Lírio asiático: variedades, plantio e cuidado

Contente
  1. Descrição
  2. Híbridos e variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Exemplos em paisagismo

Os lírios são considerados as flores de jardim mais bonitas, por isso são frequentemente usados ​​no projeto paisagístico de muitas casas de verão. Especialmente populares entre os jardineiros são os lírios asiáticos, que são facilmente cultivados em qualquer zona climática e decoram canteiros de flores com suas inflorescências brilhantes de uma forma original. Para cultivar essa flor por conta própria, é importante levar em consideração as características varietais da planta e cuidar bem dela.

Descrição

O lírio asiático é um híbrido obtido pelo cruzamento de vários tipos de plantas ornamentais resistentes à baixa umidade, mudanças bruscas de temperatura e geadas severas. Portanto, é perfeito para pousar no território da Rússia. Os lírios asiáticos se distinguem por uma cor variada de flores, que às vezes consiste em vários tons, mas na maioria das vezes os tons leitosos e brilhantes prevalecem na cor. Esse recurso faz com que os botões pareçam maiores e mais atraentes.

Em geral, até 30 lindas flores estão localizadas em um caule de uma planta, cuja estrutura pode ser dupla ou simples. Eles enchem o jardim com um aroma rico e doce. O período de floração das plantas começa na primeira quinzena de julho e vai até o final de agosto. Todos os lírios deste tipo são caracterizados pela resistência ao frio e ao cuidado despretensioso.

Eles toleram geadas até -40 ° C.

As variedades asiáticas podem ter alturas diferentes, sendo os valores mínimos de 50 cm, o máximo - 1,5 M. As folhas da planta são alternadas, de tamanho médio, pintadas com uma rica cor verde. O sistema radicular consiste em raízes contráteis e basais que crescem na parte inferior do bulbo. Além disso, os lírios também têm raízes supraluminais, que os ajudam a segurar o caule.

Híbridos e variedades

Dependendo da paleta de cores e da forma das inflorescências, os lírios asiáticos são divididos em vários grupos, cada um com suas próprias características e necessidades de crescimento. Vamos listar os mais comuns.

  • "Brashmark". Este híbrido se distingue pela cor original das inflorescências, além disso, em cada pétala, você pode ver traços em forma de traços. Esses lírios podem ser coloridos de vermelho, marrom, bege, creme e limão.
  • Malvina. A forma de flor dessas variedades é semiaberta, turva. A principal característica é que as flores nas inflorescências são enviadas em direções diferentes. Sua cor é amarelo brilhante, com manchas vermelhas em cada pétala. Os arbustos são de tamanho médio e atingem uma altura de 70 a 80 cm. Ao contrário de outras variedades, a "Malvina" tem um aroma fraco.
  • Annemaris Dream. É uma planta herbácea perene com caules retos e densa folhagem de cor verde ou púrpura escura. A altura dos arbustos pode ser diferente dependendo das condições de plantio e crescimento, geralmente varia de 30 a 250 cm As flores dos lírios são solitárias, são coletadas em inflorescências em forma de guarda-chuva ou piramidais. A cor pode ser amarelo, branco, rosa, lilás, flores laranja também são encontradas.
  • "Tango". Este híbrido é caracterizado por flores amarelas ricas, que não ultrapassam os 17 cm de diâmetro.O centro das pétalas é de cor castanha escura, transformando-se gradualmente em manchas castanhas. As flores parecem estrelas grandes, elas se abrem amplamente e florescem para cima.Os caules da planta são verdes, direitos, recobertos por densa folhagem. A altura dos arbustos é geralmente de até 110 cm.
  • Pirulito. São lindas plantas com flores de duas cores. O meio é representado por uma sombra branca como a neve com pequenas manchas marrons e as pontas são rosa-carmesim. As pétalas das flores são pequenas, com 4 cm de largura e 9 cm de comprimento.

Esses lírios são capazes de crescer até 90 cm de altura e começam a florescer 70 dias após a germinação.

