Terry lily asiatica: descrição de variedades populares
Híbridos de lírio de origem asiática podem ser freqüentemente encontrados nos sites de jardineiros russos. Esta espécie atrai a atenção por sua cor incrível e despretensiosidade às condições de cultivo. Antes de começar a plantar lírios asiáticos, você deve estudar as características das variedades com mais detalhes.
Descrição
A cultura é um híbrido obtido pelo cruzamento de variedades asiáticas. Estas flores se adaptam bem às duras condições da Rússia. Dependendo da variedade, suas pétalas têm cores diferentes, havendo até variedades que incluem vários tons. Os lírios Terry distinguem-se por grandes botões. Uma haste pode conter até 30 flores. Apesar de sua aparência requintada, essas plantas são inodoras. Mas eles são resistentes à geada até -40 graus e não impõem requisitos rígidos ao solo.
Esta variedade pode ser cultivada em um local sem transplante por 3-4 anos. O plantio é feito no início ou meados de setembro, ou na primavera, no final de abril - maio. Quando os botões desbotam, você precisa removê-los junto com o ovário. Em setembro, quando as folhas começam a amarelar, o caule deve ser cortado ao nível do solo.
Na primeira estação, em um novo local, a planta pode não florescer ou liberar uma flor bastante simples.
Variedades
Conheça as variedades mais populares da cultura apresentada.
- "Fata Morgana". As pétalas desta flor são amarelo-limão com manchas vermelho-escuras. As flores são em forma de concha, direcionadas para cima, não há anteras. Uma haste inclui 7 a 9 flores, ocasionalmente você pode observar a aparência de até 20 peças em uma haste.
- "Elodie"... Possui flores grandes de até 18 cm de diâmetro, as pétalas são pintadas de uma delicada cor rosa com manchas escuras e têm um belo contorno ondulado. As flores olham para cima e para os lados. Geralmente, até 7 flores aparecem no caule. A planta é esticada a uma altura de 100 cm, sem pólen.
- "Afrodite". Esta flor possui pétalas de rosa sólidas sem manchas ou estrias. O arbusto cresce 50 cm de largura e em uma inflorescência você pode ver 20-30 flores.
- Mystery Dream. A planta atinge os 80 cm de altura e as pétalas são decoradas com uma cor verde claro, incomum nas flores, com uma mancha escura no meio. Refere-se a variedades resistentes à geada.
- Coquetel De Gêmeos. Esta flor estende-se até 90 cm e a sua cor é vermelha intensa. Um botão tão brilhante pode se tornar a decoração principal do jardim.
- "Mastro C". A variedade distingue-se por pétalas laranja brilhantes com manchas escuras, mas gradualmente a cor muda e torna-se branca com um centro verde, enquanto a mancha escura permanece. Caracteriza-se também por uma longa floração.
- "Sonho de Annemaris"... As pétalas de Terry são brancas como a neve, o espécime em si é bastante alto - até 1 m.
- Rosa primavera... A flor da variedade apresentada não ultrapassa os 75 cm de comprimento, e suas pétalas apresentam uma superfície rosa pálida com uma fina moldura escura.
- Seb Latte. Outra planta compacta, cuja altura não ultrapassa 70 cm, as flores desta variedade são decoradas com pétalas de laranja vivo.
- "Double Sense"... Esta espécie é caracterizada por uma altura de 90 cm e flores carmesim brilhantes com um centro branco.
Aterrissagem
Antes de plantar lírios de variedades asiáticas, o solo deve ser bem solto e, se necessário, adicionar cinzas, areia de rio, húmus ou composto. Essas variedades são muito confortáveis no solo com turfa de alto pântano. A distância recomendada entre dois espécimes é de 35–40 cm. A profundidade da fossa de plantação é de 15–25 cm. Antes de plantar, os jardineiros são aconselhados a embeber o material de plantio em uma solução fungicida.
Depois de plantar os bulbos, costuma-se regar bem.
Cuidado
Os lírios asiáticos não precisam de cuidados especiais, mas é importante seguir algumas regras.
- É imprescindível plantar lírios em um local bem iluminado, na sombra, o jardineiro não pode esperar a floração.
- A rega das variedades asiáticas é necessária durante o período de formação dos botões e floração. Normalmente, o solo é umedecido a cada 2–4 semanas. É preferível usar regador e direcionar o riacho pela raiz, sem entrar na parte aérea. Execute o procedimento pela manhã ou à noite. Após a floração, os lírios não precisam ser regados.
- Durante o período de brotação, a planta deve ser fertilizada, mas durante a floração, toda alimentação é interrompida. A última fertilização deve ser aplicada no final do verão para preparar o bulbo para o período de dormência. É melhor usar misturas que contenham potássio.
- As variedades asiáticas não precisam de abrigo durante o inverno, mas para isolamento adicional, você pode cobrir a planta com uma camada de cobertura morta ou neve.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.