Escadas: características, tipos e operação

Escadas: características, tipos e operação
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Dispositivo
  4. Como é diferente de uma escada?
  5. Visualizações
  6. Como escolher o caminho certo?
  7. Regras operacionais

As escadas e escadotes são tipos de estruturas auxiliares especiais que são capazes de proporcionar o acesso humano à elevação com a posterior realização de qualquer obra. As escadas são dispositivos especialmente convenientes, eles encontraram sua aplicação em vários campos.

O que é isso?

Uma escada é uma escada dobrável que pode ficar em pé sozinha sem precisar de suporte. Este projeto tem uma ampla gama de aplicações e é usado para resolver muitos problemas. Em primeiro lugar, é usado no processo de construção, alcançar facilmente uma certa altura. E também as escadas são insubstituíveis para eletricistas. As pessoas neste ramo de atividade realizam o seu trabalho sob a ameaça de tensão e corrente elétrica, por isso existem estruturas plásticas especiais que são equipadas com tapetes de borracha para cada etapa.

Os pintores costumam usar escadas em seu trabalho. Esses acessórios práticos permitem que você pendure seu balde de tinta para um trabalho de pintura confortável. Existem escadas com degraus largos, graças às quais as pernas não se cansam durante este trabalho.

Especificações

A funcionalidade da escada é determinada características de seu design... A altura de trabalho do produto é determinada com base na altura humana e na altura da plataforma. A menor largura entre as grades laterais dos elementos superiores da escada é de 11,5 polegadas ou 29,21 cm. Cada degrau deve ter equipado com um espaçador de metal com tais dimensões e resistência, que são suficientes para a retenção de alta qualidade das seções.

A produção de degraus é realizada exclusivamente em material corrugado antiderrapante. Nesse caso, a largura da plataforma deve ser de 0,45 metros. Os modelos deslizantes devem ter dispositivos de fixação que impeçam a escada de se desdobrar espontaneamente durante a operação.

Os modelos que possuem rodas, de acordo com as normas, são complementados com travas de travamento.impedindo o movimento durante a operação. Uma seção as escadas têm um pequeno número de degraus e, consequentemente, baixo peso, comprimento e boa mobilidade. Sua altura geralmente chega a 4 metros. Eles são usados ​​como anexos para trabalhos simples.

As escadas de duas seções são compostas por duas seções com degraus. Existem também escadas de três seções, que se caracterizam pela versatilidade e pela possibilidade de ajuste flexível.

Dispositivo

Na maioria das vezes, a escada consiste em 2 ou 3 seções, nas quais existem de 6 a 8 degraus. As seções podem ser puxadas e presas umas às outras usando ganchos e grampos. A fixação dos degraus nas estantes metálicas é realizada por meio de rebites. O corte de metal é geralmente coberto com plástico.

Quanto às etapas em si, então seus a superfície deve ser ondulada, respectivamente, com listras espremidas no metal. Às vezes, as ranhuras são substituídas por um revestimento de borracha que impede o deslizamento. A escada está equipada com pernas, graças às quais pode ficar fixada de forma segura. Para aumentar a segurança, devem ter pontas de borracha ou plástico macio. Para obter a máxima altura de trabalho possível, a escada é colocada na escada, utilizando os fechos previstos no projeto para a ligação das secções.

Para elementos adicionais do produto vários detalhes podem ser atribuídos.

  • Plataformas suspensas. Usando ganchos, este elemento pode ser fixado com particular facilidade. A plataforma suspensa é um suporte adicional para as pernas e também serve como mesa para o estoque. A superfície desta estrutura é coberta com plástico ou borracha corrugada.
  • Dispositivos de suporte adicionais. Esses elementos podem ser usados ​​para aumentar a largura das pernas, o que proporciona estabilidade adicional. Os suportes são fixados por meio de suportes e grampos de parafuso. Esses dispositivos possuem tampas de plástico e borracha que evitam o deslizamento.
  • Cabos de extensão do rack. Esses dispositivos são acoplados para realizar trabalhos em superfícies irregulares. Eles são fixados com parafusos na base dos racks.
  • Acessórios adicionais para pernas. Os rodízios são fixados para facilitar o movimento da escada.
  • Corrimão. O objetivo principal desses elementos é a capacidade de subir e descer facilmente na estrutura. As grades podem ser redondas ou planas e são instaladas com suportes.
  • Ganchos para cargas Eles são pendurados em degraus, prateleiras e permitem que você pendure baldes ou caixas com inventário.

Como é diferente de uma escada?

Se você quiser fazer reparos em ambientes fechados ou para construção, deve usar uma escada ou escada de mão. Sem essas estruturas, chegar ao teto ou telhado é simplesmente irreal. Para determinar o tipo de construção que vale a pena comprar, é necessário determinar com precisão as metas e objetivos. Os residentes de pequenos apartamentos acharão inconveniente o uso de escadas profissionais, portanto, em tal situação, vale a pena dar preferência a uma escada comum. A primeira opção é útil para casas de campo, grandes reparos, colheita de frutas.

As escadas são caracterizadas por força, compacidade e estabilidade, bem como boa mobilidade, o que não pode ser dito sobre as escadas, que não são fáceis de transferir de um lugar para outro. Opção de dupla face útil para pessoas que trabalham em pares, escadas não oferecem essas oportunidades. Existem também escadas que podem ser transformadas em carrinhos e utilizadas no transporte de mercadorias.

O material para a fabricação dessas estruturas pode ser diferente, enquanto as opções de alumínio e aço são muito populares.

Ao contrário das escadas, escadas permitem que uma pessoa suba a uma altura igual a vários andares. Ao mesmo tempo, as possibilidades de escadas são limitadas a apenas alguns metros. As escadas podem ser simples ou múltiplas. Eles só podem ser usados ​​aderindo a uma superfície vertical.

Na maioria dos casos, o material para a fabricação de escadas é o alumínio. Esses acessórios podem ser usados ​​ao ar livre e podem ser instalados em superfícies irregulares e instáveis.

Visualizações

Hoje, o consumidor oferece uma ampla seleção de escadas. Eles podem ser classificados de acordo com vários critérios.

  • Pela localização das etapas os designs são unilaterais e bilaterais.
  • Por forma e estrutura escadas são divididas em:
    1. clássico com uma plataforma de trabalho instalada;
    2. Em forma de A;
    3. Escadas de transformador em forma de L ou dobráveis ​​usadas por especialistas;
    4. universais com secções extraíveis, podem ser desdobradas e estendidas de forma telescópica.
  • Por tipo de material Produção.
  1. Feito de madeira. Essas escadas são consideradas pouco práticas, pois podem estar sujeitas a deformações devido à influência de fatores ambientais. Além disso, são pesados ​​e não podem ser usados ​​com cargas superiores a 100 quilos.
  2. Feito de metal. Esses modelos são considerados mais confiáveis ​​que os anteriores devido à produção de suportes tanto de tubos de aço quanto de ferro.Este tipo de construção pesa muito e tem dimensões gerais suficientes, mesmo quando dobrado.
  3. Alumínio. São caracterizados pela compactação, praticidade, são leves, estáveis ​​e móveis.
  4. Combinado. Este tipo de escada possui degraus e racks de diversos materiais.
  • Pelo número de etapas. Este indicador determina a altura do produto. A distância entre as etapas é de 0,25 metros.
  1. Escadas baixas consistem em 2-3 etapas, eles são compactos e projetados para o uso doméstico diário, eles são caracterizados pela leveza e confiabilidade.
  2. Escadas altas têm 4 ou mais etapas em seu design. É vantajoso usá-los em salas com tetos altos ou ao realizar trabalhos ao ar livre.

Existem produtos para a finalidade pretendida:

  • Jardim;
  • para construção;
  • para a indústria elétrica;
  • usado para fins de pintura e reparo.

Pela natureza do uso de escadas, existem:

  • Móvel;
  • portátil;
  • em anexo.

Particularmente populares são as opções com cerca, sobre rodas, dupla face, reforçada, para trabalhos no telhado.

Como escolher o caminho certo?

Uma vez que a escada é uma ferramenta útil e quase indispensável na esfera doméstica, sua escolha deve ser levada a sério. Tendo comprado um dispositivo de alta qualidade que cumpre todas as tarefas atribuídas a ele, você pode conseguir um bom ajudante para fazer seu trabalho diário. Ao escolher uma escada, os seguintes fatores não devem ser ignorados:

  • a qualidade da fixação da plataforma de trabalho;
  • cumprimento das normas de espessura e qualidade do material de fabricação;
  • a presença de dispositivos para evitar que a estrutura tombe e deslize;
  • correspondência da distância entre os degraus a 25 centímetros;
  • equipar-se com cercas e guarda-corpos de modelos com altura superior a 150 centímetros;
  • a presença de relevo ou superfície emborrachada, o que contribui para a estabilidade do modelo e seu aterramento;
  • pela qualidade de fixação dos degraus, a melhor opção é pressioná-los nos racks, não permite que a estrutura quebre, sendo também considerado o mais confiável;
  • sem rebarbas, lascas e rachaduras na superfície do metal.

Os principais critérios ao escolher uma escada são seus estabilidade, portabilidade, qualidade de construção, segurança de uso, bem como facilidade de uso... As estruturas feitas de acordo com o GOST são as mais confiáveis, portanto, na hora de comprar, é melhor dar preferência a elas. Antes de comprar, o usuário deve decidir sobre a altura necessária da escada, pois comprar um modelo mais alto custará mais caro. Além disso, grandes estruturas requerem muito espaço de armazenamento.

Dependendo de como e onde a estrutura será usada, você pode se tornar o proprietário de uma escada profissional e de uso doméstico. Para uso doméstico não vale a pena comprar um aparelho profissional, pois seu custo é bastante alto. Será o suficiente para uma escada de mão doméstica, que se caracteriza pela mobilidade e é fácil e simplesmente instalada.

Para aplicações mais amplas você deve prestar atenção aos modelos profissionais. Uma opção decente seria uma escada universal, por exemplo, uma telescópica, que pode ser usada para realizar uma variedade de tarefas.

De acordo com análises de consumidores, a opção mais comum hoje são as escadas de degraus de transformador. São pequenos, práticos, compactos, multifuncionais e fáceis de usar. Esses dispositivos são bastante comuns nas indústrias.

Se a escada for comprada para trabalhos de jardinagem, deve-se atentar para a opção com pernas pontiagudas. Já para os afazeres domésticos, vale parar a escolha nos modelos com gorros de borracha nas pernas, esses aparelhos não escorregam. Para movimentos frequentes, você pode comprar uma estrutura equipada com rodas.É melhor se o modelo for complementado com correias de retenção, esse recurso evitará dobras inesperadas do produto.

Regras operacionais

Parece que não há nada difícil em usar uma escada de mão, mas ainda assim você não deve violar as regras de seu funcionamento. O usuário deve se lembrar dos seguintes pontos:

  • não exceda a carga permitida na estrutura;
  • não se mova muito ativamente e também evite carga lateral excessiva na escada;
  • não suba os degraus superiores se o modelo não possuir plataforma de trabalho e corrimão;
  • restringir o acesso de crianças à estrutura;
  • opere a escada apenas com sapatos confortáveis;
  • objetos que chegam a uma altura não devem ter muito peso;
  • o armazenamento da escada deve ser estritamente de acordo com as instruções.

                  Além disso, o usuário deve se lembrar que antes de usar a escada, ela deve ser inspecionada cuidadosamente quanto a danos e mau funcionamento. A operação de uma estrutura danificada é estritamente proibida. As escadas devem ser instaladas em superfícies planas e estacionárias. Você não pode alterar a localização da estrutura enquanto estiver nela, e você precisa instalar o dispositivo apenas nas pernas.

                  A escada pode ser considerada uma coisa universal e necessária em todas as casas: ela é útil não só na jardinagem, mas também na reparação, construção e na resolução de muitas tarefas domésticas.

                  Nosso próximo vídeo mostrará como escolher uma escada.

                  sem comentários

                  O comentário foi enviado com sucesso.

                  Cozinha

                  Quarto

                  Mobiliário