Lírios brancos: variedades e cultivo

Contente
  1. Grupos e variedades híbridas
  2. Plantar e sair
  3. Métodos de reprodução
  4. Doenças e pragas
  5. Exemplos em design de jardins

Os lírios brancos são frequentemente usados ​​para decoração de jardins. Eles têm uma aparência esteticamente agradável, diferem nas propriedades decorativas e medicinais e podem ser componentes de muitas composições. Estas flores requerem uma manutenção laboriosa, mas a sua beleza vale a pena.

Grupos e variedades híbridas

Os lírios são plantas perenes bulbosas. Na natureza, eles são especialmente comuns na parte norte da Ásia.

Uma abundância de variedades e espécies podem ser encontradas no oeste da China, norte da Birmânia e Tibete. No paisagismo, os jardineiros costumam usar o híbrido Apollo.

Em primeiro lugar, considere a descrição das variedades de jardim.

Lírio branco

Pode crescer até 100-150 cm. Uma lâmpada redonda de até 15 cm de diâmetro consiste em escamas claras, às vezes com uma leve tonalidade amarela. O caule é liso, verde claro. Pode haver pequenas listras de magenta. As folhas lisas também são leves, expandindo-se para baixo. As folhas inferiores crescem em forma de roseta e as superiores estão dispostas alternadamente.

O funil da flor é largo, as pétalas são brancas como a neve. O pólen tem uma cor amarela característica. A cápsula atua como uma fruta. Candidum (lírio branco) floresce em junho-julho. A flor é propagada por sementes ou escamas do bulbo.

Lírio real

Pode crescer até 120-180 cm. Um bulbo redondo com um diâmetro de 10-15 cm consiste em escamas amarelas, às vezes com uma tonalidade marrom. Na luz do sol, ele assume uma tonalidade roxa. O caule é claro com estrias roxas, estriado. As folhas são lineares e alternadas.

A inflorescência racemosa pode conter até 30 flores tubulares, o comprimento de cada uma pode chegar a 15 cm. As pétalas são brancas por dentro e rosadas por fora. Na garganta, brilho e leve amarelecimento. Pólen com tom amarelo característico. Lily floresce em julho, mais perto do meio do mês. Para a reprodução, utilizam-se sementes, bolbos e escamas.

Os híbridos de lírio são tão populares quanto as variedades puras. Todos eles são criados com base em um lírio branco como a neve e são muito bonitos. Os periantos são geralmente tubulares ou em formato de funil largo.

As flores com diâmetro de 10-20 cm localizam-se em hastes, que podem atingir 120-180 cm. Os híbridos desse tipo requerem muita atenção, muitas vezes sofrem de doenças fúngicas e não gostam do frio.

Várias plantas se destacam entre os híbridos mais populares.

  • Apollo. A floração ocorre em junho-julho. As pétalas brancas como a neve são pontilhadas com pequenos pontos de um tom escuro próximo ao meio da flor.
  • Madonna. As flores são perfeitamente brancas, com cerca de 12 cm de diâmetro. Eles têm a forma de túbulos e pétalas dobradas. A floração ocorre ao mesmo tempo que o híbrido anterior. O aroma é delicado, leve.
  • White Haven. As flores são longas, com cerca de 15 cm de diâmetro. Eles são brancos com uma leve tonalidade verde no meio. As pétalas são ligeiramente enroladas. O caule é pequeno, cresce até 110 cm. A planta floresce todo o verão.
  • Raposa branca. As flores são brancas com uma leve tonalidade amarela. O caule pode crescer até 130 cm de altura. A flor tem a forma de um tubo, com cerca de 12 cm de diâmetro.
  • Mulher bonita. O caule é alto, pode atingir 180 cm .A planta floresce durante todo o verão. As flores grandes têm um tom claro cremoso, virando ligeiramente rosa em direção ao centro.
  • "Aaron". Um híbrido nativo da Ásia. As pétalas pequenas são cobertas com uma espécie de felpo nas bordas e têm uma tonalidade branca pura. A altura do caule é pequena (até 80 cm). A floração começa em junho e vai até julho.

Plantar e sair

Os lírios só ficarão atraentes se forem bem cuidados.

Os híbridos crescem melhor em solo alcalino e as variedades tubulares crescem melhor em solo ácido. Para o resto dos lírios, você precisa escolher um solo neutro. Para o inverno, as plantas precisam ser cobertas - o frio é contra-indicado.

Existem regras gerais para manter todas as variedades e híbridos.

  1. É importante que os bulbos não sejam inundados na primavera. Se houver essa possibilidade, é preciso cuidar da camada de drenagem. Durante os períodos de chuva, esta técnica protege os bulbos do apodrecimento.
  2. Os fertilizantes devem ser minerais, não orgânicos.
  3. Para o inverno, é recomendável transplantar as lâmpadas para uma cesta. Caso contrário, existe um grande risco de os lírios serem comidos por roedores.
  4. As plantas são mais suscetíveis a doenças nas estações chuvosas. É necessário realizar o tratamento adicional com drogas.

    Para o plantio ao ar livre, é importante escolher um bulbo saudável. Nesse caso, você pode plantar a planta na primavera e no outono. Ordem de procedimento:

    • remover escamas secas do material de plantio;
    • despeje uma pequena camada de areia no fundo do buraco, não mais do que 3 cm;
    • coloque a cebola no buraco, polvilhe com areia por cima;
    • água generosamente para um melhor enraizamento.

    É importante que no outono a planta dê raízes antes do início do primeiro frio. Nesta época do ano, é necessário cobrir o solo adicionalmente.

    Serragem, turfa, húmus de folhas com aditivos de turfa são usados ​​como isolamento. A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 5 cm.

    Os lírios brancos exigem condições especiais de detenção. É importante considerar várias nuances.

    1. O sol deve atingir as folhas apenas antes da hora do almoço. As plantas não toleram calor e geadas.
    2. É impossível plantar totalmente à sombra. A luz é necessária para o desenvolvimento adequado.
    3. Você precisa alimentar a planta com fertilizantes três vezes. Antes que a flor comece a crescer, antes da floração, quando os botões estão se formando, e depois que as flores caem até agosto ou setembro.
    4. A rega é realizada com regularidade em que o solo está sempre ligeiramente úmido. A água deve ser direcionada para a raiz.

    Métodos de reprodução

    A planta pode ser propagada de diferentes maneiras dependendo de sua espécie. A maneira mais fácil é usar o método de divisão do arbusto. A cada 3-4 anos no final do verão ou início do outono, você precisa desenterrar a planta e separar os bulbos.

    Você não poderá plantar muitas flores desta forma. Deve-se notar que alguns tipos de lírios não formam bulbos adicionais nos arbustos. É importante agir com cautela, como se desfizesse as inflorescências. Neste caso, as raízes não serão danificadas e irão absorver bem. Para a próxima estação, os lírios florescerão de forma tão violenta ou ainda mais forte.

    Os jardineiros usam tipos de divisão mais complexos, que permitem plantar muitos espécimes de uma vez. Aqui estão algumas maneiras populares.

    Crianças

    No outono, eles cavam um arbusto e procuram pequenos bulbos. Eles estão localizados na parte subterrânea. Algumas espécies formam até 10 dessas lâmpadas filhas. Devem ser separados e plantados separadamente a uma profundidade de cerca de 3 cm.No inverno, o solo deve ser cuidadosamente coberto com palha ou folhagem.

    Durante o ano, a planta deve se desenvolver, portanto, quando aparecem os botões, eles devem ser removidos. O bulbo-mãe, se necessário, é plantado em seu lugar original.

    Um ano depois, no próximo outono, você pode plantar pequenos lírios em canteiros e canteiros de flores.

    Estacas de caule

    Rebentos jovens de até 15 cm de tamanho são removidos na primavera e processados ​​com Kornevin. Um pote de solo rico em nutrientes é preparado. Pode ser plantada diretamente em terreno aberto, polvilhando com areia, mas somente se as condições climáticas permitirem. Os brotos são regados em abundância e cobertos com uma garrafa de plástico sem tampa.

    Com a umidade adequada, as raízes aparecem em 10-14 dias. A garrafa deve ser removida e o broto spud. Um transplante de jardim de flores é realizado em agosto, e a floração começa em 1-2 anos.

    Brotos de flores

    Este método é usado após o desbotamento da planta.O pedúnculo é cortado na hora certa ou usado depois que o buquê murcha. É feito um sulco com cerca de 2 cm de profundidade à sombra, e o comprimento deve ser igual ao tamanho do broto. É usada terra excepcionalmente leve e solta com aditivos.

    Antes do plantio, a planta deve ser regada com qualquer solução estimulante de crescimento. O local de plantio é coberto com papel alumínio. Após 60 dias, aparecem bulbos que não devem ser replantados até a próxima primavera. No inverno, a terra fica coberta de turfa ou serragem.

    Este método pode ser usado até mesmo para reprodução em um peitoril de janela. Os rebentos são transplantados para um terreno aberto na primavera.

    Sai

    O lírio branco se reproduz bem por este método. Um fragmento da planta é cortado quando os botões são formados. As folhas são plantadas no solo ao meio com uma ligeira inclinação. Recomenda-se plantar lírios em um recipiente com orifícios de drenagem.

    A embarcação deve ser preenchida com solo solto com camada de até 6 cm e areia de rio - até 4 cm, sendo a partir de cima coberta com polietileno. O abrigo deve ser removido e revirado diariamente para remover qualquer condensação que se formou. Você pode retirar a bolsa após 30 dias, quando os pequenos bulbos são formados. Os lírios são transplantados para o campo aberto na primavera ou no outono do próximo ano.

    Balanças

    Esse método é usado em qualquer época do ano, mesmo no inverno. O bulbo-mãe permanece intacto, e muito material de plantio pode ser obtido. As escamas externas são cuidadosamente removidas, mas não mais do que 1/3 do total.

    A partir da camada externa, 5-7 lâmpadas podem se formar ao mesmo tempo em boas condições. Os lírios crescem em um ano, mas florescem pela primeira vez somente após 3 anos. O método é aplicável a todas as variedades e híbridos.

    Você precisa levar um saco plástico ou recipiente, fazer furos para drenagem. Qualquer solo solto e substrato são usados ​​para enchimento. Você pode usar uma mistura de mudas de turfa.

    Os flocos são colocados em um recipiente e cobertos com solo úmido. A bolsa deve ser amarrada e deixada 30 dias em uma sala onde a temperatura do ar seja mantida entre + 22 ... 24 ° С. Você pode plantar escamas em vasos em 1,5-2 meses, não antes. Você pode plantar no solo na próxima temporada. A floração aparecerá em 1-2 anos.

    Sementes

    Usado para flores específicas. Os lírios híbridos não se propagam dessa maneira. O processo é bastante trabalhoso e longo. Iniciantes não o usam de forma alguma, apenas criadores e geralmente para criar espécies novas e únicas. As caixas devem ser marrons, ainda não abertas.

    Os cotilédones podem crescer acima e abaixo do solo. Um grande número de sementes é plantado diretamente em solo aberto em canteiros preparados. Se houver pouco material de plantio, os recipientes são usados ​​primeiro. É assim que os lírios crescem como qualquer outra muda. O cuidado é padrão, como em uma aterrissagem normal.

    Doenças e pragas

    Entre os perigosos besouros, vale destacar os besouros lírios. Essas são as pragas mais comuns e devem ser removidas manualmente. As larvas desses besouros são especialmente perigosas para a planta. Eles comem as folhas. Além disso, vale a pena processar flores de Besouros do Colorado.

    As doenças raramente afetam lírios brancos, mas podem aparecer botritose ou fusarium. As infecções fúngicas do primeiro tipo afetam as folhas, e o segundo, os bulbos. Tratar essas doenças é difícil e geralmente não funciona.

    Como medida preventiva, é recomendável embeber o bulbo em uma solução de manganês antes do plantio. E você também pode usar a preparação medicinal "Maxim" para regar sob a raiz.

    Os lírios brancos são suscetíveis a certos vírus. Normalmente há mosaico de pepino, vírus de variegação de tulipa, roseta. Os portadores são pulgões e outras pragas. As folhas e caules começam a amarelecer, mudam de forma e ficam manchados. As partes afetadas devem ser arrancadas e queimadas, a planta deve ser tratada com medicamentos e o estoque deve ser esterilizado.

    Exemplos em design de jardins

    Os lírios geralmente são plantados com outras plantas.Durante o período de floração, o aroma é tão forte que pode causar dores de cabeça e reações alérgicas. Em jardins paisagísticos e na área frontal, os lírios não devem ser plantados em uma grande plantação separada. Muitas flores terão que ser cortadas após murchar, o que afetará a estética geral.

    As plantas brancas ficam lindas em jardins de rosas e em canteiros de flores do tipo tapeçaria e buquê. Aqui estão alguns bons exemplos de opções para combinar lírios.

    1. Variedades diferentes. Um jardim de flores de diferentes grupos ou espécies do mesmo grupo parece atraente e interessante. A camada inferior deve florescer primeiro e a camada superior por último.
    2. Com peônias. As flores na frente devem ser mais baixas do que atrás. Os lírios com haste baixa na frente das peônias têm um aspecto harmonioso.
    3. Com rosas. A cor deve ser igual ou contrastante. As rosas são colocadas na frente dos lírios. As flores são plantadas em pequenos grupos, não mais do que 5 cópias.
    4. Com Phlox. Vale a pena dar preferência às variedades com tonalidades delicadas que se espalham pelo solo, criando um fundo para os lírios.
    5. Com plantas perenes brancas. Os arbustos ibéricos ficam especialmente bem no fundo de lírios altos. Alyssum também é adequado para decorar um jardim de flores no jardim.

    Vale a pena criar composições para que, após a queda das flores de uma planta, não apareçam vazios.

    Aqui estão alguns belos exemplos.

    • Lírios de diferentes tamanhos e cores parecem muito interessantes. Flores brancas destacam outros espécimes.
    • Lírios e malmequeres ficam bem com este padrão de plantio. A cor combina com o tom, a composição é harmoniosa.
    • Os lírios brancos ficam bem sem complementos. No jardim, devem ser plantadas mais longe para que as flores caídas não prejudiquem o aspecto geral.
    • A visualização é usada onde o botão tem a forma de um tubo. Combina com cores mais vivas.

    O vídeo a seguir mostrará como cuidar dos lírios após a floração.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário