente de como são propagadas.

Os lírios reais são pouco exigentes no cuidado, e não caprichosos na manutenção.

Anão

Ideal para condições de cultivo em interior. Eles são pequenos em tamanho e são completamente pouco exigentes no cuidado. Essas plantas adquirem uma bela aparência decorativa apenas para o período de floração, enquanto as folhas não apresentam atrativos especiais. Os lírios anões estão crescendo rapidamente. Elas começam a florir cerca de duas semanas após o plantio.

Longiflorum

Estas flores são muito populares entre os floristas iniciantes e mais experientes. A relevância dos lírios de flor longa é devido à sua beleza incomparável e aroma deslumbrante. Apesar de toda a sua beleza e ostentação, essas plantas estão entre as mais caprichosas. É difícil cultivar esses tipos de lírios em condições de jardim, mas estando no parapeito da janela, eles trazem muito menos problemas.

Os botões de lírio de flores longas parecem sinos em miniatura com pétalas longas e curvas. A altura do caule pode ser de até 1 metro. Na maioria dos casos, essas flores são cultivadas para corte posterior.

Hippeastrum

Uma flor interessante, que em suas características externas se assemelha a outra espécie - amarílis. Se você olhar com atenção, poderá encontrar muitas diferenças entre essas plantas. O hippeastro possui um caule denso e forte, sem vazios em sua parte interna. O caule cresce excepcionalmente reto.

Hippeastrum floresce com botões multicoloridos, caracterizados por uma beleza especial. O rizoma da planta é bulboso, apresenta uma estrutura arredondada ou alongada, coberta por escamas esbranquiçadas. A maior parte dos representantes das espécies descritas não perde a cor verde em repouso.

Amarílis

Antes de entrar em um estado dormente, esta planta perde folhas. Ele abre no início da temporada de outono. Se você cuidar da amarílis com competência e regularidade, ela pode florescer novamente, mas no final do inverno.

O pedúnculo, em contraste com o hippeastro acima mencionado, é oco por dentro. As flores são em forma de funil. Prevalecem os tons vermelhos com inclusões brancas.

Os bolbos têm uma forma característica em forma de pêra, diferindo em escamas acinzentadas.

Como plantar?

É importante plantar lírios de interior corretamente, observando todas as nuances e características desse processo. Os especialistas recomendam comprar e replantar esta flor no outono. No fundo da panela preparada (cerâmica ou plástico), é necessário colocar pedras de uma fração fina, seixos, argila expandida, poliestireno ou tijolo triturado.

Esta cultura ornamental, amada por muitos, adapta-se facilmente a novos solos adquiridos, de forma que plantar lírios não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. As flores prosperam em solo negro misturado com húmus e composto de folhas, ou em relva macia.

Além disso, uma solução mineral com compostos de potássio e nitrogênio é adicionada ao pote. Para se livrar de todos os fungos, o solo deve ser regado com uma solução quente de permanganato de potássio. Em seguida, o solo é derramado sobre a camada de drenagem e os bulbos de flores são pressionados com o máximo de cuidado possível. Eles precisam ser borrifados com terra de 15-17 cm. Em seguida, você precisa regá-los com um líquido limpo e morno e mover a panela para um local escuro da casa.

À medida que as mudas crescem, será necessário adicionar solo fresco.

Com a chegada da estação quente, a flor deve ser transferida para a varanda ou loggia para que se acostume com o frescor. Deve-se ter cuidado para que os raios diretos do sol não incidam sobre a folhagem da planta. O superaquecimento excessivo fará com que o lírio doméstico murche.

Cuidado correto

No decorrer do crescimento e lírios floridos cuidados adequados devem ser fornecidos.

  • Até que os botões apareçam a planta deve ser borrifada com água fria (sempre macia). É permitido cuidar da flor com estimulantes de crescimento, tentando não tocar nas inflorescências. Em seguida, as flores devem ser sombreadas, caso contrário, podem aparecer queimaduras.
  • Quando as plantas atingem 9-12 cm, eles devem ser transferidos para a varanda. Treine seu plantio para o ar fresco. Você deve começar com 20-30 minutos de caminhada. Aumente esse tempo gradualmente. Se a temperatura estiver muito baixa, é melhor não tolerar as plantas.
  • Se muitas flores aparecem no arbusto, você precisa instalar a peça de suporte.

No início do crescimento, a flor deve se desenvolver a uma temperatura não inferior a +10 graus. Quando sua altura é de 10 cm, é necessário deslocar o patamar para um local mais iluminado e com temperatura de +16 graus (não mais). No futuro, para o crescimento de uma flor saudável, uma temperatura de +25 graus e uma quantidade suficiente de sol serão necessárias.

Muitos estão interessados ​​em saber o que fazer a seguir se o lírio desaparecer. Depois de uma floração exuberante, começa um estágio dormente. Você não precisa cortar as hastes amareladas. Neste momento, a flor deve ser regada pelo menos uma vez por semana. Quando o caule e a folhagem estão completamente secos, a rega deve ser interrompida.

