Daylily: descrição de espécies e variedades, segredos de cultivo
Os lírios são representantes incrivelmente bonitos do mundo da flora decorativa, capazes de se tornarem uma decoração luminosa de qualquer território de quintal. Essas plantas perenes espetaculares e despretensiosas são legitimamente populares tanto entre os cultivadores amadores inexperientes quanto entre os jardineiros experientes. Quais são as nuances a considerar ao cultivar e reproduzir os daylilies? Como você deve cuidar deles? De que forma essas flores podem ser propagadas? As respostas para essas e muitas outras perguntas podem ser encontradas neste artigo.
Características principais
Daylily é um gênero de plantas perenes com flores da família Asphodellaceae. Seu outro nome - "krasodnevy" - essas plantas perenes receberam devido ao tempo de vida muito curto de suas flores desabrochando. Portanto, na maioria das espécies de daylilies, flores espetaculares em forma de funil se deliciam com a beleza por apenas um dia. Mas devido ao fato de que flores murchas são imediatamente substituídas por novas, a floração da planta parece exuberante e contínua.
As raízes de krasodnev são fortes, fortes, grossas. Essa estrutura do sistema radicular permite que as plantas tolerem o déficit de umidade do solo durante os períodos de seca. As folhas são longas, xifóides, moderadamente largas e com ponta pontiaguda. Mesmo no período em que o hemerocallis ainda não floresceu ou já desbotou, as rosetas compactas de suas folhas parecem muito atraentes.
A altura média de uma planta adulta pode variar de 50 a 120 centímetros. Até o momento, os criadores criaram variedades anãs e médias e altas de daylilies. As flores de krasodnev externamente se assemelham a flores de lírio. Sua forma, tamanho e cor dependem das características varietais da planta. Durante a floração, os daylilies formam longos pedúnculos, em cada um dos quais 2-3 botões abertos diariamente. No total, até 40-50 botões podem se formar em um pedúnculo.
A duração média da floração é de 25-30 dias. Algumas variedades são capazes de florescer duas vezes em uma estação.
Os frutos do krasodnev são pequenas cápsulas coriáceas com poucas sementes. Deve-se notar que muitos daylilies de crescimento selvagem se reproduzem agressivamente por auto-semeadura, polinizam novamente, formando híbridos interespecíficos independentemente. As variedades cultivadas de lírios freqüentemente não formam sementes. Por isso, em trabalhos de melhoramento, suas sementes são obtidas por polinização artificial.
A paleta de cores dos daylilies é incomumente diversa. Portanto, em jardins modernos, você pode encontrar variedades de uma, duas e até tricolores de krasodnev. Plantas com cores contrastantes (amarelo-vinho, bege-cereja, roxo-coral) parecem muito impressionantes. Os daylilies mais comuns são amarelos, rosa, roxos, vermelhos e de cor creme.
As flores na maioria das espécies de daylilies são grandes o suficiente (cerca de 15 centímetros de diâmetro), em forma de funil, estrela ou sino. Dependendo da estrutura e da forma das flores, é comum distinguir entre krasodnye com:
- flores simples simples (grupo único) e duplas (grupo duplo);
- flores da forma original (grupo Forma Incomum ou OVNI);
- flores de aracnídeo com pétalas 4 vezes mais longas que a largura (grupo das aranhas);
- flores com múltiplas pétalas (grupo "Polímeros").
Também existe um grupo chamado "Multiforme"... As flores dos daylilies pertencentes a este grupo, em sua aparência, combinam pelo menos 2 sinais de flores de outros grupos (aracnídeos turcos, formas incomuns de turco, aracnídeos multipétalas).
Dependendo da duração da estação de crescimento (o período de desenvolvimento mais ativo), costuma-se dividir o krasodnya nos seguintes grupos:
- decídua (dormente e dormente);
- perene.
As plantas pertencentes ao primeiro grupo, antes do inverno, perdem total ou parcialmente a folhagem. Por volta do início ou meados de setembro, sua parte aérea morre e a planta para de se desenvolver e crescer. Todos os processos vitais são retomados com a chegada da primavera, quando a temperatura do ar e do solo começa a subir.
As plantas pertencentes ao segundo grupo mantêm sua folhagem durante todo o ano. A maioria dos membros deste grupo é destinada ao cultivo em climas tropicais e subtropicais.
Há também um grupo intermediário - semi-sempre-vivas. Nesta categoria, os especialistas incluem os híbridos, cujo comportamento pode carregar as características inerentes às plantas dos dois grupos anteriores. Portanto, ao crescer em um clima ameno e quente, a estação de crescimento em daylilies deste grupo pode persistir ao longo do ano. Sua folhagem permanece verde mesmo no inverno, e o crescimento e o desenvolvimento ocorrem quase continuamente.
No entanto, quando cultivados em um clima temperado, esses híbridos podem parar de crescer, perdendo a folhagem parcial ou totalmente e entrando em uma fase de dormência com o início de um clima frio estável.
Visão geral das espécies e das melhores variedades e seus tons
A variedade varietal de daylilies é incrível. Portanto, os floricultores profissionais afirmam que, até o momento, os criadores já cultivaram mais de 70 mil variedades dessas plantas com flores. Abaixo estão as variedades e tipos mais populares de krasodnev, amplamente difundidos no design paisagístico.
"Tiger Blood"
Uma variedade de daylilies muito eficaz e resistente com flores grandes (cerca de 15 centímetros de diâmetro). A altura média da planta é de 70-80 centímetros. A cor das flores é amarelo-limão, com uma grande mancha púrpura-violeta no centro. A borda das pétalas onduladas é roxo-violeta. O período de floração é de junho a julho.
Videira de verão
Uma variedade Krasodnev muito popular, criada em 1973. As flores têm 14-15 centímetros de diâmetro. A altura de uma planta adulta chega a 60 centímetros. A cor das flores é rosa-vinho, com um coração amarelo brilhante. Época de floração - julho a agosto.
Meias pretas
Variedade muito expressiva, altamente decorativa, re-florida, resistente a baixas temperaturas. A altura média de uma planta adulta chega a 65 centímetros. As flores têm 14-15 centímetros de diâmetro. A cor das flores é bordô profundo, com um núcleo amarelo brilhante.
"El Desperado"
Uma variedade atraente de lírios com tolerância à seca e geadas. A altura do arbusto chega a 60-70 centímetros. As flores variam em tamanho de 13 a 15 centímetros de diâmetro. As pétalas são grandes, bicolores, com bordas onduladas. A cor das flores é amarelo ensolarado, com núcleo vermelho-púrpura e garganta verde-amarelada.
"Zebra Dourada"
Variegada (variegada) variedade de tamanho médio, que é especialmente popular entre os paisagistas. Uma característica distintiva dessas plantas é a cor esverdeada incomum das folhas. Em combinação com as grandes flores amarelo-damasco que desabrocham em junho-julho, as folhas listradas dão aos daylilies Golden Zebra um visual muito cativante e vistoso.
A variedade é considerada relativamente despretensiosa e resistente.
"Mini Stella"
Variedade de seleção estrangeira de baixo crescimento. A altura de uma planta adulta atinge 30-35 centímetros. O tamanho das flores é de 3-4 centímetros de diâmetro. Flores - perfumadas, de um amarelo profundo, em forma de sino. As plantas rapidamente formam arbustos limpos, crescem rapidamente e florescem abundantemente. Eles entram na fase de floração na segunda metade do verão.
"Blue Nocturne"
Variedade relativamente jovem e de beleza incomum, com flores de uma cor original. A altura dos pedúnculos é de cerca de 75 centímetros. As flores atingem 15 centímetros de diâmetro. A cor principal das flores é lilás escuro com matiz framboesa, o centro é lilás-azul ou lilás-azul com núcleo amarelo. As bordas das pétalas são fortemente onduladas, decoradas com uma orla verde-amarelada.
Daylily Small
Espécie de plantas perenes do gênero descrito, encontrada na natureza no Extremo Oriente, bem como nos territórios da Sibéria Ocidental e Oriental. Usado por muitos jardineiros no projeto de territórios de quintal. A planta forma um arbusto baixo (até 60 centímetros) compacto com folhas estreitas e caídas. As flores são pequenas, de um amarelo ensolarado, atingindo de 7 a 8 centímetros de diâmetro, possuem um aroma agradável.
Krasodnev limão amarelo
Uma planta perene herbácea de floração selvagem encontrada na China, Japão e Coréia. A altura da planta pode atingir 90-100 centímetros. Flores - cor amarelo-limão grande, muito perfumada, rica. O período de floração é de maio a agosto.
Época de floração
Dependendo do período de floração, é comum distinguir os daylilies:
- muito cedo (floração no início de junho);
- floração precoce (segunda quinzena de junho);
- meio cedo (final de junho - primeira quinzena de julho);
- médio (segunda quinzena de julho - primeira quinzena de agosto);
- meio tarde (segunda quinzena de agosto);
- tarde (final de agosto);
- muito tarde (setembro e depois).
As plantas desta última categoria, cuja floração ocorre no outono, geralmente não são cultivadas na faixa do meio. Com a chegada das geadas do início do outono, esses daylilies simplesmente não têm tempo para entrar na fase de floração.
É comum classificar essas plantas perenes com flor pelo tipo de floração. Dependendo da hora do dia em que os botões se abrem em Krasnodnev, existem:
- plantas com um tipo de floração diurna (as flores abrem de manhã e murcham à noite);
- plantas com floração noturna (as flores desabrocham no final da tarde, persistem durante a noite e murcham pela manhã).
Existem também variedades de daylilies (floração longa), cujo tipo de floração é denominado prolongado. As flores dessas plantas podem florescer tanto à noite como durante o dia. Ao mesmo tempo, eles começam a desaparecer não antes de 15-16 horas após a abertura total do botão. O tempo médio de floração dos lírios modernos varia de 20 a 60 dias. A duração e o momento da floração dependem das características varietais das plantas.
Existem variedades conhecidas de daylilies que podem florescer quase continuamente por vários meses. Como exemplo, podemos citar a popular variedade anã Stella de Oro, que se delicia com inúmeras flores amarelas brilhantes do final da primavera ao outono.
Levamos em consideração a zona climática
Os floristas experientes estão bem cientes de que, ao escolher e comprar krasodnev híbridos, é extremamente importante levar em consideração as características climáticas de sua área. Assim, para muitas plantas exigentes e caprichosas, os invernos rigorosos e gelados das regiões do norte e de algumas regiões da zona média representam uma séria ameaça. Em tais zonas climáticas, os híbridos perenes e alguns semi-verdes inevitavelmente congelam ou são severamente danificados pela geada e subsequentemente adoecem gravemente.
Os produtores experientes recomendam o uso apenas de variedades de plantas resistentes à geada com períodos de floração precoce ou média para o cultivo em áreas com clima instável e / ou desfavorável.Variedades Hardy daylily como Pardon me, Frans Hals, Strawberry candy podem ser citadas como exemplos.
Essas variedades têm se mostrado bem quando cultivadas em regiões com condições climáticas difíceis - na região de Moscou, na região de Leningrado, nos Urais.
Para regiões do sul com um clima ameno e quente, híbridos perenes e semi-perenes são ideais. Muitos daylilies desses grupos são capazes de tolerar geadas noturnas pequenas e curtas. No entanto, deve-se ter em mente que, quando a temperatura desce abaixo de 0 °, os pedúnculos dessas plantas morrem.
Os floricultores experientes recomendam dar preferência a variedades e híbridos adaptados às condições climáticas locais ao escolher os daylilies. A compra de krasodnev híbrido raro e exótico para cultivo em áreas com climas difíceis é uma decisão bastante arriscada. Normalmente, essas plantas morrem no primeiro inverno após o plantio, ou se recuperam por muito tempo e com dificuldade, recuperando-se apenas no outono, quando já faltou a época de floração.
Seleção de assento
Essas plantas perenes despretensiosas preferem crescer em cantos bem iluminados do jardim, mas podem criar raízes em uma sombra clara. Em áreas muito sombreadas, os daylilies desenvolvem-se mal e florescem mal.
Ao escolher um local para o plantio de krasodnev, os jardineiros experientes recomendam levar em consideração a cor das flores das plantas plantadas. Assim, as variedades com flores de cores claras são melhor plantadas em locais ensolarados e as variedades com cores escuras (bordô, roxo, roxo) - em cantos sombreados do jardim, onde ficarão protegidos do desgaste.
É importante levar em consideração que durante o dia as plantas devem ficar sob os raios solares por no mínimo 5 a 6 horas - isso proporcionará as condições ideais para seu pleno desenvolvimento e floração exuberante.
Os Krasodnevs amam o solo com uma reação neutra ou ligeiramente ácida. O solo no local de pouso deve ser moderadamente solto, permeável ao ar e à umidade. Antes do plantio, são desenterrados solos argilosos muito pesados, diluindo-os com areia ou turfa. Argila ou húmus de folhas são introduzidos em solos arenosos muito leves.
Ao escolher um local para o plantio de Krasnodnays, você deve levar em consideração o nível do lençol freático. Essas plantas despretensiosas podem facilmente resistir a uma curta seca, mas ao mesmo tempo são muito dolorosas para a água estagnada no solo. Quando cultivado em locais com alto nível de água subterrânea e em áreas inundadas, Krasnodonov freqüentemente desenvolve doenças fúngicas do sistema radicular.
Os lírios devem ser plantados em covas de plantação a uma distância de 60-80 centímetros um do outro. O tamanho do intervalo entre as covas de plantio depende da variedade das plantas plantadas e, consequentemente, do tamanho de seus arbustos na idade adulta.
Regras de pouso
Os lírios são plantados em terreno aberto após um pouco de preparação. Nesta fase, as raízes das mudas de plantas são cuidadosamente examinadas, os fragmentos mortos, danificados ou doentes são removidos com um bisturi afiado ou podador. Os locais dos cortes são tratados com carvão em pó.
As folhas das plantas são cortadas com tesouras de poda ou tesouras de jardim, deixando apenas a parte inferior delas com 18-20 centímetros de altura. Esse procedimento é realizado para estimular o crescimento da massa verde das mudas após o plantio.
Se as raízes das plantas tiveram tempo de secar fortemente durante o preparo, antes do plantio, as mudas devem ser embebidas por 3-4 horas em uma solução de estimulador de crescimento. Este procedimento permitirá que as plantas jovens criem raízes rapidamente em um novo lugar.
Paralelamente ao preparo das mudas, são dispostas covas de plantio com profundidade de pelo menos 30 centímetros. Em solos pesados e densos, recomenda-se equipar covas 1,5-2 vezes maiores que o diâmetro da raiz.
Para tapar os buracos, é aconselhável usar uma mistura de solo fértil e solta composta por turfa, húmus de folhas, solo de jardim e areia. Além disso, é recomendado adicionar fertilizantes contendo fósforo e potássio à mistura do solo.
O plantio de mudas é realizado da seguinte forma:
- uma pequena camada de drenagem é colocada no fundo da cova de plantio e uma mistura nutritiva de solo é derramada, formando um monte fora dela;
- segurando a muda pelo colo da raiz, coloque-a verticalmente no buraco, após o que as raízes da planta são cuidadosamente espalhadas sobre a superfície do monte;
- encher parcialmente a cova de plantio com uma mistura nutritiva de solo, cobrir as raízes, compactar cuidadosamente a terra ao redor da muda;
- regar a planta com água morna estabilizada e esperar que seja completamente absorvida;
- Encha o buraco com terra até o topo.
Durante o plantio, o grau de profundidade do colo da raiz deve ser monitorado. Deve ser enterrado no solo apenas 2-3 centímetros. A sua localização mais profunda no solo no futuro pode afetar negativamente o desenvolvimento e o crescimento da muda.
Após o plantio, o terreno ao redor da planta é cuidadosamente compactado e coberto com palha, húmus ou agulhas. Uma camada de cobertura morta preserva a umidade do solo e protege as raízes das mudas do superaquecimento.
Também é importante considerar as datas de plantio recomendadas para os daylilies. Essas plantas perenes com flores devem ser plantadas em campo aberto na primavera ou no verão (dependendo das características climáticas de sua região). O plantio de outono pode ameaçar o fato de que as plantas não terão tempo de criar raízes em um novo lugar antes do início do frio. Em particular, não é recomendável plantar dias bonitos no outono em regiões com invernos precoces.
As observações mostram que leva de 3 a 4 meses para as mudas se adaptarem às novas condições. Normalmente, esse tempo é suficiente para que os jovens daylilies criem raízes em um novo lugar.
Recursos de cuidados
Krasodnevs são consideradas plantas despretensiosas, no entanto, para pleno desenvolvimento e floração de alta qualidade, elas precisam de cuidados competentes. Deixar de seguir ou violar as recomendações de cuidado geralmente leva a uma diminuição da imunidade das plantas e, como resultado, a um enfraquecimento significativo de sua saúde.
Os principais procedimentos que requerem atenção ao cultivar os daylilies:
- rega regular;
- alimentação periódica;
- soltando e cobrindo o solo com cobertura morta.
Rega
Os dias bonitos não precisam de regas frequentes. Eles toleram uma leve seca e déficit de umidade no solo com bastante facilidade. No entanto, os floricultores experientes recomendam evitar intervalos muito longos entre as regas, pois isso pode afetar negativamente o estado geral das plantas e a qualidade da floração. Os nenúfares devem ser regados à medida que a camada superficial do solo seca. Este as plantas precisam de rega regular, evidenciado pelo ligeiro murchamento da folhagem, a formação relutante de novos botões.
Recomenda-se irrigar de manhã cedo ou à noite com água morna estabilizada. O volume de água deve ser suficiente para molhar completamente a camada superficial do solo.
Na rega, o jato d'água deve ser direcionado para baixo do arbusto, evitando-se que atinja flores e folhas.
Top curativo
A alimentação oportuna é uma das condições de que depende a qualidade e a duração da floração dos lírios. Essas plantas perenes geralmente são alimentadas duas vezes por ano - na primavera e no final do verão. Na primavera, as plantas precisam ser alimentadas durante o período de crescimento ativo da massa verde e brotamento. Nesta fase, é recomendado o uso de fertilizantes minerais complexos. Na forma seca, são enterrados no solo com um ancinho, distribuindo-os uniformemente pelos arbustos. Após o plantio dos fertilizantes, as plantas são regadas abundantemente.
A segunda alimentação é realizada durante o período em que a floração dos daylilies está em declínio. Nesse momento, as plantas precisam restaurar a energia gasta na formação dos botões.Para a alimentação nesta fase, é recomendado o uso de fertilizantes complexos (Fertika Lux, Kemira Lux). Alguns jardineiros estão alimentando os hemerocallis pela terceira vez no outono, usando fertilizantes de fosfato de potássio.
Acredita-se que esse procedimento permite que as plantas se preparem melhor para o inverno que se aproxima.
Afrouxando e cobrindo o solo
O afrouxamento é um procedimento agrotécnico importante que permite manter uma ótima troca de ar no solo. O solo solto ao redor dos arbustos deve ser raso para não danificar as raízes. Após o afrouxamento, a superfície do solo ao redor do krasodnev deve ser polvilhada com cobertura morta. A cobertura morta evita a evaporação da umidade do solo e o superaquecimento do sistema radicular em climas quentes.
Preparando-se para o inverno
Um conjunto de procedimentos para preparar os daylilies para o inverno inclui as seguintes atividades:
- podar pedúnculos antigos;
- divisão e plantação de arbustos (se necessário);
- poda de folhagem (recomendado para todas as variedades de daylilies);
- cobertura morta do solo e abrigo das plantas (recomenda-se realizar em regiões frias com invernos pouco nevados).
Para evitar a deterioração da folhagem do ano passado durante o período de degelo da primavera, os daylilies devem ser aparados no outono. A poda no outono vai rejuvenescer os arbustos e proteger as plantas de pragas que hibernam nas folhas secas.
Este procedimento é realizado pouco antes da chegada da geada. Na maioria das regiões, os daylilies são podados em outubro ou novembro. As plantas não devem ser podadas antes, pois isso pode estimular o crescimento ativo de novos brotos. No decurso da poda com tesouras de poda, os arbustos são encurtados a uma altura de 10-15 centímetros do solo. É impossível cortar a folhagem muito curta, pois no futuro isso pode causar a retomada do crescimento dos daylilies durante o degelo da primavera. Todas as folhas e pedúnculos removidos devem ser destruídos após a poda.
Nas regiões do norte, cobertura morta krasodnevy e abrigo para o inverno. Esses procedimentos ajudam a proteger as plantas do congelamento durante os invernos com pouca ou nenhuma neve. No decurso da cobertura morta, as partes aéreas dos daylilies remanescentes após a poda são cobertas com agulhas, serragem podre ou palha. A espessura da camada de cobertura morta deve ser de 5 a 8 centímetros. Ramos de abeto são colocados no topo da camada de cobertura morta ou o material de cobertura é esticado.
Recomenda-se equipar esses abrigos em regiões muito frias com invernos rigorosos. Com a chegada da primavera, os abrigos são desmontados para que as plantas que começaram a crescer não se sobrecarreguem.
Métodos de reprodução
Floristas propagam krasodnevy, usando:
- sementes;
- soquetes de folha;
- delenki (partes do mato).
Método de semente
A propagação de sementes é a forma menos popular de reproduzir os daylilies. Com esse método, as características varietais das plantas não são preservadas. Normalmente, este método é usado por especialistas durante o trabalho de melhoramento de novos híbridos e variedades. Como as sementes de krasodnev perdem rapidamente a germinação, são semeadas diretamente no ano da colheita, antes do inverno. Durante o inverno, as sementes passam por estratificação natural e germinam com a chegada do calor.
Você pode semear as sementes de krasodnev na primavera do próximo ano, após a estratificação em casa. Para isso, o material de plantio antes da semeadura é mantido por 2 meses em local fresco e com temperatura de 2 a 3 ° C. As sementes são semeadas a uma profundidade de 1-1,5 centímetros a uma distância de 4-6 centímetros uma da outra. Os primeiros rebentos geralmente aparecem dentro de 2-3 semanas.
Deve ser lembrado que krasodnev cultivado a partir de sementes floresce apenas por 2-3 anos. Além disso, o primeiro florescimento nele é geralmente fraco e inexpressivo.
Reprodução por rosetas de folhas
Daylilies podem ser propagados usando rosetas de folhas. Neste caso, as plantas jovens manterão todas as características varietais da planta mãe. Rosetas são formadas em hastes de flores adultas nas axilas das folhas.Separe as rosetas de folhas depois de terem desenvolvido um número suficiente de raízes. Corte a saída com uma parte da haste amadurecida - 4 centímetros acima e 4 centímetros abaixo do nó (onde a saída é fixada na haste). A folhagem das estacas do caule é cortada em cerca de um terço.
Se a saída não tiver raízes, ela é temporariamente colocada em um recipiente com água. Para acelerar a formação de raízes, drogas estimulantes ("Epin", "Kornevin") são adicionadas à água. Rosetas com um número suficiente de raízes são plantadas em vasos com uma mistura leve de solo. Após o plantio, os vasos são colocados em uma área bem iluminada. As plantas jovens são plantadas em terreno aberto na primavera após o endurecimento.
Reprodução por divisões
A maioria dos jardineiros prefere propagar belas flores dividindo o arbusto. Este método é considerado bastante simples e eficaz, apesar de exigir certas habilidades. Esse procedimento geralmente é realizado em maio ou agosto. Pré-selecione o arbusto mais forte e bem crescido, que é cuidadosamente retirado do solo. As raízes da planta são bem lavadas, as flechas de flores são removidas do arbusto e as folhas são encurtadas.
Você pode dividir o arbusto em partes com uma faca ou uma pá afiada. Os arbustos com raízes soltas podem ser separados à mão. Após a divisão, as raízes danificadas e os locais cortados devem ser tratados com carvão em pó.
Delenki são plantados em cumes pré-preparados com terra cuidadosamente cavada. Durante o plantio da primavera das estacas durante a escavação das cristas, fertilizantes de nitrogênio e fósforo-potássio são introduzidos no solo, durante o plantio de outono - apenas fertilizantes de fósforo-potássio.
Ao desembarcar, o delenki não deve ser enterrado profundamente. O colar da raiz deve ir para o solo por 2-3 centímetros.
No primeiro ano após o plantio, as plantas jovens não precisam ser fertilizadas. A partir do segundo ano, os krasodnevs estabelecidos são alimentados pelo menos duas vezes durante a estação de crescimento.
Doenças e pragas
Os lírios são considerados plantas bastante resistentes que raramente são afetadas por pragas e patógenos. O principal motivo do enfraquecimento da saúde dessas perenes é a violação ou o não cumprimento das recomendações de cuidados. Bastante muitas vezes os krasodnevy sofrem da podridão do colarinho da raiz. Com essa doença, as folhas das plantas começam a amarelar e murchar. Em alguns casos, um cheiro pútrido específico pode emanar das partes afetadas.
Para eliminar o problema, a planta deve ser desenterrada do solo, lavada as raízes, retirados os fragmentos afetados e tratada com qualquer medicamento fungicida. Bons resultados no combate ao apodrecimento do colo da raiz são obtidos pelo uso de oxicloreto de cobre, sulfato de cobre. O solo no local onde a planta afetada cresceu também deve ser tratado com um fungicida ou solução de permanganato de potássio.
Uma doença bastante perigosa de krasodnev é a mancha da íris causada por uma infecção fúngica. O desenvolvimento desta doença é evidenciado pelo aparecimento de manchas castanho-acastanhadas nas folhas das plantas, gradualmente ficando cobertas por uma flor cinzenta suja. Se não for tratada, a planta perene afetada pode morrer. O tratamento envolve a remoção da folhagem afetada e o tratamento do arbusto com fungicidas à base de clorotalonil. Plantas gravemente danificadas precisam ser tratadas várias vezes durante a temporada.
Os tripes são pragas bastante conhecidas, cuja luta requer uma abordagem integrada. Esses pequenos insetos se alimentam dos sucos dos lírios, enfraquecendo muito sua imunidade. O fato de a planta ser afetada por tripes é evidenciado pela descoloração da folhagem, deformação dos botões, palidez das pétalas das flores. Para identificar os parasitas, é necessário examinar a parte inferior das placas das folhas com uma lupa. O combate ao tripes envolve a remoção das partes afetadas da planta e o uso de preparações inseticidas. Para o tratamento dos arbustos afetados, meios eficazes como "Fitoverm", "Actellik", "Karbofos" são usados.
Em verões quentes e secos, os daylilies podem ser atacados por ácaros. Essas pragas, como tripes, se alimentam de sucos de plantas, causando amarelecimento e morte da folhagem. Em casos de danos graves, o krasodnev pode parar de crescer e até morrer. O fato de krasodnev ser afetado por um ácaro-aranha é geralmente indicado pela descoloração e murchamento das folhas. Para combater o parasita, são utilizados agentes inseticidas sistêmicos.
Uma das pragas mais perigosas de krasodnev é o inseto da grama. São besouros bastante ágeis e vorazes, cujo tamanho corporal pode chegar a 0,5-0,6 centímetros. Danos graves às plantas são causados tanto por insetos adultos quanto por suas cópias menores - as ninfas. Quando afetados por essas pragas, os daylilies começam a murchar, desprendendo ovários de flores e vagens de sementes. Sua folhagem e brotos são altamente deformados. Recomenda-se o uso de piretróides para matar este parasita.
Exemplos em paisagismo
A despretensão, a riqueza de cores, a tolerância à tonalidade e a robustez do inverno determinaram a popularidade dos daylilies no projeto paisagístico. Essas plantas perenes de arbustos lindamente floridos são capazes de se encaixar organicamente na atmosfera de qualquer jardim.
Krasodnevs são igualmente atraentes em plantações individuais e em grupo. Variedades rasteiras e marginais de daylilies são usadas por designers para decorar escorregadores alpinos e jardins rochosos, para criar canteiros baixos de flores e sebes. Com a ajuda deles, é possível delimitar o território do quintal, destacar suas principais áreas funcionais e designar a localização dos caminhos do jardim.
A proximidade com outras plantas permite enfatizar e realçar a expressividade dos daylilies em flor. No entanto, aqui deve-se ter em mente que essas cores precisam de um fundo adequado. Nesse caso, gramíneas, coníferas altas e colheitas decíduas plantadas ao fundo podem ser usadas como plantas de fundo.
Daylilies florescendo que crescem com hosta, tulipas, narcisos, jacintos parecem muito impressionantes.
O esquema clássico para arranjar um jardim de flores com lírios e outras plantas ornamentais prevê a observância de uma certa ordem ao colocar as plantas. Então, plantas altas são sempre colocadas em segundo plano, plantas de tamanho médio - na parte central do jardim de flores, anãs - em primeiro plano.
Um canteiro de plantas perenes que floresce durante o verão se encaixa bem na paisagem de qualquer quintal. No primeiro plano desse canteiro de flores, você pode plantar Gaillardia e Heliantemum subdimensionados, na parte central - um hemerocallis de tamanho médio, uma bacia hidrográfica e rosas de chá híbridas. Uma lavatera alta e um leque podem ser usados como plantas de fundo.
Ao organizar canteiros de flores de daylilies e outras plantas perenes, a cor das flores e da folhagem das plantas deve ser levada em consideração. Por exemplo, lírios com flores roxas e vermelhas ficarão bem em um fundo de flox roxo e branco. Os delfínios roxos e azuis ajudam a enfatizar a beleza dos dias de beleza amarelo-limão. A graciosa thuja com agulhas esmeraldas será um cenário perfeito para lírios com flores em tons de coral.
No próximo vídeo, o correto plantio e reprodução dos daylilies esperam por você.
O comentário foi enviado com sucesso.