Como e como alimentar lírios?
Lily é uma das culturas hortícolas mais populares. Seu formato incomum, cores vivas e aroma agradável invariavelmente chamam a atenção e se tornam a decoração de qualquer canteiro de flores. Para que a planta encante ao máximo os cultivadores de flores com sua aparência decorativa, os lírios precisam ser alimentados.
Cronometragem
O desenvolvimento dos lírios de jardim e sua capacidade de florir abundantemente e por muito tempo dependem diretamente da qualidade da nutrição do bulbo, da saturação do solo com macro e microelementos úteis. É extremamente importante fornecer a esta cultura a alimentação correta ao longo da estação de crescimento.
A planta precisa de fertilização em vários períodos, com exceção do inverno - bons jardineiros alimentam seus animais de estimação verdes desde o início da primavera até o outono.
A primeira fase de fertilização começa no início da primavera - assim que a neve derrete, a flor começa a despertar da hibernação e acumula toda a sua vitalidade para se recuperar o mais rápido possível, dar folhagem exuberante e formar botões. A alimentação dos lírios durante este período deve fornecer aos bulbos nutrientes suficientes.
A próxima etapa, quando a planta precisa especialmente de suporte externo, é o período de brotamento. Nesse momento, os lírios precisam de força para liberar os caules das flores e dar flores abundantes e belas. Da melhor maneira possível, isso é facilitado por curativos de fósforo, que contribuem para a formação e crescimento ativo dos botões.
Durante o verão, os lírios também precisam de uma dose de fertilizante. Essas flores literalmente hipnotizam com seu charme, e a tarefa de cada dono do campo interno é manter essa beleza. Em junho-julho, alimentação adicional também será necessária, embora não tão abundante como na primavera.
E finalmente em setembro, os lírios precisam da última porção de vitaminas e mineraisisso ajudará o bulbo a acumular nutrientes para ficar mais forte e resistir ao longo inverno. Detenhamo-nos em mais detalhes sobre as características da alimentação das linhas de jardim em diferentes estágios da estação de crescimento.
Como fertilizar antes do novo crescimento dos brotos?
A necessidade de lírios na alimentação no início da primavera, antes que novos brotos cresçam, depende em grande parte da qualidade do solo na área do jardim. Se a cultura foi plantada em terras de descanso com alto grau de fertilidade, então os molhos de primavera podem ser abandonados, em todos os outros casos, o lírio deve ser alimentado.
Os lírios respondem muito bem à introdução de matéria orgânica de alta qualidade: por 1 sq. m exigirá 7-8 kg de húmus ou composto podre. Por favor, note que é estritamente proibido aplicar estrume fresco sob as plantas - isso causará queimaduras nas raízes e morte rápida de toda a planta. Junto com a matéria orgânica, um pouco pode ser adicionado à solução nutritiva durante este período superfosfato duplo na dosagem de 100 g por metro quadrado.
Uma boa opção de fertilizante orgânico pode ser cinza de madeira. Esse processamento contribui para o aparecimento de flores grandes e bonitas, além disso, a planta adquire resistência a doenças, e vai aguentar o inverno muito mais facilmente. A taxa de aplicação de cinza é de 100 g / sq. m. Como alternativa aos orgânicos, você pode usar fertilizantes minerais.
Durante este período, a planta vai precisar de nitrogênio: é melhor preparar a uréia, ela é diluída em água a uma taxa de 1 colher de sopa. eu. em um balde e traga mais sobre a neve.
Como se alimentar quando os brotos crescem?
Para construir massa verde, a planta precisa uma quantidade suficiente de nitrogênio, caso contrário, você não obterá um lírio forte e luxuriante. O fertilizante é aplicado em maio, imediatamente após o surgimento dos primeiros brotos. Os lírios neste estágio precisam de nitrato de amônio - de acordo com as instruções, ele é dissolvido em água e a planta é regada. Os nutrientes penetram muito rapidamente nos bulbos e saturam a cultura com os microelementos necessários.
Durante este período, os lírios não serão impedidos de processar líquido de bordeaux - será uma excelente prevenção de doenças do sistema radicular e proteção contra danos às partes verdes. O medicamento é aplicado na raiz e usado para alimentação foliar.
Os fertilizantes necessários durante o período de brotamento
Desde o início da formação do botão, a planta precisa de uma nova porção de nutrientes. Durante este período, a flor será de grande benefício composições de nitrogênio-fósforo - os lírios gostam muito de nitroammofoska. A droga é introduzida na taxa de 1 colher de sopa. eu. por metro quadrado. Além disso, pode-se realizar o tratamento com infusão de verbasco ou excremento de frango, é diluído em água na proporção de 1 a 10.
Quando o lírio tiver formado quase completamente os botões e a planta estiver prestes a florescer, um pouco deve ser adicionado sob a raiz nitrato de amônio: 1 Colher de Sopa. eu. a droga é diluída em um balde de água e, em seguida, regada no círculo próximo ao tronco.
Quando os botões se abrem e a floração começa (geralmente em julho), a planta precisa ser alimentada superfosfato duplo. A taxa de aplicação é de 1 g por balde de água, embora seja importante usar a solução morna. Como alternativa, o potássio e magnésio funcionará: 10-15 g de pó são tomados para cada balde de água.
Ao longo de todo o período de brotação e floração em terreno aberto, você pode fazer cinza de madeira triturada - não traz nenhum dano e ao mesmo tempo contribui para o fortalecimento da planta. O pó é espalhado pela flor e gentilmente despejado com água em gotejamento - assim você facilitará o acesso às raízes para os nutrientes.
Uma opção barata, mas ao mesmo tempo eficaz para alimentar lírios de jardim é considerada pão regular, você pode usar mesmo ligeiramente mofado ou completamente seco. A cobertura à base de pão fermentado é muito útil para as plantas, pois promove o crescimento ativo e o aumento da floração.
A receita do suplemento nutricional é bastante simples.
- O pão deve ser cortado em pedaços pequenos e enchido com água da torneira.
- Para maior eficácia, folhas de urtiga trituradas ou folhas de dente-de-leão são adicionadas à mistura.
- A massa resultante é colocada sob opressão e mantida em local aquecido e protegido da luz solar direta. Lembre-se de que a fermentação do pão costuma ser acompanhada por um cheiro bastante desagradável, por isso é melhor colocar o recipiente com pão e grama em um local isolado.
- Após 7 a 10 dias, a massa resultante é diluída em água na proporção de 1 para 10, e os lírios são fertilizados. Durante a floração, um único tratamento será suficiente.
Importante: o fermento promove a absorção do cálcio do solo, enquanto este oligoelemento é muito útil para os lírios. Para que a flor não sofra com a sua deficiência, é necessário adicionar cinzas ou farinha de turfa simultaneamente com o tempero para pão.
O que eles precisam após o corte ou floração?
No final do período de floração, é necessário aplicar o último revestimento de cobertura para a safra atual. Isso é necessário para ajudar a hibernar a cultura preparada - os bulbos acumulam a quantidade de nutrientes de que precisam, para que os lírios possam tolerar facilmente geadas prolongadas.
Nesta fase, a planta será auxiliada preparações de fósforo-potássio. É aconselhável fazer uma dose dupla para aumentar a robustez invernal dos bolbos. Ao compilar soluções nutritivas em um balde de água, dilua 2 colheres de sopa de potássio, magnésio e superfosfato.E para concluir, algumas dicas de cultivadores de flores experientes que tornarão a alimentação mais eficaz e benéfica para o lírio do jardim.
O primeiro curativo externo deve ser aplicado depois que a terra aquecer até + 5 ... 6 graus Celsius (com exceção da uréia). O clima em cada região da Rússia é diferente, e o solo aquece em momentos diferentes, portanto, em uma área os fertilizantes podem ser aplicados já em abril, em outra - apenas em maio.
Se as flores não cresceram por muito tempo no local onde os lírios do jardim foram plantados, então, provavelmente, o substrato é rico em húmus, respectivamente, não precisará de alimentação especial por 2-3 anos. No primeiro ano de vida da cultura, é melhor cortar os talos das flores.... Sem eles, a planta poderá crescer mais forte e ganhar força para dar floração abundante e exuberante no próximo ano.
Observe lírios não toleram soluções de fertilizantes altamente concentrados, portanto, é melhor alimentá-los em pequenas porções em várias passagens.
Dos remédios populares, o mais eficaz é amônia - fornece ao lírio o nitrogênio de que necessita e melhora o crescimento da cultura. Para a preparação de uma solução nutritiva 1 colher de chá. o medicamento é diluído em um litro de água. A propósito, a mesma composição pode ser usada no caso de pulgões danificarem os lírios, apenas a dosagem neste caso será completamente diferente - 50 ml por balde de água.
Se o local do plantio de lírios é caracterizado por alta acidez, ela deve ser reduzida, uma vez que tais condições de crescimento não são recomendadas para lírios. Para fazer isso, a cada 5 anos, 3 kg de cinzas são adicionados por metro quadrado de terra, ou cal apagada. O processamento é realizado no outono, após o desbotamento do lírio.
Para que os seus lírios de jardim o encantem com a sua floração colorida e o seu aroma invulgarmente delicado, deve fazer um grande esforço, estudar detalhadamente todas as informações sobre como alimentar estas flores - afinal, elas precisam de uma alimentação sistemática correta.
Para informações sobre como alimentar os lírios antes da floração, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.