Lychnis: descrição e variedades, plantio e cuidados

Lychnis: descrição e variedades, plantio e cuidados
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Métodos de reprodução
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Regras de desembarque
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Lychnis é uma erva perene popular da família Clove, que cresce em todos os lugares: das zonas temperadas aos cinturões subárticos. Na vida cotidiana, é mais frequentemente chamado de "amanhecer", bem como "adônis". Lychnis geralmente cresce na forma de touceiras viçosas cobertas com pequenas flores, por isso é plantada voluntariamente em canteiros pessoais.

As regras para cuidar dele são simples, até mesmo um jardineiro novato pode dominá-las. Neste artigo, você pode se familiarizar com a descrição desta planta e descobrir como cuidar dela adequadamente.

Peculiaridades

Poucas pessoas sabem que o nome científico desta planta de rizoma "lychnis" deriva da palavra grega "lâmpada". Suas flores brilhantes são realmente capazes, por assim dizer, de iluminar qualquer paisagem e adicionar sabor a ela. Na natureza, ela cresce no Mediterrâneo e em alguns países asiáticos; na Rússia, pode ser encontrada na Sibéria e no Extremo Oriente. Normalmente o arbusto de lychnis tem tamanhos de meio metro a um metro, um caule fino é coberto por pêlos peculiares e as folhas são ligeiramente ásperas.

O "amanhecer" floresce geralmente em junho ou julho, e desaparece apenas no outono. As flores são tubulares, as pétalas estão bem abertas. Suas cores variam de tons de vermelho, carmesim e roxo ao branco. O cheiro dessas flores é discreto, mas agradável. Após murchar, forma-se uma caixa com sementes, que permanecem viáveis ​​por até 4 anos.

Tipos e variedades

O gênero de lychnis perenes inclui muitas subespécies perenes e anuais. Vamos falar sobre os mais populares.

Ordinário

A altura desta planta perene é de 40 a 60 cm e as folhas são lanceoladas, ovais ou ovóides. As flores têm cores do escarlate ao púrpura, formando inflorescências de várias peças. A época de floração vai de meados do verão a agosto. Tolera com calma os períodos de seca, pode crescer em solos bastante escassos.

Em paisagismo, é mais frequentemente usado como uma planta de grupo, em mixborders e para decorar bordas.

Brilhante

Em seu ambiente natural, pode ser encontrada no Extremo Oriente e na Sibéria, bem como em países asiáticos. É caracterizada por uma haste reta de 25 cm, alguns exemplares chegam a quase um metro de altura. A taça tem a forma de um sino com pétalas escarlates brilhantes, as flores são combinadas em três ou mais peças.

Coriáceo

Adônis cor de couro, ou lychnis da coroa, é uma flor bastante despretensiosa. Pode crescer mesmo em solos inférteis e florescer até a geada. Um caule cinza com folhas ovais cresce até um metro. Uma flor desabrocha no topo. Entre as variedades desta planta, vale destacar Angela Blanche e Mysterious Island.

De outros

Alpino

A espécie recebeu esse nome por sua prevalência na zona alpina, mas também cresce ativamente no continente norte-americano e nos países escandinavos. A flor adora se amontoar em áreas rochosas e perto das margens de corpos d'água. Esta é uma espécie raquítica: o comprimento do caule não ultrapassa 20 cm. Além disso, ele cresce, rastejando pelo solo, o que o faz parecer ainda mais atarracado.

Suas flores são geralmente coloridas em vários tons de rosa. Em dachas é plantado voluntariamente em colinas alpinas. Entre as variedades mais conhecidas desta espécie, destaca-se a "Lara".Ela traz placares de pequenas flores, que são capazes de “enfeitar” discretamente o local.

Arkwright

Os caules escuros com uma tonalidade bordô desta planta perene são retos, crescem até 40 cm e são decorados com folhas em forma de coração e flores bastante grandes, de até 3 cm de diâmetro. Um representante popular da espécie é a variedade Vesúvio. Ela floresce no segundo ano após o plantio e se torna uma decoração digna de qualquer canteiro de flores.

Viscaria

As hastes vermelhas pegajosas dessas flores têm até um metro de comprimento. As flores são de cor branca ou rosa: de tons claros a ricos. Muitas pessoas conhecem uma variedade de viscarias como "Rosetta".

Haage

Este híbrido produz flores grandes coletadas por um guarda-chuva. As hastes de bronze adornam as folhas da mesma cor, mas com a falta de umidade podem cair. As flores são laranja-avermelhadas, com até 6 cm de diâmetro. Normalmente, de cinco a sete flores são coletadas em uma inflorescência.

Calcedônia

Lychnis chalcedonica atinge 0,9 m de comprimento. Ela floresce por apenas um mês e meio com botões brancos, vermelhos ou rosa. A variedade Cruz de Malta provou-se bem, e é assim chamada porque suas flores têm um formato incomum - lembram cruzes.

Lychnis Jupiter

Esta flor espessa atinge 0,8 m de altura. Muitas folhas "amontoam-se" nas hastes. Suas flores lilases crescem até 3 cm, abrem mais perto do meio do verão.

"Alba"

A variedade despretensiosa é caracterizada por uma cor branca. Alba ganha cor em junho. As folhas prateadas atingem 12 cm, o caule atinge uma altura de 60 a 90 cm. Não tem requisitos especiais para a composição do solo, cresce de boa vontade mesmo em terras escassas.

"Peggy"

Os arbustos limpos crescem apenas até 25 cm. As folhas verdes da planta têm uma bela tonalidade bronze, em combinação com flores escarlates de 4 cm de tamanho, parecem bastante brilhantes e bonitas. Peggy floresce durante todo o verão. Esta bela planta perene vive no terreno há 6 anos.

"Cativeiro"

O mesmo se aplica aos lichnis subdimensionados - a sua altura não ultrapassa os 30 cm e os caules têm pontas pegajosas. Eles são decorados com flores rosa púrpura brilhante de tamanho médio, duplas, coletadas em um pincel. A variedade "Plena" floresce no final da primavera - início do verão. Folhas lanceoladas verde-escuras complementam esta bela flor.

Métodos de reprodução

Lychnis pode se reproduzir de várias maneiras. Novas plantas são muito fáceis de obter a partir de sementes, no entanto, essa opção de cultivo não é adequada para climas frios, bem como para variedades de terry. Métodos de reprodução como mudas, estacas e divisão do arbusto também são usados.

Como cuidar bem dele?

Regras de desembarque

Local apropriado

A flor adora áreas iluminadas, e a maioria de suas espécies também prefere solo nutritivo moderadamente úmido. Em solo muito úmido, as raízes da planta podem começar a apodrecer. É melhor se uma luz difusa curta estiver presente no local do plantio de lychnis.

As espécies baixas ficam bem em escorregadores alpinos e jardins ornamentais, e as altas - como flores independentes ou em composições de grupo.

Tempo ideal

Lychnis se reproduz bem por sementes. Eles precisam ser semeados em campo aberto antes do inverno ou na primavera, quando a temperatura estará em torno de + 20 graus - em qualquer caso, o lychnis florescerá apenas na próxima temporada. Embora haja casos raros em que começa a florescer neste verão. Se a reprodução de lychnis for feita por mudas, você verá flores no verão.

Seleção e preparação do material de plantio

O material de sementeira é obtido a partir de flores que dão "nozes" com sementes. Eles são armazenados em sacos de pano ou caixas de papelão. No frio e no escuro, eles podem mentir por 4 anos sem perder a capacidade de emergir.

Instruções

As sementes são enterradas a um centímetro e meio no solo. Cobrindo a cama com papel alumínio, você receberá os primeiros brotos em duas a três semanas. Quando a terceira folha aparece, as mudas estão prontas para "mover-se" para seu lugar permanente.No entanto, deve-se notar que este método não é adequado para espécies de plantas turcas.

Para as regiões do norte, a propagação por mudas é mais adequada. Para plantar em março, é preciso colher os brotos com antecedência. Recomenda-se estratificar as sementes, ou seja, colocá-las na geladeira por 15 a 30 dias. Após pousarem no solo, recebem uma temperatura confortável, ou seja, +20 C, o solo é levemente umedecido. Caso contrário, cuidar é o mesmo que plantar sementes em terreno aberto.

Os primeiros tiros aparecem em algumas semanas. As mudas são endurecidas por duas semanas e no final de maio são colocadas em campo aberto.

Na enxertia, os brotos de uma planta adulta são colhidos no início do verão. As amostras são usadas com aproximadamente 15 cm de comprimento. Recomenda-se tratar as áreas aparadas com carvão triturado. Depois de colocar o caule no solo, regue-o.

Ao dividir um arbusto, são retirados brotos, que aparecem anualmente da raiz de cada planta. Se você desenterrar um arbusto no final da primavera e cortá-lo ao meio com uma pá, cada metade poderá se enraizar. Depois de colocá-los no solo, partes do arbusto precisam ser regadas.

Lichnis, fácil de cuidar, não tem requisitos especiais de manutenção. No entanto, se você deseja obter belas flores, deve seguir algumas das recomendações de jardineiros experientes.

Iluminação

Como já observamos acima, Lychnis gosta muito de luz, portanto, "tomar banho de sol" tem um efeito extremamente positivo em sua aparência. Ela floresce de forma mais magnífica e abundante, estando em uma área iluminada. Uma planta paciente é capaz de suportar as flutuações de temperatura, uma vez que tem boa resistência à seca e geadas. Durante a estação de crescimento, sente-se melhor em temperaturas de +15 a + 25 graus.

O solo

A flor adora solos leves com boa drenagem. A areia grossa do local também não interfere nesta planta. É melhor não apenas cavar o solo antes de aplicar as sementes ou mudas, mas também fertilizá-lo. Para isso, até 10 kg de composto, 50 g de superfosfato, 40 g de potássio magnésio são tomados por metro quadrado.

Rega

A estagnação da água tem um efeito extremamente negativo na condição dos lychnis. É regado apenas em tempo seco, que não muda por muito tempo para turvo. Às vezes, basta borrifar os arbustos com água.

Top curativo

Basta fertilizar um bom solo algumas vezes por temporada, mas um solo pobre pode ficar saturado de substâncias úteis todo mês.

Afrouxamento e cobertura morta

A planta precisa afrouxar o solo. Recomenda-se fazer isso após cada chuva, bem como após a rega. É melhor realizar o procedimento pela manhã. A cobertura morta também contribui para a preservação das propriedades do solo. Sem capinar, as ervas daninhas podem povoar rapidamente a área, deixando-a sem comida.

Poda

Se os botões secos forem removidos em tempo hábil, a floração durará mais. Devem ser cortados, esse procedimento provocará a formação de novas inflorescências. Antes do início do inverno, a parte aérea da planta é cortada.

Wintering

Lychnis atravessa o inverno com calma, então não há necessidade de protegê-la da geada. Em climas adversos, basta polvilhar a área com folhagens ou galhos para que as raízes mantenham a vitalidade até a próxima safra. A exceção são as variedades terry mais caprichosas - elas devem ser sempre cobertas.

Transferir

Como a lychnis é despretensiosa, ela sobrevive facilmente ao transplante e à divisão. É importante notar que é recomendável dividir os arbustos na entressafra e transplantar uma flor com uma bola de barro - desde o início da rebrota até o outono, mesmo durante um conjunto de botões e floração.

Doenças e pragas

Os inimigos do lychnis são uma borboleta baba, curuquerê e pulgões. Se a flor estiver ligeiramente danificada, os métodos "antiquados" de lidar com esses insetos, como tabaco, alho ou solução de sabão, irão ajudá-lo. Em casos mais avançados, produtos químicos devem ser usados. Para se livrar da invasão do pulgão onipresente, derrote seus principais portadores - as formigas.

Lychnis começam a doer e amarelam devido a cuidados inadequados.O plantio muito apertado e a estagnação da umidade no solo podem levar à perda de uma aparência saudável. Ao identificar a causa, você pode salvar a planta da decomposição.

Uso em paisagismo

Em grupo, o lychnis fica ótimo no meio do gramado. Certas variedades gravitam em torno de corpos d'água, por isso é bom plantá-las perto de lagoas. Eles parecem espetaculares na companhia de sinos, prímulas, Gaillardiums, Nivyaniks. Alguns jardineiros plantam lychnis como uma planta independente, combinando espécimes de cores diferentes. Altas notas complementam com sucesso a decoração de paredes, cercas e gazebos.

Se você não quiser se separar desta flor maravilhosa mesmo no inverno, plante-a em um vaso. No verão, ele pode "morar" no local e, no inverno, pode se mudar para a casa.

Lychnis é uma flor despretensiosa que, com toda a sua aparência modesta e cuidada, consegue tornar o local mais luminoso. Ele se apaixonou pelos jardineiros por sua despretensão e capacidade de resistir às mudanças climáticas. Com os devidos cuidados, algumas de suas variedades se deliciam com a floração de 5 a 6 anos. Entre as variedades de variedades desta planta perene, certamente encontrará uma que irá complementar o seu jardim.

Como transplantar lyhnis, assistindo no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário