Escadas de madeira: o que é, como escolher e utilizar?
Se precisar realizar qualquer ação acima do seu próprio crescimento, você deve procurar ajuda em uma escada. Modelos feitos de madeira podem ser encontrados em casa e em locais públicos - lojas, museus, bibliotecas. A madeira é mais agradável à vista do que o metal e cumpre todos os requisitos de segurança.
O que é isso?
Uma escada de mão é entendida como um dispositivo dobrável que facilita o acesso a objetos localizados em altura. Ela se distingue de uma escada comum por sua forma - quando desdobrada, a vista lateral se assemelha a um triângulo truncado. Além disso, a escada não precisa de ênfase - seu papel é desempenhado pelo outro lado. Os principais elementos desse produto de madeira são:
- quadro - racks paralelos localizados em pares em ambos os lados do triângulo;
- degraus - travessas entre os postes;
- ampla área - localizado na parte superior.
Além disso, o pacote de escada inclui:
- mesa - é necessária para a fixação da moldura e é obrigatória para todos os modelos acima de 4 passos;
- corrimão para as mãos (arco de segurança);
- rodasfacilitando o movimento de um lugar para outro;
- pilares para postes e cantos - proteger contra ferimentos e arranhões no chão;
- prateleiras e porta-ferramentas - são raros e geralmente localizados no corrimão.
Os parâmetros da etapa variam dependendo do fabricante e do modelo. Para uso raro, você pode pegar os estreitos. Mais práticas são as etapas da plataforma. Você pode parar em cada um deles e fazer o seu trabalho com calma. Os postes da moldura podem ser quadrados ou arredondados.
Qualquer parte da escada pode ser decorada com entalhes e transformada em elemento decorativo.
Vantagens e desvantagens
prós
A demanda por escadas de madeira é bastante alta. Isso pode ser explicado pelo grande número características positivas.
- Ampla gama de modelos permite que você escolha uma opção para qualquer interior.
- Existe uma oportunidade de fazer uma escada por conta própria, de acordo com parâmetros individuais.
- A árvore tem uma aparência bastante bonita., além disso, existe a possibilidade de revestimento com verniz ou tinta.
- Todos os modelos, de alta qualidade, possuem longa vida útil... Pequenos reparos podem ser feitos manualmente.
- Freqüentemente, uma escada é usada como uma das peças de mobiliário. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver que usá-lo com frequência.
- Esse produto não tem efeito prejudicial no meio ambiente e facilmente reciclável.
- A partir de um material bem escolhido e seco, são criadas escadas bastante leves e compactas. Isso é especialmente conveniente durante a realocação e o transporte.
- Nenhum som de barulho alto ao dobrar e desdobrarcomo modelos de metal. Além disso, a madeira é muito mais agradável ao toque. Degraus e corrimãos feitos desse material não escorregam, mesmo sem um revestimento de borracha.
- A árvore não conduz corrente e é adequado para trabalhar com eletricidade.
Minuses
Além dos prós, também existem desvantagens. Eles se relacionam principalmente com as condições de uso e armazenamento. A árvore é melhor usada em uma sala com umidade e temperatura constantes. Mudanças abruptas no microclima podem provocar o aparecimento de fissuras e outros defeitos. Além disso, se a madeira não for manuseada com muito cuidado, pode ser difícil limpá-la.Se tal escada for mantida em condições inadequadas, o material pode começar a apodrecer ou fungos e pragas podem aparecer nele.
Para evitar tudo isso, basta colocar a escada em um ambiente favorável, inspecioná-la periodicamente e fazer o tratamento anti-séptico em dia.
Visualizações
Tendo estudado a proposta, existem vários tipos de escadas. Eles podem ser:
- unilateral;
- dupla face.
No primeiro caso, os degraus estão localizados apenas em um lado, que é usado para içamento. O outro lado do triângulo atua como um suporte para que a estrutura possa ser instalada não só junto à parede, mas também no meio da sala. Ele pode ter a aparência que você quiser, mas deve ser igual em largura ao escalonado. No caso de uma escada de dupla face, os degraus estão localizados em ambos os lados. Portanto, o trabalho pode ser executado em duas direções ao mesmo tempo e a escada terá que ser movida com menos frequência. As escadas variam no número de degraus. Os altos geralmente são equipados com mecanismos:
- simples (proporcionando desdobramento das laterais para levantamento e suporte);
- com corrimãos dobráveis adicionais para mãos (quando dobrado, esta parte ocupa menos espaço).
Existem também mini-escadas muito baixas - em 2 ou 3 etapas. Eles podem ser dobrados e fixados na forma de um banco regular. É especialmente conveniente para uso contínuo, para que você não perca tempo com a instalação. Um lugar especial é ocupado por escadas que se transformam em móveis. Eles são usados se necessário e, no resto do tempo, podem servir como cadeira, prateleira, cabide, etc.
