Amarelo Daylily: características das espécies e recomendações para o cultivo
O hemerocallis amarelo é uma das espécies mais populares nas casas de verão russas. Quando em flor, suas pétalas ganham um toque marcante em qualquer paisagem, contrastando com outras flores vibrantes e enchendo o jardim de um clima ainda mais ensolarado e de verão. Verdade paraCada flor pode agradar com sua beleza apenas um dia por ano, pelo que a cultura foi chamada de "krasodnev", mas por causa deste dia, os jardineiros estão prontos para colocar todos os seus esforços no cultivo desta planta incrível.
As melhores espécies e variedades
Amarelo diurno
A cultura é um arbusto de até 1 m de altura, formado por belas folhas delgadas e curvas xifoides. Os lírios com pétalas amarelas são selvagens e híbridos, suas variedades têm suas próprias diferenças e características e são usadas para criar arranjos de flores de incrível beleza. Além disso, esta espécie não perde seu efeito decorativo até o inverno.
A floração é possível a partir da terceira década de maio até a segunda quinzena de agosto. A luz do dia de uma flor dura de 7 a 21 horas, após o que ela não desabrocha mais. O pedúnculo forma até 20 botões. Em um dia, geralmente 1-2 botões florescem, em casos raros, três botões de uma vez.
Os periantos murchados caem em alguns dias e, portanto, não diminuem a beleza da planta.
Limão amarelo
Esta espécie distingue-se pelo seu grande tamanho - até 105 cm. Floresce magnificamente no início do verão, as pétalas são pintadas em tom limão. É caracterizada por raízes carnudas e um grande número de folhas lineares. As flores são grandes, o botão no topo é preto-púrpura. O pedúnculo é geralmente um pouco mais longo que as folhas.
Amarelo castanho
Este arbusto tem até 1 m de altura e as pétalas amarelas têm uma impressionante tonalidade de tijolo. Esta espécie é apreciada pelo seu cuidado despretensioso, cria raízes rapidamente num novo local e é indiferente ao sombreamento. Tem muitas variedades de terry.
Middendorf
Esta é uma espécie anã, cujo tamanho não ultrapassa 60 cm. As flores amarelo-laranja têm um aroma rico e muito brilhante. A floração é longa, e embora cada botão floresça apenas por um dia, são tantos que essa beleza pode ser observada até agosto. Diâmetro da flor - 11 cm, comprimento - 9 cm.
Regras de pouso
A vantagem do hemerocallis não está apenas na sua decoratividade e despretensão às condições de cultivo, mas também na sua capacidade de reduzir a quantidade de ervas daninhas no canteiro. O seu rizoma bem desenvolvido forma rapidamente rebentos, a massa verde fecha-se gradualmente, impedindo o crescimento das ervas daninhas. Sem um transplante em um só lugar, a cultura cresce por 10 anos.
Esta espécie se sente confortável em qualquer solo nutriente. O mais adequado será um solo pesado com um teor de húmus. Se o solo for muito pobre, ele é diluído com composto misturado com areia, turfa e fertilizantes minerais. Mas é melhor recusar o plantio em solo argiloso ou arenoso, pois o barro não drena a umidade, e a areia, ao contrário, passa muito bem, ou seja, a planta sofre com excesso ou deficiência de umidade.
Em geral, esta espécie se refere a amantes da luz, mas um leve sombreamento não assustará a planta, embora a floração possa ser um pouco enfraquecida. Se não houver espaço suficiente para o plantio, você pode colocar as plantas em recipientes. O procedimento de plantio é o seguinte.
- Cave um buraco para plantar.Lembre-se de que uma pequena muda logo se tornará um arbusto extenso medindo 50-70 cm de circunferência. Considerando essas características, selecione o diâmetro da cava. A profundidade recomendada é de 30 cm. Se o solo for pobre, a profundidade é aprofundada e a fossa é preenchida com uma mistura especial de nutrientes.
- Despeje uma mistura de húmus, areia e turfa no buraco preparado. Alguns jardineiros aconselham adicionar potássio e fósforo à composição.
- Afrouxe suavemente o solo da muda e enxágue. Se forem observados fragmentos secos ou danificados do sistema radicular, eles precisam ser removidos e os cortes devem ser tratados com cinzas. Você também deve eliminar as folhas ruins e encurtar o resto.
- Abaixe a muda no buraco e espalhe suavemente as raízes sobre a superfície para que se encaixem perfeitamente no solo.
- Preencha o espaço livre com a mistura preparada, mas não completamente.
- Compacte o solo perto das raízes e umedeça o local de plantio generosamente despejando água até a borda.
- Encha o buraco até o fim com a mistura restante.
- Adicione uma camada de turfa ou húmus como cobertura morta de 1,5-2 cm.
Peça conselhos adicionais de jardineiros para o plantio de um hemerocallis amarelo.
- A época mais favorável para o plantio é maio ou agosto. Se o plantio for realizado entre esses meses, é melhor realizar o procedimento em um dia fresco. O plantio tarde demais não é permitido, pois a planta jovem não terá tempo para se adaptar às novas condições antes da geada e pode morrer.
- Quando a cova de plantio é umedecida durante o plantio e a água é absorvida imediatamente neste momento, recomenda-se colocar terra seca na cova, mais uma vez compactar o solo ao redor da muda e repetir a rega.
- As variedades de baixo crescimento são colocadas a uma distância de 60-70 cm umas das outras, as espécies superiores são plantadas a uma distância de 1 m, o que garante o pleno desenvolvimento de cada espécime.
Como cuidar?
Mesmo um jardineiro novato pode cuidar dos cuidados diários sem problemas. O crescimento consiste em certas etapas.
Rega
O hemerocallis amarelo não gosta de regas frequentes e superficiais. A umidificação é recomendada apenas durante os períodos de seca. A rega deve ser feita pela raiz para que a umidade se acumule no solo. Não se deve permitir que as gotas caiam sobre as flores, caso contrário, rapidamente adquirirão uma aparência inestética.
Top curativo
A cultura precisa de fertilização no início da primavera, durante o crescimento da folhagem jovem. As misturas contendo nitrogênio são adequadas como alimento adicional. As composições secas devem ser espalhadas entre as plantações e reparadas, e então bem regadas.
Outra cobertura é necessária um mês após o pico da floração, antes do início da postura dos botões. Durante este período, são adequados agentes de fósforo-potássio, que contribuem para o crescimento e a floração exuberante para o próximo ano.
Você também deve estar ciente de que espécimes mais velhos retiram mais nutrientes do solo e, portanto, mais nutrientes precisam de alimentação de alta qualidade.
Poda
Terminada a floração, os rebentos devem ser retirados. Em caso de tempo nublado, as flores acumulam umidade e não podem cair, por isso também precisam de ajuda. Antes do inverno, costuma-se cortar a parte aérea e deixar as folhas novas.
Afrouxamento e cobertura morta
A cultura se sente mais confortável sob uma camada de cobertura morta. Você pode fazer cobertura morta com aparas de madeira finas, casca de árvore ou turfa seca. É melhor não usar serragem fresca para isso. Se for usada palha de aparas de madeira, o solo deve ser deixado aberto na base para que futuros brotos possam se desenvolver livremente. A cobertura morta mais favorável é a turfa, forrada com uma camada de 2 cm.
Doenças e pragas
A doença mais comum para as espécies apresentadas é a podridão do colo da raiz. A doença pode matar o arbusto. A razão é o alagamento do solo. Sob a influência da doença, as folhas amolecem e ficam cobertas de manchas amarelas.Tendo notado os primeiros sintomas, é necessário cavar o arbusto, retirar todas as partes infectadas com uma faca afiada e processar os locais de corte com uma solução de permanganato de potássio. Em seguida, o espécime afetado é seco e plantado em um novo local.
Dos insetos, o mosquito lírio, acima de tudo, adora se banquetear com a planta. Suas larvas preferem se alimentar do tecido dos botões das flores. Sob a influência destrutiva da praga, as pétalas se deterioram e perdem sua bela aparência.
Todos os botões afetados por insetos devem ser eliminados.
Exemplos em paisagismo
O daylily amarelo, plantado ao lado do banco do jardim, parece muito bonito. Seu aroma agradável permitirá que você relaxe e aproveite os momentos de relaxamento. Se for uma variedade de baixo crescimento, é perfeita para decorar um slide alpino. As vistas amarelo-limão são espetaculares contra o pano de fundo das paredes escuras ou vermelhas do edifício.
Você pode enquadrar o beco do jardim com flores amarelas. Este arbusto se parece com uma fonte com jatos "tiros", por isso vai se encaixar harmoniosamente no projeto do jardim ao decorar um reservatório artificial.
É verdade que deve-se ter em mente que a cultura não tolera o alagamento.
Essas flores vão bem em um canteiro de flores com hosta, flox, íris e lírios. A cultura é adequada para plantios individuais e coletivos, fica linda com arbustos ao fundo e se harmoniza bem com grandes plantas perenes. Também é possível usá-lo para decorar um rabatka em locais iluminados e semi-sombreados.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.