Escadas telescópicas: tipos, tamanhos e seleção
A escada é um auxiliar insubstituível na execução de trabalhos de construção e instalação, sendo também amplamente utilizada tanto em condições domésticas como na produção. No entanto, os modelos monolíticos convencionais de madeira ou metal são frequentemente inconvenientes de usar e armazenar. Nesse sentido, uma nova invenção universal que apareceu há relativamente pouco tempo - uma escada telescópica - começou a gozar de grande popularidade.
Escopo de uso
A escada telescópica é uma estrutura multifuncional móvel composta por seções separadas que são conectadas entre si por meio de dobradiças e grampos. A maioria dos modelos é feita de alumínio de alta qualidade, embora também existam amostras feitas de aço leve.
O principal requisito para esses produtos é baixo peso, alta resistência das juntas e estabilidade estrutural. O último ponto é o mais importante, pois disso depende a segurança no uso da escada e, às vezes, a vida do trabalhador. O escopo de aplicação dos modelos telescópicos é bastante amplo. Com a ajuda deles, realizam instalações e trabalhos elétricos a uma altura de até 10 m, gesso, pintura e caiação de paredes e tetos, e os utilizam para substituir lâmpadas em abajures de teto.
Além disso, os telescópios muitas vezes podem ser encontrados em depósitos de livros, supermercados e armazéns, bem como em jardins domésticos, onde são usados com sucesso para a colheita de árvores frutíferas.
Vantagens e desvantagens
A alta demanda do consumidor por escadas telescópicas é impulsionada por as seguintes vantagens importantes desses projetos versáteis:
- a multifuncionalidade e a capacidade de operar em diferentes alturas permitem a utilização de escadas em quase todas as esferas da atividade humana, onde haja necessidade de trabalho com cavalos;
- mesmo o modelo mais comprido de 10 metros quando dobrado é bastante compacto, o que permite resolver completamente o problema de arrumação e pode ser colocado em varandas, em pequenas arrecadações e apartamentos; um "telescópio" dobrado geralmente é uma pequena "mala" que pode caber facilmente no porta-malas de um carro ou pode ser carregada por uma pessoa até o local desejado; além disso, devido ao uso de alumínio e PVC, a maioria dos modelos é leve, o que também facilita seu transporte;
- o mecanismo de dobramento da escada possui um desenho simples e compreensível, devido ao qual a montagem e desmontagem das seções ocorre muito rapidamente e não causa dificuldades para o trabalhador; um pré-requisito é apenas o controle da fixação de cada link e precisão durante a montagem;
- as escadas telescópicas estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos padrão, o que torna mais fácil selecionar a largura de degrau necessária e o comprimento do produto;
- apesar do design dobrável, a maioria dos modelos portáteis são bastante confiáveis e duráveis; muitos fabricantes dão uma garantia para seus produtos e declaram que os produtos são projetados para pelo menos 10.000 ciclos de desmontagem / montagem;
- devido ao design bem pensado e à rigidez geral do dispositivo, a maioria das amostras pode facilmente suportar uma carga de peso de até 150 kg e é capaz de operar em condições de alta umidade e mudanças bruscas de temperatura;
- todos os modelos telescópicos são equipados com tampas de plástico protetoras para proteger o piso de arranhões e evitar que a escada deslize no chão;
- para poder trabalhar em bases com desníveis, por exemplo, em lances de escada ou em piso inclinado, muitos modelos estão equipados com suportes extensíveis retráteis que permitem definir uma determinada altura para cada perna.
As desvantagens das estruturas telescópicas incluem um baixo recurso, em comparação com as escadas totalmente metálicas ou de madeira, o que se deve à presença de juntas articuladas, que se desgastam com o tempo. E também se nota o alto custo de algumas amostras, que, no entanto, é totalmente compensado pelo alto desempenho e facilidade de uso dos modelos.
Tipos e designs
O mercado moderno apresenta diversos tipos de escadas deslizantes que se diferenciam estrutural e funcionalmente. Apesar de cada espécie ter uma certa especialização, a maioria dos modelos faz um bom trabalho em qualquer tarefa.
Em anexo
As estruturas removíveis fixáveis são de design de alumínio. Consistem em uma seção com 6 a 18 degraus e comprimento de 2,5 a 5 M. As vantagens desses modelos são o baixo peso, a compactação do produto ao dobrar e o baixo custo. As desvantagens incluem um maior risco de lesões. Para evitar quedas, a estrutura fixada necessita necessariamente de um suporte estável, que pode ser uma parede, madeira e outra base sólida e fixa.
Devido à sua alta mobilidade, as estruturas telescópicas acopladas são muito mais convenientes do que as amostras de madeira maciça e metal monolítico, e também são uma opção ideal para resolver problemas do dia-a-dia em parcelas pessoais. Além disso, os modelos anexos são instalados como escadas de sótão e também são usados para pequenos trabalhos de fachada e lavagem de janelas.
Por razões de segurança, o trabalhador não deve ser colocado mais alto do que o degrau intermediário da escada telescópica.
Dobrável
As escadas dobráveis têm grande funcionalidade quando comparadas às fixas. Eles são apresentados em duas variedades.
- Modelos de duas peças não precisa de suporte adicional e pode ser instalado absolutamente a qualquer distância da parede, inclusive no meio da sala. Essas estruturas representam o grupo mais numeroso de dispositivos telescópicos e são amplamente utilizadas na construção, trabalhos elétricos e reparos.
- Escada de três seções é uma simbiose de um modelo acoplado e de duas seções, além da base da escada, possui uma seção destacável. Graças a este design, é muito mais alto do que o modelo de duas seções em altura e pertence à categoria de equipamento profissional.
A funcionalidade dos corpos de prova de 3 seções também é em altura, graças à qual podem ser usados para realizar quase qualquer tipo de trabalho em uma altura de até 7 metros.
Transformador
A escada do transformador tem alta capacidade e é posicionada como o tipo de equipamento mais estável e seguro. A principal vantagem dos modelos é a capacidade de se transformarem em qualquer outro tipo de escada e, quando dobrados, ocupam menos espaço do que um modelo anexo. Ambas as partes do produto podem ser dispostas independentemente uma da outra, o que possibilita a instalação da estrutura em áreas irregulares e superfícies com desníveis.
Comprimento dos produtos
As escadas telescópicas estão disponíveis em diferentes tamanhos e costumam ser marcantes em seu contraste entre montadas e desmontadas.Portanto, um produto de quatro metros quando dobrado tem um comprimento de apenas 70 centímetros, e um enorme gigante de 10 metros tem cerca de 150 centímetros. Vale a pena considerar com mais detalhes as principais categorias de produtos em função do comprimento.
- Os mais compactos são os modelos de 2 metros., destinado ao uso doméstico e ocupando muito pouco espaço na posição dobrada. Assim, as dimensões da caixa de fábrica em que são comercializados os modelos costumam ser de 70x47x7 cm.O número de degraus nessas escadas varia de 6 a 8, o que depende da distância entre dois degraus adjacentes. Para tornar as escadas mais rígidas, em alguns exemplos, os degraus são adicionalmente presos com um cinto. Quase todas as estruturas são equipadas com almofadas de borracha antiderrapantes que evitam que a escada se mova sob a influência do peso de uma pessoa.
- A próxima categoria de escadas é apresentada nos tamanhos 4, 5 e 6 metros. Esse tamanho é o mais comum e é adequado para a maioria das necessidades domésticas e domésticas. As amostras são frequentemente utilizadas em construção e instalações elétricas. Eles são apresentados principalmente na forma de transformadores telescópicos.
- Isso é seguido por mais estruturas gerais com um comprimento de 8, 9, 10 e 12 m, que são modelos de um tipo exclusivamente conectado, que é ditado por requisitos de segurança. Essas amostras são indispensáveis para a instalação de banners publicitários, manutenção de postes e para obras públicas. Amostras de grande porte têm de 2 a 4 seções, o número total de etapas nas quais é de 28-30 peças.
Regras de seleção
Ao escolher uma escada telescópica é necessário prestar atenção a uma série de parâmetros técnicos importantes.
- Altura do Item é determinado com base na gama de trabalhos para os quais a escada foi adquirida. Portanto, para trabalhos internos com pé-direito de até 3 metros, é melhor escolher uma escada de dois ou três metros e não pagar a mais por metros extras. Ao escolher uma escada para um terreno pessoal, um modelo anexo é bem adequado, pois devido ao desnível do terreno, será bastante problemático manejar a escada.
- Largura dos degraus é outro parâmetro para prestar atenção. Portanto, se a escada for usada para trabalhos curtos e ocasionais, uma pequena largura de degraus é suficiente, enquanto para reparos, quando o trabalhador vai passar muito tempo na escada, bem como quando estiver trabalhando com um pincel ou um perfurador, a largura dos degraus deve ser máxima. Muitos fabricantes de renome prevêem a possibilidade de completar seus modelos com etapas de diversos tamanhos, o que permite definir o tamanho desejado em função do trabalho executado.
- Ao escolher um modelo telescópico para uso profissional, você pode prestar atenção a modelos com sistema de dobragem automática. Para uso doméstico, esta função não é necessária, mas com a desmontagem / montagem diária da estrutura será muito útil.
- Se a escada telescópica for usada para trabalhos elétricos, então é melhor optar por modelo dielétrico que não conduz corrente elétrica.
- Vale a pena prestar atenção à presença de funções adicionais, como a presença de uma trava de segurança e mecanismos de travamento automático que seguram cada degrau com segurança. Um bom bônus será a superfície ondulada dos graus, bem como uma ponta retrátil pontiaguda que permite trabalhar em solo macio.
Se você planeja operar em superfícies irregulares, a melhor opção seria comprar uma escada com pinos de extensão que giram no comprimento desejado.
Modelos populares
O alcance das escadas telescópicas é bastante grande. Nele você pode encontrar modelos caros de marcas famosas e amostras de orçamento de empresas iniciantes. Abaixo está uma visão geral dos líderes em popularidade de acordo com as versões das lojas online.
- Modelo de transformador telescópico dielétrico DS 221 07 (Protekt) feito na Polônia tem uma altura máxima no estado desdobrado de 2,3 m, no estado dobrado - 63 cm .A estrutura é capaz de suportar cargas de peso de até 150 kg e pesa 5,65 kg.
- Escada telescópica Biber 98208 consiste em 3 seções e é feito de alumínio. A altura de trabalho é 5,84 m, o número de degraus é 24, a altura de uma seção é 2,11 cm. O período de garantia é de 1 mês, o custo é de 5 480 rublos.
- Escada telescópica de três seções Sibin 38833-07 feito de alumínio, a altura de trabalho é de 5,6 m, a altura de uma seção é de 2 M. Cada seção é equipada com sete degraus ondulados, garantindo a operação segura. O modelo pode ser usado como escada e escada extensível. A carga máxima permitida é de 150 kg, o peso do modelo é de 10 kg, o custo é de 4.090 rublos.
- O modelo Shtok de 3,2 m pesa 9,6 kg e tem 11 degraus que se estendem para cima. A escada é projetada para uso doméstico e profissional, completa com uma bolsa de transporte conveniente e folha de dados técnicos. As dimensões do modelo dobrado são 6x40x76 cm, o custo é de 9.600 rublos.
Para obter informações sobre como usar corretamente as escadas telescópicas, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.