Tamboretes de escada: finalidade, características de design, dicas para escolher
O principal problema da maioria dos apartamentos modernos é seu tamanho modesto. Ao contrário de uma casa rural, é muito difícil organizar um bom sistema de armazenamento para utensílios de cozinha, eletrodomésticos ou coisas nessa casa. Quanto mais mesas de cabeceira forem instaladas, menos espaço livre permanecerá para os residentes, razão pela qual em muitos apartamentos várias prateleiras suspensas e mezaninos são montados quase sob o teto. Para retirar uma jarra ou caneca da prateleira, você deve usar escadas ou suportes especiais. No entanto, eles também precisam ser armazenados em algum lugar e retirados apenas quando necessário e ocupam muito espaço. Para resolver esse problema, você precisa comprar um banquinho para degraus.
O que é isso?
Um banquinho ou banquinho é uma peça especial de mobiliário que combina 2 funções ao mesmo tempo. Por um lado, este é um banquinho ou cadeira alta comum com um encosto pequeno e, por outro, é uma pequena escada estável. Este projeto é totalmente independente e, ao contrário de uma escada convencional, não precisa de suportes adicionais. Não é necessário ter à mão um conjunto de ferramentas para alterar as funções de tal banquinho, uma vez que ou é feito em forma de escada, ou pode ser desdobrado exclusivamente à mão.
Exteriormente, essa escada se parece mais com uma cadeira normal. Ela tem pernas em forma de pernas e um pequeno assento, e os degraus geralmente ficam escondidos sob o assento ou atrás das costas. Como acontece com qualquer mecanismo de elevação, certos requisitos são impostos a todos os bancos de degraus.
- Estabilidade. Mesmo um banco com degrau muito alto deve ter estabilidade aumentada, não deve balançar ou se desviar da vertical.
- Confiabilidade. Essa cadeira deve suportar até um peso muito grande, não deve dobrar sob um adulto e não quebrar toda a sua vida útil.
- Fixação clara. Os dispositivos dobráveis devem ter uma boa retenção de posição, especialmente quando desdobrados. Caso contrário, a pessoa corre o risco de cair de altura e de ferir-se.
Compromisso
Existem duas histórias sobre a invenção e criação de tal banquinho, mas ambas indicam que originalmente esse tipo de mobiliário era necessário exclusivamente em bibliotecas. De acordo com a primeira versão, essa ideia foi expressa pela primeira vez pelo político, inventor e jornalista americano Benjamin Franklin. Segundo a segunda versão, a autoria da invenção pertence ao pesquisador escocês Robert Campbell, que a patenteou. Naquela época, muitas casas tinham bibliotecas extensas com estantes muito altas. Para retirar um livro das prateleiras superiores, era necessário usar vários pufes, bancos e poltronas. Depois que uma cadeira semelhante foi apresentada a um público rico, sua popularidade começou a crescer rapidamente.
Quando bancos de escada apareceram nas bibliotecas de cavalheiros ricos, designs semelhantes começaram a se espalhar entre a população comum. Hoje, esses móveis têm muitos outros usos, embora ainda sejam usados com frequência em grandes salas de bibliotecas. Essa cadeira é um auxiliar indispensável na cozinha e na despensa, adega ou garagem: onde quer que estejam disponíveis prateleiras altas.Além disso, são muito convenientes para crianças que ainda são muito baixas e não conseguem alcançar o item desejado na mesa ou prateleira. Apesar de esse banco poder ser assentado, algumas pessoas preferem usá-lo apenas para acesso a prateleiras altas. No resto do tempo, a cadeira desempenha uma função decorativa e muitas vezes se transforma em um pequeno armário para flores, um castiçal ou fotografias.
Esses móveis são perfeitos para dar ao colher maçãs ou cerejas, permitindo que você alcance os galhos superiores da árvore. E depois da colheita na cadeira, você pode sentar e relaxar, tomando sol.
Vantagens e desvantagens
Nos últimos anos, esses móveis para crianças e adultos podem não só ser feitos sob encomenda na oficina, mas também adquiridos em qualquer shopping center. A disseminação de bancos de escada se deve ao fato de que eles têm um grande número de vantagens em relação a escadas ou escadas convencionais.
Compacidade
Quando montados, esses bancos ocupam muito menos espaço do que uma escada normal. Ele pode ser facilmente empurrado para o canto de uma sala ou colocado ao lado de uma mesa ao lado de cadeiras normais.
Força
Os mecanismos de elevação, ao contrário dos banquinhos de cozinha comuns, são mais duráveis e confiáveis: afinal, eles são projetados não para uma postura calma de uma pessoa, mas para seus movimentos ativos. Mesmo a cadeira de escada de aparência mais frágil é forte o suficiente para um adulto subir.
Mobilidade
Ao contrário de uma escada embutida, o banco é fácil de mover ou transportar. Portanto, não é necessário ter tal dispositivo perto de cada prateleira. Ele se encaixa facilmente no porta-malas de um carro ao viajar na natureza, ao contrário de uma escada. É por esta razão que tais bancos podem ser encontrados frequentemente em chalés de verão e em casas de campo.
Fácil de usar
Para empurrar os degraus do banquinho, 1-2 movimentos de mão são suficientes. Não há necessidade de manter um conjunto de chaves de fenda ou uma chave inglesa por perto. Mesmo uma pessoa em idade de aposentadoria ou um adolescente pode facilmente lidar com a tarefa.
Segurança
Subir as escadas é várias vezes mais seguro do que tentar pegar um copo ou jarra da prateleira de cima, equilibrando-se em uma cadeira normal. Claro, você não precisa pular no degrau mais alto do banquinho. Inclinar-se para o lado ou ficar na ponta dos pés também não é recomendado. No entanto, sujeito às precauções básicas de segurança, os riscos de usar tais escadas tendem a zero.
Variedade de modelos
Um grande número de designs, formas, cores e materiais permitir-lhe-ão escolher o modelo ideal para necessidades específicas e para uma divisão específica.
Apesar de tantas vantagens, algumas pessoas preferem comprar uma escada normal para uso doméstico. Na maioria das vezes, isso se deve a uma das desvantagens dos bancos de escada.
- A necessidade de uso cuidadoso. Os bancos não são apenas úteis, mas também uma peça decorativa de mobiliário. Durante os trabalhos de reparação e, especialmente, de pintura realizados nesta escada, existe um grande risco de manchar e estragar uma bela bancada. Depois disso, você não pode colocá-lo na cozinha ou na sala.
- Não pode ser deixado de fora. Os bancos feitos de madeira ou ferro não toleram umidade e mudanças bruscas de temperatura.
- Nem sempre é possível encaixar no interior. Em alguns casos, o projeto da cozinha simplesmente não implica a presença de móveis simples como um banquinho. Você vai ter que gastar muito tempo para encontrar uma solução de design interessante e ao mesmo tempo manter toda a funcionalidade da escada.
Características de design
Na maioria das vezes, você pode encontrar vários tipos de bancos de escada para degraus à venda.
- Em 6 pernas. Nele, 4 pernas pertencem a um banquinho e 2 a um pequeno degrau. Esse degrau é conectado ao banco por meio de dobradiças ou rolos especiais nos quais ele desliza.
- Em 4 pernas. Os degraus dessas fezes são geralmente presos às próprias pernas.
- Com suportes sólidos. São bancos baixos, cujos degraus têm paredes laterais comuns. O degrau superior é o assento da cadeira.
Visualizações
Independentemente do número de pernas ou do estilo, toda a variedade de bancos com degraus pode ser dividida em 3 tipos.
Estacionário
Este desenho não implica dobrar e desdobrar o banco. Suas etapas não são removidas em nenhum lugar e não são mascaradas. Eles são instalados da parte inferior ao próprio assento. Este tipo de cadeira alta oferece a mais alta confiabilidade e segurança. Ao mesmo tempo, requer mais espaço livre e não fica tão bonito no interior da cozinha ou do berçário.
Dobrando
Esta cadeira é semelhante a uma escada normal, pois pode ser facilmente dobrada em um design compacto e guardada em um armário ou armário. Na maioria das vezes, essas peças de mobiliário são feitas com o design mais simples a fim de baixar o preço. Afinal, ninguém colocará móveis extras em uma sala pequena se for fácil guardá-los dobrados.
Transformador
Esse tipo tem o design mais complexo e, portanto, o preço mais alto. Existem bancos retráteis e reclináveis. No primeiro caso, os degraus são empurrados para cima ou para os lados e, no segundo, o encosto da cadeira é jogado para frente e forma uma escada. Nesse caso, mesmo um banquinho baixo pode ser transformado em uma escada com altura de pelo menos 1 m.
Nos casos em que o apartamento ou casa tem tetos muito altos, essa cadeira se tornará simplesmente insubstituível.
Como escolher?
Antes de ir comprar uma talha, você precisa decidir sobre as características da sala e suas próprias capacidades.
- Despesas. O papel principal na compra de móveis é desempenhado pela quantidade de dinheiro que o cliente pode gastar. Quanto menor o orçamento, mais simples e funcional o banco deve ser. No caso em que o dinheiro não desempenha o papel principal, você pode dar uma olhada mais de perto em modelos de designers caros ou cadeiras de escada vintage de bibliotecas antigas.
- Dimensões. Você não deve adquirir uma estrutura muito grande se as dimensões da sala em que a instalação está planejada são muito modestas. Além disso, a altura do banquinho não deve ultrapassar a altura das cadeiras da cozinha, caso contrário será inconveniente usá-lo para sentar à mesa.
Os materiais e a forma do banco dependem do estilo principal da sala: por exemplo, uma mobília brilhante cromada ficará estranha em um interior clássico.
Dimensões (editar)
Cada fabricante de móveis, seja uma pequena oficina particular ou uma grande fábrica, faz cadeiras tipo escada em seus próprios tamanhos: não existe um modelo único. No entanto, existem certos padrões que todos tentam aderir. A altura do assento deve ser de 35 a 45 cm do chão. Para uma pessoa de altura média, isso será mais conveniente. A profundidade do assento deve ser de pelo menos 30 cm e não mais de 40 cm.
A distância entre passos menores que 10 e maiores que 15 cm não é recomendada por especialistas. É esta etapa que será o mais segura possível para o adulto e para a criança.
Materiais (editar)
Vários materiais podem ser usados para a produção de escadas.
Madeira
Madeira forte e durável é muito popular. Pode facilmente suportar cargas extremamente altas e, se for feito de madeira maciça natural, haverá mudanças de temperatura ou umidade. As primeiras cadeiras de escada eram feitas de madeira.
Madeira compensada
Material mais barato, mas menos durável. Indicado para pessoas com peso até 80 kg, não tolera contato com água ou neve.
Plástico
Ótima opção para móveis infantis. Uma cadeira de plástico leve não suporta o peso de um adulto, mas ao mesmo tempo pode ter cores brilhantes e até mesmo um padrão.
Metal
Cadeiras de escada de alta resistência, capazes de suportar cargas muito pesadas. Na maioria das vezes, as cadeiras transformadoras são feitas de metal, que podem ser aumentadas de 2 a 3 vezes. Caso esteja prevista a utilização da escada no campo ou no jardim, o melhor é escolher uma estrutura de alumínio.
Combinado
Em algumas lojas, você pode ver produtos combinados de madeira e metal ou metal e plástico. Nesse caso, é melhor selecioná-los levando em consideração as características técnicas específicas.
Número de pés
Um parâmetro importante na compra de um banquinho de degraus é o número de degraus. Bancos com 3 a 5 degraus e altura de no máximo 1,3 metros são considerados ideais. Escadas mais altas com 6 a 10 degraus ocupam mais espaço e são mais pesadas. Eles só devem ser feitos de metal ou madeira sólida, como carvalho.
Muitas vezes você pode encontrar bancos de pé muito pequenos com 1-2 etapas. Essas estruturas de elevação são fáceis de fazer por conta própria, mesmo sem habilidades especiais.
Um tutorial em vídeo detalhado sobre como fazer você mesmo um banquinho é apresentado no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.