Como fazer uma cadeira de escada com as próprias mãos?
Uma cadeira de escada é um tipo de produto de escada de um tipo portátil. Isso é necessário, pois qualquer inquilino da casa às vezes precisa, por exemplo, trocar as cortinas ou trocar a lâmpada. Uma cadeira de escada será útil quando você precisar fazer reparos ou trabalhar no jardim. Uma pessoa não consegue atingir uma certa altura, então a maneira mais acessível de realizar vários trabalhos é usar uma escada. Não é necessário comprar este produto em loja, é possível fazer você mesmo em casa.
Você pode fazer uma cadeira transformadora ou uma versão dobrável. A cadeira transformadora tem as suas vantagens, combina uma cadeira e uma escada, pode ser utilizada como banquinho e, se necessário, pode ser utilizada como escada. Além disso, todos os modelos têm diferentes dimensões, características de design e materiais com os quais são feitos.
Prós e contras da construção caseira
É necessário destacar os prós e os contras de montar a estrutura com as próprias mãos.
As vantagens são as seguintes:
- será muito mais barato projetar uma cadeira de escada em casa do que comprá-la em uma loja;
- é possível economizar tempo, pois nem sempre é possível encontrar uma cadeira adequada no ponto de venda;
- cada pessoa terá o prazer de fazer ela própria uma estrutura que seja útil;
- vantagens gerais de todos os modelos: compacidade, ergonomia, versatilidade, facilidade de uso.
Desvantagens: você precisa calcular todos os indicadores muito bem, caso contrário a cadeira da escada pode quebrar.
Ferramentas e materiais necessários
O principal material para a construção da cadeira é a madeira que não agride o meio ambiente. Mas existe uma oportunidade de usar madeira compensada. Esses dois materiais têm muitas características boas: são naturais, não agridem o meio ambiente e isso é um fator muito importante nos tempos modernos. Eles também podem ser facilmente processados. O mais importante é que a madeira tem um alto nível de confiabilidade e pode durar muito tempo. Para fazer produtos, você precisará das seguintes peças:
- lixa;
- cavilhas;
- cavilhas;
- parafusos;
- parafusos auto-roscantes;
- Cola;
- quebra-cabeças;
- serra;
- broca com brocas;
- plano;
- braçadeira;
- loops de piano (úteis para uma cadeira transformadora ou bancos de escada);
- 2 conjuntos de guias, com a ajuda deles você pode estender degraus com um comprimento de 32 centímetros (para bancos altos).
Desenhos e dimensões das peças
Antes de projetar uma cadeira de escada com suas próprias mãos, você precisa estudar em detalhes os desenhos e as dimensões da futura embarcação. Existem vários tipos deste design:
- cadeira transformadora;
- banco alto de escada;
- cadeira de escada;
- um tamborete de escada com um módulo em espiral.
O primeiro modelo é uma cadeira transformadora. Quando é do tipo dobrado, não se distingue de uma simples cadeira com encosto. E para fazer uma escada, basta expandir os elementos do produto. Se esta cadeira for bem projetada, ficará linda em diferentes designs de interiores. Se a escada tiver uma aparência desdobrada ou dobrável, ela consistirá em três degraus.
O segundo modelo é um banco alto com escada. Na sua concepção, possui uma cadeira alta e um módulo extraível que, se possível, pode ser colocado por baixo do banco. Um tipo de banquinho de escada é um banquinho de escada. Vem com ou sem costas.
Existe outro tipo de cadeira de escada - este é um banquinho que tem tamanhos padrão. Sob o assento deste banco, os degraus podem ser estendidos em espiral. Esta cadeira tem muitas funções, é incomum na sua aparência tanto na forma desdobrada como na dobrada. Se você precisa fazer uma cadeira transformadora, deve primeiro desenvolver um esquema. É possível usar os desenhos preparados com as dimensões ou fazer você mesmo os desenhos, tendo exemplos de projetar um modelo adequado.
Quando um projeto está sendo feito, não se deve esquecer de determinar em detalhes as dimensões do futuro produto.
Se você confiar nos padrões, o assento deve estar localizado a pelo menos 41 centímetros do chão. A base da cadeira de escada deve ter pelo menos 41 centímetros de profundidade. Agora você precisa decidir sobre a altura da estrutura. Você pode usar as especificações padrão ou adicionar 11-16 centímetros na parte superior. Para tornar o produto mais estável, você pode usar uma base ampla.
Em todos os desenhos da cadeira com escada, as dimensões de tais peças são indicadas:
- paredes laterais dianteiras e traseiras;
- ripas para as costas de uma cadeira, assento, degraus e assim por diante;
- suporta essa dobra sequencialmente ou suavemente.
A estrutura futura deve ter pelo menos 3 etapas. As dimensões das pernas devem garantir a qualidade do produto nas várias posições. O formato dos apoios é semelhante à letra “A”, pois as réguas devem estar inclinadas e conectadas por uma barra transversal. Para que a estrutura seja estável, você precisa saber que o ângulo de inclinação do lado da gaveta e das pernas é de 80 graus. Os degraus não devem estar separados por mais de 21 centímetrosde modo que a cadeira de escada seja confortável de operar. O desenho tem assento, que deve ser dividido em 2 partes, a divisão vai ao longo da colocação dos apoios centrais.
Assim que forem determinadas as dimensões do modelo e as formas de fixação das peças, o diagrama deve ser transferido para uma folha de papel com marcações milimétricas. É necessário desenhar minuciosamente todas as partes do produto e seguir a ordem de montagem das peças. Tendo todos os esboços relevantes, você precisa preparar um modelo para os espaços em branco. Usando papel carbono, você pode transferir a imagem da futura estrutura para um pedaço de madeira compensada ou madeira.
Como fazer isso?
Simples
Fazer uma cadeira de escada simples tem esta aparência. É necessário cortar e serrar todas as peças necessárias. Agora você precisa começar a fazer o assento.
- É necessário pegar 2 placas largas e fixá-las firmemente uma à outra. Se desejar, eles podem ser colados. Para tornar o produto mais durável, você precisa prender duas barras na parte traseira.
- As pernas de apoio devem ser conectadas. Podem ser fixados com parafusos auto-roscantes: fixar 2 barras transversais às guias, 1 delas deve ser reforçada na diagonal.
- Para fazer as paredes laterais (pernas) da cadeira, você precisa cortar o contorno interno da parede lateral usando uma furadeira ou serra de vaivém.
- Em seguida, você deve fazer uma escada: coloque-a em ângulo e fixe os degraus paralelos ao solo.
- Como as paredes laterais, você precisa fazer um encosto para a cadeira.
- Em seguida, você precisa dar o passo intermediário, que estava localizado no chanfro, e fixá-lo com parafusos autoatarraxantes.
Agora todos os elementos necessários podem ser coletados. É necessário prender os trilhos do poste de suporte e as cordas do arco da escada ao assento. Faça e prenda um degrau e um assento. Quando a escada e a coluna de suporte estão conectadas, é necessário fixar as ripas com a primeira extremidade por baixo do assento e com a outra entre os postes de apoio.
Usando um orifício de piano, você precisa prender duas partes da cadeira de passo. A estrutura deve ser preparada e pintada com verniz em 3 camadas. Se desejar, você pode pintar ou pintar a cadeira de escada.
Um design feito por ele mesmo será não apenas confortável e funcional, mas também bonito.
Cadeira conversível
As cadeiras transformadoras podem consistir em 3 degraus e, se o produto for dobrado, terá a aparência de uma cadeira normal. Primeiro você precisa desenhar um padrão de desenho para os espaços em branco. Em seguida, prepare os seguintes elementos:
- paredes laterais frontais (2 x 29 x 42 centímetros) - 2 peças;
- paredes laterais traseiras (2 x 32,6 x 86 centímetros) - 2 peças;
- faixas do encosto (2 x 7 x 42 centímetros) - 3 peças;
- banco traseiro (2 x 16,7 x 41 centímetros);
- banco dianteiro (2 x 10 x 41 centímetros);
- degraus (2 x 13 x 37 centímetros) - 3 peças;
- tiras (2 x 3 x 9,6 centímetros) - 6 peças.
Fabricação.
- É necessário polir completamente todos os elementos do futuro produto. Usando um roteador, você deve processar as pontas pontiagudas.
- O encosto da cadeira alta pode ser feito de tábuas. E então, usando parafusos auto-roscantes, fixe-o nas paredes laterais.
- Usando as ranhuras, você precisa conectar os degraus e o assento às paredes laterais. Quando for necessária a montagem da estrutura, todas as juntas devem ser untadas com cola e reforçadas com parafusos. Eles precisam ser aparafusados nos orifícios piloto preparados.
- Você precisa pegar um loop de piano e conectar 2 partes do produto.
Existe outro modelo de cadeira transformadora - esta é uma cadeira tipo escada. Para este projeto, os seguintes elementos devem ser preparados:
- assento (29 x 37 centímetros);
- paredes que ficarão localizadas nas laterais (29 x 63 centímetros);
- bases (29 x 33 centímetros e 21 x 29 centímetros) - 2 peças;
- barras transversais (2,6 x 7 x 37 centímetros) - 4 peças;
- faixas de suporte (2 x 2,6 x 7 centímetros) - 2 peças;
- paredes laterais (21 x 24 centímetros);
- a parede atrás do módulo (24 x 26 centímetros).
Fabricação.
- É necessário determinar um desenho do futuro produto, preparar uma ferramenta de desenho e todos os elementos que serão aplicados nas peças de madeira para recortar partes da próxima estrutura.
- É necessário esmerilhar bem cada detalhe, bem como remover todas as arestas e cantos afiados.
- Agora você pode montar o produto. Fixe as partes laterais aos pares com parafusos auto-roscantes e fixe as barras transversais.
- É necessário pegar o loop de piano e conectar o banquinho e as etapas com ele.
Aconselhamento profissional
Antes de fazer um banquinho, você precisa processar todas as superfícies para que a estrutura seja fácil de usar. Todos os elementos devem ser lixados, preparados, massa de vidraceiro. Os plugues de plástico ou madeira podem servir como plugues auto-roscantes. É melhor usar uma cadeira transformadora de madeira para o trabalho. A cadeira não precisa ser alocada em um local específico para armazená-la.
A estrutura pode ser decorada de forma decorativa ou envernizada. É melhor aplicar 3 demãos de verniz e deixar a cadeira secar bem após cada demão. Se pretende criar uma decoração luminosa, então deve utilizar tintas que tenham tonalidades contrastantes, adequadas para o assento e o encosto. Se o quarto estiver decorado em estilo provençal, é melhor pintar a cadeira de escada com um esquema de cores branco.
Se a sala for de estilo country, neste caso não é necessário processar o produto com cuidado, pode ser revestido com verniz transparente.
No próximo vídeo, você encontrará uma master class sobre como fazer uma cadeira de madeira que se transforma em uma confortável escada de mão.
O comentário foi enviado com sucesso.