Eucharis: características e tipos, cuidado e reprodução
Eucharis é merecidamente considerada uma das mais belas plantas de interior. Ele encanta os produtores com seus enormes botões e seu aroma sedutor de jasmim. Mesmo no final da floração, a planta se destaca por suas graciosas folhas grandes.
Descrição do lírio amazônico
Eucharis é uma planta de casa, cujo segundo nome soa como "lírio da Amazônia". O tamanho dos botões brancos como a neve no estado aberto chega a 12 centímetros. Flores no tamanho de 3-6 peças são combinadas em inflorescências em forma de guarda-chuva e estão localizadas em um pedúnculo bastante alto, cuja altura pode chegar a 60 centímetros. Vários pedúnculos florescem na eucaride ao mesmo tempo, o que torna sua aparência ainda mais espetacular.
De referir que na sua aparência a planta em floração assemelha-se a um narciso, e o seu aroma delicado lembra ligeiramente o jasmim. No final da floração, uma caixa verde com sementes é formada no arbusto.
Como regra, os botões da eucaris abrem duas vezes por ano - na primavera e no final do outono, praticamente no inverno. Entre a floração do inverno e da primavera, a planta está dormente, sem perder o efeito decorativo. Na entressafra, os donos da cultura admiram suas folhas em forma de ovo, de uma bela tonalidade verde-escura, cujo comprimento varia de 25 a 30 centímetros, às vezes 55 centímetros, enquanto a largura não ultrapassa 10- 20 centímetros. O pecíolo da eucaride é longo e quase todo o comprimento da folha. Nas folhas novas, as bordas são torcidas em dois tubos que correm ao longo da veia mediana.
O diâmetro do bulbo da planta é de 2 a 6 centímetros. Ao mesmo tempo, de um par a quatro placas de folhas crescem na cultura, e o número de flores é de 3 a 10 espécimes. Embora na maioria dos casos a cor das pétalas seja branca como a neve, tanto o amarelo quanto o verde podem ser encontrados. Deve-se mencionar que a eucaris é venenosa para os humanos devido aos alcalóides das flores.
Portanto, você não deve colocar o residente envasado no berçário ou onde os animais de estimação podem obtê-lo facilmente.
Variedades de flores
Existem vários tipos de eucaris, que são mais frequentemente cultivados por produtores de flores. A lista de nomes deve começar com a Eucaristia de flores grandes trazida da Colômbia. A seção transversal do bulbo pode ter até 60 milímetros e o comprimento do pedúnculo varia de 60 a 80 centímetros. As folhas largas assentam em pecíolos bastante longos. As flores crescem em uma bela tonalidade branca como a neve, com um diâmetro de quase 12 milímetros. Uma inflorescência é formada por 3-6 espécimes. A eucaris de flores grandes floresce três vezes: em maio, agosto e inverno.
Eucharis branco também vem da Colômbia. O bulbo em forma de ovo atinge um diâmetro de 50 milímetros. As folhas largas e elípticas se estreitam ligeiramente em direção ao topo e têm 15 centímetros de largura. O comprimento de uma placa é de 40 centímetros. O pedúnculo de eucaris é de cor verde-marrom, e nele aparece uma inflorescência em guarda-chuva, formada por 6 a 10 botões brancos como a neve de cheiro agradável. Esta variedade floresce apenas uma vez em março.
Eucharis "Mestres" frequentemente confundido com eucharis branco - eles têm bulbos semelhantes e ambos são representantes da espécie colombiana. Os pecíolos não são muito longos e as próprias lâminas das folhas são arredondadas na base. A largura da placa é de cerca de 15 centímetros e seu comprimento pode chegar a 25 centímetros. Um par de inflorescências cresce em um pedúnculo redondo, que se abre no início da primavera.
Eucharis "Sandera" mora na natureza na América do Sul. Os bulbos têm formato de ovo e as folhas largas lembram corações em sua forma. Uma placa tem 30 centímetros de comprimento e apenas 17 centímetros de largura. Os pecíolos da cultura são longos - até 15 centímetros. Em um pedúnculo, uma inflorescência de dois umbilicais de tom branco geralmente cresce, embora uma variante com 4-6 pequenos botões também possa se formar. "Sandera" floresce de fevereiro a abril.
Eucharis desdentado tem um bulbo oval e folhas triangulares. A largura de uma placa é de 11 centímetros e o comprimento chega a 23 centímetros. Os pecíolos da planta são longos e estriados. Uma inflorescência consiste em 6-8 flores brancas como a neve.
Condições de cultivo
É necessário referir de imediato que as condições de "habitação" da eucaris nas horas normais e durante o período de descanso são diferentes e, no segundo caso, tudo se torna mais simplificado. A planta precisa ganhar força e se preparar para o crescimento da massa verde e o aparecimento das flores. No final do outono, é necessário cortar as hastes das flores gastas, reduzir a irrigação e, se possível, mover o vaso para uma sala com temperatura mais baixa.
Para se recuperar, o euharius precisará de apenas um mês.
Iluminação
Acredita-se que a eucaris é capaz de se desenvolver em absolutamente qualquer ambiente. No entanto, a qualidade de seu crescimento será diferente dependendo da iluminação - em uma sala iluminada, a floração será mais abundante, e no parapeito da janela voltada para o norte, será mais modesta. A planta não gosta de exposição à luz solar direta. Em condições naturais, a cultura se desenvolve nas florestas montanhosas e, portanto, pode crescer com calma nas profundezas da sala. Em geral, o peitoril de uma janela voltada para o oeste ou para o leste e, portanto, desprovido do sol do meio-dia, é considerado ideal para ele.
Quando a eucaris é realizada na varanda no verão, é necessário fornecer sombra adicional. Depois que a planta cresceu tanto que não cabe mais no peitoril da janela, é permitido colocá-la entre as aberturas das janelas ou em um suporte próximo à janela. Se o lado norte ainda for escolhido, o vaso deverá ser colocado o mais próximo possível da fonte de luz. Em qualquer caso, é importante que a eucaris receba a quantidade necessária de iluminação, mas a folhagem não se queime. A planta reage melhor à iluminação difusa ou sombra parcial clara.
A cultura bulbosa precisa da mesma iluminação durante todo o ano, por isso já em outubro deve ser colocada mais perto da janela. Em caso de iluminação insuficiente, a planta não cresce bem a massa vegetativa e praticamente não forma pedúnculos, simplesmente substituindo as folhas.
Para o período de dormência, recomenda-se retirar as eucarises em pequena sombra e, na primavera, retornar gradativamente ao seu lugar e aumentar a iluminação.
Temperatura
Eucharis é ótimo se a temperatura não ultrapassar 18-22 graus. Durante os meses de verão, faz sentido colocar a planta na varanda, mas somente se a diferença entre as temperaturas noturnas e diurnas não ultrapassar os 8 graus. A diferença de grau ideal no calor será de 25-30 graus. No inverno, se a eucaris decidir florescer, a temperatura deverá ser mantida em pelo menos 18 graus. Se a cultura vai descansar, a temperatura pode ser reduzida para 15-17 graus.
A planta não deve ficar ao ar livre quando começa a esfriar à noite, e mais ainda não deve ser exposta às primeiras geadas. Como profilaxia oportuna, faz sentido no final de agosto organizar uma pequena estufa de polietileno.
É importante lembrar que temperaturas abaixo de 11 graus serão prejudiciais para todas as partes da eucaristia. Quando fica mais frio, as raízes e os bulbos começam a apodrecer e a folhagem voa.
O solo
O solo para a eucaris deve consumir umidade e ser nutritivo. A composição ideal pode ser obtida combinando 4 partes de solo folhoso, algumas partes de composto, parte de um verbasco apodrecido, algumas partes de areia grossa e parte de argila. Uma combinação de solo folhoso, grama, turfa e areia grossa, obtida na proporção de 2: 1: 1: 0,5, também é adequada. Não devemos esquecer a camada de drenagem criada a partir de pedras ou areia. Alternativamente, você pode usar hidroponia.
