Por que a eucaris não floresce em casa e o que fazer a respeito?

Contente
  1. Quando os botões aparecem?
  2. Por que o lírio da Amazônia não floresceu?
  3. Como simular a floração?
  4. Condições de vida e cuidados ideais

Eucharis (ou lírio amazônico) não é a flor de interior mais comum. E, a este respeito, mesmo os produtores experientes enfrentam problemas para cultivá-lo. Apesar disso, a planta chegou dos trópicos úmidos e de alta temperatura, portanto, são necessárias condições adequadas para sua manutenção. E se o lírio-da-amazônia não estiver florescendo, talvez as condições sejam incômodas. Mas também pode ser que o produtor esteja simplesmente apressando as coisas.

Quando os botões aparecem?

A floração dos eucaris ocorre geralmente na primavera e no outono. E quando as flores aparecem na planta de uma casa, pode ser considerado um feriado real. Os botões de flores lembram narcisos, mas são muito mais graciosos e o aroma que emana deles pode ser comparado a um perfume floral delicado.

Dizer que o lírio-da-amazônia muitas vezes vai deliciar você com flores é impossível. E embora de acordo com algumas associações suas flores sejam chamadas de Natal, há mais chances de admirá-las em fevereiro-março. A planta desenvolve um longo caule com um ramo de flores exuberantes e elegantes que se abrem uma após a outra.

Se as condições de floração forem favoráveis, a eucaris pode formar 2 pedúnculos ou até mais. E se uma florista experiente aprendeu a “entender” o lírio amazônico, ela pode deliciá-lo com flores até três vezes ao ano: isso acontece em maio, no último mês de verão e em um dos meses de inverno.

As flores do lírio amazônico se abrem sucessivamente, cada flor vive por uma semana (ou um pouco mais), toda a inflorescência floresce por 20 dias. Se a flor for grande, até 8 pedúnculos podem se formar nela, embora esses casos sejam raros. É impossível prolongar a floração da eucaris, embora muitos produtores gostariam de fazê-lo.

Mas deve-se entender que, para uma planta, o prolongamento da floração será uma carga enorme, simplesmente insuportável.

Após a floração, a planta necessita de um período de dormência: durante este período, o lírio-da-amazônia ganha força para se aproximar da melhor forma do novo estágio ativo. E se o criador começar a superestimular a flor, ele simplesmente adiará o período de dormência, a planta aumentará a massa verde. Mas não florescerá, não importa como você estimule.

Isso significa apenas uma coisa: a flor, como toda a vida na Terra, obedece a ciclos naturais. E se você não interferir com esses ciclos, se não interferir grosseiramente na vida de uma flor, você ficará encantado com períodos de floração maravilhosos e períodos estáveis ​​de descanso.

Por que o lírio da Amazônia não floresceu?

Mas se a flor já deve agradar com belos botões, e ainda não há floração, dificilmente se trata da naturalidade do ciclo. Na maioria dos casos, isso é um erro do florista. Por exemplo, ele pegou o recipiente errado para eucaris. A maioria das plantas de interior, como você pode ver, cresce bem em vasos médios a grandes. Mas as condições universais não são adequadas para a eucaristia. Ele só precisa de um pequeno pote.

Apenas em um vaso de tamanho modesto a planta será "confortável": o sistema radicular em tal vaso preencherá cerca de 90% do espaço, o que é bastante confortável para um lírio-da-amazônia. É a planta que cresce em pequenos recipientes que pode agradar com botões brilhantes e grandes. Nessas condições, a eucaris crescerá rapidamente, de forma constante, desenvolvendo boa imunidade contra doenças.

O recipiente ideal para a eucaride é um vaso cilíndrico, que não deve ser mais largo que 2 cm do rizoma da planta.

Essas condições contribuem para que a flor dê muitos novos filhos. Se você escolher um vaso grande de eucharis, a flor se "concentrará" no crescimento do bulbo. E são esses lírios que podem nem florescer.

Considere outras razões pelas quais a eucaris não floresce.

  • Transplante frequente. Se você está cultivando uma flor exótica em casa, esteja preparado para o fato de que, ao contrário de muitas outras plantas de interior, ela precisa ser transplantada com menos frequência. No caso da eucaris, o transplante não tem o melhor efeito na planta e, depois disso, muitas vezes requer um período de recuperação prolongado. E não são apenas os brotos que precisam de uma abordagem delicada, mas também as raízes tenras. São as raízes que muitas vezes morrem durante o transplante. Uma vez a cada 3-4 anos - aqui está o esquema para transplantar um lírio-da-amazônia, não se desvie dele. E se você já se dedicou a esse assunto, planeje-o apenas no início de março.
  • A umidade na sala está abaixo do normal. Eucharis não tem requisitos especiais de umidade, mas se o ar estiver muito seco, suas folhas e brotos podem murchar. E esta também é uma razão comum para a falta de botões. A planta nesta situação não consegue gastar energia na formação das flores, pois fica protegida do murchamento. Isso significa que o lírio amazônico requer umidade regular, especialmente na primavera e na primeira metade do verão. Mas não vale a pena hidratar a eucaris no inverno, pois isso pode levar ao desenvolvimento de um fungo.
  • Rega analfabeta ou esquema de fertilização incorreto. O regime de umidade do solo deve ser moderado, assim como a umidade do ar não deve ser excessiva. Na estação, adicione a umidade aos poucos, não em porções muito grandes, mas ao mesmo tempo o solo deve ser umedecido por igual. No inverno, a eucaris é regada duas vezes menos. Durante o período de dormência, a planta precisa de solo semi-seco. Se você se esqueceu de alimentar a flor, se você alimentou acima do normal, isso também pode afetar negativamente a floração.
  • Não há estágio de descanso. Para que o lírio-da-amazônia floresça, se desenvolva, seja viável, basta viver plenamente o estágio de repouso. Esta fase ocorre no inverno ou no final do outono. Tudo se compara com as condições naturais para uma flor: as condições desfavoráveis ​​para o crescimento da eucaris são observadas na vida selvagem no inverno ou no final do outono. A temperatura cai sazonalmente e todas essas condições contribuem para que a flor entre em um período de dormência. A necessidade de água da flor diminui, ela também precisa de menos nutrientes, a inibição ultrapassa os processos fisiológicos da planta. Se a planta não tiver repouso, seu ciclo anual perdurará, e o início da próxima fase de brotação também durará.

Se você analisar todos os pontos acima, se descobrir o motivo pelo qual sua eucaris não dá flores, parte do problema já está resolvido.

Mas o mais ofensivo é que alguns produtores não se preocupam em analisar, buscar motivos, mas simplesmente começam a estimular agressivamente a floração. Se todas as razões forem consideradas, todos os fatores de provocação negativos são eliminados, você pode recorrer a alguns truques profissionais.

Como simular a floração?

É impossível fazer uma planta florescer sem estresse. A moderação é necessária em qualquer negócio, portanto, para começar, basta criar condições confortáveis ​​para o Eucharis em casa. E então pense em como criar um programa de invernada artificial de lírios da Amazônia.

Para fazer isso, você realmente precisa realizar três etapas.

  1. Você deve transferir a flor para um local escuro ou apenas um espaço bem escurecido, onde a temperatura não será superior a +15 graus Celsius.
  2. Corte o modo de irrigação do substrato pela metade. Nesse caso, você deve pensar em regar o solo apenas quando ele estiver seco por mais de dois terços.
  3. Não alimente a flor, não hidrate sua folhagem.

Você não precisa fazer mais nada. Guarde o recipiente com eucaris assim por 1-2 meses. E então transferi-lo para as condições usuais de detenção.

E se tudo for feito corretamente, então você pode contar com 2-3 ciclos de floração por ano.Esta é a única maneira relativamente suave de estimular o surgimento de botões. Não pode haver superagentes, nem curativos especiais. De uma forma ou de outra, mas a planta deve passar por todas as etapas.

Condições de vida e cuidados ideais

Há uma lista completa de dicas que o florista deve conhecer antes que o lírio-da-amazônia apareça em casa. Se ele não possuir um conhecimento superficial sobre o seu conteúdo, mas sim informações sistêmicas, não haverá problemas para crescer.

Aqui estão 10 dicas para produtores de Eucharis.

  1. Para manter as flores do lírio amazônico grandes e brilhantes, alimente a planta com misturas de fosfato de potássio em tempo hábil.
  2. Para evitar que brotos pequenos e imperceptíveis apareçam na planta, remova brotos grandes e ineficazes dela.
  3. Verifique as leituras de temperatura e umidade na sala onde a eucaris está crescendo duas vezes por semana. No verão, ele precisa de uma temperatura de + 23 ... 30 graus. Mas mesmo dentro de + 18 ... 22 a planta estará bem. No calor, ele costuma ser levado para o ar fresco. O lírio da Amazônia precisa de muita umidade durante o período ativo.
  4. Duas ou três vezes por temporada, a flor deve ser tratada com agentes contra fungos e parasitas.
  5. Após a floração na eucaride, é imprescindível a retirada de todos os pedúnculos - assim será mais fácil introduzi-los na fase de repouso.
  6. Se você começar a organizar o estímulo da floração mais de três vezes por ano, muito provavelmente, você simplesmente destruirá a planta. Ele perderá a capacidade de florescer.
  7. O transplante do lírio-da-amazônia só é possível por meio de transbordo - todos os outros métodos são perigosos para a planta. Transfer permite transferir delicadamente a flor sem perturbar seu delicado sistema radicular.
  8. Certifique-se de rejuvenescer as plantas maduras para que possam florescer.
  9. A receita do solo correto para eucaris pode ser a seguinte: 1 parte de turfa, 1 parte de areia e 3 partes de terra folhosa.
  10. Se você decidir propagar o lírio amazônico por sementes, prepare-se para a complexidade do processo: a eucaris florescerá nas condições mais favoráveis ​​em 5 anos, não antes.

Proteja eucaris da luz ultravioleta brilhante, organize um solo nutritivo e absorvente para ela, pegue um pequeno pote no qual o sistema radicular ocupará 80% do espaço. Transplante o lírio-da-amazônia apenas na primavera, a cada 5 anos. Cuidado com os mosquitos cogumelos, pulgões, cochonilhas e ácaros-aranha.

O melhor lugar para a eucaristia é a janela leste ou oeste.

Como fazer a eucaris florescer, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário