Características e regras para a reprodução de lírios com escamas
Existem várias maneiras de criar lírios. Um deles é feito com escalas. Os jardineiros costumam se inclinar para ela, porque em vez de uma flor, aparecem várias, o que economiza dinheiro e não requer ações adicionais.
Cronometragem
Uma das principais vantagens do método é que a reprodução por escalas pode ser feita ao longo do ano. No entanto, os especialistas recomendam dar preferência a Primavera, desde o início da primavera, as plantas têm atividade biológica máxima. Além disso, recorre-se a esse tipo de reprodução quando no outono por algum motivo não foi possível plantar os bulbos, ou o material de plantio foi adquirido muito cedo. De 2 a 15 lâmpadas aparecem em cada escala. Conseqüentemente, seu número total pode ser significativo.
Seleção e preparação de material de plantio
Não é difícil propagar lírios com escamas em casa, mas você precisa fazer isso direito. Um ponto importante é o preparo do material de plantio. As escalas devem ser cuidadosamente separadas da lâmpada, certificando-se de que fica um pedaço do fundo. Este método também é valioso na medida em que as lâmpadas são frequentemente danificadas por roedores, e desta forma não podem ser utilizadas, mas são perfeitas para a obtenção de escamas, apesar do seu tamanho.
Às vezes, à venda, você pode encontrar lâmpadas com desconto que literalmente se desfazem visualmente. Deve-se notar que este é o mais conveniente para separar os flocos, e descontos geralmente em mais da metade do custo são um bônus excelente. Esse material de plantio é obtido muito lucrativo.
Porém, a lâmpada precisará ser protegida, caso contrário poderá sofrer com o afastamento das escamas.... Para isso, você pode usar um agente fungicida. A solução de furacilina é perfeita. Você também pode usar carvão ou cinza, se estamos falando de propriedade privada, que tem uma fornalha. Nesse caso, o carvão resfriado precisará ser bem triturado e, em seguida, despejado sobre as feridas dos bulbos que se formaram após a retirada das escamas. Ressalta-se que esse material de plantio ficará perfeitamente preservado se for colocado em substrato úmido antes do plantio.
Além disso, surge a questão do processamento das próprias escalas. É necessário realizá-lo o mais rápido possível, a fim de evitar a ocorrência de várias doenças. Nesse caso, é utilizado o mesmo agente fungicida. As áreas danificadas devem ser removidas e o floco em si deve ser cuidadosamente desinfetado.
Em seguida, o tratamento deve ser realizado com composições como estimulador de crescimento e formador de raízes.
Para que as escamas germinem, eles precisam de um determinado substrato. Você pode usar, por exemplo, fibra ou serragem de coco. Algumas pessoas preferem se inscrever musgo especial ou turfa grossa. Se você não conseguiu pegar musgo esfagno, o de costume, que pode ser encontrado na floresta, serve. No entanto, os flocos precisarão de um substrato solto, então esse musgo precisa ser dividido em pequenas partículas. Se tudo for feito corretamente, os bebês aparecerão em breve.
Quando os preparativos acabarem o substrato é colocado em um saco de celofane... A seguir, será necessário umedecer levemente, para depois colocar as escamas em seu interior. Eles precisam ser colocados de forma a excluir o contato um com o outro.Você pode fazer várias camadas que serão cobertas com algum tipo de material. Terminado o procedimento, o saco é fechado e colocado em uma caixa, que protegerá as cebolas de estragos. Lá, eles estarão em uma posição confortável durante a inspeção.
Os lírios podem ser propagados com escamas na primavera e no outono. Quando foi decidido realizar o procedimento na primavera, a bolsa deve ser mantida em local aquecido. Você pode colocá-lo na cozinha. No segundo caso, uma geladeira ou alguma sala fria serve. Se você deixar o material aquecido em casa, as escamas germinarão muito rapidamente e você terá que providenciar iluminação adicional para elas.
Os especialistas aconselham evitar o alagamento, pois pode afetar negativamente o material de plantio. E você também deve inspecionar periodicamente os pacotes. Quando fungos e mofo aparecem neles, a área afetada é removida e o substrato é tratado com desinfetantes.
Como preparar o solo?
Antes de começar a criar lírios no local, você deve definitivamente preparar o solo. Isso é muito importante porque o próximo transplante levará 3-5 anos. A flor ficará confortável em solo preto claro, portanto, alguns ajustes podem ser necessários. Para clarear solo pesado, turfa, húmus e areia podem ser adicionados a ele. As proporções dos componentes devem ser as mesmas. Eles devem ser adicionados durante a escavação. É feito a uma profundidade de aproximadamente 40 centímetros, que é aproximadamente igual à baioneta de uma pá.
Se estamos falando de solo empobrecido, 1 m² de terra precisará adicionar 4 quilos de húmus. No caso de solo podzólico, sua quantidade deverá ser duplicada. Essas plantas são adequadas para solos com acidez neutra. No entanto, algumas espécies podem exigir o plantio em solo ligeiramente alcalino ou acidificado. Os especialistas ajudarão a entender essa questão, e isso deve ser feito diretamente durante a compra das flores.
Deve-se observar que o preparo do solo é feito com antecedência. Se o plantio for feito na primavera, a fertilização é feita no outono e vice-versa.
Regras de pouso
Se a balança for preparada corretamente, depois de 1,5-2 meses você poderá ver a aparência de crianças sobre ela. A quantidade máxima é de 15 peças. Em nenhum caso este período deve ser perdido, caso contrário, brotos aparecerão e um transplante após este período os tornará fracos e alongados. Nesse período, a cebola deve ser plantada no substrato em box separado. Ainda não é necessário separar as balanças, pois nesta fase elas fornecem os nutrientes necessários às crianças.
É melhor fazer você mesmo o preparo do substrato, para isso você precisará misturar terra, turfa, areia e vermicomposto em proporções iguais. Não vai doer colocar vermiculita ali, que vai ajudar as flores a se enraizarem melhor em um novo lugar, além de garantir a preservação da umidade do solo. Ao plantar cebolas, certifique-se de que a camada de solo acima delas seja de aproximadamente 1 centímetro. Quando o procedimento termina, a terra é suavemente umedecida com água morna. Os jardineiros não recomendam o uso de frio.
O recipiente onde são plantadas as cebolas é colocado em um saco plástico, que não deve ser fechado muito bem, sem impedir o acesso de ar. Depois disso, ela é exposta em um local bem iluminado. Em alguns casos, é mesmo necessário providenciar iluminação adicional. O broto que saiu da cebola ainda não pode ser chamado de lírio de verdade. O cultivo de uma flor leva muito tempo. Em um ano, a cebola crescerá e criará raízes fortes. Uma flor completa aparecerá no terceiro ano após o plantio.
Cuidados de acompanhamento
Você pode cultivar lírios lindos e exuberantes cuidando deles na hora certa e observando certas regras. Jardineiros devem se lembrar disso no primeiro ano de vida, essas flores não precisam ser alimentadas.Os fertilizantes devem ser aplicados após o término da floração, mas apenas se a fertilização foi realizada antes do plantio... Variedades altas requerem amarração. Isso deve ser feito antes da floração. Após o desbotamento do lírio, os botões secos devem ser removidos.
Quanto à umidade, deve ser maximizada na primavera. Isso se deve ao fato de que neste momento a massa verde está crescendo. No verão, a quantidade de rega deve ser reduzida. A quantidade ideal é 1-2 vezes por semana. Quando os lírios murcharem, é necessário regá-los com mais frequência, o que ajudará a armazenar os alimentos para que o inverno seja mais tranquilo.
Para a reprodução de lírios por escalas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.