Lírios rosa: descrição das variedades e dicas para cultivá-los

Contente
  1. Revisão das melhores variedades
  2. Regras gerais para cultivo
  3. Doenças e pragas
  4. Exemplos em paisagismo

Uma das flores mais graciosas são os lírios e, se tiverem um botão rosa, o buquê será duplamente romântico. Muitos jardineiros sonham em cultivar essas flores em seus terrenos, no entanto, nem todo mundo conhece as nuances de cuidar dessas flores, bem como sobre as características das variedades de lírio rosa. Todas essas e outras complexidades de colocar flores semelhantes em seu site serão descritas em detalhes neste artigo.

Revisão das melhores variedades

Essas flores vêm em muitas variedades diferentes, cada uma com sua própria descrição única. As variedades mais populares de lírios cor de rosa são as seguintes.

  • "Pirulito" - flores de 90 a 100 cm de altura, que combinam as cores rosa brilhante e branco em seus botões. O rosa é encontrado nas bordas do botão. As inflorescências incluem de 3 a 5 flores. Além disso, esta variedade é caracterizada por um tamanho de bulbo bastante grande.
  • Impressionante cor rosa característica da variedade "Estrela mágica", que tem a forma de uma estrela. Além do rosa, há uma tonalidade carmesim no botão desse lírio, passando na forma de uma mancha ao longo da pétala. Em diâmetro, esses representantes da flora densamente duplicados atingem 20 cm e sua altura é de 100 cm.
  • Os lírios têm os mesmos parâmetros. variedades "Marlene"... Eles são de cor rosa pálido e suas folhas longas são ligeiramente pontiagudas. No centro da flor, uma mancha vermelha é ligeiramente pronunciada.

Vale ressaltar que o número de botões no caule de uma planta pode chegar a 100 pedaços.

  • A variedade alta é americana lírio "Lago Tular", que chega a atingir os 120 cm. Ao mesmo tempo, as pétalas dos seus botões rosados, na parte central com pontos vermelhos, dobram-se para trás. Devido a isso, a planta parece bastante incomum para este tipo de flores.
  • O verdadeiro gigante entre os lírios é grau "estrela de salmão", cujos botões são pintados em um tom delicado de salmão. Uma planta com 200 cm de altura floresce na primeira metade do verão com flores muito grandes.
  • "Stargazer" - lírio do tipo oriental com pétalas fortemente curvas de um rico tom rosa. Ao mesmo tempo, manchas vermelho-escuras são visíveis contra o fundo brilhante das pétalas. A altura dessas plantas atinge de 80 a 100 cm, e o diâmetro do botão é de 17 cm.
  • Saturado na cor também é grau "Canberra"que floresce no final do verão. O arbusto desse lírio pode ter até 180 cm de altura, os botões têm a forma de uma estrela e sua rica cor carmesim é diluída com uma mancha amarela no meio, bem como pequenas manchas vermelhas espalhadas sobre as pétalas .
  • Também as variedades tubulares são pintadas de rosa, como "Perfeição Rosa"... Em um arbusto de até 180 cm de altura, existem de 5 a 7 flores de tonalidade rosa escuro. Neste caso, o pistilo e os filamentos dos estames são de cor laranja brilhante. Os botões tubulares têm até 13 cm de comprimento e 11 cm de diâmetro.
  • Variedade "Scheherazade" tem grandes botões rosa, cujas pétalas são contornadas por uma borda branca e contêm uma leve mancha escura.

Esta variedade holandesa apresenta-se na forma de um arbusto bastante alto, necessitando de proteção do vento e das altas temperaturas.

  • Lily "Baywatch" pertence a híbridos OT, tem flores grandes de cor rosa claro atingindo um diâmetro de 25 cm. A altura do arbusto é de 100 a 120 cm. Neste caso, os botões são em forma de taça e têm o miolo cor de limão. Esses lírios são famosos por seu perfume magnífico.
  • Variedade "Sonho de Rosells" difere porque na parte central das pétalas a cor do botão é cremosa, e então ele se transforma suavemente em pontas rosadas brilhantes. Também há uma mancha marrom nas flores.
  • "Tambor de distância" - lírios rosa escuro com bordas brancas de pétalas. Uma característica dessas plantas é a ausência de anteras de coloração. O aroma dos representantes desta variedade é muito leve e discreto.
  • Lily "Belonica" combina perfeitamente 3 cores. O rosa suave ocupa a maior parte da pétala, nas bordas torna-se branco, e o vermelho contrastante se apresenta na forma de listras nas pétalas. Essas flores também não têm anteras.
  • Variedade "Pincel Rosa" é um arbusto de 120 cm de altura, o diâmetro da flor se espalhando é de 18 cm, e sua tonalidade rosa quente é diluída com abundante pulverização cor de vinho.
  • Flores tubulares de Bellsong têm uma cor rosa pálido de uma única cor e exalam um leve aroma. O arbusto cresce até 110 cm e floresce no meio do verão. O formato dos botões desses lírios é freqüentemente comparado ao formato dos sinos.
  • Variedade híbrida "Pink Palace" caracterizado por flores muito grandes de até 22 cm de diâmetro. Nesse caso, as pétalas do botão estão, por assim dizer, curvadas. Em altura, essas plantas podem atingir até 1,5 m.
  • Pequenas flores rosa claro com um diâmetro de 12 cm são características de Variedades rosa primavera... Suas bordas não são tão claras, e o tom delicado das pétalas é diluído com manchas e uma borda estreita na base, pintada em tom púrpura. Uma inflorescência contém 14 flores, cujas pétalas são direcionadas para cima.
  • Lírios tubulares "planetas rosa" até 90 cm de altura, eles têm um tom rosa doce agradável do botão e pétalas curvadas para fora.

Além disso, suas flores estão voltadas para cima, o que não é típico das formas tubulares.

  • Variedade de arbustos "Pink Giant" altura de 90 a 150 cm, flor com botões rosa pêssego com manchas escuras. Uma inflorescência pode ter de 12 a 20 flores, que florescem em meados de junho.
  • Grande variedade de lírios "Pink Haven" São inerentes ricos botões rosa com diâmetro de 20 cm.Além disso, na parte central da flor, a cor rosa é ainda mais intensa do que nas bordas. 2 ou 4 flores são geralmente coletadas em inflorescências piramidais.
  • Lily Bush "diamante rosa" atinge 120 cm de altura. As flores são rosa brilhante e têm uma borda branca nas bordas. Há uma faixa vertical rosa escura no centro de cada pétala.
  • As plantas parecem muito exóticas variedades "papagaio rosa cariba", já que na forma aberta do botão, as bordas irregulares de suas pétalas alongadas são claramente visíveis. Este lírio floresce de meados ao final do verão. E em altura o arbusto atinge de 90 a 120 cm, enquanto com o tempo pode ficar mais alto.
  • Lily "Pink Mist" É um híbrido gracioso com flores rosa frias, cujas pétalas formam uma bela curva externa. O núcleo da flor é branco e seu diâmetro chega a 23 cm. A altura do arbusto é de 105 cm.
  • Lírio rosa tigre "Sabor rosa" tem um botão de cor quente com manchas amarelo-claras no centro de cada pétala e numerosas manchas escuras. Esta flor pode ser cultivada não apenas no jardim, mas também em um vaso em um apartamento.
  • Para lírios rosa Morpho A cor quente das pétalas, mais saturada ao centro, assim como a presença de manchas bordô são características. O diâmetro de uma flor é de 15 cm, e na inflorescência elas são coletadas em vários pedaços no topo do caule.

Regras gerais para cultivo

    Para tornar as variedades de lírios rosa confortáveis ​​em seu local, você deve cuidar de seu cultivo e plantio adequados. É necessário levar em consideração as seguintes nuances para o sucesso da adaptação desta flor.