Como cuidar?
O cuidado domiciliar da eucaris não é tão difícil se você seguir as instruções corretas e entender em que período do ciclo de vida o arbusto se encontra.
Rega
É necessário regar a eucaris corretamente, caso contrário, haverá inúmeros problemas com a floração e com a própria flor. A irrigação é realizada regularmente e em quantidades suficientes, mas muito raramente - algumas vezes por semana, uma vez que o solo deve secar quase completamente. Se você regar com frequência, a água ficará estagnada na panela, o que provocará o apodrecimento das raízes. Aliás, a eucaris não tem medo da seca, e se você deixar uma semana e sair de férias, a planta não morre.
É possível determinar exatamente o quão seco o solo está com um pedaço de madeira afiado, que é abaixado no solo por 5-10 cm.
Quando a eucaris cai em um estado dormente, é possível não regá-la, mas apenas encher ligeiramente o reservatório com líquido. A irrigação é maximizada durante a floração. É melhor levar água da torneira ou líquido fervido à temperatura ambiente. As folhas reagem favoravelmente à pulverização, mas não durante a abertura dos botões, quando tal exposição ao líquido contribui para o aparecimento de manchas escuras e redução do período de floração. Porém, de vez em quando, é recomendável limpar as chapas com um pano úmido.
Em geral, a cultura adora umidade elevada, pois em condições naturais vive nos trópicos. Portanto, a pulverização regular com água estabilizada e naturalmente aquecida só será útil. Recomenda-se realizar o procedimento durante todo o ano, prestando especial atenção nos períodos de outono e inverno, pois o aquecimento nos apartamentos reduz o nível natural de umidade do ar. Se uma ação de um borrifador não for suficiente, faz sentido mover o recipiente para um palete cheio de seixos umedecidos.
Esfregar as folhas com um pano macio e úmido é considerado igualmente importante, mas uma alternativa é um banho quente completo. A pulverização é suspensa durante o período de formação do pedúnculo até o final do processo de floração. Se isso não for feito, as gotas que caem sobre os botões vão levar ao aparecimento de manchas marrons feias.
Top curativo
É costume aplicar fertilizantes à eucaris apenas quando a cultura aumenta sua massa vegetativa e floresce. Os complexos de nitrogênio não são particularmente recomendados, uma vez que as folhas se desenvolvem bem sozinhas e não requerem estimulação adicional. Em princípio, um pequeno número deles não será supérfluo se você quiser adicionar tamanho e beleza às chapas, mas é melhor dar preferência aos complexos líquidos, cuja parte principal é o fósforo. Este elemento promove uma floração bela e abundante.
A cobertura é realizada duas vezes por mês, algumas horas após a rega. É melhor fazer a concentração um pouco mais baixa do que a indicada nas instruções. Durante a floração, você também pode usar compostos orgânicos, por exemplo, uma decocção de resíduos de peixes marinhos.Acontece o seguinte: os componentes são fervidos por cerca de uma hora e meia em um pequeno volume de água, depois decantados e guardados na geladeira. O Eucharis vai precisar de apenas 50 mililitros do produto, usados uma vez por mês.
florescer
O florescimento de eucaris depende de quão bom é o cuidado. No melhor cenário possível, a cultura floresce duas ou três vezes ao ano com a mesma intensidade por 10 dias após a abertura da gema. Durante o período de floração, a planta deve receber bastante líquido, mas não sofrer transbordamento. É importante que o solo sempre seque bem. Um pedúnculo murcho após a floração deve ser descartado. Além disso, a fertilização é interrompida e a irrigação é gradualmente reduzida.
O arbusto precisa descansar por pelo menos um mês, de preferência 6 semanas. Neste momento, se possível, ele deve ser reorganizado em um local mais fresco.
Assim que começa o surgimento dos filhotes, podemos dizer que é hora de aumentar a frequência de rega e se preparar para a nova estação.
Transferir
Não é suficiente plantar Eucharis uma vez corretamente em um vaso - também é importante saber quando e como ele pode ser transplantado. Para que a planta floresça, é preciso escolher não nem um vaso espaçoso, mas um pequeno vaso apertado. Portanto, o plantio em um novo local deve ser realizado raramente - uma vez a cada 3-4 anos, quando a eucaris já adquiriu "descendência", irá desaparecer e cair em dormência. Ao fazer um novo recipiente, é necessário construir a camada de drenagem correta que retire o líquido dos bulbos e do sistema radicular. É melhor enchê-lo com uma mistura de duas partes de composto, uma parte de turfa e uma parte de areia grossa, que pode ser substituída por perlita.
O bulbo deve ser enterrado apenas até a metade e não se preocupe se seus filhos acabarem no subsolo. O pedaço de terra deve permanecer intacto e as próprias raízes não devem ser danificadas de forma alguma.
É melhor pegar uma panela que não seja alta, mas com largura suficiente, estenda a camada de drenagem com altura de 20 milímetros e coloque a cebola na profundidade de 40 a 50 milímetros.
Em princípio, um transplante pode ser realizado de acordo com instruções simples. Tudo começa com a compra de um pote, cuja largura será de 5 a 7 centímetros maior que a do anterior. Vários orifícios são criados na parte inferior para ajudar a se livrar do excesso de fluido. O conteúdo do vaso antigo é retirado juntamente com o solo com muito cuidado, com um efeito particularmente suave nas raízes. Tendo colocado eucharis em um novo pote, os vazios resultantes devem ser preenchidos com terra fresca.
Se o bulbo estiver a uma profundidade de 4-5 centímetros, você pode borrifar o solo enriquecido por cima e socar tudo qualitativamente.
Como você pode multiplicar?
A reprodução da eucaris geralmente é realizada paralelamente ao transplante com o auxílio de crianças formadas nos três anos anteriores. Basta separá-los da planta principal e plantá-los em recipientes separados que não sejam muito grandes. As crianças plantadas são irrigadas e retiradas à sombra com temperaturas moderadas por cerca de uma semana ou 10 dias. A rega durante este período não é necessária para a cultura. Além disso, quando a eucaris se acostumar com seu novo habitat, você pode começar a cuidar dela como de costume. É importante destacar que a floração de plantas recém-plantadas só é possível quando as raízes ocupam todo o vaso, trançam com uma bola de barro e recriam os filhos. Se a Eucaris não der filhos, você terá que usar sementes.
Deve-se mencionar que as plantas jovens precisam ser replantadas com muito mais frequência, pois o desenvolvimento de seu sistema radicular é muito intenso. O procedimento é realizado uma vez por ano, no final de março. A terra é suavemente solta, eucaris sai dela, suas raízes são suavemente esticadas. Se necessário, você pode enxaguar a cebola em água corrente, após o que as crianças, cujo tamanho chega a 4-5 centímetros, são separadas.
Os locais de cortes e feridas resultantes devem ser tratados com carvão amassado ou canela em pó.
Doenças e pragas
O motivo mais comum para o aparecimento de pragas em eucaris é o aumento da temperatura, acompanhado de baixa umidade do ar. A flor pode ser atacada por ácaros e pulgões, bem como insetos cochonilhas com tripes. Seu principal efeito se estende às placas - privando-se da seiva celular, as folhas ficam amarelas, depois secam e caem. Para salvar a planta, o primeiro passo é eliminar todos os insetos com uma esponja com sabão.
Em seguida, você precisa fazer uma solução de "Actellik", diluída em uma proporção de 1-2 mililitros de substância por litro de água, e depois pulverizar.
Outros inseticidas também funcionarão neste caso. Como profilaxia adicional, será necessário equilibrar o atendimento e ajustar as condições de internação. Se manchas branco-amareladas aparecerem nas folhas e as próprias placas secarem, o efeito de um ácaro-aranha é provável. Claro, a presença de teias de aranha no mato é um sinal ainda mais "gritante". A causa do ácaro é o ar seco e vizinhos doentes nas proximidades, e a situação é corrigida com a ajuda de pulverizações especiais.
