O que plantar ao lado dos lírios?
"Lily é a segunda depois da rosa", diz-se no mundo dos floricultores. No jardim, de fato, os lírios parecem graciosos, muito bonitos, e aqueles que estão prontos para cuidar, mesmo aos caprichos da planta, comprometem-se a cultivá-los. O efeito decorativo vale a pena. Mas acontece, não importa o quanto você tente, mas os lírios não crescem bem: talvez a questão esteja nos vizinhos mal escolhidos.
Compatibilidade Daylily
Eles crescem bem em grupos, 5-6 amostras juntos, então parece o mais impressionante possível. Além disso, os lírios podem ser de cores diferentes. Não há necessidade de ter medo da mistura de cores devido à sobre-polinização. A compatibilidade reside na combinação de flores de diferentes formas e tamanhos de inflorescências, com algumas exceções.
A propósito, lírios e daylilies são plantas diferentes. Além disso, eles nem mesmo são considerados parentes. Os lírios pertencem à família dos lírios, o tipo bulboso. Os Daylilies não têm um bulbo no subsolo, mas um rizoma, e pertencem aos Xantorrei. Portanto, os métodos de reprodução em duas plantas consonantais são fundamentalmente diferentes.
E as diferenças externas são óbvias: o hemerocallis cresce como um arbusto, tem muitas placas de folhas planas que vêm da roseta da raiz.
A altura da mata é muito pequena, cerca de 30 cm, nas grandes - até um metro (mas não são muitas). Mas o lírio vai crescer como um único caule e, em média, chega a um metro e meio, algumas variedades até três. E as folhas do lírio crescem ao longo de todo o caule, em espiral. Além disso, é ainda mais interessante: eles florescem de maneiras diferentes. Os lírios vão deliciar-se com a floração de julho a agosto, e cada flor vai "durar" no máximo uma semana e meia. Os botões dessa cultura se abrem gradualmente, os inferiores vão primeiro. Nos daylilies, a flor vive apenas um dia (é por isso que é chamada de "Krasnoday"). Como uma flor é substituída por outra, em geral o arbusto floresce por 25 dias.
O que essas culturas têm em comum é a escolha do local. Eles crescem igualmente bem em áreas bem iluminadas. Mas, em geral, os lírios são muito mais caprichosos: eles precisam de solo fértil, alimentação regular, irrigação regular. Daylily não é tão caprichoso - cria raízes em solo com deficiência de nutrientes, calmamente se refere à falta de água. Alguns produtores chamam de "não matável", e esta é uma característica muito precisa. Também é resistente à geada e os lírios (como qualquer bulboso) precisam ser protegidos do frio.
É nesta diferença, a exatidão dos lírios e a despretensão dos daylilies, e está o momento de determinar sua vizinhança. Pode ser plantado se o solo atender às necessidades de lírios. Mas se ela estiver empobrecida, o hemerocallis viverá lá, mas o lírio não. Alguém vai pensar que a questão é a supressão de uma planta por outra, mas não, é que as condições de cultivo das flores são diferentes.
Quanto à componente decorativa, este bairro é ideal - algumas plantas tornam outras mais ricas, luminosas e expressivas.
Lírio da vizinhança com uma rosa
Há uma comparação histórica interessante: uma rosa é um símbolo da Inglaterra e um lírio é um símbolo da França medieval. Os estados estão divididos pelo Canal da Mancha, e os interesses políticos desses países muitas vezes não coincidiam. Os vizinhos estiveram em conflito, e mais de uma vez. Mas essa metáfora, por mais bonita que seja, não funciona em relação às cores reais. Tanto as rosas quanto os lírios preferem os locais ensolarados do local, e até calmos. Cobri-los com folhas secas para o inverno também é o mesmo requisito para as duas safras, porque não diferem na resistência à geada.
Isso significa que as flores podem muito bem coexistir, não há contradições no cultivo, será fácil cuidar delas, pois têm exigências iguais. Mesmo assim, os floricultores alertam que a ideia da proximidade de duas culturas nem sempre dá certo. Desta vez, trata-se de contradições decorativas: as duas plantas são consideradas as rainhas do local. Eles não querem complementar, eles querem dominar. E se você acredita que “o melhor é inimigo do bom”, tal combinação pode de fato ser redundante.
Por que não:
- a rosa é muito acentuada, requer um ambiente que enfatize sua beleza e não a discuta - o mesmo pode ser dito sobre o lírio;
- quanto mais próxima a gama de cores, pior - o efeito visual é tal que as impressões não são somadas, mas uma risca a outra;
- é quase impossível escolher vizinhos para ambas as cores - no contexto deste dueto, tudo vai desbotar.
