Lírios híbridos: uma visão geral das variedades, regras de plantio e cuidados
A diversidade de espécies e variedades de lírios é simplesmente incrível. A escolha de uma horta pode ser extremamente difícil. No entanto, vale a pena encontrar lírios das variedades certas. Esta flor real é capaz de transformar qualquer paisagem, até mesmo a mais padronizada, conferindo-lhe espetacularidade, sofisticação e luxo. Entre as variedades de lírios, existem muitos caprichosos.
O que é isso?
A Ásia é considerada o berço desta planta perene bulbosa da família do lírio, mas este fato ainda não tem uma confirmação exata. O gênero do lírio inclui um grande número de espécies e subespécies - mais de cem. A altura das hastes eretas pode variar de 4 cm a 2 m. Dependendo da variedade, as cores, tonalidades e formas de floração podem ser diferentes:
- pelo tipo de um sino;
- tigelas;
- funis;
- estrelas;
- turbantes.
As espécies híbridas têm um efeito decorativo particularmente alto e muitas delas toleram bem o frio e são imunes a doenças.
Os lírios ficam bem em uma única opção de plantio e em várias combinações. Existem muito poucas flores que podem competir com a flor real em graça, elegância e beleza. Os híbridos têm sido criados por criadores desde o século 19, tentando aumentar a durabilidade e as qualidades externas da flor. Esse objetivo foi alcançado, mas os criadores não param por aí. A cada ano, mais e mais novas variedades desta ou daquela espécie híbrida aparecem.
Grupos híbridos
Os grupos de híbridos são apresentados em uma ampla variedade.
- Grupo asiático... Esses lírios são os mais caprichosos em termos de seleção de solo, é no grupo asiático que se encontra o maior número de variedades. Eles se sentem bem em quase todas as condições, eles criam raízes igualmente bem em tipos de solo férteis, ácidos e neutros. A variedade de cores, tonalidades, cores é muito ampla assim como a estrutura das inflorescências. Quanto à altura, o intervalo possível é de 50-150 cm.
- Grupo martagon... Eles também são chamados de encaracolados. Eles toleram geadas perfeitamente, têm excelente imunidade, florescem abundantemente e lindamente - até 25 flores por haste. O solo ácido não é adequado para eles, então eles não são cobertos com cobertura morta. Cresce igualmente bem à sombra parcial e ao sol. A cor é variada, manchada. A altura varia de 120 a 180 cm.
- Grupo oriental. De muito decoratividade, floração ampla e espetacular, com aroma incomparável. Este grupo pertence à elite aristocrática. Os requisitos de cuidados não são muito simples e, se ignorados, os híbridos estão sujeitos a doenças. Estas variedades não são recomendadas para quem está a dar os primeiros passos na jardinagem. Eles crescem melhor em solo fértil e ácido com drenagem. São plantadas ao sol em local calmo, são abrigadas para o inverno. Altura de meio metro a 250 cm.
- Um grupo de híbridos tubulares (Orleans). A forma das inflorescências lembra um funil (tubo), daí o nome. Embora existam várias variedades neste grupo com diferentes formas de flores. Este grupo é baseado no asiático. As cores são diferentes, a floração é longa, o aroma é muito pronunciado. Eles são plantados em solo fértil de tipo neutro. Inclui variedades resistentes à geada e resistentes ao frio.
- Grupo americano. Os criadores obtiveram esta espécie cruzando as variedades colombiana, leopardo e canadense. Os lírios americanos crescem em solo não ácido, não criam raízes bem após o transplante. A floração é intensa, cativante, exótica. A altura varia de 120 a 210 cm.
- Grupo Candidum. Ao combinar a calcedônia e as espécies brancas como a neve, esses lírios foram obtidos. Existem poucas variedades, mas todas são muito bonitas, elegantes. As cores são amarelo, branco, tons diferentes. Forma de tubo ou funil. Eles costumam ficar doentes, especialmente com infecções fúngicas. Cresce bem no sul. A altura varia de 120 a 180 cm.