Quanto às doenças, na maioria das vezes a eucaris sofre de podridão cinzenta, que ocorre com muita umidade e baixas temperaturas. Tendo percebido os primeiros sinais da doença, o primeiro passo é reduzir a irrigação e tratar a planta com um preparo adequado, por exemplo, calda bordalesa. As áreas danificadas são eliminadas imediatamente, e as feridas são cobertas com um preparado especial de ação complexa contendo cobre em sua composição.
Bulbos podres e raízes podres são o resultado da umidade excessiva ou do resfriamento do solo. Uma vez que a podridão se espalha ao longo do fundo do recipiente, é bastante difícil intervir rapidamente para consertar o problema.
Possíveis problemas
Na maioria das vezes, os proprietários de eucaris ficam preocupados com o fato de a planta não florescer. A ausência de pedúnculo pode ser o resultado de temperaturas excessivamente baixas, suas flutuações ou um período de descanso mal organizado. Além do mais, a planta floresce mal se for plantada em um vaso muito grande, as raízes não tiveram tempo de se trançar com uma bola de barro e formar filhos, ou estagnação se formou no fundo do recipiente. Em princípio, a baixa umidade e a falta de fertilizantes podem ser os culpados.
Saltos de temperatura podem contribuir para o esmagamento dos botões, e baixar a temperatura abaixo de 10 ou até 16 graus contribuirá para a queda das folhas e o apodrecimento das raízes.
Se a folhagem ficou amarela e apareceram manchas marrons em sua superfície, o problema pode ser irrigação insuficiente, água estagnada ou mesmo hipotermia do arbusto. As folhas de Eucharis se retorcem quando a planta é afetada por pragas ou quando o sistema radicular se sente mal. A razão também pode estar no excesso de fertilizantes aplicados ou, inversamente, na alimentação insuficiente.
As espinhas em forma de agulha ocorrem quando há alguma mudança abrupta nas condições usuais. Por exemplo, isso pode ser o resultado de uma combinação de excesso de umidade e baixas temperaturas.
Adendo
Uma das principais condições para o sucesso da manutenção da eucaris é a manutenção da temperatura correta. Enquanto a planta se desenvolve ativamente, é necessário manter o calor e, no inverno, ao contrário, proporcionar-lhe frescura. Mas, é importante aumentar e diminuir a temperatura de maneira suave e consistente, uma vez que os pulos de temperatura sempre têm um efeito negativo na cultura... Além disso, o arbusto tem medo de correntes de ar, o que é importante lembrar ao colocar o vaso na varanda. Por exemplo, uma noite de agosto pode ser muito legal, então depois do almoço você terá que trazer Eucharis de volta para casa.
Além do mais, existem vários pontos importantes em relação ao pouso... É importante formular a mistura de solo de forma que fique solta e levemente ácida, e também não esquecer, na falta de drenagem, a importância dos furos no fundo do recipiente.
Se o bulbo plantado não tiver folhas, deve-se colocá-lo em uma profundidade rasa, certificando-se de que o topo esteja descoberto com terra.
Quando a eucaris não floresce, o problema muitas vezes reside em um período de dormência insuficiente, que deve ser de 30 a 50 dias e ser caracterizado pela falta de fertilização e irrigação até a secura do coma terrestre. Os floristas acreditam que, neste caso, deve ser organizado um descanso artificial para a planta.
Além do mais, muitas vezes, a razão para a falta de cor é um recipiente desnecessariamente grande que não cria o aperto necessário para as raízes... Nesse caso, você não precisa fazer nada - basta esperar até que o sistema radicular envolva a bola de terra e ocorra a formação dos processos filhos. Você pode, no entanto, colocar os arbustos em um recipiente menor, certificando-se de usar o método de transbordo.
Veja abaixo os cuidados adequados com o euharius.
O comentário foi enviado com sucesso.