    • Esses representantes da fauna devem estar localizados em uma área aberta, mas ao mesmo tempo não deve ser fortemente soprada pelo vento e ligeiramente sombreada. No entanto, colocar um arbusto de flores perto de uma árvore não é a melhor opção.
    • Por ser o solo mais favorável para tal planta, vale a pena escolher margas de tipo leve, bem como marga arenosa solta, fertilizada com nutrientes.
    • O preparo do solo para a planta é feito com antecedência. Elementos como turfa, areia, fertilizantes orgânicos e húmus são adicionados ao solo pesado. A quantidade de fertilizante não deve ser maior do que o necessário, caso contrário, o arbusto crescerá ativamente. Lembre-se de que você não pode transplantar uma flor antes dos primeiros 3 anos de vida.
    • A melhor época para plantar uma planta é o outono. No entanto, um lírio rosa também é plantado na primavera, depois de verificar se o solo está completamente descongelado.
    • Você pode calcular a profundidade de plantio de uma flor multiplicando o parâmetro de seu bulbo por 3, e também levando em consideração a leveza do solo. Quanto mais leve for, mais fundo a lâmpada é colocada. Os indicadores para lírios rosa têm uma profundidade de 10 cm no caso de variedades subdimensionadas, para plantas de tamanho médio, a profundidade ideal é de 15 cm, e para arbustos altos, o bulbo é colocado 20 cm no solo. Lembre-se também da distância entre as plantas, que para grandes variedades deve ser de 25 cm, e para pequenas variedades - 15 cm.
    • Os principais procedimentos para o crescimento bem-sucedido de um lírio são a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento do solo.
    • A alimentação das plantas deve ser feita somente se fertilizantes foram aplicados durante o preparo do solo.
    • É necessário manter a umidade do solo moderada, executando a rega oportuna. No entanto, você não deve permitir o alagamento, uma vez que os lírios não gostam disso. O horário mais favorável para a rega é à noite, sendo necessário deitar a água por baixo da raiz, evitando que atinja as folhas das plantas.
    • Para melhor reter a umidade ao redor das flores, um procedimento como cobertura morta do solo deve ser realizado.
    • Lily deve ser propagada em tempo hábil. A melhor maneira de fazer isso é dividir as lâmpadas que se formam após os primeiros 3 anos. Se você não remover a nova parte do bulbo, os botões da planta serão menores, portanto, a reprodução é um processo necessário.

    Doenças e pragas

    Como qualquer planta de jardim, os lírios cor de rosa são suscetíveis a uma série de doenças que podem afetar diferentes partes do arbusto. As doenças mais comuns dos lírios incluem o seguinte.

    • Botrytis, também chamado de mofo cinzento, é um fungo que começa nas folhas. No início, a doença se manifesta na forma de manchas marrons na folhagem, depois se transforma em formações mucosas com flor cinza e se espalha por todas as partes da flor. O tratamento é realizado com uma solução fungicida.
    • As folhas do lírio também são suscetíveis à cercosporose, que se manifesta na forma de manchas. Uma característica da doença é sua rápida disseminação. Portanto, é necessário realizar o tratamento do mato em tempo hábil com Bordéus Líquido 1%.
    • A penicelose é uma doença perigosa que leva à decomposição dos arbustos de lírio. Uma planta doente pode ser distinguida por sua taxa de crescimento lenta, bem como pedúnculos fracos. Mais tarde, uma flor esverdeada começa a se formar nos caules, botões e folhagens. Para prevenir doenças, os bulbos de lírio precisam ser tratados com uma solução de manganês.
    • Um golpe no bulbo de uma planta é infligido por Fusarium. A complexidade desta enfermidade é que não pode ser reconhecida pelo aparecimento da planta, porém, se a doença não for tratada, o lírio dificilmente conseguirá sobreviver ao inverno. Você pode prevenir o processo de infecção tratando o solo com uma solução de sulfato de cobre, que tem propriedades desinfetantes.
    • Os rizomas do lírio podem sofrer de fítio, que também é uma formação fúngica. A derrota ocorre lentamente e se manifesta na forma de um enfraquecimento dos processos de floração e uma deterioração das qualidades decorativas. O resultado final é o amarelecimento e o ressecamento das flores.Para se livrar da doença, as partes afetadas devem ser cortadas e a própria flor transplantada para o solo, que foi pré-tratado com 4% de enxofre coloidal.

        Não se esqueça dos insetos-praga, entre os quais os mais perigosos para os lírios cor-de-rosa são a mosca-do-lírio e o besouro-do-lírio. Esses parasitas comem as flores e folhas dos lírios, privando-os de sua beleza e prejudicando o estado das plantas. Você pode se livrar das pragas coletando suas larvas manualmente ou pode usar inseticidas especiais como Thunder, Flycatcher e Grizzly. No entanto, essas substâncias podem deixar manchas escuras nos botões.

        Exemplos em paisagismo

        Os lírios rosa são elementos muito bonitos de qualquer jardim, por isso são muito usados ​​em paisagismo, criando composições interessantes no local. Dê uma olhada nos seguintes exemplos dessas opções.

        • As flores podem ser dispostas em uma fileira perto de um caminho de pedra. Ao fazer isso, eles também são complementados por plantas inferiores, enquadrando o caminho do jardim.
        • Os lírios rosa também podem ser colocados em grupos atrás das plantas inferiores.
        • Os lírios do jardim misturam-se maravilhosamente com a vegetação extensa, que é graciosamente delimitada por pedras.

        Dicas de um jardineiro experiente para cultivar lírios no vídeo abaixo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário