Quando e como transplantar lírios corretamente?

Contente
  1. Para que serve o transplante?
  2. A hora certa
  3. Seleção do local e preparação do solo
  4. Seleção e processamento de material de plantio
  5. Como fazer o transplante?
  6. Mais cuidados

Cultivar lírios é fácil, especialmente se você seguir todas as etapas necessárias e concluir tudo a tempo. Um acontecimento igualmente importante é o seu transplante, pois a saúde da planta e o excelente aspecto das flores dependem da forma como é feita. Para transplantar lírios, você precisa escolher o local de pouso correto e prepará-lo. Imediatamente após todo o trabalho de plantio, as plantas estão mais vulneráveis ​​e requerem bons cuidados.

Para que serve o transplante?

Como os lírios são perenes, muitos cultivadores novatos nem pensam no fato de que ainda precisam ser desenterrados periodicamente e, às vezes, transferidos para outro lugar. Se isso for negligenciado por vários anos, as consequências podem ser terríveis. No início, os botões ficam menores, as flores desabrochando ficam menores e depois desaparecem completamente. Com o tempo, os bulbos crescerão demais com um grande número de crianças, desenvolvendo-se às custas dos pais, e o sistema radicular crescerá muito densamente.

Além disso, quanto mais o tempo passa, mais esforços serão necessários para desenvolver um canteiro de flores negligenciado.

Existem outras razões para um transplante.

  • Esgotamento do solo, falta de nutrientes para o crescimento e desenvolvimento. Nesse caso, os lírios terão que ser transferidos para outro local.
  • Com isso, é avaliada a condição das plantas, as danificadas são rejeitadas. A remoção oportuna da flor doente permite que você salve as flores vizinhas.
  • Algumas variedades são simplesmente incompatíveis com as condições climáticas durante o inverno em uma determinada região. Para este período, eles devem ser desenterrados e colocados em condições mais adequadas.
  • Circunstâncias imprevistas, em consequência das quais as flores devem ser transplantadas para outro local. Por exemplo, devido a redesenvolvimento do site ou mudanças em seu design.

Porém, mesmo após o transplante correto, as plantas podem adoecer ou até morrer. Claro, esses casos são bastante raros, mas ainda são possíveis. Portanto, durante o trabalho, você deve ser extremamente cuidadoso e não realizar este procedimento com mais frequência do que o necessário.

A hora certa

A frequência de replantio depende da variedade. Quanto mais os bulbos crescem, mais frequentemente eles precisam ser desenterrados, as crianças devem ser separadas deles e plantadas novamente. Para a maioria das variedades, um intervalo de 3-4 anos é suficiente. Porém, ao adquirir variedades raras de lírios, é necessário estudar suas características com antecedência e levá-las em consideração posteriormente. Alguns são melhor replantados todos os anos (por exemplo, tubulares).

Existem dois pontos de vista quanto ao momento do transplante.

  • Tradicionalmente, todo o trabalho de plantio é realizado no outono. Isso é o suficiente para a cebola, que cumpriu todas as suas tarefas, descansar. Uma plantação de outono permitirá que eles voltem a enraizar. Acredita-se que esses lírios serão mais saudáveis.
  • Se as condições climáticas interferiram com o plantio nos meses de outono, ou se você encontrar uma variedade para a qual o inverno em um canteiro de flores é contra-indicado, você pode adiar o plantio na primavera. Muitos produtores consideram este método mais conveniente - você não precisa isolar as plantações e depois limpá-las. Além disso, mesmo lâmpadas saudáveis ​​e resistentes podem morrer de doenças ou pragas durante o inverno.

O momento exato do replantio pode ser calculado usando o calendário do jardineiro. No entanto, eles também precisam ser adaptados de acordo com o clima da região. Na primavera, o trabalho pode começar assim que a geada parar e o solo aquecer. Para as regiões do sul, a segunda quinzena de abril é adequada, para as regiões mais ao norte - início de maio. No outono, essas datas são alteradas para o final de agosto e setembro, respectivamente. Além disso, é preciso levar em conta o clima - nos Urais e na região de Moscou, será muito diferente.

As chuvas prolongadas de setembro podem inviabilizar todos os planos e adiar o transplante até a primavera; na primavera, enchentes e geadas prolongadas devem ser levadas em consideração. Uma previsão meteorológica preliminar para duas a três semanas ajudará a ajustar os planos.

Seleção do local e preparação do solo

Se os lírios cresceram no mesmo local, mesmo com fertilização constante, o canteiro terá que ser trocado. Idealmente, o restante da área deve descansar por pelo menos 2 anos. Até lá, é melhor semear sideradas. A preparação de uma nova horta não deve ser espontânea.

  • Um ou dois anos antes do plantio planejado, o solo deve ser desenterrado e adicionado um bom húmus. Para que não cresçam ervas daninhas no local, pode-se usar todas as mesmas adubações verdes. Eles também terão um efeito benéfico na estrutura do solo e se tornarão um fertilizante adicional.
  • Imediatamente antes do início do transplante, o local é limpo de todos os vestígios de vegetação seca. O solo deve ser cavado com pelo menos 15-20 cm de profundidade e grandes pedaços devem ser quebrados.
  • Além disso, turfa, areia e outros aditivos devem ser distribuídos por toda a área e desenterrá-los novamente. Para que posteriormente a água não deslize para um lado e as flores cresçam direitas, o futuro canteiro deve ser bem nivelado. Tudo isso deve ser feito imediatamente antes do plantio para que o solo não tenha tempo de secar.

O local do futuro transplante de lírios é de grande importância. A sombra é indesejável nele, mas será melhor se houver plantações de arbustos ou outros obstáculos por perto - eles protegerão os caules altos e delicados do vento. Os lírios amam o sol, por isso não devem ser plantados perto da parede de uma casa ou de uma cerca alta e vazia.

É melhor se o canteiro de flores estiver localizado em uma colina para que a água não se acumule nele, porque uma boa drenagem é importante para os lírios.

Além de uma boa localização, é preciso atender às condições do solo. Argila e pedra não funcionam - a troca de ar é difícil nela, e o excesso de umidade estagnará. Nessa área, os lírios crescem mal, florescem mal e podem apodrecer em seus bulbos. Para clarear o solo, para deixá-lo mais leve e solto, a areia é introduzida. A acidez do solo é reduzida adicionando-se cinzas ou cal apagada.

Em princípio, você pode melhorar quase qualquer site, mesmo o mais impróprio. Para isso, é necessário cavar um buraco ou trincheira de pelo menos 30 cm de profundidade e colocar uma camada de drenagem de pequenos seixos ou tijolos quebrados em seu fundo. Uma mistura de solo pré-preparada com uma composição adequada é derramada por cima. A exceção são as áreas pantanosas e de planície com umidade excessiva.

Seleção e processamento de material de plantio

As complicações mínimas ocorrem após o transplante de bulbo. Mas, para isso, eles precisam estar devidamente preparados.

  1. Para que os bulbos tenham um bom descanso e estocagem de nutrientes, o pedúnculo é retirado imediatamente após a floração e, após algumas semanas, toda a vegetação remanescente.
  2. Em seguida, você precisa desenterrar cuidadosamente todos os ninhos - ou seja, o bulbo da mãe e os bebês crescidos demais. Se o local para o canteiro já foi preparado e o transplante planejado imediatamente, é necessário manusear as raízes com o máximo de cuidado e em nenhum caso remover a terra delas. Se for planejada a preservação do material de plantio até a primavera, toda a sujeira é limpa, as escamas velhas, as escamas mortas e as raízes são removidas.
  3. Após a limpeza, deve-se começar a separar as crianças, enquanto tenta separar as raízes e não machucar o bulbo velho. É melhor plantar bulbos muito pequenos separadamente, pois eles só florescem depois de dois anos, ou até mais.
  4. As lâmpadas restantes devem ser inspecionadas.Sua cor depende da variedade, manchas duvidosas podem indicar uma doença incipiente. A cebola deve ser densa, encorpada. Se, ao ser pressionado, ele se amassa ou se solta líquido, deve ser descartado do seu patamar.
  5. Em seguida, o material de plantio deve ser tratado com um fungicida. Para profilaxia, você também pode usar a solução usual de permanganato de potássio. Os bulbos processados ​​são levemente secos e iniciam o plantio.

Se as lâmpadas precisarem ser enviadas para armazenamento, elas são secas à sombra do lado de fora e colocadas em caixas em uma camada para que você possa visualizá-las e remover as estragadas. Os recipientes assinados são colocados em um local fresco e escuro - uma geladeira, porão ou porão. Se durante o armazenamento o bulbo germinar um pouco e sobrar pouco até a primavera, pode-se plantar em vaso e só depois transplantá-lo para o solo.

Como fazer o transplante?

Se os lírios foram plantados originalmente com as próprias mãos, transplantá-los não será difícil - afinal, esses dois processos são muito semelhantes. No entanto, apesar disso, existem vários pontos que precisam de atenção especial durante o transplante.

Na primavera

Nos meses de primavera, você pode replantar os bulbos cavados no outono e os que estão invernados no solo. As lâmpadas armazenadas são fáceis de plantar.

  • Devem ser removidos, examinados bem e selecionados saudáveis ​​(sem sinais de danos, com fundo vivo). Para prevenção, a cebola pode ser embebida em solução de permanganato de potássio por meia hora. Neste caso, devem ser colocados no recipiente de forma que a solução cubra apenas a parte inferior.
  • Enquanto as cebolas estão sendo preparadas, podem-se fazer depressões no canteiro previamente cavado. Existem alguns esquemas de desembarque, embora seja importante não apenas organizar corretamente os próprios lírios, mas também organizar sua vizinhança com outras plantações. Dependendo da ideia, os lírios costumam ser plantados com buracos ou fossos, no fundo dos quais é necessariamente despejada uma camada de areia.
  • A profundidade das reentrâncias depende do tipo de lírio. Para os menores, bastam 10 cm, os altos terão que ser enterrados até 20 cm, se o bulbo for pequeno a profundidade é reduzida, senão simplesmente não rompe o solo. O plantio muito profundo pode atrasar a emergência e a floração, mas em áreas áridas com solo arenoso, ajuda a reter a umidade.
  • A distância entre os bulbos adjacentes pode variar de 10 a 20 cm, dependendo da cultivar e da floração. É melhor deixar mais espaçamento para facilitar os cuidados com a cultura. Para fazer com que o canteiro de flores pareça limpo, os espaços entre as plantas devem ser aproximadamente os mesmos.
  • Ao colocar as lâmpadas no recesso, certifique-se de que estão na vertical. Depois disso, eles são cobertos com terra. Freqüentemente, imediatamente durante o plantio, estacas são instaladas para amarrar variedades altas.

Os bulbos deixados em campo aberto devem ser transplantados antes do surgimento dos brotos ou enquanto ainda são muito pequenos. Caso contrário, é melhor esperar mais uma temporada. Os bulbos são desenterrados com um torrão de terra, crianças grandes são separadas e examinadas - nem todos eles podem permanecer saudáveis ​​após o inverno. O material selecionado é baixado para o orifício preparado com um aprofundamento no mesmo nível de antes da extração.

Verão

Variedades de lírios que murcham em junho podem ser plantadas sem esperar pelo outono. Após o final da floração, basta esperar três semanas. Eles são transplantados da mesma forma que na primavera. Acredita-se que alguns híbridos particularmente resistentes podem ser transplantados em qualquer época do ano e até mesmo durante a floração. Se for necessário transferir uma planta já grande para um novo local, você precisa proceder da seguinte forma.

  • Escave o mais cuidadosamente possível, junto com muita terra. Na transferência, é necessário tentar não danificar o bulbo com raízes ou a parte aérea.
  • Após o transplante, a planta deve ser protegida do sol por vários dias. A rega deve ser oportuna e moderada.Auxiliares podem ser adicionados à água para um melhor enraizamento.

Com esse transplante, é preciso estar preparado para que a planta, mesmo que se enraíze em um novo local, não floresça nesta estação ou descarte os botões já formados.

No outono

No outono, é importante escolher o período correto entre as chuvas e o início das geadas. O transplante segue o esquema já familiar:

  • cavar, dividir o ninho bulboso, selecionar material de plantio;
  • preparação de canteiros de flores;
  • desembarque.

No entanto, isso também tem suas peculiaridades. Quanto mais rigoroso for o inverno, mais profundos serão os buracos para as lâmpadas. De cima, o canteiro de flores deve ser isolado. Para isso, é coberto com palha ou folhagem. No entanto, o isolamento torna-se um excelente terreno fértil para roedores, que podem danificar as lâmpadas, por isso é melhor usar papelão e ramos de abeto.

Mais cuidados

    Após o transplante, os lírios perdem algumas de suas propriedades protetoras, por isso precisam de bons cuidados, que variam dependendo da estação do ano. Existem regras aqui.

    • No outono, a rega das lâmpadas praticamente não é necessária. É importante umedecer levemente o solo após o transplante e fertilizar com potássio e fósforo. Isso é o que permitirá que o bulbo crie raízes e agüente com sucesso o período de inverno.
    • Na primavera, ainda há umidade suficiente no solo, portanto, não é necessário umedecimento frequente. Para que os lírios cresçam, são necessários fertilizantes contendo nitrogênio e salitre. Não adicione muitos aditivos diferentes, pois um solo bem preparado fornecerá às plantas tudo o que precisam.
    • Nos meses de verão, a alimentação é necessária na fase de brotação e floração. Na estação quente, é necessário regar o canteiro todos os dias, de manhã ou à noite. Deve-se lembrar que regar em excesso pode ser prejudicial. Além disso, os lírios precisam ser removidos regularmente. Para fornecer acesso de oxigênio às raízes, os corredores devem ser afrouxados periodicamente. Ao cortar flores para buquês, é necessário deixar um pedaço do caule de pelo menos 15 cm para que o bulbo se desenvolva mais.

    Os lírios podem ser afetados por infecções e doenças virais. Se a flor parou de crescer, suas folhas ficam amarelas ou ficam manchadas, deve-se agir. Para algumas infecções, os fungicidas ajudam no início. Mas será melhor se a planta afetada for removida ou plantada após o tratamento.

    Para obter informações sobre como plantar lírios corretamente na primavera, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário