Espécies e variedades vermelhas de lychnis: descrição, plantio e cuidados
Red Lychnis é um arbusto perene que tem flores brilhantes e atraentes. As pessoas costumam chamá-lo de "adônis" ou "pedra-sabão". O primeiro nome surgiu devido ao fato de os caules da planta serem usados como pavios, e o segundo - porque se você esfregar as pétalas das flores, elas começam a “espumar”.
Agora, esta planta entrou firmemente em nossa vida e adorna muitos canteiros de flores e jardins na Rússia. Lychnis é um ótimo complemento para um jardim de flores, pois a planta combina bem com uma variedade de arbustos, flores e árvores.
Peculiaridades
Red Lychnis é uma planta perene com um caule reto que pode crescer até 1 metro de altura. Via de regra, um arbusto consiste em vários brotos sem ramos. A casca é acinzentada ou avermelhada e totalmente coberta de pêlos, o que torna o arbusto áspero ao toque.
O período de floração de muitas variedades de lychnis começa no início do verão e dura cerca de um mês. As flores estão localizadas no topo do caule. As flores estão próximas umas das outras, parecem um tubo estreito com pétalas largas na extremidade e pequenos estames no centro. A corola pode ter até 2 cm de diâmetro. No processo de floração, as flores são polinizadas e os frutos se firmam. Ele se assemelha visualmente a uma noz com abundância de pequenos nucléolos.
As sementes de Lychnis podem ser usadas por 4 anos.
Visão geral das espécies e variedades
Uma grande variedade de espécies e variedades de lychnis é vendida no mercado moderno. Vamos considerar as variedades mais populares.
Brilhante
Esta espécie é freqüentemente encontrada na China, Japão, Extremo Oriente e Sibéria Oriental. As flores são de cor vermelha brilhante e têm 5 cm de diâmetro e os caules crescem até 50 cm de altura. Já o arbusto apresenta caules retos e folhas ovais de tom verde claro. A floração desta espécie começa em julho e dura 33 dias.
Calcedônia
Este tipo de lychnis é mais freqüentemente encontrado no território da Rússia, o que está associado à capacidade da planta de tolerar geadas de até -35 graus. A Ásia Central é considerada sua pátria histórica. Nas pessoas comuns, ele recebeu o nome de "amanhecer" devido às cores da cor ígnea. Os arbustos crescem até 90 cm de altura. As folhas da planta são lanceoladas e as flores são pequenas. Floresce em junho e continua a florescer por 1,5 meses.
"Júpiter"
Esta variedade foi descoberta pela primeira vez nas encostas alpinas. Lychnis cresce até 80 cm, a planta tem muitas folhas ovais pequenas. O período de floração começa em meados do verão. Quanto às flores, seu diâmetro chega a 3 cm e apresentam uma tonalidade roxa incomum. A planta é recomendada para ser plantada em locais com bastante luz solar. Além disso, a espécie apresenta alta tolerância à seca e boa tolerância à geada.
Jardineiros experientes são aconselhados a rejuvenescer o arbusto uma vez a cada 4 anos.
"Bola vermelha"
Variedade de baixo crescimento, com altura não superior a 50 cm, floresce no final de maio e murcha após 45-50 dias. A planta tem flores vermelhas brilhantes. Quanto ao plantio, a variedade adora solo um pouco úmido, mas sem água estagnada. A planta responde bem aos fertilizantes e tolera facilmente invernos frios.
Regras de pouso
Para cultivar uma planta bonita, é importante ter uma abordagem responsável no processo de plantio. Lychnis pode ser plantada à sombra e ao sol, mas sua beleza só pode ser totalmente revelada em lugares ensolarados. Você também deve levar em consideração todas as recomendações para o cultivo desta cultura.O local de plantio deve ser moderadamente úmido e bem drenado. Antes de plantar no solo, recomenda-se adicionar (por 1 metro quadrado):
- um balde de areia de rio;
- 40 gramas de potássio e magnésio;
- 50 gramas de superfosfato.
Se o local for de barro, é melhor adicionar composto ou húmus. Se o solo for ácido, deve-se fazer a calagem do solo. Após esses procedimentos, a planta é plantada em campo aberto e regada.
Como cuidar?
Lychnis é considerada uma planta bastante simples de cultivar. Requer rega regular, fertilização, cobertura morta e remoção de brotos e flores velhas. É importante para os lychnis criar um sistema de irrigação eficiente, especialmente durante a estação quente. Após a irrigação, o solo precisará ser afrouxado e as ervas daninhas removidas - isso desempenha um grande papel, porque as ervas daninhas podem afetar negativamente os lichnis.
É melhor usar minerais como fertilizantes. Eles devem ser aplicados durante a estação de crescimento 2 a 3 vezes. A primeira alimentação deve ser feita antes que as flores apareçam. Uma solução de sulfato de potássio, supersulfato e ureia é especialmente eficaz.
Durante o período de floração, a ureia no fertilizante é substituída por Agricola-7.
Métodos de reprodução
Como todas as plantas, a lychnis pode ser propagada de várias maneiras. Vamos considerá-los com mais detalhes.
- Crescendo a partir de sementes. Se você decidir cultivar lychnis a partir de sementes por conta própria, precisará começar no final de fevereiro ou início de março. A planta possui sementes grandes, o que facilita muito o processo de plantio. Basta colocar uma semente de cada vez em um pequeno vaso. Em seguida, as mudas são movidas para uma sala fria por 3 semanas. Em seguida, você precisa mover as panelas para uma sala mais quente e com boa iluminação. Quando as mudas crescem, são transplantadas para vasos maiores. Água regular e boa iluminação também serão necessárias. Imediatamente antes do plantio, a planta é endurecida por 10-12 dias.
- Propagação por estacas. Este método é melhor para variedades de terry. No início do verão, é necessário cortar estacas de até 20 cm de comprimento, que devem ser enraizadas em vaso ou caixa de mudas. Para que as mudas criem raízes, é importante criar condições de estufa. Depois que as mudas começam a crescer, elas devem ser ventiladas regularmente. O transplante é realizado no outono.
- Divisão do mato. O procedimento é realizado em abril ou maio. Na planta velha, todos os anos formam-se rebentos nas raízes, o que torna o arbusto mais espesso. Você precisará desenterrar todo o arbusto e dividi-lo em várias partes. É importante que cada parte contenha rebentos e rizomas. Em seguida, os arbustos são plantados no local escolhido.
No próximo vídeo, você encontrará informações adicionais sobre o plantio, cuidado e reprodução da lychnis.
O comentário foi enviado com sucesso.