Como plantar um lírio?
Os lírios são flores muito atraentes e delicadas. Destacam-se pela grande variedade varietal. Diferentes variedades, por sua vez, precisam de características individuais do conteúdo. No processo de plantio, é importante levar em conta todas as nuances, e não cometer erros para que as flores nobres criem bem e encantem os donos do jardim com seu esplendor por muito tempo.
Cronometragem
Os jardineiros costumam escolher o período para o plantio de plantas ornamentais em campo aberto com base em suas capacidades pessoais e tempo livre. Os lírios podem ser plantados na primavera e no outono. Mesmo assim, a época mais favorável para as lâmpadas, que são compradas de produtores locais, é no outono. Os termos ideais nas condições da Rússia central são final de agosto - início de outubro.
O plantio nesta época permite que o sistema radicular se fortaleça melhor e se adapte ao crescimento futuro da planta. Plantar mais tarde impedirá que as flores enraízem bem e a planta pode morrer.
Nas regiões do sul do país, os lírios podem ser plantados do final de setembro a meados de novembro.
Se a temperatura cair significativamente ou ocorrer a primeira geada, os bulbos plantados devem ser cobertos. Posteriormente, após o final do inverno, mesmo uma possível onda de frio após uma série de dias quentes de primavera não assustará os lírios plantados no outono.
Em floriculturas especializadas, o material de plantio geralmente vem da Holanda. Vale a pena considerar a diferença de clima e o fato de as lâmpadas serem desenterradas para venda pelos fornecedores no outono, e depois submetidas ao processamento - secagem e resfriamento. Eles chegam às prateleiras das lojas russas apenas seis meses depois - na primavera e, portanto, precisam ser plantados no próximo mês após a compra.
As melhores datas para o plantio da primavera são finais de abril e maio, quando o solo finalmente estará aquecido e não haverá geadas no solo. Em caso de clima instável, o plantio no verão na primeira década de junho é permitido.
Requisitos do local e do solo
O ponto difícil em criar lírios é a observância de certas condições de manutenção para diferentes espécies. Eles têm diferentes requisitos de alívio, iluminação, proteção contra vento e solo.
Iluminação
Os lírios não devem ser plantados em locais baixos e úmidos. É mais confortável para eles crescerem em colinas, onde a neve derrete mais rápido e a umidade não permanece.
A maioria dos lírios de jardim prefere áreas abertas onde o sol pode facilmente penetrar.
Na sombra, apenas variedades orientais e híbridos de martagão dão uma sensação boa. As variedades asiáticas são despretensiosas para a iluminação - elas podem se deliciar com sua floração em qualquer lugar na área das cabanas de verão.
Para o plantio de lírios, é necessário escolher locais que sejam protegidos de fortes ventos, pois suas pétalas e caules não são estáveis.
O solo
Em um lugar, os lírios podem crescer por cerca de 5 anos, por isso é melhor preparar o solo para o plantio bem e com antecedência. Os lírios não toleram solos pobres, pesados, argilosos e pedregosos.
Para a maioria das variedades híbridas, o solo deve ser solto e misturado com areia, pois é um componente importante do seu crescimento. Se árvores coníferas crescem no local ou nas proximidades, você pode adicionar suas agulhas caídas à mistura, pois aumenta a acidez do solo. A adição de turfa é encorajada.
Para variedades tubulares e específicas de lírios, o solo ácido, ao contrário, é indesejável. Um solo neutro com adição de cinzas é adequado para eles.
As variedades Leopard e Candida gostam de solo ligeiramente alcalino com uma pequena mistura de cal.
As espécies de flores longas, tigres e canadenses preferem solos ligeiramente ácidos.
Se houver dúvida sobre a composição do solo no local, é melhor misturá-lo com cinzas e um pouco de areia para o plantio de lírios. Essa composição será segura.
Como plantar corretamente?
Lírios de qualquer variedade ficam muito bonitos no site. Para que possam agradar com seu florescimento por mais de um ano, é imprescindível observar a tecnologia de plantio.
Se o material de plantio foi comprado no outono ou preparado de forma independente, mas por algum motivo não foi plantado, então até a primavera deve ser armazenado na geladeira na prateleira inferior.
Bulbos com brotos
Se brotos se formarem nos bulbos, eles não podem mais ser armazenados sem plantio. Devem ser plantadas em vasos para flores de interior ou em recipientes transparentes, previamente feitos pequenos orifícios para entrada de ar. Os recipientes transparentes são bons porque neles você pode observar melhor as peculiaridades do desenvolvimento do sistema radicular. Para plantio em vaso, solo comprado para espécies de lírios ou universal é adequado.
Você não precisa enterrar profundamente a cebola com o broto. De acordo com as regras, deve ser plantado de forma que a parte superior do rebento fique ao nível do solo. Se o broto eclodiu recentemente e é muito pequeno, sua ponta deve ser deixada na superfície sem cobri-la com terra.
Coloque vasos ou recipientes com bulbos de lírios plantados em uma área fresca, mas bem iluminada. Peitoris de janela ou prateleiras perto de janelas são aceitáveis. Em salas escuras, se uma pequena quantidade de luz atingir, você também pode usar uma lâmpada ultravioleta especial.
A rega é feita com pouca frequência, uma vez por semana é suficiente. A planta não precisa de fertilização durante este período. Os bulbos são mantidos em vasos até a primavera e depois plantados em canteiros.
Em terreno aberto
Os bulbos de lírio adquiridos na primavera podem ser armazenados em locais frescos, onde a temperatura é mantida em torno de 0 ° C, em sacos plásticos com pequenas aberturas para ventilação até o plantio.
Os bulbos devem ser verificados cuidadosamente antes do plantio, para remover escamas mal aderentes e raízes murchas. Para evitar a entrada de bactérias patogênicas, recomenda-se enxágue-as em água limpa e mergulhe-as em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20-30 minutos.
Deve ser plantado em solo pré-preparado. É necessário cavar a área, adicionar e misturar os aditivos necessários para um determinado tipo de lírio, e fazer um canteiro com cerca de 20 cm de altura.
Praticamente não há diferenças entre o plantio de bulbos comuns e aqueles cultivados com brotos em campo aberto. Se o broto cresceu mais de 15 cm, então ele pode ser colocado no buraco sob uma ligeira inclinação lateralde modo que um lado fica mais próximo do solo e o próprio rebento não se projeta muito acima de sua superfície. Este método protegerá os brotos delicados da geada. Em duas semanas, os brotos voltarão a assumir uma posição vertical e não terão mais medo das quedas de temperatura na primavera.
Listamos as principais etapas do plantio.
- Preparação de covas de plantio. Ao desenterrá-los, você precisa se concentrar na descrição da variedade e no tamanho da lâmpada. A profundidade dos sulcos deve corresponder em altura a 3 bulbos colocados uns sobre os outros - cerca de 8-12 cm. Deixe a distância entre eles para variedades de baixo crescimento em 15-20 cm, para representantes altos - 20-30 cm.
- Plantar bulbos. Coloque uma pequena camada de pequenas pedras de drenagem ou areia no fundo de cada buraco. Se possível, você pode adicionar musgo esfagno, pois tem propriedades bactericidas e protegerá a planta da podridão e de outras doenças. Abaixe a cebola sobre esta camada e espalhe cuidadosamente as raízes, em seguida, despeje areia por cima novamente. É necessário para absorver a umidade.
- É bom borrifar os bulbos com terra, fechar os buracos (com exceção daqueles em que os espécimes com brotos crescidos são plantados), você pode adicionar um pouco de turfa e água em abundância.
Cuidados de acompanhamento
Os lírios são considerados plantas caprichosas, mas mesmo assim cuidar deles não é difícil. Se observadas as condições necessárias ao seu desenvolvimento e crescimento, conservam por muito tempo as suas propriedades decorativas, não sofrem doenças e envelhecem lentamente.
Ao plantar no outono, eles são regados apenas em tempo seco e sem chuva. Não vale a pena se preocupar com a vulnerabilidade da planta às pragas, pois antes que os brotos apareçam, eles absolutamente não estão interessados nela. Não é necessário fertilizar lírios até a primavera.
Antes do início do tempo frio, o canteiro do jardim pode ser coberto com folhas ou galhos secos. O abrigo protegerá não só do gelo, mas também da penetração de caracóis ou lesmas.
No período de primavera-verão, é preciso olhar cuidadosamente para que o solo das plantas esteja moderadamente úmido. Os lírios não suportam umidade excessiva, é destrutiva para eles.
Na ausência de chuva, a rega deve ser feita uma vez por semana, despejando água pela raiz. O momento ideal para regar os lírios é a primeira metade do dia antes das 15h, à noite o solo deve secar.
Os lírios do primeiro ano de plantio raramente florescem, pois precisam de tempo para ganhar força. Se os jardineiros desejam muito ver plantas com flores no primeiro verão, as flores precisam ser alimentadas com mais frequência. Você pode seguir o seguinte cronograma de fertilização:
- nitrato de cálcio - 2 vezes na primavera, aplicar o segundo curativo 20 dias após o primeiro;
- fertilizantes com fósforo - um mês após a aplicação de potássio, e então você pode adicionar cerca de 1 vez a cada 10 dias até que os botões se formem;
- o potássio e magnésio é adicionado quando os botões aparecem a cada 2 semanas e param 1 semana antes da floração;
- monofosfato de potássio - aplique 2 vezes depois que a planta florescer.
A fertilização deve ser realizada na forma líquida de acordo com as instruções em anexo.
Cortar
Lírios ficam ótimos em buquês mas você precisa cortá-los corretamente:
- não se pode cortar o pedúnculo muito baixo - isso afeta negativamente o amadurecimento subsequente dos bulbos, é aconselhável deixar a maior parte do caule no canteiro;
- o local cortado deve ser tratado com cinzas e uma pequena gota de cola médica deve ser aplicada para que cicatrize mais rápido e não apodreça em tempo chuvoso
Depois da floração
As flores murchas devem ser removidas para que as caixas de sementes não se formem.
No outono, quando um pigmento amarelo aparece em todas as folhas, é necessário cortar os caules dos lírios a uma altura de 12-15 cm do solo. Na primavera, esses caules velhos caem por conta própria ou podem ser arrancados sem nenhum esforço.
Abrigo para o inverno
Não apenas os bulbos plantados no outono, mas também as plantas adultas precisam de isolamento para o inverno. Depois de aparar os caules, eles precisam ser cobertos.
O melhor material para o aquecimento será folhas caídas de macieiras ou pereiras, cobrindo com ramos de abeto e turfa é permitido. Essas camadas podem ser cobertas com filme plástico e protegidas com pedras.
Na primavera, o filme e os ramos do abeto são removidos e a turfa ou a folhagem podem ser deixadas como fertilizantes sob as raízes das plantas.
Transferir
Os cultivadores experientes sabem que as plantas precisam de um transplante depois de um certo tempo. Aqueles que recentemente se interessaram pelo cultivo de flores muitas vezes têm dúvidas sobre como determinar o momento do transplante ideal e sua conveniência em geral. Às vezes é muito difícil decidir sobre este processo se visualmente parece que a planta é bastante confortável.
Os lírios, como a maioria das plantas, precisam desse procedimento. O significado do transplante é baseado no fato de que a planta tira nutrientes do solo. Cada cultura se contenta com seu próprio conjunto específico. E se o mesmo tipo de planta cresce no mesmo local por um longo período, a fertilidade do solo se deteriora gradativamente, o equilíbrio ecológico do solo muda.Como resultado, sem um transplante, os caules e as folhas do lírio podem não parar de crescer, mas as flores ficarão menores e mais pálidas com o passar dos anos, o brilho irá desaparecer.
Em um local sem transplante, diferentes variedades de lírios podem crescer com segurança e dar flores de 2 a 10 anos. Alguns tipos de lírios (folhas estreitas, umbellate, monocromáticos) tendem a crescer muito rapidamente. Se no local do pedúnculo moribundo mais de dois processos de substituição aparecem anualmente, a planta deve ser transplantada após 2-3 anos.
É aconselhável replantar híbridos asiáticos após 4 anos. Os lírios de Candidium em um lugar estão bem por 5 anos. O lírio encaracolado e a variedade Shovitsa enraízam-se muito mal, por isso é melhor replantá-los após 6-7 anos. Menos frequentemente do que tudo, após 9 a 10 anos, as variedades híbridas de Marchagon e americanas requerem transplante.
O transplante deve ser feito quando a planta está dormente, ou seja, cerca de um mês após o seu desbotamento. As únicas exceções são as variedades de híbridos orientais, já que florescem mais tarde, sendo melhor transferir o transplante para a primavera. Os bulbos podem ser desenterrados na véspera da geada e armazenados em local fresco até a chegada da primavera.
Encontrar manchas marrons no caule ou nas folhas de um lírio indica que ele é desconfortável, o suprimento de nutrientes se esgotou e é melhor transplantá-lo, e não perder tempo com alimentação adicional. Normalmente, ao desenterrar tal espécime, você notará danos ao bulbo por podridão. Se a podridão for superficial e de fácil remoção, o bulbo após o tratamento com fungicida pode ser transplantado para outro local do local ou deixado para armazenamento até o transplante da primavera.
Ao transplantar, é importante seguir as mesmas regras para o plantio inicial de lírios:
- solo fértil pré-preparado de acordo com as exigências da variedade;
- local bem iluminado;
- falta de rajadas de vento.
Tecnologia de plantio correta e um bom cuidado com as flores preservam os bulbos e ajudam seu crescimento na primavera. Cultivar lírios e cuidar de arbustos não é tão difícil, o principal é levar em consideração todas as nuances descritas acima.
Compatibilidade com outras plantas
Os lírios ficam bem em qualquer plantação. Eles são frequentemente plantados ao longo de caminhos, em composições de grupo, cumes e mixborders.
Ao decorar um grande canteiro de flores com diferentes plantas, deve-se levar em consideração o período de floração das flores. Os lírios precisam ter um lugar de destaque, mas para que, após a floração, os caules vazios não sejam notados. É preferível não para o primeiro plano na borda do canteiro de flores, mas para a parte central do meio da composição. É importante correlacionar a altura dos lírios com outros companheiros. Eles parecerão graciosos apenas se outras plantas obstruírem não mais do que metade de seus pedúnculos, quando vistas de qualquer ângulo do canteiro de flores.
No primeiro plano da composição do grupo, as perenes terão uma aparência espetacular, que tendem a manter seu efeito decorativo durante todo o verão. Estes incluem: astilbe, hosta, hissopo. Você pode quebrar várias plantações de lírios em grupo plantando floxes com pequenas inflorescências, ásteres, peônias ou equináceas entre eles.
Sinos, variedades médias de malmequeres, heuchera, alissum, cravo-da-índia de jardim e spurge podem criar um fundo maravilhoso para lírios em flor.
Os lírios ficarão graciosos contra o fundo:
- jardinagem vertical da parede de uma casa, cerca ou gazebo;
- arbustos de tamanho médio de zimbro, thuja;
- gramíneas ornamentais altas - samambaia, relâmpago, pennisetum.
Se você planeja criar um canteiro de flores com várias camadas apenas de lírios, é melhor escolher variedades pertencentes a seus diferentes grupos. Plante variedades de baixo crescimento no plano inferior, pois florescem um pouco mais cedo. Plante o local central com os espécimes de tamanho médio e o fundo, respectivamente, com os mais altos. As variedades podem ser separadas umas das outras com o plantio de gramíneas ornamentais.
Os lírios são freqüentemente usados para decorar bordas; suas plantações de linha única parecem mais atraentes em alternância com peônias altas ou espíritas anãs.
Muitos jardineiros estão se perguntando se é apropriado plantar rosas e lírios lado a lado no mesmo canteiro de flores. Sujeito a certas combinações de cores, essa vizinhança é bastante aceitável.
Rosas brancas podem ser colocadas no primeiro plano do canteiro de flores e lírios altos com flores mais escuras podem ser plantados atrás delas. Rosas amarelas ou bege vão se misturar com lírios laranja brilhantes. Na presença de uma única roseira rosa ou vermelha no canteiro, você pode plantar lírios claros em grupos, eles vão enfatizar não só o esplendor da rosa, mas também atrair os olhos.
Em geral, os lírios coexistem bem com a maioria das plantas. É indesejável plantá-las apenas em um canteiro de flores com tulipas, ou substituí-las. Estas flores são susceptíveis às mesmas doenças e pragas, por isso é melhor colocá-las em locais diferentes do jardim.
São muitas as opções para decorar um jardim com lírios, o principal é plantar as variedades que você gosta de acordo com as suas necessidades e observar os cuidados necessários.
Assista também a um vídeo sobre como plantar e transplantar um lírio.
O comentário foi enviado com sucesso.