- Grupo de flores longas... Difere nas grandes flores, em forma de sino, extremidades dobradas. O comprimento da flor é de até 20 cm. Muito caprichoso no cultivo, cresce melhor dentro de casa para o corte. Altura de 80 cm a um metro.
- Um grupo de brancos como a neve. A flor tem a forma de um tubo, as pontas são curvas, como os solos do tipo alcalino. Existem poucas variedades, a floração é branca como a neve, o aroma é muito forte. Caprichoso para as condições de crescimento.
- Híbridos tetraplóides. Essas plantas são despretensiosas, mas na faixa do meio requerem atenção. São muitas variedades, aroma forte, cores variadas.
- Híbridos canadenses. Muito bonito, vistoso, mas extremamente caprichoso. Floração em forma de sino amarelo, poucas variedades. Grupo fotófilo.
Variedades modernas e suas variedades
Os criadores cruzaram grupos de híbridos, melhorando gradativamente suas características. A hibridação levou ao surgimento de uma variedade de variedades, combinadas em subespécies. O nome dessas subespécies consiste, entre outras coisas, em um índice alfabético, é sobre elas que os jardineiros são orientados na aquisição de uma ou outra variedade.
Considere a descrição das subespécies.
Híbridos LO
Eles foram criados não há muito tempo, cruzando espécies orientais e de flores longas. Alto grau de decoratividade, grande floração. Eles toleram geadas perfeitamente, são imunes a doenças. Altura de um metro a um e meio. As variedades mais famosas:
- "Triunfante" - grande flor com uma borda branca como a neve e um coração rosa suculento;
- Promessa do príncipe - um tom rosado claro que gradualmente se transforma na cor de uma rosa desbotada;
- Rainhas prometem - podem ser mais claros ou mais escuros, mas a cor geral é rosa, encontram-se com uma tonalidade amarelada;
- Tesouro do mar - flores vermelhas muito brilhantes, vistosas, com manchas escuras no centro.
LOO híbridos
Derivado de três sabores diferentes, é considerada uma versão mais avançada de LO. A floração é muito grande, o aroma é pronunciado. As variedades mais populares:
- Dreamweaver - inflorescências tubulares rosa-brancas muito bonitas;
- Nuance - inflorescências grandes e luxuosas com leve ondulação, brancas como a neve, com um leve tom rosa;
- Rosa Brilhante - flores magníficas de rosa claro a rosa pálido com manchas;
- Polar - uma grande flor branca como a neve com uma ligeira adição de verde claro no centro.
LA híbrido
Flores refinadas e graciosas, o resultado do cruzamento de asiáticas com flores de flores longas. A imunidade é excelente, eles toleram o inverno bem protegidos. Os tons são variados - do branco neve ao vermelho escuro.
A floração é grande, de tipo denso, caules robustos, cheiro agradável, não cortante. Eles florescem cedo.
Variedades populares:
- "Estrela do Orgulho" - floração do damasco;
- "Nômade" - grandes flores de um tom lilás suculento;
- "Manhattan" - um tom de framboesa com um tom rosa;
- "La Paz" - floração rosa-branca;
- Estado Dourado - amarelo rico;
- Ercolano - tom limão claro;
- Califórnia - cor de cereja madura;
- Diamante indiano - flor de laranjeira luxuosa.
Híbrido OT
Uma das novas subespécies, que imediatamente se tornou popular. Criado pela combinação de espécies tubulares e orientais.
Espécimes muito altos, flores grandes. O aroma é intenso, a floração é brilhante, aristocrática. Eles toleram bem o inverno, a imunidade é excelente.
Variedades populares:
- Anastasia - pétalas rosadas com nervuras verdes;
- Donato - lindas flores roxas;
- Lua de mel - flor amarela desbotada;
- Príncipe roxo - belíssima cor bordô com um toque de violeta;
- Robina - as pétalas são roxas, o pescoço é branco-amarelado.
