Como e como tratar lírios de besouros: vermelho, preto e Colorado?
Em busca de uma flor perfeitamente bela e resistente para crescer em um canteiro de flores ou em um jardim frontal, muitos cultivadores experientes optam por lírios. Por muito tempo, esta planta em particular foi uma decoração insubstituível da área local e chalés de verão.
Neste artigo, falaremos em detalhes sobre como evitar o ataque de vários besouros que podem prejudicar uma bela flor.
Visão geral de pragas
Lily é uma flor extraordinariamente bela. Ela é amada não só por aqueles que a cultivam e a admiram, mas também por várias pragas. O último, aproveitando qualquer oportunidade conveniente, certifique-se de iniciar um ataque à flor, causando sérios danos a ela... Embora pertença a plantas resistentes e fortes, o lírio pode morrer devido ao ataque de pragas.
Pragas entre os representantes da classe dos besouros que mais frequentemente atacam o lírio.
- Besouro vermelho. Ele também é chamado de bombeiro ou guincho. Ele é considerado o mais perigoso. Esses insetos são besouros de folhas. Esses besouros provocam as seguintes doenças - fungos, mofo e outras infecções bacterianas. Este bombeiro come a parte verde da planta. Enquanto na planta, os besouros também acasalam, após o que a praga fêmea começa a botar ovos, que se transformam em larvas após 24 dias. O jovem crescimento que aparece é capaz de comer não apenas folhas verdes, mas também botões, caules e botões.
- Besouro do Colorado. Todos sabem que pode prejudicar não apenas os vegetais, mas também as flores. Assim como o besouro vermelho, o besouro da batata do Colorado come a parte verde da planta, multiplica-se e sua descendência pode destruir completamente a cultura.
- Ácaro-aranha. Para ele, a maior iguaria é o suco de um rebento jovem. Um indivíduo pode organizar uma grande colônia em um curto período de tempo e destruir completamente a flor.
- Lily voa. Durante seu habitat em lírios, ele põe ovos rapidamente, dos quais as larvas eclodem. A praga gosta de pistilos e estames.
- Medvedka. Seu alvo principal são as raízes da planta, ela as come. Também pode danificar lâmpadas e brotos.
- Khrushch. O esquema de ação desse bug é semelhante àquele segundo o qual o urso atua, ou seja, o sistema radicular do lírio está sob ameaça. A aparência da crosta é carregada de morte para a planta.
- Mosca voadora da cebola. Seu objetivo é colocar ovos no solo próximo à planta. Quando se transformam em larvas, comem rapidamente as folhas e o bulbo.
- Wireworm. Pode ser visto com frequência nas batatas. É um inseto laranja que se assemelha a uma lagarta. Se um indivíduo cai sobre um lírio, ele começa a comer o bulbo com grande apetite, que acaba apodrecendo e a flor morre.
Razões para o aparecimento
Muitos amantes da vegetação verde, incluindo lírios, estão se perguntando o que pode causar o aparecimento de pragas na planta.
Na verdade, não são tantos os motivos que contribuem para o ataque de besouros e outros insetos, mas os principais podem ser distinguidos.
- Local de pouso incorreto. É muito importante observar a vizinhança e o solo corretos.
- Medidas extemporâneas para prevenir o aparecimento de pragas. É aconselhável, antes de plantar uma flor, preparar um lugar na primavera e tratar a terra com preparações especiais.
Mas, infelizmente, mesmo os floricultores mais prudentes se deparam com o problema do aparecimento de pragas que podem facilmente migrar de uma planta para outra e depositar as larvas em um novo lugar.
Como se livrar de insetos?
Antes de começar a lutar contra os agressores, você precisa reconhecer qual inseto nocivo em particular atacou o lírio.
As informações na tabela ajudarão nisso.
Praga | Sinais de presença |
Besouro vermelho | Não há necessidade de olhar a flor de perto: o besouro é brilhante e grande, pode ser visto a olho nu. |
Besouro do Colorado | Folhas comidas e presença de ovos de laranja nelas. |
Ácaro-aranha | A planta é coberta por pequenos pontos vermelhos. |
Lily mosca | A presença desta praga torna-se perceptível quando a planta começa a florescer. Ao mesmo tempo, a flor é feia, informe e começa a apodrecer rapidamente. |
Medvedka | A presença de numerosos buracos ao redor do solo. |
Khrushch | Para identificar esta "besta", você precisa cavar o solo - está no solo perto do sistema radicular. |
Mosca da cebola - mosca flutuante | Pequenas moscas pretas que enxameiam perto do lírio são o urso. É impossível não notá-los. |
Wireworm | Folhas e bulbo comidos. |
Mas, seja como for, para cada uma das pragas listadas acima, há uma maneira de lutar.
Eles vão salvar do besouro vermelho preparações especiais "Karbofos", "Inta-Vir", "Decis"... A planta deve ser pulverizada de acordo com as instruções.
O besouro da batata do Colorado tem medo de drogas que são usadas para tirá-lo das batatas, mas se as instruções indicarem que eles são inofensivos para as flores.
"Aktellik" e "Fitoverm" irão aliviar o ácaro-aranha. Mas o remédio para a mosca do lírio, infelizmente, ainda não foi inventado. Existem apenas substâncias com as quais você pode reduzir o número de indivíduos em uma planta - isto é "Karbofos" e "Ditox".
A opção ideal na luta contra o urso são as armadilhas especiais - são fossas cavadas e pré-preenchidas com esterco. No caminho para a planta, o inseto pode permanecer nesta substância natural e não chegar ao lírio.
"Grizzly", "Thunder" e "Medvetox" - essas drogas ajudarão a remover o besouro.
Quando hoverflies começam a voar em massa sobre uma flor, ela precisa ser regada "Karbofos" ou "Inta-Virom"... Quanto ao verme, use drogas como "Pochin", "Vollar", "Provotox" ou "Medvetox"... Além disso, uma solução de permanganato de potássio ajudará a lidar com o verme, que precisa ser pulverizado na planta.
Existem outras maneiras também. Eles são mais adequados para defensores da sabedoria popular, que encontrou sua aplicação no controle de pragas, portanto, se você não quiser tratar a flor com produtos químicos, use remédios populares:
- coletar pragas e suas larvas manualmente;
- tente limpar as pragas com um jato de água, depois colete do solo e destrua;
- você pode pulverizar a planta após o plantio com uma solução natural (você pode preparar uma mistura de mostarda seca, sabão em pó, cinzas e absinto, você pode processar uma flor com essa solução caseira apenas uma vez por semana);
- mostarda seca ou cinza pode ser aplicada à planta;
- para que as larvas do besouro não saiam do solo e ataquem a própria flor, o solo próximo à planta pode ser coberto com uma película.
Mas esses métodos resolverão o problema apenas parcialmente. Na maioria dos casos, os métodos populares de controle de pragas podem assustar apenas temporariamente os besouros adultos, mas eles não conseguem lidar com suas larvas.
Medidas de prevenção
Para prevenir o aparecimento de pragas nos lírios, medidas preventivas podem ser tomadas para reduzir o risco de ataques de besouros. Os especialistas recomendam:
- antes de plantar uma planta, reduza a acidez do solo com cal ou cinza de madeira;
- com a chegada do outono, é imperativo cavar o solo e fazer a cobertura morta usando turfa;
- Antes de plantar, trate os bulbos de lírio com um medicamento chamado "Bazudin", você também pode usar substâncias especiais - acaricidas.
Absolutamente todas as preparações com as quais você processará o solo ou a planta devem ser certificadas e de alta qualidade. Além disso, certifique-se de que as instruções acompanham o medicamento, pois é necessário atuar exclusivamente de acordo com ele.
Para as pragas dos lírios e como lidar com elas, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.