Essas coisas são apreciadas não apenas por sua praticidade, mas também por sua aparência incomum.
Dependendo da resistência, textura, cor e preço, você pode prestar atenção a um determinado material. Para o fabrico de escadas utiliza-se o carvalho, a faia, o freixo, o lariço ou o pinheiro. Escadas de carvalho ou faia são consideradas as mais duráveis. Os pinheiros são ligeiramente inferiores em resistência, mas têm um cheiro agradável, são fáceis de decorar e são acessíveis.
As escadas podem manter a cor natural da madeira (envernizada) ou pintadas em qualquer cor (por exemplo, branco).
Como escolher?
Antes de prosseguir com a escolha de um determinado modelo, é necessário decidir qual características são as mais preferidas.
- Primeiro, decida a altura da escada. Ela deve estar confortável. Ao instalar em uma plataforma superior, o nível de trabalho não deve ser mais alto do que as mãos estendidas. Isso deve ser levado especialmente em consideração se o trabalho que está sendo feito requer esforço e tempo. As mãos levantadas cansam-se rapidamente e as tentativas de alcançar algo podem causar perda de estabilidade. Se a altura de trabalho mudar, é melhor escolher um modelo com degraus amplos.
- Se a escada for usada por uma pessoa, você precisa se concentrar em seu peso. Para uma pessoa de constituição média, qualquer tipo de madeira é adequado. Se houver vários usuários, a força deve ser maximizada.
- Para uso ao ar livre é necessário certificar-se de que a escada foi devidamente processada.
- O peso e as dimensões na posição dobrada são de grande importância. Eles determinarão o local de armazenamento e o método de transporte. Se a escada de mão não couber no compartimento do passageiro, você precisa comprar suportes para o porta-malas com antecedência.
Imediatamente antes de comprar, você precisa inspecionar a escada - qualquer amassado ou rachadura é um motivo para recusar a compra. É melhor verificar a estabilidade diretamente na loja. O mecanismo de extensão deve funcionar bem.
As juntas das peças merecem atenção especial - devem ser duráveis. Saliências afiadas podem causar ferimentos.
Regras de aplicação
No caso de utilização de escada de madeira no empreendimento, todas as ações a ela relacionadas devem ser regulamentadas pelo respectivo documento de proteção ao trabalho.Em casa, a responsabilidade de se familiarizar com essas regras é voluntária e depende do grau de responsabilidade do indivíduo. As regras gerais para trabalhar com escada são as mesmas para todos.
- Se a escada for usada em uma superfície ou solo macio, deve haver almofadas nervuradas especiais nas extremidades inferiores dos montantes. As almofadas de borracha são essenciais para superfícies escorregadias ou lisas. Eles também são necessários para que amassados e outros danos não permaneçam no piso.
- Você não pode trabalhar nos degraus superiores e na plataforma sem um apoio para as mãos. O mesmo se aplica a subir os degraus - você definitivamente deve segurar as colunas laterais.
- As escadas sem extensões telescópicas devem ser instaladas apenas em uma superfície nivelada para evitar a possibilidade de tombar. Não coloque objetos sob as pernas.
- Para evitar que a escada se mova acidentalmente para o lado, ela pode ser fixada com uma corda.
- Duas pessoas não podem estar de um lado ao mesmo tempo. Se o peso de uma ou duas pessoas em lados opostos exceder o peso máximo permitido, os fixadores da estrutura podem não ser capazes de suportar a carga.
- É proibido pendurar-se na beirada, escalar e pisar nos postes laterais.
Se a escada já está funcionando há vários anos e há dúvidas sobre sua resistência, um teste pode ser realizado. Para fazer isso, você precisa pendurar na barra transversal do meio um peso igual àquele para o qual a estrutura foi projetada.
Cuidado e armazenamento
O cuidado adequado ajudará a prolongar a vida útil da escada. Deve ser inspecionado periodicamente quanto a defeitos. O maior perigo é representado por rachaduras e fendas nas juntas das peças. Eles não podem ser cobertos com nada. É melhor abandonar totalmente o uso ou substituir uma peça não confiável. Fichas menores ou danos menores podem ser reparados por você. O revestimento protetor também precisa ser atualizado - assim a madeira ficará mais bem preservada. Qualquer sujeira e manchas de umidade devem ser removidas o mais rápido possível usando um método seco.
Para guardar a escada, você precisa de uma sala seca com temperatura constante. Pode ser uma garagem, uma varanda envidraçada, uma arrecadação ou um armário (para modelos pequenos). Você não pode armazená-lo ao ar livre, ou simplesmente deixar a estrutura lá por muito tempo. O chão é menos conveniente. Os modelos compactos podem ser pendurados na parede com suportes ou ganchos.
Para obter informações sobre como fazer você mesmo uma escada, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.