Híbrido OA
Derivado de representantes orientais e asiáticos. A variedade varietal é pequena atualmente. Floração muito bonita, graciosa e grande. Cresce bem à sombra parcial e ao sol.A variedade mais popular, Kaveri, tem uma cor marcante que vai do framboesa ao vermelho alaranjado.
Plantar e sair
Em geral, os lírios não são muito caprichosos, e isso é especialmente verdadeiro para o sol. Eles se dão bem em sombra parcial. Não plante flores em terras baixas com água estagnada e ar muito úmido. É importante que o jardim seja bem ventilado, mas as correntes de ar não são fortes. Eles crescem até 5 anos em um só lugar, então o solo deve ser fertilizado periodicamente. Escolha solos soltos e nutritivos com drenagem.
Areia, argila e lugares pantanosos não são absolutamente adequados.
Antes do plantio, o solo deve ser desenterrado e fertilizado com turfa, cinza, superfosfato. O processo em si é simples:
- trate as lâmpadas com "Fundazol";
- o desembarque é feito no outono;
- areia e cinzas são introduzidas no buraco;
- a lâmpada fica no chão em três de suas alturas;
- você precisa distribuir as raízes;
- a cebola é polvilhada com areia, terra e cobertura morta.
A cobertura é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- o primeiro - fertilizantes complexos assim que aparecem os brotos;
- o segundo - durante a formação de botões com superfosfato;
- terceiro - durante o período de floração.
O cuidado de Lily inclui um conjunto padrão de atividades.
- Hidratante - os lírios adoram umidade moderada, não podem ser derramados, senão as raízes morrerão, apodrecerão. Solo moderadamente úmido é ideal para eles. Freqüentemente, não é recomendável regá-los uma vez por semana na ausência de chuva. Eles fazem isso apenas no verão em clima quente. Na primavera, os híbridos não devem ser regados.
- Afrouxamento - isso deve ser feito após cada hidratação.
- Alimentando.
- Capina - à medida que as ervas daninhas aparecem.
Os lírios não gostam de transplantar, em nenhum caso deve ser feito durante o período de floração ativa.
Grandes variedades de híbridos devem ser amarradas, especialmente se o tempo estiver ventando e o local não estiver protegido de correntes de ar.
E também é aconselhável cobrir muitas variedades para o inverno:
- isso deve ser feito após o corte final de todo o canteiro de flores;
- embora nem todas as variedades exijam abrigo, em regiões com clima adverso é melhor jogar pelo seguro;
- crie um abrigo em várias camadas - folhas caídas, ramos de abeto, turfa, polietileno;
- híbridos orientais são muito termofílicos e não gostam de geadas, é melhor cobri-los não com uma folha, mas com uma camada espessa de turfa e ramos de abeto;
- na primavera, apenas as camadas superiores são removidas - filme, ramos de abeto;
- as camadas inferiores são deixadas até o início do calor estável.
Exemplos em paisagismo
Lírios híbridos são ativamente usados em projetos paisagísticos:
- variedades multicoloridas e tipos de lírios em um jardim de flores parecem muito impressionantes;
- os híbridos de lírios parecem luxuosos contra o fundo de espaços verdes;
- híbridos estranhos podem ser uma decoração real para o seu jardim;
- a exuberante floração de lírios parece luxuosa não apenas em jardins, mas também em design urbano;
- se você deseja criar uma composição eficaz, combine híbridos de diferentes alturas;
- essas flores são lindas e auto-suficientes, esse canteiro causará uma impressão indelével;
- a flor real fica bem em companhia de outras flores e plantas;
- os lírios podem ser plantados com segurança ao longo de cercas, cercas;
- o jardim pode ser elegante e bonito mesmo com uma pequena quantidade de inclusões de lírios;
- é melhor plantar variedades ao longo dos caminhos que não crescem muito;
- é melhor não plantar essas flores sob as árvores, mas nas imediações é possível;
- não tenha medo de experimentar - combine lírios de cores diferentes no mesmo canteiro de flores e acrescente a outras plantas.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.