Lily "Epricot fudge": descrição e cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Como plantar?
  3. Cuidado correto
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas

O lírio Epricot Fudge parece uma flor exótica grande que pode decorar qualquer jardim. Na forma, lembra uma tulipa ou uma rosa entreaberta. Com sua aparência incrível e cuidado despretensioso, a cultura atrai a atenção de muitos jardineiros.

Descrição

O lírio de Damasco Fudge é uma flor gigante que, em condições favoráveis ​​de crescimento, pode atingir o tamanho de 1 m. Quanto maior o bulbo, mais dimensional será o pedúnculo. No primeiro ano de vida, a cultura chega aos 75 cm, pelo que costuma ser plantada em primeiro plano na criação de paisagismo. Também pode ser cultivado em recipiente em casa.

Esta espécie é apreciada e por sua propriedade de permanecer em um buquê por muito tempo após o corte, essa habilidade é proporcionada por pétalas densas. A floração vai do final de junho a agosto. A cor das pétalas do lírio Alperce Fuji é determinada pela espécie - elas podem ser pintadas em tons de amarelo, creme, salmão, laranja, damasco.

Uma flor tem 5-6 pétalas, ligeiramente inclinadas para dentro. O pistilo e os estames marrons elevam-se ligeiramente acima da borda da flor. Um botão em flor mostra primeiro um pistilo com estames, e só depois disso a própria flor se abre.

O diâmetro da flor é de 7 a 10 cm e seu comprimento é de 13 a 15 cm. Um pedúnculo pode incluir 30 flores de uma vez, estendendo-se para cima, e a tonalidade das pétalas muda várias vezes à medida que floresce.

Todas as variedades apresentam um agradável e delicado aroma floral.

Como plantar?

O plantio é recomendado na segunda quinzena de maio ou no outono até o final de setembro. É importante atentar para a escolha do material de plantio. Inspecione visualmente o fundo para ver se há podridão, mudas secas e outras falhas. Não deve estar cedendo. Não use bulbos germinados para o plantio. Se o material de plantio foi comprado em uma loja, trate-o com fungicidas para evitar fungos. Adequado, por exemplo, "Fitosporin", "Topaz", "Skor".

Como já foi mencionado, o plantio em campo aberto e o cultivo em contêiner é possível. O espaçamento recomendado entre os espécimes é de 25-35 cm. O plantio é feito a uma profundidade de 15 cm, não sendo necessário suporte para a cultura.

Os jardineiros aconselham o uso dessa espécie em plantios coletivos, ou seja, no mínimo três bulbos. Um espaço aberto ou um local ligeiramente sombreado é adequado como local. Antes do plantio, o material de plantio deve ser armazenado em uma geladeira ou porão.

O lírio se sentirá mais confortável em solo fértil com boa drenagem. Pode ser usado para plantio e solo pesado. A profundidade do furo deve ser igual ao tamanho de três lâmpadas. No fundo deve-se colocar areia limpa, colocar os bulbos, cobrir com terra de jardim e calçar a terra. Se a planta for plantada em um recipiente, não afunde muito os bulbos, caso contrário, as raízes crescerão primeiro para baixo e, depois, quando não houver espaço para elas, começarão a se esticar para cima até ficarem acima do solo.

Cuidado correto

Existem várias condições em que o lírio se desenvolve ativamente e deleita o jardineiro com uma floração abundante e exuberante. Ao cuidar de uma planta, preste atenção a vários pontos.

Iluminação

A cultura adora a luz solar, o que significa que não é recomendável plantá-la ao lado de plantas altas. Mas espécies menores podem muito bem agir como vizinhas - elas protegerão a parte da raiz da luz solar direta. Se a flor for plantada à sombra, seus caules começarão a se esticar na direção da luz, serão frágeis, o crescimento dos bulbos diminuirá e a floração será fraca.

Rega

A moderação é importante nesta parte do cuidado. Se a precipitação continuar, a planta não precisa de umidade. Você não pode regar a flor se o solo ainda não secou.

Também é importante parar de regar imediatamente após a floração.

Top curativo

Este é um momento muito importante na vida de uma planta. Quando o caule crescer para 10-15 cm, adicione 25 g de nitrato de amônio por 1 m2. Durante a brotação, 100 g de cinzas ou 30 g de fertilizante mineral por 1 m2 são usados ​​como nutrição adicional. Após a floração, a cultura é alimentada com 1 colher de sopa. eu. superfosfato duplo por 10 litros de água.

É importante saber que a aplicação de fertilizantes orgânicos frescos pode levar à disseminação do fungo, portanto, evite essa alimentação. E também desista da fertilização durante o período de floração, caso contrário ela irá parar rapidamente. Não se esqueça de soltar sistematicamente o solo, bem como proteger a planta do ressecamento e superaquecimento com uma camada de 5 a 6 cm de cobertura morta, por exemplo, turfa, lascas de pinheiro, serapilheira.

Preparando-se para o inverno

Assim que a floração estiver completa, o caule deve ser cortado logo abaixo do botão anterior. Após tal procedimento, a cultura passará a investir toda sua energia na formação do bulbo e não desperdiçará energia no amadurecimento das sementes.

Em geral, essas flores são resistentes à geada (até -34 graus Celsius) e não precisam de isolamento para o inverno, elas invertem bem sob a neve, mas se as geadas já começaram e a neve ainda não caiu, então é recomendado para proteger a planta do frio com cobertura morta. É melhor usar agulhas para isso, pois protege a cultura não só da geada, mas também das lesmas, que começam a destruir os lírios na primavera. Também é importante remover a cobertura morta a tempo, pois a neve derrete.

Se a cultura for plantada em um recipiente, no inverno ela é mantida em baixas temperaturas positivas. O calor é contra-indicado neste momento.

Reprodução

Lily Apricot Fudge pode ser propagado de diferentes maneiras

Sementes

Este é o processo mais longo e trabalhoso. Um cultivador de flores deve ser paciente antes de obter um bulbo de alta qualidade das sementes, porque isso pode levar vários anos. Portanto, esse método praticamente não é utilizado.

A semeadura é realizada em fevereiro-março, as sementes são plantadas em vasilhames. Com a aparência de uma folha verdadeira, as mudas mergulham e saem até resfriar em um local aquecido. No inverno, eles são levados para o porão, onde a temperatura é de + 4… 6 ° C.

A floração pode ser esperada somente após 3-7 anos.

Balanças

O bulbo não é muito denso e os flocos adequados para o plantio soltam-se facilmente. Primeiro, eles devem ser embebidos por 15-30 minutos em uma solução com um agente de curativo. Por exemplo, a droga "Maxim" serve. Em seguida, as escamas precisam ser colocadas em um saco escuro em uma camada, a próxima camada é musgo esfagno, depois novamente as escamas e novamente o musgo. Depois disso, a bolsa é cuidadosamente amarrada e deixada em local fresco e seco por vários meses.

Às vezes, o conteúdo da embalagem precisa ser inspecionado quanto à umidade e processos de putrefação. Depois de alguns meses, os bulbos aparecerão na parte inferior das escamas, que podem ser plantados em um vaso junto com as escamas e transplantados para uma cabana de verão na primavera.

Lâmpadas de bebê

As lâmpadas não crescem rapidamente. Aos 4-5 anos de idade, o sistema radicular forma um ninho de cebolas, que se tornam soltas e pouco resistentes a doenças, por isso precisam ser assentadas. O desembarque é feito em novas covas separadas, onde são colocadas tanto a parte da mãe quanto os filhos. Antes de plantar, é importante eliminar escamas defeituosas e raízes secas.

Estacas

As estacas podem ser partes de um caule com um botão dormente, folhas com um pedaço de caule. Eles são cortados, a folhagem inferior é removida e plantada no solo a uma profundidade de 2-3 cm. Depois de 1-2 meses, os bulbos que aparecem são separados e plantados em um recipiente na mesma profundidade. Depois de algum tempo, você pode observar como os primeiros brotos eclodem.

Doenças e pragas

Não se pode dizer que os lírios desta variedade se distinguem pela forte imunidade a doenças e pragas. Das doenças, as plantas são as mais afetadas por fungos e vírus. Então, podridão cinzenta ou botrytis ocorre devido ao clima frio e úmido... Você pode reconhecer a doença por manchas marrom-avermelhadas na parte inferior das folhas jovens, então a doença passa para o caule e os botões.

Para prevenção, pode-se usar uma solução de sulfato de cobre, combinada com uma solução de amônia e carbonato de sódio. E também para a luta, é utilizado um tratamento três vezes com o líquido Bordeaux. Em estágios graves, a Fitosporina ou o Fundazol podem ajudar.

Às vezes, os lírios são afetados por Fusarium. Nesse caso, o apodrecimento começa no bulbo. A doença ocorre na ausência de drenagem, com alagamento ou com o uso de matéria orgânica fresca.

Para se livrar do problema, você deve desenterrar os bulbos, lavá-los e deixá-los de molho na solução de Fundazol por meia hora.

Outra doença comum dos lírios são os mosaicos de pepino e tabaco. Riscos e manchas claras nas flores e folhas indicam a presença de doenças. O exemplar danificado deve ser destruído e, como medida preventiva, desinfetar o instrumento e tratar as plantas com "Karbofos" - protege o plantio dos pulgões, portadores do mosaico.

Dos insetos, o ácaro-aranha adora banquetear-se com o lírio, que faz com que as folhas se enrolem e a flor seque. As drogas "Karbofos", "Apollo", "Aktofit" ajudarão a se livrar dele. O besouro estridente é outro convidado frequente do lírio, que destrói rapidamente a massa verde. Os meios eficazes de combate a esta praga são "Karbofos" e "Denis", e os insetos também podem ser removidos mecanicamente.

O principal inimigo dos pistilos e das anteras dos estames é a mosca-do-lírio. Quando esse inseto ataca, o botão deve ser eliminado, após o que o espécime deve ser pulverizado com inseticidas, por exemplo, "Ditox" ou "EC".

Para mais informações sobre o lírio Epricot Fudge, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário