Lírio da árvore: uma visão geral das variedades, plantio, cuidado e reprodução

Contente
  1. O que é um lírio?
  2. Tipos e variedades populares
  3. Regras de pouso e recursos de cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Exemplos em paisagismo

Vários anos atrás, surgiram à venda plantas incomuns: lírios de dois metros com flores gigantes de várias cores (do azul escuro ao amarelo brilhante). Vendedores com olhos "honestos", mostrando fotos brilhantes e de baixa qualidade feitas no Photoshop, garantem aos compradores surpresos que se trata de um lírio. E pessoas enganadas desembolsam grandes somas por bulbos de lírios comuns.

Na primavera, é claro, lírios comuns florescem entre os aspirantes a cultivadores de flores, como regra, os mais baratos com flores cor-de-rosa. Nas alegações apresentadas, os vendedores acusam os próprios compradores de cuidado impróprio das plantações e, é claro, encontram imediatamente novas vítimas para engano.

O que é uma árvore de lírio?

Então, o que exatamente é um "lírio da árvore" e se existe na natureza - nós ajudaremos os leitores a entender essa questão.

Lily é uma planta perene bulbosa pertencente à família Liliaceae. Existem muitos tipos e variedades desta planta com uma variedade de cores de flores. Existem lírios anões, com um comprimento de caule não superior a 15 cm, e lírios gigantes, crescendo até 2,5 metros. Essas espécies altas são chamadas de lírios das árvores, embora, é claro, não tenham nada a ver com árvores.

Tipos e variedades populares

Existem dois tipos de árvores de lírio.

Lírios espécie

    São lírios parecidos com árvores que podem ser encontrados na natureza, mas é quase impossível cultivá-los em seu local e, às vezes, é até perigoso. Em nosso clima, nativos de outros países não crescem, como "Candidum", "Speziosum", "Auratum", "Nepalense". Nosso lírio-tigre cresce muito bem, mas plantando-o, você pode perder suas belas plantas de jardim, pois é um portador do vírus do mosaico.

    Vale a pena descrever o lírio cardiocrino com mais detalhes, pois agora está ganhando cada vez mais popularidade. Cardiocrinum "Gigantum" - um alienígena da Ásia... Possui folhas em forma de coração. O cardiocrinum floresce no 4º ao 5º ano, após o qual o bulbo morre, mas bulbos secundários se formam ao redor dele.

    A planta é bastante caprichosa, portanto, como todas as espécies de lírios, é difícil cultivá-la.

    Híbridos tubulares orientais

      Esses lírios são obtidos por um cruzamento híbrido complexo de híbridos orientais e trombetas. Por isso eles receberam seu nome: híbridos do AT.

      Este tipo de lírio tem hastes altas e fortes com muitas flores. Plantas resistente, resistente a várias doenças.

      Portanto, eles são cultivados em todos os lugares - tanto para o corte quanto para a decoração de jardins.

      Vamos considerar com mais detalhes a descrição de algumas variedades de lírios híbridos OT.

      • "Príncipe Roxo". Verdadeiramente um príncipe entre lírios, crescendo até dois metros de altura. Suas flores gigantes têm até 30 cm de diâmetro. Pétalas de seda de uma rica cor vinho escuro com um centro amarelo no botão parecem geralmente pretas. O Príncipe Roxo foi criado no Canadá e refinado na Holanda. A variedade é resistente a doenças, temperaturas extremas.
      • "Mulher bonita" (traduzido significa "beleza"). Os caules atingem 2,5 metros de altura, sendo tão fortes que nem precisam de liga. As flores grandes e perfumadas, quando abertas, são cremosas e depois tornam-se brancas. "Mulher bonita" é despretensiosa, vai crescer bem e florescer em qualquer área.
      • Scheherazade. Um lírio de árvore que cresce até 2,5 metros em boas condições. As flores são grandes, em forma de tigela, direcionadas para baixo. As pétalas são rosa brilhante com uma borda amarela e centro dourado, cobertas por numerosas manchas. "Scheherazade" refere-se a variedades tardias de lírios, flores no final de agosto.
      • "Anastasia". Variedade de floração tardia de lírio gigante. Flores de 25-30 cm de diâmetro com rosa brilhante no centro e luz ao longo da borda das pétalas com uma garganta branca. Oferece um aroma delicado e agradável pela manhã e à noite. O caule atinge 1,5-2 metros. Lily é pouco exigente com as condições de detenção.

      Regras de pouso e recursos de cuidado

      Todos os lírios híbridos OT são despretensiosos e fáceis de cuidar. Mas se você quiser ver o lírio da árvore em toda a sua glória, então você precisa levar em consideração algumas características ao cultivar essas plantas.

      • Ao comprar um bulbo de lírio de árvore, é necessário estudar cuidadosamente os requisitos para as condições de cultivo desta variedade, uma vez que podem ser diferentes para lírios diferentes.
      • Os híbridos OT não se desenvolvem muito bem em solo calcário; solos neutros ou ligeiramente ácidos são preferíveis para eles.
      • Não plante lírios em lugares onde a água estagna (na primavera, quando a neve derrete ou durante as chuvas).
      • Lírios adoram lugares ensolarados, mas por muito mais tempo eles vão se deliciar com sua floração em sombra parcial.

      Após a compra do material de plantio, é aconselhável plantar os bulbos imediatamente em local permanente. Se ainda não estiver cozido, os bulbos podem ser armazenados em local fresco e escuro. Você pode plantar lírios em terreno aberto na segunda metade da primavera ou no início do outono.

      O processo de plantio é o seguinte.

      • Remova as escamas secas das lâmpadas.
      • Faça buracos, cuja profundidade deve ser igual a três vezes a altura das lâmpadas. A distância entre os furos deve ser entre 5 e 15 cm (dependendo do tamanho das lâmpadas).
      • Despeje a drenagem na parte inferior dos orifícios. Neste caso, é areia grossa.
      • Plante um bulbo de lírio em cada buraco, cubra com terra, no qual você pode adicionar um pouco de húmus.
      • Regue, cubra as plantações com serradura, folhas secas ou aparas de madeira.

        O cuidado adicional consiste em regar oportunamente, capinar, fertilizar e remover flores murchas.

        Reprodução

        Lírios gigantes podem crescer sem transplante por 5-7 anos. Quando o bulbo envelhece, as flores ficam menores, os caules ficam curtos. É por isso, para preservar a variedade de planta que você gosta, ela deve ser propagada. Existem muitas maneiras de realizar essa tarefa.

        Lâmpadas filhas

          Este é o método de criação mais simples que todo amante de lírios provavelmente usou. Após a floração, é necessário desenterrar o arbusto, separar os bulbos da planta-mãe e plantar imediatamente no local preparado. As plantas jovens florescem no segundo ano após o plantio. Se as lâmpadas filhas forem muito pequenas, então é melhor plantá-los em um local separado para o cultivo, para que não se percam no jardim de flores.

          Ao dividir o ninho

            Este método é semelhante ao anterior. Se, em vez de um caule, vários crescerem do rizoma de um lírio, você precisa desenterrar a planta, dividir o ninho em bulbos adultos separados e plantá-los em um local permanente. Fazendo isso no outono, no próximo verão você já terá espécimes de plantas com flores.

            Balanças

              Esta opção de criação não é difícil, mas a floração das plantas terá que esperar até 5 anos. Conclui na separação das escamas do bulbo-mãe (não mais que 5 peças) e plantá-las em turfa úmida em recipientes. As escamas não devem estar mais da metade submersas no solo. Então você precisa fazer uma estufa, um saco plástico simples é adequado para isso. Após cerca de um mês, e talvez até antes, formam-se nas escamas pequenos bolbos com raízes, até 5 peças em cada escama.