  • "Detroit". As folhas desta variedade são pecioladas ou sésseis, o seu comprimento não ultrapassa os 20 cm, geralmente estão dispostas de forma regular, muito menos com espirais. As inflorescências são coletadas de 2-4 flores. Quanto à cor, esses lírios asiáticos podem ser brancos, amarelos, rosa, laranja ou vermelhos. A planta prefere crescer em áreas sombreadas.
  • Brunello. Este é um lírio curto de cor branca como a neve, laranja, amarelo ou lilás. Em algumas plantas, bulbos de ar (bulbos) podem se desenvolver nas hastes, que podem ser usados ​​para reprodução. As flores são solteiras. Esta variedade é adequada tanto para o plantio em grupo quanto para a decoração de canteiros de flores, mixborders.
  • Para sempre Susan. Esta variedade se distingue pela despretensão no cuidado e resistência à geada. Como a altura dos arbustos não ultrapassa 70 cm, eles podem ser cultivados em vasos. Este lírio de interior irá complementar qualquer interior com as suas cores brilhantes de uma forma original. As flores são pintadas em duas cores: o meio é laranja e as pontas são preto ameixa.
  • Pedra Dourada. A principal característica desta variedade é a presença de um grande número de manchas escuras no centro da flor. Durante a floração, o lírio é usado de forma incomum no projeto paisagístico do jardim, criando uma combinação original com sua paleta de cores. Suas flores têm um aroma suave e agradável. Cresce em comprimento até 120 cm, também existem exemplares de uma planta de 150 cm de altura.

Além dos híbridos e variedades acima, são muito populares entre os jardineiros e lírios "Spring Pink", "Apeldoorn", "Easy Samba", "Mystery Dream", "Mapira", "Prominens"... Todas estas plantas são fáceis de cultivar e podem deliciar-se com a floração do início de junho ao final de agosto.

Como plantar?

O plantio de lírios asiáticos em campo aberto é realizado apenas nos meses de primavera ou outono. É necessário plantar plantas em solo pré-preparado. Para fazer isso, primeiro escolha um assento adequado, que deve ser espaçoso e leve. As áreas onde o solo tem um nível de acidez neutro são adequadas para o plantio de lírios. Depois disso, são selecionadas lâmpadas de boa qualidade - elas devem ser densas, saudáveis ​​e sem manchas na superfície.

Para proteger os bulbos de pragas, é recomendável mergulhá-los em solução de Karbofos por várias horas antes do plantio.

O processo de desembarque em si é bastante simples.

  • Em primeiro lugar, você deve nivelar cuidadosamente o solo no local, em seguida, cavar uma trincheira de até 40 cm de profundidade. Um pouco de areia é despejada no fundo do buraco resultante, e uma elevação é formada na qual a lateral do bulbo é colocado para fora.
  • Em seguida, a areia é despejada sobre os bulbos plantados novamente, e tudo é coberto com uma camada de solo fértil, ao qual se adiciona composto e húmus antecipadamente.
  • O plantio termina com umidade abundante e cobertura morta do solo. Depois disso, é importante controlar o processo de germinação dos bulbos por meio da rega oportuna da área onde são plantados.

Como cuidar bem dele?

Ao contrário de outros tipos de flores de jardim, os lírios asiáticos são pouco exigentes para cuidar. A única coisa, ao cultivá-los em casa, você deve se lembrar que a planta pode estar em um lugar por não mais do que 3-4 anos. Se isso não for feito, os botões crescerão mais e mais a cada ano, mas não conseguirão se abrir.

O cuidado com as plantas também inclui a fertilização. A primeira alimentação é realizada quando o lírio atinge a altura de 10 cm. O nitrato de potássio é adequado como fertilizante, com o qual a flor é alimentada uma vez a cada 2 semanas.

A alimentação dos lírios é interrompida durante o período de floração, caso contrário, a planta perderá todos os botões. A fertilização é concluída no final de agosto, quando o lírio asiático murcha e se prepara para o inverno. Todas as inflorescências murchas devem ser removidas imediatamente, caso contrário, frutos de sementes começarão a se formar a partir delas, o que afetará o crescimento da planta.

Também não devemos esquecer a cobertura morta, que geralmente é realizada imediatamente após o plantio dos bulbos, formando uma pequena camada de 5 cm de espessura a partir de casca de pinheiro, serragem ou folhagem de árvore.

Os lírios asiáticos diferem de outras espécies porque não requerem formação de arbustos e poda. Portanto, basta que o jardineiro, no final de outubro, retire simplesmente a parte murcha da planta colocada acima da superfície do solo. Nesse caso, é necessário verificar se os bulbos não formam "filhos", caso contrário, perderão os nutrientes acumulados no inverno e morrerão.

Nos lírios asiáticos, à medida que crescem, os bulbos filhas são formados no subsolo, com um número significativo deles, a planta fica presa em um só lugar. É fácil notar: o lírio começará a formar rebentos fracos, as flores tornar-se-ão pequenas.

Se a planta não for transplantada, pode perder suas qualidades decorativas.

Usualmente, Os lírios asiáticos toleram perfeitamente o inverno sem a construção de abrigos especiais... Uma espessa camada de neve é ​​suficiente para as plantas. Se o inverno tem pouca neve, o canteiro de flores deve ser adicionalmente isolado com turfa, serragem e ramos de abeto. Na primavera, com o início do calor, tudo isso é removido e os brotos de lírios eclodem rapidamente.

Métodos de reprodução

Os lírios asiáticos se reproduzem com lâmpadas filhas. Este procedimento geralmente é realizado durante o transplante de plantas. Eles são cuidadosamente separados da planta-mãe e colocados em um recipiente especial. A distância entre os bulbos durante o plantio no solo não deve ser inferior a 7 cm. Os bulbos filhas não podem ser armazenados por muito tempo, portanto é aconselhável transplantar imediatamente para o campo aberto, dando preferência às áreas com acidez moderada.

Alguns jardineiros propagam lírios e sementes asiáticos, mas a probabilidade de germinar neste caso não é superior a 70%. Além disso, com este método de reprodução, as plantas não podem reter sua cor decorativa. Portanto, esta técnica é usada com mais frequência pelos criadores.

Doenças e pragas

As variedades asiáticas de lírios são caracterizadas não apenas pela facilidade de tratamento e resistência à geada, mas também pela alta resistência a doenças e pragas. Apesar disso, as plantas às vezes são suscetíveis a infecções fúngicas. As doenças mais comuns desses lírios incluem várias doenças.

  • Fusarium. É manifestado pelo processo de decomposição na parte inferior do bulbo. Se você perceber isso fora do tempo, será quase impossível salvar a flor. Para evitar danos a outros arbustos, uma planta doente é retirada do local e destruída, e as plantas saudáveis ​​são tratadas com soluções especiais para fins preventivos.
  • Botrytis. É uma doença infecciosa que infecta a folhagem do lírio, após o que fica coberta com manchas marrons e seca. Mais tarde, a infecção se espalha da folhagem para os botões da planta. Para o tratamento de lírios, é necessário retirar as áreas afetadas, e tratar o arbusto com uma solução de "Fundazol".
  • Ferrugem. É a doença mais perigosa em que aparecem manchas nas folhas, que mais tarde se transformam em ferrugem. Se as folhas afetadas não forem removidas em tempo hábil, a infecção pode se espalhar por todo o canteiro de flores.

    Quanto às pragas, o lírio asiático é na maioria das vezes suscetível a insetos como a mosca da cebola, a cascavel do lírio e os pulgões. Para combater estes "hóspedes indesejados", recomenda-se a realização de pulverizações preventivas com medicamentos como o "Aktara" e o "Inta-Vir".

    Os lírios são muito menos propensos a serem atacados por ursos, besouros e vermes; eles são destruídos com Medvetox.

    Exemplos em paisagismo

    O lírio asiático é legitimamente considerado a rainha das flores do jardim, pois tem uma beleza extraordinária, formas e cores requintadas. É frequentemente usado em paisagismo em chalés de verão. No entanto, muitos jardineiros não levam em conta o fato de que essa beleza é caprichosa, e nem todos os "vizinhos" são adequados para ela. Portanto, ao formar canteiros de flores, você não deve complementar essas flores brilhantes com plantações monocromáticas indefinidas. Misturar vários tons coloridos é uma ótima opção. Para fazer isso, 4-6 arbustos de lírio são plantados em uma fronteira mista, complementando-os com plantas perenes herbáceas.

    Se você combinar lírios asiáticos com outras flores decorativas, é importante selecionar corretamente seu período de floração, crescimento, características de crescimento e uma paleta de tons. Por exemplo, lírios e peônias são combinados de maneira ideal. Flores de peônia perfumadas, brilhantes e maciças ajudam a enfatizar favoravelmente a graça dos lírios e, após a floração, a peônia será capaz de sombrear belezas delicadas com sua folhagem. Essas combinações de cores podem ser plantadas em canteiros de flores perto de casas, gazebos e jardins.

    Ficam bem em áreas de lírios com íris, mas é difícil cultivar essas duas flores na mesma área ao mesmo tempo, pois as primeiras adoram regar e as últimas preferem umidade moderada. Se você cuidar bem das plantas, poderá obter um canteiro de flores contrastante. Flores de lírio brilhantes e perfumadas complementam elegantemente as folhas grandes da íris. Lírios amarelos também podem ser plantados em canteiros Mahonia - uma mistura incomum dará ao projeto paisagístico uma aparência elegante.

    Para mais informações sobre o lírio asiático, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário