Regras e esquema para o plantio de daylilies
Daylily é uma planta incomum, cada flor vive apenas um dia. Apesar disso, muitas variedades de cultura podem ser encontradas em canteiros de flores, já que a planta tem uma grande variedade de cores e pode decorar qualquer jardim. Cultivar um hemerocallis não é particularmente difícil, mas existem algumas nuances. É especialmente importante ter uma abordagem responsável para o estágio de pouso.
Datas de desembarque
A floração, dependendo da espécie, começa em junho-julho e vai até o final de setembro. Os lírios podem ser transplantados ao longo da estação de crescimento, este procedimento não é traumático para esta cultura, mas é importante deixar tempo para a planta enraizar. O plantio geralmente é feito na primavera. Esta é a época ideal para o plantio - o espécime tem uma estação de crescimento inteira para se acostumar com as novas condições e ficar mais forte.
Pode-se plantar no verão, mas recomenda-se fazê-lo em um dia nublado e fresco ou à noite, tentando proteger a muda dos raios solares.
Se a planta for plantada no outono, um período mais específico é determinado pelas condições climáticas.... Você deve saber que leva de 1 a 1,5 meses para uma flor enraizar, ou seja, é quanto tempo uma planta plantada deve ter antes da geada. Boas perspectivas para uma flor plantada no final de agosto, após a floração.
Seleção de assento
Na hora de escolher o local para o plantio, deve-se ter em mente que a planta crescerá bem em solos com alta fertilidade. Se a cultura estiver totalmente hidratada, ela se desenvolverá mais rapidamente nesse solo. A iluminação do local também é importante. Quanto mais sol a planta recebe, maiores serão as flores que o jardineiro poderá observar no canteiro. Se você plantar um hemerocallis em uma área um tanto sombreada, então, ao contrário, ele será capaz de agradar com uma folhagem abundante e exuberante.
Acredita-se que a sombra parcial também é adequada para variedades naturais, e os híbridos devem receber iluminação de alta qualidade. Se forem espécies de cor escura, recomenda-se sombreamento parcial durante o dia para que as pétalas não desbotem.
A planta não precisa de sombra forte, pois deixa de florescer nessas condições. As zonas húmidas também não são adequadas para o plantio. É melhor evitar o plantio em áreas baixas. Para que o solo esteja repleto de minerais para o pleno desenvolvimento da cultura, recomenda-se adicionar primeiro húmus ou composto à sua composição.
A profundidade da camada fértil deve ser de até 50 cm, e os valores de pH devem ser de 6 a 6,7, permitidos de 5 a 7. Se for solo arenoso, então argila e matéria orgânica podre devem ser adicionados, você pode também adicione 10 kg de solo preto por 1 sq. m. Se o solo for argiloso, então areia grossa, turfa, composto e drenagem permitirão diluir a composição.
É importante livrar preliminarmente o canteiro de flores da dacha de ervas daninhas. Se o plantio for organizado em solo virgem, a remoção das raízes das ervas daninhas é necessária no outono, e o plantio, neste caso, deve ser realizado na próxima primavera. Desde o outono, com acidez muito alta, adiciona-se cal ao solo.
Não é recomendável escolher uma área perto de arbustos ou árvores. Mesmo se você plantar flores no lado sul, isso não exclui a competição séria por nutrientes e água.
Como plantar corretamente?
Em um lugar, a cultura apresentada pode crescer até 15 anos, mas é importante transplantar uma vez a cada 5 anos, caso contrário, a planta crescerá fortemente e a floração ficará cada vez menos exuberante e abundante a cada ano.
Para o transplante, um arbusto adulto é cuidadosamente cavado junto com um pedaço de terra para que a ferramenta não toque as raízes. Em seguida, você deve enxaguar bem o sistema radicular com água corrente e dividi-lo em duas partes. Às vezes, isso requer uma faca afiada ou um podador. Todos os locais cortados são desinfetados.
Antes de prosseguir com o plantio, é importante preparar a muda selecionada para este procedimento. Até o momento do plantio, a planta pode ser armazenada por quase um mês, mas é importante embrulhar as raízes em um pano úmido ou polvilhar com uma mistura úmida de areia e turfa. Recomenda-se aparar as folhas em 1/3 para reduzir a perda de umidade.
Se as raízes estiverem secas antes do plantio, você pode mantê-las por 3-4 horas na água. Depois disso, todos os processos sem vida são eliminados e os fragmentos saudáveis são cortados em um comprimento de 25 cm. Os floristas aconselham tratar as áreas cortadas com fungicidas para que não se tornem uma fonte de disseminação de doenças infecciosas. Também é importante realizar todo o procedimento com um instrumento bem desinfetado.
Se o hemerocallis é plantado no país pela primeira vez, normalmente o rizoma comprado na loja é o material de plantio. Recomenda-se comprar mudas de viveiros comprovados. Ao comprar, inspecione visualmente a amostra selecionada. Certifique-se de que o sistema radicular esteja vibrante, saudável e denso. Se houver poucas raízes e elas parecerem doentes e subdesenvolvidas, é melhor se recusar a comprar - tal espécime não florescerá por pelo menos mais 2 anos.
Verifique se as mudas de raiz estão livres de fragmentos moles e podres. Verifique também com o revendedor com antecedência se a variedade ou híbrido escolhido está adaptado às condições climáticas locais.
Algumas espécies foram criadas nas regiões subtropicais dos Estados Unidos e sua adaptação ao clima russo será muito problemática.
O plantio de primavera em campo aberto começa com a preparação da cova de plantio. O plantio ocorre de acordo com o esquema de 60-70 cm entre espécimes adjacentes, mas se forem espécies subdimensionadas, a distância entre os plantios pode ser de 40 cm. Ao pousar, você deve seguir a sequência de ações.
- Cave um buraco com um diâmetro de cerca de 30-40 cm. Os parâmetros exatos são determinados pelas dimensões do sistema radicular - o buraco deve ser 1,5 vezes maior que o volume do rizoma.
- Prepare uma mistura de nutrientes. Isso pode ser feito combinando solo, húmus de folhas, turfa não ácida, sal de potássio, superfosfato, cinzas. É importante evitar o excesso de nitrogênio, pois sob sua influência a planta colocará toda a sua energia no desenvolvimento da massa verde, e não sobrará energia para a floração.
- Coloque a mistura preparada no fundo do buraco em forma de colisão.
- Coloque a muda no buraco e espalhe as raízes em um monte.
- Adicione a mistura ao espaço resultante e regue. Repita as mesmas etapas várias vezes. A alternância de reaterro e irrigação garantirá uma boa adesão do solo às raízes.
- Umedeça o local de plantio generosamente e adicione uma camada de cobertura morta, como casca de árvore picada ou palha.
Ao plantar, lembre-se que o colo da raiz deve ser aprofundado a um nível de 2 cm em solos pesados e 3 cm em solos leves. Se a safra for plantada muito fundo, a planta ficará fraca.
Se o pescoço quase não está enterrado, na primavera as raízes podem aparecer na superfície.
Jardineiros experientes podem tentar o plantio de sementes. A manipulação é recomendada no outono, em outubro. O cultivo de mudas é permitido em uma estufa ou em casa por meio de mudas. O material de plantio deve passar por estratificação: deixe de 3 a 4 semanas na geladeira - assim as mudas estarão endurecidas e prontas para serem mantidas em novas condições. Caso o produtor não tenha condições de iluminação adicional das mudas, é melhor adiar a semeadura para março, quando aumenta a frequência e duração dos dias de sol.
Antes do plantio, recomenda-se manter as sementes por uma semana em água com adição de peróxido de hidrogênio, para melhorar a germinação, pode-se adicionar um pouco de "Epin". A semeadura é feita em recipiente com solo até a profundidade de 0,5 cm, além disso, os recipientes são cobertos com papel alumínio e a irrigação é feita através de palete. É importante ventilar regularmente o recipiente removendo a condensação do filme. Periodicamente, o plantio deve ser tratado com uma solução de Foundationol - vai proteger as mudas de doenças.
Cuidados de acompanhamento
Não é difícil cuidar dos daylilies, embora existam algumas peculiaridades nesta fase. Preste atenção especial aos cuidados ao cultivar.
Rega
Essas flores são muito vulneráveis em caso de deficiência de umidade, por isso precisam ser bastante hidratadas. Nessas condições, uma floração viva muito bonita pode ser observada. É especialmente importante aumentar a frequência de rega durante os períodos de seca. Também preste atenção ao processo em si: as flores devem ser regadas com cuidado, para que a água não entre nas folhas, caso contrário provocará o aparecimento de uma doença fúngica... É comum derramar água em um fluxo suave ao redor do acúmulo de raízes.
Separadamente, deve-se dizer sobre as variedades com flores vermelhas e roxas. O fato é que essas espécies não reagem bem às chuvas, portanto, ao cultivá-las, os procedimentos de irrigação devem ser um tanto reduzidos.
Se este for um espécime adulto com raízes velhas, então ele se encontrará úmido ao penetrar nas profundezas da terra e, portanto, sobreviverá facilmente por um longo tempo sem rega artificial.
Preparando-se para o inverno
A cultura não precisa deste procedimento. As raízes resistem bem às geadas mais severas, por isso podem ser deixadas no solo. A melhor proteção contra o frio para a planta será a própria neve.
Se o clima onde as flores são plantadas é caracterizado por geadas severas e prolongadas e raramente cai neve, então você pode jogar pelo seguro e isolar a planta. Além disso, se são espécimes plantados no outono, ainda não tiveram tempo de se fortalecer e se adaptar a condições inusitadas. Uma camada de cobertura morta de 5-8 cm feita de palha, folhagem seca e serragem podre é adequada como abrigo. Para uma proteção mais eficaz contra congelamento, você pode usar ramos de abeto colocados sobre a cobertura morta ou um material de cobertura não tecido que cubra a planta.
Fertilizante
A especificidade da fertilização é determinada pela idade das plantas e pela estação do ano. Assim, os espécimes adultos requerem mais nutrição adicional do que os espécimes recém-plantados. No início da estação de crescimento, o adubo de cobertura deve conter nitrogênio - este componente permitirá que a planta adquira uma vegetação exuberante, então as misturas contendo fósforo e potássio são mais importantes para a cultura.
Os cultivadores de flores experientes dão suas recomendações para fertilizar os daylilies.
- Na primavera, dê preferência a formulações complexas. Para um arbusto jovem, 0,5 litro de solução é suficiente, para um adulto - 1 litro. Misturas secas são bastante aceitáveis neste momento - elas podem ser espalhadas no solo e reparadas por afrouxamento.
- A fertilização na primavera deve ser realizada a uma temperatura não inferior a + 6-8 graus.
- Se as flores forem plantadas na primavera, elas não precisam da primeira alimentação - as mudas terão o suficiente dos componentes contidos na mistura de nutrientes adicionada durante o plantio.
- A segunda alimentação parece igual à primeira, mas é feita no final de maio. Nesse caso, o procedimento é combinado com alimentação foliar com solução de magnésio 15 g por 10 litros de água para eliminar a falta de magnésio. A fertilização foliar é aplicada em um dia nublado e sem vento.
- Durante o período de brotação ou no início da floração, uma nutrição adicional é produzida com matéria orgânica: infusão de verbasco, fezes de galinha ou grama fermentada.
- Em agosto ou início de setembro, é importante abastecer a planta com fósforo e potássio. Você pode alimentar a cultura com uma mistura contendo nitrogênio ou superfosfato combinado com cinzas.
No outono, é importante evitar compostos de nitrogênio puro, caso contrário, sob sua influência, esse representante da flora não terá tempo de se fortalecer e se preparar para o inverno.
Poda
A poda é realizada na primavera.Quando novos brotos aparecem, as folhas velhas e murchas devem ser removidas. No outono, você deve esperar com um corte de cabelo, mesmo que o arbusto pareça descuidado. Alguns jardineiros geralmente recomendam o abandono da poda de outono, pois o processo de fotossíntese ocorre nas folhas, fornecendo às raízes elementos úteis, o que contribui para uma maior robustez invernal.
Se o espécime for plantado na primavera, é melhor não deixá-lo florescer no primeiro ano, mas cortar os botões formados.
Doenças e pragas.
Esta é uma cultura bastante resistente a doenças e insetos, mas às vezes esse problema não a contorna. Assim, os tripes, que chegam do solo à planta e bebem seu suco, tornam-se hóspedes indesejados frequentes no canteiro de flores. Sob a influência de um inseto, o espécime começa a se desenvolver mal e os botões ficam deformados. Não é possível vencer a praga, o arbusto afetado deve ser desenterrado e destruído.
Além disso, o mosquito lírio adora banquetear-se com esta flor. Põe ovos nas folhas e botões. Os indivíduos jovens em fase de incubação roem as folhas através dos "labirintos" e estragam a aparência da planta. Os inseticidas sistêmicos "Deltametrina", "Imidaclopride", "Acetamipride" ajudarão no combate a esse inseto.
A maioria das pragas ainda tem medo do cheiro das flores e não voa muito perto delas.
Doenças que mais comumente afetam a cultura.
- Podridão da raiz. Geralmente visto na primavera. A presença de uma doença é indicada pelo amarelecimento das folhas e pela cessação do seu crescimento. O espécime infectado deve ser removido do solo, as partes danificadas pela doença devem ser removidas das raízes e os processos saudáveis devem ser lavados em uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Ferrugem. O hemerocallis é afetado se for plantado próximo à patrinia. Como medida preventiva, a planta é tratada periodicamente com fungicidas.
- Fusarium. Este fungo pode ser reconhecido por folhas amareladas e murchas. No estágio inicial, os fungicidas irão aliviar a doença. As formas negligenciadas não são tratadas, a planta deve ser destruída junto com o torrão de terra para evitar a contaminação das plantações vizinhas.
Para perceber a tempo a doença, deve-se examinar sistematicamente com cuidado os arbustos, eliminar caules e folhas doentes, borrifar a flor com fungicidas e inseticidas em pequenas doses para prevenção.
Para as regras de plantio de daylilies, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.