Apenas um florista experiente ou um visualizador naturalmente talentoso irá compor essas flores lado a lado para que elas se sustentem decorativamente. É preciso estar muito bem versado nas variedades, ver a compatibilidade dos tons, prever como vão crescer e quando florescerão. Aí fica uma dica: se você realmente quer plantar essas plantas por perto, você precisa escolher lírios escuros e rosas claras. Este último, contra o fundo de lírios altos, parecerá vantajoso, a combinação pode ser bem-sucedida. Todas as outras opções são bastante controversas.
Compatibilidade com outras cores
Há uma lista inteira de plantas ao lado das quais um lírio existirá com muito sucesso em um canteiro de flores. E não apenas do ponto de vista da igualdade biológica, necessidades e cuidados semelhantes, mas também por causa da conexão decorativa. Isso é o que essas plantas são.
- Astilba. Esta é uma planta perene que pode crescer mais de um metro, com uma folhagem bonita e literalmente delicada e brilhantes panículas de flores. Estas plantas são igualmente exigentes - não se suprimem, mas complementam perfeitamente o esquema de cores.
- Phlox. Além disso, junto com os lírios, eles parecem bastante adequados. Flor Phlox com tampas perfumadas. Quando os lírios começarem a florescer, seus companheiros desviarão a atenção disso. Portanto, a proximidade de plantas com outros períodos de floração costuma ser benéfica.
- Delphinium. Outra planta perene alta que floresce em azul ou azul profundo. Com lírios brancos, eles terão um contraste agradável. E o delfínio também protegerá o lírio do vento, o que é indesejável para ela. As folhas desta planta também cobrem os caules dos lírios que estão secando após a floração.
- Hospedeiro. A flor vai bem com os anfitriões, e seus tons ricos e variados parecem lindos onde a paisagem está empobrecida em flores, desbotada e monótona. Os anfitriões mudam de cor no outono, ou seja, prometem uma mostra de flores no local com uma mudança de cor - é sempre um passo interessante e espetacular.
- Hortênsia. Esta combinação também tem todas as hipóteses de sucesso, pois o arbusto, com enormes gorros de pequenas flores, será um excelente cenário para um lírio. E lírios de qualquer cor.
- Peônias. No mesmo jardim de flores com peônias, os lírios parecem confiantes. Não será uma combinação tão controversa como com rosas. As peônias florescem em uma época em que os lírios ainda não pensaram em florescer. Por outro lado, quando o lírio está em flor, a peônia já desbotou. Mas suas folhas verdes escuras serão um cenário chique para lírios vibrantes.
- Piretro. São quase margaridas, apenas pequenas - não podem competir com o lírio, mas são consideradas quase as únicas plantas que realçam a beleza dos lírios, mas não se perdem no seu fundo. O piretro pastel de salmão é especialmente bom - muito macio e quente.
- Yarrow. Variedades híbridas impressionam em suas cores, então encontrar a tonalidade que combine perfeitamente com o lírio não será um problema.
Mas a Lily pode não querer coexistir com as íris. Em primeiro lugar, eles têm a forma semelhante às inflorescências, ou seja, eles se perderão um no fundo do outro. E depois da floração das íris, é preciso reduzir seriamente o regime de rega, mas nessa época vão florescer lírios, que precisam de água.Há uma história próxima com os gladíolos, eles são muito parecidos uns com os outros, é extremamente difícil combiná-los em um patamar sem abafar um parceiro. Mas os experimentos não estão descartados.
Crisântemo não é o melhor vizinho, porque ásteres e vernônia são ideais para sua companhia. Lírios e tulipas têm muitas doenças comuns, portanto, não são plantados ao lado deles. Além disso, você não deve plantar lírios no local onde cresceram as tulipas. Os narcisos também são bulbosos, e em algum lugar, de acordo com as necessidades, eles terão semelhanças, mas juntos não parecem muito expressivos. Embora os períodos de floração sejam diferentes, é melhor que os narcisos escolham outros parceiros - mesmo com tulipas juntas, eles ficarão mais espetaculares.
Não se pode dizer qual opção é melhor do que outras. Se quiser conceitualidade, é melhor plantar lírios de diferentes variedades e cores lado a lado - essa combinação pode ser sotaque, talvez a principal do site.
Mas é melhor selecionar variedades de modo que quando alguma floração, outras variedades entrem no período de floração. Então, o canteiro de flores não ficará descoberto no meio da estação. Boas combinações!
O comentário foi enviado com sucesso.