Como fazer uma escada com as próprias mãos?

Existem muitas ferramentas e dispositivos diferentes que cada casa deve ter. Eles nos ajudam a fazer nosso dever de casa com mais eficiência e rapidez ou podem simplesmente tornar nossa vida mais fácil. Um desses elementos é uma escada portátil ou, como é mais frequentemente chamada, uma escada de mão. Este produto deve estar em todas as casas, pois apesar da sua simplicidade, ajuda-nos em vários momentos quando é necessário realizar algum trabalho a uma altitude não muito elevada, onde uma pessoa não consegue chegar sem meios improvisados.

Características e propósito

A escada é uma ferramenta muito útil para um apartamento e especialmente para uma casa. Mas também não será supérfluo para a cozinha ou o camarim, o que lhe permitirá pegar algo na prateleira de cima ou limpar a poeira do teto de um armário. O custo de tal dispositivo não pode ser considerado alto, mas se você precisa de uma escada feita com suas próprias mãos, pode mostrar sua imaginação e fazer um modelo que se adapte a você. As soluções caseiras podem então ser diferentes e ter funcionalidades significativamente mais avançadas do que os modelos vendidos na loja.

É lógico que a opção mais comum seja uma escada de madeira, pois ela pode ser construída de forma muito simples pegando tábuas ou blocos de madeira. As principais vantagens desta opção serão a facilidade de montagem e manutenção, bem como a facilidade de transporte. Mas os modelos feitos de metal são muito mais pesados ​​e é muito mais difícil transportá-los pela sala ou jardim.

E a fabricação de tal opção freqüentemente requer o uso de equipamento de soldagem.

Claro, será mais fácil fazer uma escada de madeira ou, digamos, compensado. Embora a última opção possa não ser muito durável, você precisa ter cuidado aqui. Você pode fazer algum tipo de solução combinada - de um tubo de perfil, por exemplo, uma moldura, e degraus de um perfil, madeira compensada ou, em geral, de PVC. Mas aqui tudo depende da imaginação de quem a faz, bem como do propósito específico dessa escada e onde ela será usada.

Ferramentas e materiais necessários

Antes de começarmos a falar sobre as ferramentas e materiais necessários, digamos que a lista de coisas necessárias irá variar dependendo da opção que você decidiu implementar. Ou seja, pode acontecer que os materiais necessários para criar uma versão em madeira sejam completamente inúteis se uma escada de aço ou uma escada forem feitas de elementos de polipropileno.

Naturalmente, definitivamente não precisaremos soldar se decidirmos fazer uma versão em madeira.

Se foi decidido fazer uma escada de madeira, para implementar a ideia, precisamos de uma serra para trabalhar com madeira, que terá uma espessura de pino de cerca de 3 milímetros. Além disso, você precisa ter uma chave de fenda, lixa de grão médio, brocas e um martelo à mão. Deve-se dizer que as brocas convencionais não funcionam. Precisamos de alguns especiais para madeira, com diâmetro de 3 e 12 milímetros. A característica é que o comprimento da peça a ser trabalhada será de 0,5 centímetros. Os parafusos auto-roscantes são usados ​​como fixadores e também devem ser feitos para madeira. Também precisamos de 4 parafusos do modelo M10, cujo comprimento é de 1,2 centímetros.

E também, além deles, precisamos de quatro arruelas e porcas. Ambos os elementos precisam de 8 cada.

Antes de fazer tal coisa com madeira, correntes de construção especiais devem ser preparadas com um comprimento de pelo menos meio metro, que então se tornará uma espécie de pinça. Cada link deve ser feito de fio de 1,5-2 mm e o comprimento do link em si não deve ser superior a um centímetro. E você também precisa de 4 suportes semicirculares para fixar a corrente.

No caso de um design diferente, precisamos ter em mãos:

  • martelo;
  • furar;
  • fita métrica para fazer medições;
  • Serra.

Além disso, você precisará de blocos de madeira e assim por diante. Mas também ao implementar a versão de metal, você precisará de:

  • perfil metálico;
  • tubos de metal;
  • almofadas de borracha para degraus;
  • rotações;
  • sapatos;
  • pés de borracha;
  • Búlgaro;
  • Soldagem;
  • quadrado;
  • furadeira elétrica;
  • marcador;
  • hardware de fixação;
  • cintos;
  • bandeja.

Em geral, tudo depende de qual projeto está sendo executado, bem como de que material se planeja fazer uma escada.

E isso pode ser descoberto quando você tem algo como plantas em suas mãos.

Desenhos e dimensões das peças

É preciso dizer que os desenhos, assim como as dimensões das peças, vão depender do tipo de escada que está sendo feita, do que será feita e dos equipamentos que ela possui. Ou seja, se for uma pequena escada com 2 ou 3 degraus, então será uma coisa. Se também for dobrável, já são necessários outros desenhos que prevejam esse momento. Se este for um transformador de metal, será necessário um desenho completamente diferente. E se também for mini, isso também deve ser fornecido na documentação do desenho.

Em geral, deve ser esclarecido aqui que todas as escadas são divididas em três categorias:

  • telescópico;
  • universal;
  • clássico.

Clássico são designs onde existem degraus em ambos os lados. Em universal - apenas de um lado. E os telescópicos são os mais difíceis do ponto de vista técnico, mas os mais convenientes. Eles se dobram e se transformam. Ou seja, já é possível entender que o desenho para as estruturas mencionadas será diferente.

Um desenho, em sua essência, permite que você organize e reúna todos os seus desejos e necessidades para uma escada. E é ele quem afetará diretamente o tamanho das peças que serão utilizadas.

Se estamos falando sobre desenhar uma mini-escada, então estes serão alguns parâmetros. Se for sobre a documentação do desenho para um modelo universal de madeira, então eles são completamente diferentes. Em geral, para resumir, então tudo dependerá do projeto específico que foi concebido por uma pessoa e sua implementação na forma de documentação de desenho.

Como fazer isso?

Como você já pode ver, a preparação para a implantação do projeto da escada deve ser séria. Antes de começar diretamente a implementar tal ideia, você precisa ter os materiais, ferramentas e desenhos necessários, onde tudo será calculado - desde as dimensões físicas dos elementos até o menor detalhe, e também saber o que precisamos fazer tal dispositivo de. Agora, vamos descrever o processo de criação desse tipo de escada em si.

Trabalho preparatório

Se foi decidido criar uma escada de madeira, é necessário realizar algum trabalho para preparar as peças componentes para a montagem antes da montagem direta. Por exemplo, precisamos de uma madeira especial, especialmente durável, que deve ser bem seca com antecedência. Depois disso, ele deve ser cortado em determinados segmentos, que se tornarão vigas transversais e verticais.

Se madeira for retirada repentinamente para criar uma escada de madeira, ela deve ser inspecionada com muito cuidado quanto a defeitos, lascas e quebras de vários tipos. E também a cor será importante. Em nenhum caso deve haver inclusões cinza ou marrom-escuras.

E também deve primeiro limpar com lixa todas as partes em que a pessoa vai tocar, para não deixar farpas no futuro.

Além disso, antes da montagem, as peças devem ser impregnadas com um agente antiespético para que a estrutura dure mais e não esteja sujeita à degradação ou aos efeitos destrutivos dos fatores atmosféricos.

Naturalmente, você deve preparar todos os elementos necessários.

  • Pegamos uma barra e cortamos 4 partes dela para uma corda de arco. Dois deles serão usados ​​na parte de suporte da escada, e outros 2 serão usados ​​para apoiar os degraus.
  • Em um par de cordas de arco, é necessário fazer ranhuras que terão uma profundidade de cerca de 2 centímetros e uma altura de cerca de 2,5 centímetros ao longo da largura da viga. Aqui é importante certificar-se de que o centro da ranhura no topo, localizado à direita, está a uma distância do topo da corda em algo em torno de 12,5 centímetros. Outros devem ser feitos a cada 29 centímetros.
  • Nas estantes que serão os suportes de toda a estrutura, perfuramos 3 ranhuras cada uma com dimensões semelhantes às dos jumpers. Um ficará localizado na altura do primeiro degrau da estrutura, o segundo - no topo, e o terceiro - no centro.
  • As bordas do rack que estão na parte superior são arredondadas e removeram completamente todos os cantos agudos.
  • Cortamos as pontas do fundo para que nossa estrutura de madeira tenha o máximo de estabilidade, depois cobrimos com borracha para que não deixem marcas no chão com o peso da massa de uma pessoa.
  • Agora resta dar passos de acordo com a documentação do desenho. Em cada uma delas fazemos espinhos de ambos os lados, que devem ter um diâmetro de cerca de 2,5 centímetros e um comprimento de 2 centímetros.

conjunto

Agora começa a montagem direta da estrutura.

  • Primeiro, as etapas devem ser colocadas nas ranhuras da cremalheira. Antes disso, as pontas devem ser tratadas com cola de carpintaria.
  • As pontas dos degraus com um martelo devem ser cravadas nas ranhuras da cremalheira. Após a instalação dos degraus, a fixação deve ser feita a partir da ponta da corda do arco com pregos.
  • Ao montar uma escada de pranchas, em vez de barras, as ações serão ligeiramente diferentes. As ranhuras não devem ser feitas, pois o painel terá uma espessura pequena. Os degraus devem ser presos às cordas do arco usando cantos de aço com prateleiras largas.
  • Agora, as cordas do arco da área de trabalho devem ser presas com alfinetes. Isso possibilita aumentar a durabilidade e confiabilidade da estrutura. Fazemos furos sob as ranhuras, onde, após a instalação dos degraus, colocamos os pinos e em ambos os lados realizamos a betonilha com o auxílio de parafusos.
  • Depois de montadas as áreas de trabalho e suporte, devem ser montadas em uma única estrutura por meio de dobradiças com dobradiças ou, alternativamente, suportes.
  • Agora, na última etapa, uma corrente de fixação é fixada na parte inferior da escada, o que não permitirá que as partes de trabalho e de suporte divergam muito.

Acabamento

Deve-se dizer que as escadas e escadas de madeira devem ser acabadas. Seu algoritmo incluirá várias etapas.

  • Os detalhes que uma pessoa pega devem ser todos lixados com esmeril. Conforme mencionado, isso é necessário para reduzir o risco de estilhaços. E também, antes e depois da montagem da estrutura, as superfícies que foram deformadas pelo molde devem ser limpas. Você pode até usar ferramentas especiais aqui.
  • Para melhorar as características da madeira no que se refere à resistência aos efeitos de diversos fatores naturais e antropogênicos, a estrutura deve ser impregnada com uma substância especial - a tinta. É um anti-séptico que impede o apodrecimento da madeira e a formação de bolor. Naturalmente, isso aumentará significativamente o tempo de operação.
  • Na montagem do produto é necessário molhar com óleo secante e, a seguir, cobri-lo com tinta ou tintas e vernizes.
  • Claro, que tipo de escada fazer e como - cada um decide de forma independente. Mas não devemos esquecer que não deve ser apenas esteticamente agradável, mas também seguro, funcional e durável.

Aconselhamento profissional

Aqui estão algumas dicas de profissionais, o que tornará o processo de montagem de uma escada de madeira melhor, mais fácil e mais eficiente.

  • A primeira coisa que você precisa saber é que ao criar uma escada de madeira, você precisa fazer um suporte especial com vigas com as próprias mãos e usar uma técnica que envolve o arranjo de vários elementos com uma sobreposição.
  • Outro ponto importante, que também será útil - para proporcionar rigidez adicional, cada barra transversal deve ser fixada ao rack por meio de parafusos especiais. Cada parafuso autorroscante deve ter um comprimento de pelo menos 65 milímetros.
  • O terceiro ponto que você deve saber é que se você instalar cantos de aço na extremidade do suporte, a estrutura se tornará muito mais resistente e suportará cargas pesadas.
  • Você também pode fazer um degrau superior removível que pode ser facilmente colocado na escada. Esse detalhe é conveniente se você deseja pintar o teto. Nesse caso, um balde de tinta pode ser colocado ao lado dela.
  • E você também pode equipar a escada com pelo menos um corrimão - a descida e a subida se tornarão mais rápidas e mais fáceis.

Como você pode ver, fazer uma escada com as próprias mãos não é muito difícil e viável para muitos. O principal é saber com clareza de que material você fará essa estrutura, bem como desenvolver desenhos corretos e precisos, que, após a criação, só terão que ser traduzidos em uma verdadeira escada de mão.

Depois de assistir ao vídeo, você aprenderá a fazer uma escada de mão com um tubo de perfil com as próprias mãos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário