Visão geral de flores semelhantes a lírios
Os lírios são uma das flores mais populares e comuns. Os jardineiros apreciam esta planta por sua aparência incrível e uma grande variedade de cores. Os representantes da família Liliaceae são originários da China. Ao longo dos séculos, os jardineiros desenvolveram novas espécies que se espalharam por todo o planeta. No mundo da flora, existem muitas flores que parecem lírios. Considere as variedades mais famosas.
Descrição das plantas de jardim
É difícil imaginar um jardim grande e exuberante sem lírios. Ao decorar um projeto paisagístico ou criar uma composição viva, os especialistas costumam escolher plantas cujas flores se parecem com lírios. Combinando diversas variedades, é possível obter um efeito visual incrível.
Eritrônio (kandyk)
Esta planta se parece com um lírio devido às pétalas alongadas e brilhantes. A flor pertence à família Liliaceae. Se traduzirmos o nome do grego antigo, a palavra “kandyk” significa “vermelho”. A planta também é chamada de "cão canino" devido à estrutura especial do bulbo. O eritrônio é nativo das regiões subtropicais. Os bulbos crescem profundamente no solo. Os caules são limpos e curtos. Este representante da flora começa a florescer no início da primavera.
A cor das pétalas pode ser diferente: branca, amarela, roxa e rosa. Com o início do verão, os botões começam a murchar. No território da Rússia, a flor é rara. Via de regra, ele cresce em cadeias de montanhas.
Arco ganso
A seguinte erva também pertence à família Liliaceae. A pátria do ganso é considerada a região norte da África. Até o momento, os botânicos conseguiram identificar mais de 100 variedades da flor. Os botões nas hastes aparecem cedo, por isso alguns jardineiros o chamaram de floco de neve amarelo. Quando começa o período de floração, formam-se inflorescências na planta, constituídas por 10 flores. A cor das pétalas é amarelo intenso. Apesar do tamanho compacto dos botões, o brilho das flores chama a atenção. No verso, as pétalas são coloridas de verde. Folhas de uma cor verde padrão à base de ervas. Um representante perene da flora cresce notavelmente em solo fértil e solto. Além disso, o ganso adora áreas iluminadas e não tolera bem a água estagnada.
Tricirtis
A próxima variedade cativa com a incrível cor das pétalas. A pátria da planta herbácea e perene é a região do Leste Asiático. Na Rússia e em outros países da CEI, a flor também pode ser encontrada em condições naturais. Os habitantes das Filipinas o chamavam de sapo lírio. O aroma agradável da flor atrai as espécies comestíveis de sapos. Na Europa, essa planta é conhecida como "orquídea de jardim". Grandes botões são colocados nas hastes individualmente ou são coletados em pequenos grupos. O comprimento das hastes chega a 50 centímetros. A cor das pétalas é bege, branca ou amarela.
Existem também espécies cujas flores são cobertas por manchas roxas brilhantes. As pétalas de tricyrtis são suaves e agradáveis ao toque.
Ixiolyrion
Os especialistas identificaram as seguintes regiões como berço do ixiolirion tártaro: Sibéria, noroeste da China e Ásia Central. A planta é identificada por seu grande bulbo em forma de ovo. Os caules têm cerca de 40 centímetros de comprimento. As folhas são alongadas e pontiagudas. As flores têm uma encantadora cor roxa com um tom azul escuro. A aparência dos botões é comparada a lírios e sinos.Os botões aparecem no primeiro mês de verão. O segundo nome de ixiolirion é lírio da estepe.
Hesperokallis
Este membro da família Asparagus é raro. Flores brancas encantadoras são colocadas em uma haste densa (altura máxima - 50 centímetros). A planta tolera notavelmente o tempo seco, crescendo no território dos desertos do sudoeste. Pétalas brancas como a neve podem adornar listras esverdeadas ou prateadas. Os botões aparecem depois da chuva. Devido à sua maior resistência ao solo seco e climas quentes, a flor foi apelidada de lírio do deserto. Os botões abrem à noite antes do pôr do sol e exalam um perfume rico.
Amarelo hemerocallis (hemerocallis)
A pátria desta planta é a Ásia Oriental. A flor pertence a plantas herbáceas perenes, cujo nome oficial se traduz como "beleza de um dia". Botões amarelos brilhantes de incrível beleza encantam apenas 1 dia e depois desbotam. No território dos países da CEI, os floricultores apelidaram esta flor de virgem vermelha. Em condições naturais, o hemerocallis pode ser encontrado apenas na região da China Central. A forma das flores perfumadas é muito semelhante à do lírio branco. Os arbustos atingem uma altura de 1 metro. O período total de floração dos arbustos é de 40 dias. Pedúnculos são ramificados e grandes.
Alstroemeria
A Alstroemeria muitas vezes pode ser encontrada não apenas em jardins, mas também em lojas de flores. Esta variedade é parente próxima dos lírios e pertence à família com o mesmo nome. Esta espécie também é conhecida como "lírio peruano". A terra natal da planta são as regiões frias dos Andes. A estrutura da flor realmente lembra um lírio, só que em miniatura. Esta espécie apresenta-se numa grande variedade de cores: botões brancos, vermelhos, amarelos, bordeaux, laranja e roxos. Em alguns casos, podem ser encontradas plantas bicolores. No interior, as pétalas são decoradas com linhas marrons. Se a flor crescer dentro dos limites das regiões subtropicais do Cáucaso, é capaz de suportar facilmente o inverno sem isolamento ou abrigo adicional.
Visão geral das flores de interior
Existem variedades que são ótimas para cultivo doméstico. Algumas espécies são menores do que as plantas de jardim e paisagismo.
Amarílis
A planta, originária do sul da África, é ótima para crescer em casa. Na Rússia, esta flor é rara, no entanto, cultivadores experientes estão engajados em seu cultivo. A altura da flor pode chegar a 70 centímetros. As folhas grandes de meio metro são escalonadas e têm uma forma alongada. A forma da lâmpada é em forma de pêra. No momento do plantio fica parcialmente imerso no solo.
As flores consistem em 6 pétalas grandes e densas. A cor mais comum é escarlate ou rosa. Existem também variações de cores combinadas: vermelho-branco, branco-rosa, rosa-vermelho. Amarílis vai se sentir muito bem no parapeito da janela. Na estação quente, pode ser retirado na soleira da porta ou na varanda (loggia). Os floristas que desejam cultivar uma flor por conta própria precisam se lembrar que a planta é muito sensível à queda de temperatura. Mesmo uma pequena permanência na marca zero pode afetar negativamente o estado da flor.
Hippeastrum
Esta flor é muito semelhante em aparência à planta acima. Muitas pessoas os confundem, confundindo-os com um tipo. Hippeastrum pertence à família Amaryllis. Hoje essa espécie possui cerca de 90 variedades. O nome consiste em duas palavras que, traduzidas do grego antigo, significam "cavaleiro e estrela". Em condições naturais, a flor pode ser encontrada na América, nas regiões tropicais e subtropicais. Também cresce na Bacia Amazônica. No século 16, esta flor chegou à Europa.
Agora, a planta perene bulbosa é cultivada em casas e apartamentos. Na maioria dos casos, o bulbo é arredondado, embora os cônicos também sejam encontrados.
Os tamanhos dos bulbos variam de 5 a 10 centímetros, dependendo da espécie. As raízes do fundo são coletadas em um pequeno cacho. As folhas são finas e alongadas, de uma rica cor verde escuro. Como nas espécies anteriores, a planta é caracterizada por flores grandes e de cor expressiva. Na maioria das vezes, as seguintes cores de botões são encontradas: rosa, bordô, branco, laranja, escarlate. As sementes apresentam alta taxa de germinação.
Vallota a bela
Esta espécie é um parente próximo da amarílis e é da mesma família que ela. Um perene nativo da África será uma decoração incrível para qualquer cômodo de um apartamento. As flores aparecem no segundo ano após o plantio. Flores grandes adornam caules densos. As folhas são estreitas e alongadas, de cor verde escura. Os especialistas recomendam a propagação da flor com a ajuda de crianças. No processo de crescimento e desenvolvimento, o vallot forma muitos filhos e agrada aos floricultores com floração abundante. Devido à sua despretensão, esta planta é perfeita para crescer em casa.
A flor cresce maravilhosamente em um vaso compacto.
Eucharis
A planta bulbosa, que nos veio da Amazônia e dos Andes, pertence à família Amaryllis. A flor perene também é conhecida entre os jardineiros como o lírio amazônico. As flores brancas como a neve fascinam à primeira vista. A planta será um ótimo complemento para o interior de uma sala de estar. A cor clara trará notas de ternura e leveza ao design. No centro da flor está um pequeno núcleo amarelo brilhante.
O nome de uma flor com aroma agradável é traduzido do grego como "cheia de charme". Eucharis é amplamente conhecido no campo da horticultura e floricultura. As flores são dispostas em hastes alongadas. Existem grandes folhas verdes embaixo. Com a abertura alternada dos botões, a planta agrada a cor por 3 semanas. A primeira vez que as flores aparecem no período de agosto a setembro. Em condições favoráveis, os botões podem crescer novamente (a planta se abre com flores na primavera e no outono).
Opções exóticas
Lírio gigante (cardiocrino)
O lírio é perfeito para decorar um jardim encantador ou criar uma composição viva incrível. Devido ao formato especial das folhas, os floricultores chamam o cardiocrinum de lírio em forma de coração. Eles têm a propriedade especial de mudar de cor ao longo da temporada, do rico bronze ao verde oliva. No final do desenvolvimento, adquirem uma cor verde densa. A planta é caracterizada por alto crescimento, podendo chegar a 2 metros de altura. Durante o período de floração, hastes densas e fortes são cobertas por botões do carpo. Uma haste pode abrigar de 5 a 30 flores volumosas de cor branco-esverdeada.
No final da floração, o lírio gigante morre, e a próxima estação é revivida com a ajuda de sementes ou bulbos filhos. Devido ao seu grande tamanho, a planta é perfeita para enobrecer áreas de parques, bem como decorar avenidas, praças e outros locais semelhantes.
Watsonia
Uma grande planta exótica que vem da região oriental da África pertence à família Iris. Watsonia é caracterizada por folhas verdes altas e pontiagudas. Os caules ramificados atingem um comprimento de 2 metros. A altura média é de cerca de 1,5 metros. Devido ao seu grande crescimento e numerosos botões, a planta possui altas qualidades decorativas. Watsonia é perfeita para decorar uma área verde, seja um amplo jardim, um canteiro de flores ou uma sala de estar. As flores de formato tubular requintado são colocadas no topo dos caules no valor de várias unidades. Existem as seguintes opções de cores: vermelho, rosa choque, laranja, branco. O comprimento dos botões é de até 5 centímetros. A época de floração é o primeiro e o segundo meses do verão.
Conselhos sobre cuidados
Para plantas de jardim
As plantas prosperam em solo solto e bem drenado.Também é necessário manter um nível moderado de umidade. Ao escolher o local para o plantio de uma planta, leve em consideração as características de uma determinada variedade. Algumas flores preferem áreas iluminadas, outras se sentem melhor em áreas escuras. Evite plantar em áreas com sombra forte, como sob árvores. Muitas variedades crescem bem perto de arbustos, elas protegem as plantas da luz solar direta e das correntes de ar. Ao plantar mudas, mantenha uma distância de cerca de 15 centímetros entre elas.
Fique de olho nas condições climáticas e suas mudanças. Com o início do verão, as plantas e o solo devem ser protegidos contra ressecamento e superaquecimento. Certifique-se de que a luz solar direta não toque nas flores. Cubra também a área de plantio com uma camada de cobertura morta. Serragem ou grama são ótimas. Mais perto do inverno, a cobertura morta é removida. Plantas bulbosas não toleram umidade estagnada. Ao regar, certifique-se de que não entra água nas folhas. Despeje pela raiz. Além disso, não regue durante o dia, quando o sol está brilhando intensamente. Umedeça o solo conforme necessário quando a camada superior secar.
Se a região tiver invernos rigorosos e gelados, proteja as plantas com material de cobertura. Antes do período de floração, a planta precisa ser alimentada. Recomenda-se o uso de formulações prontas que podem ser encontradas em lojas de jardinagem. No final da floração, os botões murchas devem ser removidos.
Flores para casa
As plantas cultivadas em casa preferem solos leves e férteis que são misturados com areia de rio. Você pode preparar a mistura sozinho ou comprar um substrato pronto em uma floricultura. Potes feitos de vários materiais são adequados como recipientes. Certifique-se de organizar uma camada de drenagem e orifícios no fundo do recipiente por onde o excesso de umidade sairá. Use água limpa ou decantada para irrigação. Mantenha o equilíbrio de umidade perfeito sem água estagnada e ressecamento. Durante a estação seca, você precisa pulverizar as flores periodicamente. O sistema radicular também precisa de oxigênio.
Afrouxe a camada superior da terra, mas com cuidado para não danificar as raízes e o bulbo. Tal como acontece com as plantas de jardim, proteja as flores dos raios diretos, hipotermia e correntes de ar.
Algumas variedades são caracterizadas por botões grandes e pesados. Se notar que as hastes começaram a ceder com o peso, use adereços. É melhor usar formulações líquidas como fertilizantes, que são aplicadas conforme necessário e antes da floração (na fase de formação dos botões). As plantas que vivem em casas e apartamentos não precisam de abrigo para o inverno, mas é necessário manter uma temperatura ideal para elas. Examine as flores cuidadosamente em busca de sinais de doenças e ataques de insetos nocivos. Use drogas e medicamentos de proteção se os sintomas estiverem presentes. Siga as instruções ao usar.
Para obter informações sobre como escolher as flores certas que se parecem com lírios, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.