Doenças do dia-a-dia: causas e luta contra elas
Em seu habitat natural, o hemerocallis é uma flor bastante despretensiosa, e uma planta cultivada artificialmente é bastante vulnerável a doenças e pragas.
As principais causas de doenças
Causas da doença hemodinâmica talvez:
- bactérias;
- fungos;
- vírus;
- nematóides;
- problemas ecológicos;
- pragas de insetos.
Uma forte deterioração das condições da planta ao longo de vários dias, provavelmente, indica uma origem viral ou bacteriana. Para proteger outras plantações, as plantas doentes devem ser destruídas imediatamente.
A lenta deterioração do estado da planta pode ser causada por problemas ambientais ou doenças fúngicas.
A inspeção visual das plantas e a correlação com a descrição das plantas doentes ajudarão a fazer o diagnóstico correto e planejar o tratamento da doença.
Doenças comuns
Descobrir a causa exata pode ser difícil, pois uma aparência doentia pode ser resultado de várias doenças. Mas qualquer doença é muito mais fácil de prevenir do que eliminar.
Podridão do colo da raiz
Uma das doenças mais comuns é a podridão radicular. A infecção ocorre com a ajuda de pragas ou devido à má circulação de ar no solo. O plantio excessivamente enterrado e o congelamento das raízes também podem se tornar a causa da doença. Muitas vezes, a doença se manifesta com o auxílio de folhas amareladas.
Para o tratamento, é necessário reduzir a quantidade de fertilizantes nitrogenados, evitar a retenção de água durante a rega e secar levemente a raiz do hemerocallis antes de plantá-lo no solo.
Às vezes, a doença não se limita ao amarelecimento das folhas, mas torna-se mais grave, expressa pelo aparecimento de raízes em decomposição, um caule amolecido na parte inferior da planta. Nesse caso, o hemerocallis deve ser desenterrado imediatamente. Em seguida, é necessário remover as áreas danificadas e tratar os locais cortados com um desinfetante. Para isso, uma solução forte de permanganato de potássio é adequada, na qual a raiz e a parte doente do caule são colocadas por 20 minutos. Após a desinfecção, a cultura é cuidadosamente seca à sombra ao ar livre. Isso deve ser feito por 2-3 dias, até que as feridas sequem e fiquem duras.
A flor curada deve ser plantada em local diferente, pois nela podem permanecer agentes infecciosos.
Folhas listradas - risca
As folhas listradas são classificadas como doenças fúngicas. Ao mesmo tempo, aparecem traços amarelos no centro das folhas, que posteriormente adquirem uma coloração marrom-avermelhada. Nesse caso, a planta não morre, mas as folhas doentes caem. Os insetos também podem ser a fonte da doença, isso também pode ser o resultado de condições climáticas desfavoráveis ou a consequência de uma violação das regras de cuidado da planta.
Às vezes, o tratamento é realizado tratando a planta com preparações fungicidas com a remoção concomitante das placas das folhas afetadas.
Ferrugem
As doenças fúngicas também incluem o aparecimento da chamada ferrugem nos botões e nas folhas. Parecem pústulas amarelo-laranja. O hemerocallis não morre, mas seu crescimento diminui e ele para de florescer.
Os esporos de fungos são transmitidos pelo ar. Eles se enraízam muito bem em plantas valerianas. Por esta razão, eles não devem ser plantados perto de daylilies.
No momento, nenhuma forma de lidar com a doença desenvolvida foi identificada, portanto, muita atenção deve ser dada às medidas preventivas para prevenir a doença.
Clorose
A clorose se manifesta por uma mudança na cor da folhagem. Em vez de uma cor verde saudável, assume uma cor amarelo pálido. O motivo dessas mudanças é a falta de clorofila. O amarelecimento pode ser focal e onipresente, em toda a lâmina foliar. A planta pode morrer completamente com isso. A clorose não deve ser confundida com o amarelecimento natural das folhas velhas.
A causa da doença pode ser solo supersaturado com cal, sem teor de ferro, com uma certa reação alcalina, que impede o movimento dos sais minerais. Além disso, o hemerocallis pode obter clorose devido a uma violação da nutrição do sistema radicular, excesso ou falta de umidade, hipotermia do solo, toxicidade de substâncias (herbicidas), insetos.
A clorose também pode ocorrer com infecção. Neste caso, as manchas nas folhas são incolores. Como dizem os cultivadores de flores experientes, essa doença também se desenvolve quando as raízes são danificadas durante o transplante, quando as datas para a escavação de uma safra não são observadas e quando o plantio em solo pesado e saturado de água, especialmente quando é pré-fertilizado com esterco.
Para combater a doença, você precisa entender sua origem. Talvez para livrar-se do problema acidificando levemente o solo ou enriquecendo-o com preparações de ferro. Remover o excesso de umidade e matar as pragas de insetos também pode ajudar.
Pulverizar a planta com Ferovit, que contém nitrogênio e quelato de ferro, ajuda com a clorose.
Pragas perigosas - mosquito do hemerocallis e tripes - depositam suas larvas em botões, após o que os botões param de crescer em comprimento, se expandem e se deformam.
Prevenção de doença
Reduza o risco de doenças a adesão a regras simples ajudará:
- remoção oportuna de botões murchas e amarelados nas pontas das folhas;
- cortar brotos subdesenvolvidos;
- destruição de ervas daninhas na zona peri-tronco;
- plantio esparso de cultura;
- desinfecção periódica de ferramentas de jardim;
- destruição de plantas com sinais de doenças virais;
- aplicação ótima de fertilização com nitrogênio;
- rega sob o caule, e não na folhagem.
Problemas não comunicáveis
Quando as folhas de hemerocallis ficam amarelas e suas pontas secas, isso pode não ser a causa de infecções. Por exemplo, no processo de divisão de um leque, as folhas começam a rachar, envelhecer e morrer. Por isso, adquirem uma coloração amarela. As folhas que foram congeladas pela geada também podem ficar amarelas.
Outros problemas não relacionados às doenças hematológicas incluem:
- coloração desigual da flor;
- ruptura horizontal ou vertical do caule ou sua crepitação;
- grama;
- abertura prematura da flor;
- saturação insuficiente da sépala com pigmento floral.
Estes problemas podem surgir devido a violações do regime de temperatura, rega irregular, alimentação desequilibrada e até devido a situações de stress a que esta planta reage de forma dolorosa.
Sujeito às regras simples de cuidar da planta e de tomar as medidas preventivas necessárias, o hemerocallis revelará plenamente sua beleza primitiva e durante muitos anos no verão se deliciará com sua linda floração e verde saudável.
Veja abaixo os cuidados diários adequados.
O comentário foi enviado com sucesso.