              Quando crescerem, podem ser plantados na área de cultivo.Devo dizer que os lírios arbóreos não têm muita vontade de formar filhos, portanto, ao se propagar dessa forma, é preciso ter paciência.

              Estacas de caule

                Este método é usado na criação de variedades especialmente valiosas de lírios, que praticamente não dão bulbos filhas e não formam ninhos. Na primavera, quando os botões ainda não se formaram, é necessário cortar o caule do lírio e dividi-lo em estacas de 8 a 10 centímetros de comprimento. Em seguida, em ângulo, plante no solo com a adição de turfa e areia, à sombra do sol. Após 5-7 semanas, os bulbos aparecerão nos seios da face. Quando crescerem um pouco, podem ser plantados para cultivo em recipientes especiais ou em canteiros separados em terreno aberto.

                Sementes

                  Este método só é bom para quem gosta de experimentar. As plantas cultivadas a partir de sementes não retêm características varietais, portanto, você definitivamente não cultivará um lírio. As sementes devem ser semeadas em solo leve no final do inverno. Os recém-colhidos brotam bem. Plante plantas jovens para crescer em canteiros separados. Os híbridos OT florescem 8 a 10 anos após a semeadura.

                  Doenças e pragas

                  As árvores, como todos os outros tipos de lírios, são afetadas por inúmeras doenças e pragas.

                  • Podridão cinzenta - uma doença fúngica, uma das mais perigosas. Manchas marrons aparecem no caule e nas folhas das plantas abaixo, que então crescem e se transformam em uma camada viscosa cinza. Este fungo cresce durante mudanças repentinas de temperatura, bem como em clima úmido. Os espécimes doentes perdem o seu efeito decorativo, param de crescer e florescer. Eles devem ser tratados com fungicida a cada 2 semanas.
                  • Fusarium - em uma planta aparentemente saudável, a parte inferior do bulbo apodrece devido ao aumento da umidade do solo. Lily não consegue suportar o inverno e morre. Só podemos conjecturar sobre a doença, já que o lírio parece completamente saudável. Para evitar fusarium, você precisa tirar a cama com uma solução de sulfato de cobre 2 semanas antes de plantar os bulbos. Se o verão for chuvoso, as plantas podem ser tratadas com uma solução de base a cada 2 semanas.
                  • Cercospora - uma doença muito comum. Manchas esbranquiçadas, incolores, amarelas ou marrons aparecem nas pontas das folhas. Em seguida, eles crescem até o centro das folhas. Isso acontece em um verão chuvoso, quando as plantações ficam mais espessas. Para profilaxia na primavera, as plantas podem ser pulverizadas com fitosporina. E se a doença já apareceu, os arbustos devem ser tratados com uma solução de líquido bordalês, fungicidas.
                  • Antracnose - uma doença fúngica em que manchas marrons disformes com bordas “queimadas” aparecem nas folhas, caules e bulbos. A antracnose pode ser facilmente curada no estágio inicial, quando apenas as folhas são afetadas, tratando os arbustos de lírio com um fungicida. Antes do tratamento, é imperativo remover as partes danificadas das plantas.
                  • Rhizoctonia - uma doença que afeta os bulbos de lírio. O molde se forma entre as escamas, os caules brotam curvos, a planta morre. O fungo que causa a rizoctônia vive no solo por até 10 anos. Podem ser feitas tentativas para tratar plantas doentes com fungicidas. Se isso falhar, você precisa desenterrar os lírios doentes, destruí-los e substituir o solo dos canteiros.
                  • Fítio - afeta as raízes dos lírios, fazendo com que a planta não receba nutrientes do solo, enfraquece, seca e perde o aspecto decorativo. As pontas das folhas ficam amarelas. Você pode salvar os lírios. É necessário desenterrá-los, remover áreas podres e ressecadas, mergulhar os bulbos em uma solução de base. Replante em substrato fresco, desinfetado com solução de enxofre coloidal.
                  • Molde azul - durante o armazenamento das lâmpadas, forma-se um bolor esverdeado. Então os bulbos ficam amarelos, as raízes morrem, os lírios morrem. Para evitar que o mofo azul infecte as plantas, todas as regras de armazenamento devem ser observadas: temperatura, umidade, ventilação, desinfecção.

                  Lâmpadas doentes devem ser destruídas.

                  • Ferrugem - seu aparecimento deve-se à presença de um fungo. Nos lírios aparecem, primeiro, pontos "enferrujados" incolores e depois ocres. As plantas morrem. As partes infectadas da flor devem ser destruídas. Polvilhe os lírios com a solução de Tsineba.
                  • Vírus do mosaico do pepino - transmitido por pulgões. Pontos claros aparecem nas folhas e flores. A planta está deformada. Para prevenir a infecção de todas as plantas, você precisa inspecionar cuidadosamente as plantações, destruir folhas manchadas ou mesmo plantas inteiras. Trate pulgões a tempo.
                  • Vírus variegado - um vírus intracelular... Manchas e traços aparecem nas pétalas dos lírios. Os lírios ficam menores, enfraquecem, as variedades degeneram. A proteção das plantas consiste no tratamento oportuno contra pulgões, a destruição de flores já infectadas.

                    Além de doenças, as plantas podem ser atacadas por pragas de insetos.

                    • Ácaro-aranha - aracnídeo, sugando a seiva das plantas e trançando a parte inferior das folhas com a mais fina teia de aranha. As folhas dos lírios ficam deformadas, as plantas morrem. O tratamento com acaricidas ajudará no combate aos ácaros.
                    • Besouro Squeak - as larvas vermelhas brilhantes deste besouro são perigosas. Eles comem completamente as folhas de lírio. Para a destruição, você precisa pulverizar o plantio com inseticidas.
                    • Lily mosca - as larvas das moscas vivem em botões de lírio, comendo estames e pistilos de flores. Para combater essa praga, você precisa remover os botões onde as moscas-do-lírio se espalharam e, em seguida, tratar com um inseticida.
                    • Medvedka - afeta as partes subterrâneas da planta, geralmente o caule. O lírio desvanece-se rapidamente e morre. Para destruir o urso no local, são feitas armadilhas com esterco podre no solo. Produtos químicos como "Medvetox", "Grizzly" são aplicados sob as plantas.
                    • Mosca da cebola - coloca as larvas na superfície da terra. Em seguida, eles rastejam para os bulbos de lírio, o que causa a decomposição. Medidas de controle: pulverização com inseticida e tratamento pré-plantio de bulbos com "Bazudin".
                    • Wireworm - Esta é a larva do besouro click. Roe passagens nos bulbos, depois das quais as plantas enfraquecem, murcham e secam. O verme pode ser colhido manualmente, escavando um pedaço de híbridos OT. Se houver muito plantio, trate com fungicida, de acordo com as instruções.

                      Exemplos em paisagismo

                      Devido à grande variedade de cores dos lírios das árvores, bem como aos diferentes formatos de flores, eles são comumente usados ​​para decorar parcelas de jardim.

                      • Os híbridos gigantes OT podem ser usados ​​para restringir o local plantando ao longo da cerca.
                      • Você pode plantar um grupo de lírios como uma tênia em seu gramado.
                      • A beleza das flores dos lírios gigantes é enfatizada por arbustos plantados ao fundo ou por árvores baixas com copa densa.
                      • Variedades perfumadas irão deliciar-se com sua fragrância em torno de gazebos, varandas, terraços.
                      • Variedades de lírios podem ser selecionadas de modo que sua floração se suceda desde o início da primavera até o final do outono.

                      Tudo sobre o lírio da árvore, veja o vídeo abaixo.

                      sem comentários

                      O comentário foi enviado com sucesso.

                      Cozinha

                      Quarto

                      Mobiliário