Altura da escada

Contente
  1. Para que serve uma escada?
  2. Quais são as escadas
  3. Segurança da escada

Em russo, era comum chamar uma escada de mão qualquer escada portátil (não estacionária). O nome deste equipamento vem da palavra "estribo" - um dispositivo móvel com o qual os ajudam a montar em um cavalo, uma espécie de degrau móvel, que então cavalga junto com o cavalo e o cavaleiro.

Ou seja, a imagem de uma escada está arraigada na consciência popular há muito tempo e inclui as seguintes características principais: leveza, portabilidade, articulação móvel de nós individuais. Com o tempo, tudo isso se tornou um atributo da escada portátil moderna.

Para que serve uma escada?

Inicialmente, as escadas de mão foram concebidas para bibliotecas com tectos altos e, consequentemente, com estantes altas para livros, por vezes até eram feitas sobre rodas para facilitar a movimentação entre as estantes. Não prescindiam deles ao acender velas e ao limpar e reparar as instalações. Não se sabe quando e onde eles começaram a usar escadas portáteis com ênfase na colheita de frutas.

Gradualmente, com o desenvolvimento da forma e construção das escadas, sua especialização também ocorreu. Assim, para as necessidades domésticas, quando o uso não é constante, passaram a utilizar escadas relativamente baixas, leves e de pequeno porte. E para as necessidades dos profissionais, foram desenvolvidas escadas dobráveis ​​fortes, estáveis, embora mais pesadas.

Quais são as escadas

A variedade de escadas modernas é incrível. Eles podem ser distinguidos pelo material, altura, construção.

Classificação de material

Você ainda pode encontrar escadas de madeira. É verdade que agora essa variedade é muito rara. Na maioria das vezes, escadas caseiras são feitas de madeira.

A vantagem da madeira como material para fazer escadas é a sua disponibilidade e facilidade de processamento. No entanto, este material tradicional e dominado tem suas desvantagens. Para tornar a construção de uma escada de madeira realmente confiável, você terá que usar blocos bastante grossos e maciços, e isso adicionará peso ao produto. Será muito difícil montar uma escada verdadeiramente compacta e é quase impossível torná-la dobrável e transportável.

Hoje é mais fácil encontrar escadas de metal à venda.

Uma escada de aço é uma estrutura muito confiável. Escadas dobráveis ​​de aço com degraus largos podem ser usadas com sucesso na vida cotidiana. Quando dobrados, eles cabem facilmente no armário de um apartamento padrão da cidade ou em uma varanda. As estruturas podem ser feitas de aço laminado redondo ou retangular. Os degraus são estriados e têm uma superfície estriada para reduzir o risco de escorregamento. Modelos mais avançados podem ter elementos estruturais leves reforçados com curvas de parede especiais que adicionam rigidez adicional.

Se você usar uma escada móvel periodicamente, para obter algo das prateleiras superiores ou mezaninos, para consertos cosméticos comuns ou limpeza, essa escada será um assistente confiável. Se uma pessoa idosa tiver que usar uma escada, uma de aço é a melhor opção.

As mais comuns hoje em dia são as escadas de alumínio. Na verdade, as ligas de alumínio com ductilidade reduzida, unidas pelo nome comum de duralumínio, são mais utilizadas.

As vantagens deste material são óbvias. O principal é a leveza. Em termos de resistência e confiabilidade, os produtos de alumínio praticamente não são inferiores aos de aço. E dado que, devido à menor massa, as estruturas podem ser mais espessas, você pode imaginar a vantagem que as escadas de alumínio têm. Além disso, o alumínio, ao contrário do aço, não está sujeito à corrosão, o que é muito importante em condições de contato com meios agressivos, em que alguns materiais de construção podem se tornar. No processo de trabalho, o revestimento de tinta de proteção também é facilmente danificado - para uma escada de alumínio não é terrível, e esse problema, em geral, na maioria das vezes não tem esse revestimento.

Se uma escada for necessária para o trabalho, é melhor, obviamente, considerar a compra de uma escada de alumínio.

Variedades de designs de escada

O projeto mais simples de uma escada móvel é uma escada extensível. Na maioria das vezes, os implementos de madeira caseiros são feitos apenas por acessórios. A altura pode variar. Com o seu aumento, consequentemente, a massa também aumenta. Escadas dobráveis ​​com ênfase são o tipo mais comum. O projeto pressupõe duas estruturas articuladas móveis: os degraus são fixados em uma, e a segunda serve para dar estabilidade. O degrau superior, via de regra, tem a forma de uma plataforma e se destina principalmente à colocação de ferramentas.

A altura mais alta são as escadas trapezoidais com um batente feito de um tubo de metal equipado com uma sapata especial para evitar escorregões. O material para essas escadas pode ser alumínio ou aço.

Entre os profissionais, as escadas de dupla face são comuns. Vocês podem trabalhar nessa escada juntos, o que às vezes é necessário ao realizar trabalhos profissionais de construção ou reparo. É possível usar essa escada sozinha, com os pés em lados opostos da escada. Este arranjo permite o uso máximo de sua altura, o que é difícil de fazer com escadas unilaterais.

As mais transportáveis ​​e compactas são as escadas metálicas telescópicas - sem batente, só podem ser utilizadas fixas à parede, o que reduz muito a comodidade da sua utilização.

Diferenças na altura das escadas

Ao comprar uma escada, é claro, você deseja obter o equipamento mais conveniente. Um dos critérios mais importantes é sua altura. Uma escada muito baixa pode ser inaceitável do ponto de vista da segurança: você terá que subir até o degrau mais alto, o que excluirá a possibilidade de usar outras superfícies da escada como apoio. Muito alto também pode ser inconveniente, uma vez que a plataforma para ferramentas pode estar logo abaixo do teto e, claro, uma escada muito alta será desnecessariamente pesada e superdimensionada.

Em primeiro lugar, seus degraus, mais precisamente, seu número, dirão sobre a altura da escada. Em média, a distância entre as etapas de acordo com GOST pode variar de 30 a 34 cm, a maioria dos fabricantes tenta atender a esse mesmo padrão. Em que o primeiro degrau pode estar a 40 cm do nível da base (das sapatas de suporte). Assim, você pode calcular a altura aproximada, sabendo o número de escadas. Assim, uma escada com 6 degraus terá uma altura de cerca de 2 metros, e uma com 7 degraus já terá cerca de 30 cm de altura.

O cálculo da altura pode ser apresentado na tabela.

Número de etapas

Altura aproximada

5 passos

1,6-1,75 m

6 etapas

2-2,2 m

7 passos

2,3-2,45 m

8 passos

2,5-2,7 m

9 passos

2,8-3,1 m

10 passos

3,1-3,5 m

12 passos

3,7-4,1 m

15 passos

4,6-5,15 m

Claro, essas dimensões se aplicam apenas a produtos padrão. E também deve ser lembrado que o degrau superior para apoiar a perna não se destina, na maioria das vezes tem uma função combinada: enrijecimento da estrutura móvel e plataforma para colocação da ferramenta.

Para a seleção correta da escada, deve-se lembrar de uma espécie de fórmula: a altura máxima do objeto de trabalho - por exemplo, o teto da sala - menos o comprimento do braço do trabalhador (aproximadamente 75 cm).

Assim, para um apartamento padrão, uma escada com uma altura de 250 cm - 75 cm = 175 cm é adequada.Assim, para trabalhar em um apartamento padrão, uma escada de 5-6 degraus é necessária.

Segurança da escada

As escadas móveis e deslizantes, apesar dos muitos dispositivos que visam aumentar sua confiabilidade, continuam sendo um equipamento bastante perigoso. Claro, como costuma acontecer, ignorar as regras elementares as transforma em:

  • os degraus e o patamar das escadas devem ter um revestimento antiderrapante, na versão mais orçamentária - uma superfície ondulada;
  • o funcionamento da escada sem calçado antiderrapante é inaceitável;
  • uma escada de mão única não pode ser usada para duas pessoas;
  • colocar uma escada próximo a uma janela não é recomendado;
  • a escada não pode ser usada como escada;
  • As escadas de dupla face devem ser equipadas com cintas, caso contrário, existe o perigo de os apoios se desintegrarem.

Para informações sobre como escolher a escada certa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário