Tudo sobre a construção de escadas
Atualmente, existe uma grande variedade de modelos e designs de escadas de construção. São necessários para as obras de instalação e acabamento, bem como na quinta e durante a remodelação das instalações. Os principais requisitos para eles são durabilidade e estabilidade. Todas as características da construção de escadas e escadotes devem estar em conformidade com GOST 26877-86.
Características gerais
Se antes essas escadas eram feitas principalmente de madeira e, portanto, eram muito pesadas, necessitando de constantes manutenções e reparos, agora são substituídas por produtos leves e práticos de alumínio com adição de silício, duralumínio e magnésio, o que confere às estruturas altas propriedades operacionais. Para prevenir a corrosão e proteger contra influências ambientais negativas escadas acabadas são cobertas com uma película de óxido.
Além do alumínio, as escadas dos edifícios são feitas de aço, duralumínio, várias misturas de plásticos e uma liga de alumínio com metais mais duros.
Para evitar que a escada deslize no chão ou no solo, pontas de borracha são fixadas nos suportes inferiores, o que adiciona estabilidade a ela.
Para trabalhar nas escadas foi cómodo e seguro, os degraus são planos, ondulados e largos. No total, as escadas de construção podem ter de 3 a 25 degraus, e tamanhos - de dois a 12 metros ou mais. O peso das estruturas varia de 3 a 6 kg. Tudo depende do modelo do dispositivo.
Tipos principais
Estruturalmente, as escadas são divididas nos seguintes tipos.
Escadas não seccionais
Isso é uma coisa insubstituível no campo ou em uma casa particular. De acordo com os regulamentos de segurança, o comprimento de tal escada não pode exceder 6 metros, e o número de degraus varia de 6 a 18. A fixação dos degraus da escada é obrigatoriamente realizada por alargamento, as bordas devem ser dobradas para o exterior.
Dispositivos de escada de duas peças
Podem ser retráteis e dobráveis, são usados ativamente na construção, durante os trabalhos elétricos, no jardim e em armazéns. Eles não ultrapassam 8 metros de altura.
Estruturas de três seções
A fixação de cada seção é realizada por meio de um balancim especial com travamento e fixação automática. Cada parte desse design é chamada de joelho e pode ter de 6 a 20 passos. O comprimento total das três curvas pode ser de até 12 metros. Dois joelhos são presos um ao outro com correias e dobradiças, o terceiro é estendido ou removível. Essas escadas são amplamente utilizadas em armazéns industriais e instalações industriais.
O peso máximo suportado por tal estrutura chega a 150 kg.
Escadas retráteis com tração por corda ou cabo
Esses são acessórios práticos e úteis que são ótimos para trabalho doméstico e profissional em grandes altitudes.
Escadas
As estruturas são duplas (escadas em ambos os lados) ou com moldura de suporte. Normalmente, as duas metades da escada são conectadas por uma travessa - uma faixa larga feita de material denso, que protege a escada do desdobramento espontâneo.
A altura da escada é determinada pelo degrau ou plataforma superior - de acordo com as regras, não pode ultrapassar 6 m.
Mini escadas
As mini-escadas que atingem 90 cm são chamadas de escadas ou bancos. Eles são freqüentemente usados para tarefas domésticas, armazéns, supermercados ou bibliotecas.
Escadas transformadoras
Normalmente, esses dispositivos consistem em quatro seções, que são conectadas umas às outras por mecanismos articulados.Para que a posição das seções possam ser alteradas em relação umas às outras e fixadas com segurança, cada mecanismo está equipado com uma fechadura. A mudança de posição de uma escada extensível para uma estrutura cantilever, uma plataforma ou uma escada dupla face leva não mais do que vinte segundos.
Para dar à estrutura estabilidade lateral máxima, estabilizadores são fixados em sua base - "sapatas" de plástico.
Escadas de plataforma
Por razões de segurança, é obrigatório que tenham corrimãos metálicos em ambos os lados. Em geral, há de 3 a 8. Há muitas opções móveis muito convenientes com rodas pequenas na base.
Existem vários tipos de escadas de plataforma.
Mobile bidirecional
Tem uma forma de L e a plataforma de trabalho está localizada acima do degrau superior. Fácil de mover e fixar no local de trabalho graças aos rodízios, cada um com seu próprio tampão.
Deslizante transformável
Assemelha-se a uma escada com seções adicionais que podem ser usadas para alterar a altura. Este modelo possui uma plataforma especial para colocação das ferramentas necessárias.
Andaime
Este modelo é extremamente procurado por profissionais construtores e finalizadores, uma vez que possui uma grande e confortável plataforma na qual duas ou mais pessoas podem facilmente encaixar e trabalhar.
As dimensões da estrutura são facilmente ajustáveis e as rodas facilitam o transporte do dispositivo de um lugar para outro.
Passeios pelas torres
São utilizados para a realização de obras de arranha-céus nas fachadas de edifícios de qualquer tipo. A estrutura consiste em duas escadas conectadas por amarras de metal. Ao começar a trabalhar nesta escada, certifique-se de que seu sistema de freios esteja em boas condições de funcionamento.
Dicas de Seleção
Os principais pontos a serem focados ao escolher uma escada de construção:
- onde é suposto trabalhar nele e qual será a natureza do trabalho;
- com que frequência você planeja usá-lo;
- quantas pessoas vão trabalhar;
- espaço de armazenamento para as escadas após o término da obra.
Considerando todos esses fatores, você pode escolher facilmente a melhor opção que seja adequada em peso, o mais funcional e conveniente possível no trabalho e durante o transporte, não cause problemas durante o armazenamento e não requeira manutenção constante.
Para as complexidades da escolha de escadas de edifícios, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.