Todas as subespécies de lírios adoram umidade elevada. Quando o solo seca, as flores param de crescer. Eles devem ser regados pelo menos uma vez a cada 3-4 dias. A água deve ser resolvida chuva ou fervida, quente. O líquido não deve ser duro.

O solo deve ser solto a uma profundidade não superior a 4-6 cm, não se pode tocar nas raízes, senão não conseguirá cultivar uma planta bonita, mesmo que o plantio tenha sido correto. É necessário afrouxar após cada rega. Vale a pena alimentar a flor com fertilizantes especiais. Isso deve ser feito após o plantio dos bulbos, quando os caules das flores estão soltos, no final da floração.

Métodos de reprodução

Freqüentemente, os lírios são propagados por crianças - bulbos jovens que crescem perto da maior mãe. Eles são separados cuidadosamente e, em seguida, enterrados 2-2,5 cm no solo. O recipiente com mudas jovens precisará ser coberto com papel alumínio e arejado e regado de vez em quando.

Os lírios podem ser propagados e posteriormente cultivados por sementes. Este é um processo trabalhoso e demorado. As sementes devem ser compradas em uma loja especializada em jardinagem ou coletadas em uma caixa com uma flor previamente murcha. Recomenda-se iniciar a semeadura em março. As sementes devem ser cuidadosamente aprofundadas no solo em 1-1,5 cm.

Após o plantio, recomenda-se jogar areia de rio sobre o solo. Os recipientes de sementes devem ser cobertos com vidro ou papel alumínio. Assim que as primeiras folhas verdes surgirem, as mudas precisarão ser movidas com cuidado para um local mais claro na casa. Para isso, um peitoril da janela acima da bateria é adequado. Bulbos frágeis e vulneráveis, quando as primeiras folhas eclodirem neles, precisarão ser mergulhados com a máxima precisão e, em seguida, transplantados cuidadosamente para vasos separados.

Os lírios que cresceram a partir de sementes começam a florescer apenas no segundo ano.

Doenças e pragas

Os lírios, como quaisquer outras flores de interior, podem adoecer. Os seguintes sinais externos podem indicar a presença de problemas:

  • parar o crescimento da planta;
  • letargia;
  • queda e amarelecimento da folhagem.

Se ocorrerem esses problemas, isso significa que a flor está doente ou foi vítima de insetos. Neste caso, você deve agir o mais rápido possível para que os lírios não morram.

Se o ar na sala onde os lírios são mantidos for excessivamente úmido e quente, esporos de fungos perigosos podem começar a se multiplicar nos caules e folhas da flor. Se você não fornecer à planta o tratamento e os cuidados adequados, ela não sobreviverá. Lily precisará ser tratada com cuidado com preparações especializadas contra fungos.

As raízes podem cair gradualmente por dentro e as folhas podem amarelar e cair se a planta sofrer de uma doença como o fusarium. Para não enfrentar esta grave enfermidade, os rizomas devem ser embebidos em solução aquosa de Fundazol por meia hora.

Se houver água estagnada no solo, a flor pode sofrer de podridão cinza ou vermelha. Se não houver fertilizantes minerais suficientes, as folhas ficarão finas, esparsas e podem cair. Para retornar a flor à sua aparência anterior, ela deve ser alimentada de vez em quando.

Os lírios podem sofrer ataques dos seguintes parasitas perigosos:

  • escudo;
  • cochonilha;
  • ácaro-aranha.

É fundamental combater os parasitas nas fases iniciais, sem perder tempo. Se você não começar a agir para salvar e curar a planta a tempo, ela simplesmente morrerá. Você pode combater as pragas listadas usando inseticidas especiais na forma líquida. Eles são vendidos em muitas lojas. Esses compostos requerem uma rega completa do solo em que a flor cresce.

Você também precisará processar cuidadosa e escrupulosamente a parte do solo da planta.

Dicas úteis

      Ao cultivar e manter lírios caseiros você deve considerar uma série de dicas úteis de floristas experientes.

      • Se a planta estiver doente, é imperativo remover todos os botões dela.
      • Durante o primeiro ano de vida os ovários da flor devem ser aparados.
      • Quando ocorre o estágio de brotamento, a rega terá de ser aumentada. Mas aqui é importante não exagerar.
      • Se durante a temporada de verão uma flor for retirada para uma varanda ou loggia, terraço, área ajardinada, então é necessário atentar para o fato de que durante as chuvas as gotas não atingiam os lírios.
      • Não deixe lírios na varanda ou loggia durante o inverno. A temperatura rodeada por esta flor não deve cair abaixo de + 15-16 graus.
      • É aconselhável monitorar regularmente a condição da flor da casa. Se houver indícios de qualquer doença ou ataque de parasita, você deve tomar imediatamente todas as ações necessárias para salvar os lírios.
      • Um lírio em vaso pode ser colocado não apenas no peitoril da janela, mas também na prateleira ao lado da janela. Nessas condições, existe luz difusa que é ideal para essas cores.

      O próximo vídeo vai falar sobre os meandros de plantar e cuidar de um lírio-do-quarto.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário