Tudo sobre estuque em design de interiores

Contente
  1. O que é isso?
  2. Materiais (editar)
  3. Tipos
  4. Os elementos
  5. Projeto
  6. Como é produzido?
  7. Instalação e restauração
  8. Belos exemplos

A decoração de interiores com molduras volumétricas em estuque teve origem na antiguidade e hoje esta tendência do design não perdeu a sua relevância. Há um equívoco de que a decoração de estuque é adequada apenas para mansões luxuosas; no entanto, você pode decorar um apartamento comum com um padrão volumétrico se você abordar habilmente esse assunto. A decoração em estuque permite não só tornar o ambiente visualmente fora do padrão, mas também ajuda a criar realces que realçam a beleza da decoração, harmoniosamente combinada com o ambiente envolvente.

O que é isso?

A decoração de estuque é uma decoração em relevo, que é moldada em formas especiais de vários materiais, e essa decoração é usada para decorar o teto ou as paredes. As tradições do estuque atingiram seu apogeu durante a Antiguidade e foram amplamente difundidas no território da Roma Antiga e da Grécia Antiga. Durante o Renascimento na Europa, o estuque já era amplamente utilizado na arquitetura. E hoje, as decorações de estuque são usadas em certos estilos de design, formando sua base.

A moda da decoração de estuque também não ultrapassou a Rússia e rapidamente se tornou moda durante o reinado de Pedro I. Para a decoração de edifícios e decoração de interiores de edifícios datados dos séculos XVIII e XIX, é característica a utilização de moldes de estuque volumétricos e habilmente executados.

Tradicionalmente, as decorações de estuque eram feitas de gesso, mas hoje a imitação artificial de produtos de gesso pode ser feita de materiais modernos e leves que têm uma semelhança externa com suas contrapartes de gesso.

Materiais (editar)

Ornamentos decorativos moldados não eram feitos apenas por fundição de gesso. Eles foram esculpidos em madeira maciça, moldados com pasta de madeira misturada com gesso. Opções conhecidas para concreto, cerâmica, gesso cartonado e poliestireno.

Apesar da variedade de componentes, o gesso continua sendo o material clássico para moldagem de estuque.

Gesso

O fichário de gesso é um material natural que mantém bem a sua forma e pode ser utilizado para fazer qualquer decoração em relevo. Mesmo no Egito Antigo, os artesãos notaram as propriedades do pó de pedra de gesso, que se solidifica rapidamente após ser misturado à água. Depois de preparada essa mistura, ela foi derramada em certas formas de pedra e, após a secagem, foi processada.

O gesso natural não contém impurezas prejudiciais à saúde humana, resiste às oscilações de temperatura, é fácil de processar e pintar. A moldagem de gesso em salas desempenha o papel de regulador de umidade, já que a superfície porosa do material é higroscópica e, quando o nível de umidade diminui, o material a repassa para o ambiente externo.

Uma desvantagem significativa da decoração de gesso é seu peso pesado, o que complica muito o trabalho de instalação. Além disso, o gesso endurecido é um material bastante frágil, pode ser quebrado ou danificado, o fragmento se estilhaçando. O custo dos elementos decorativos em gesso é o mais alto, além disso, o trabalho de instalação não sai barato, pois só profissionais de alto nível podem executá-lo.

isopor

Os produtos mais leves que imitam a moldagem de estuque de gesso são feitos de poliestireno expandido, que tem outro nome - espuma de poliestireno. O custo desses elementos decorativos é o mais acessível e, na aparência, são semelhantes ao gesso natural. A decoração de espuma tem uma série de características que complicam seu uso.

É fácil montar tal decoração sobre uma composição adesiva, mas para obter um bom resultado é necessário que a superfície a ser decorada seja perfeitamente plana. O polyfoam não possui a propriedade de plasticidade, portanto, não será possível ocultar com ele pequenos defeitos superficiais e, com forte pressão, o material é empurrado ou quebrado. Além disso, a coloração da espuma de poliestireno também apresenta dificuldades - sob a camada de tinta aparece uma textura granular do material, portanto, para um tingimento de alta qualidade do produto, será necessário aplicar várias camadas de tinta à base de água.

Uma variedade de poliestireno expandido é um tipo volumétrico de duropolímero, que também é produzido por extrusão.

A diferença do poliestireno é que o carvão é adicionado ao poliestireno, portanto, em termos de estrutura, os produtos são muito mais densos e têm maior margem de segurança.

Poliuretano

As modernas tecnologias de produção permitem produzir gesso a imitar decoração a partir de materiais poliméricos, entre os quais o poliuretano. Usando a técnica de fundição, são feitas pilastras, colunas, portais de lareira, rodapés, molduras, rosetas de teto e outros elementos decorativos. O custo da moldagem de estuque de poliuretano é muito mais barato do que a contraparte de gesso, mas mais caro do que produtos de espuma. A decoração em poliuretano tem um alto grau de durabilidade, é leve, elástica e durável.

Os produtos de poliuretano são resistentes aos raios ultravioleta, por isso nunca ficam amarelos ou ressecam. O material é capaz de resistir a mudanças nas condições de temperatura. Devido à leveza do material, é fácil instalá-lo com adesivos poliméricos. Freqüentemente, a decoração de poliuretano é coberta com douramento ou bronze, após o que se torna impossível distingui-la do gesso natural.

Tipos

Decorações volumétricas são usadas para decorar superfícies de parede e teto, eles são usados ​​para decorar aberturas de janelas ou portas, lareiras, espelhos. Dependendo da finalidade da aplicação, a moldagem de estuque tem uma determinada configuração e dimensões.

Os principais elementos decorativos são subdivididos de acordo com o local de aplicação em:

  • decoração para decorar superfícies de parede - capital, roseta, painel, painel, console;
  • decoração para aberturas de portas ou janelas - platibandas, arcos, cornijas;
  • decoração para a superfície do teto - pedestal, elemento de canto, viga;
  • elementos universais - pilastra, moldagem, baguete, cúpula, coluna, inserção.

A variedade de formas e tamanhos torna possível criar qualquer composição que pode ser usada em vários estilos de design.

Os elementos

A tela geral de uma imagem tridimensional, criada com a ajuda de elementos de estuque, é montada a partir de partes díspares e lembra um pouco um designer. Cada detalhe da decoração de um piso ou de uma parede tem uma finalidade própria, sejam colunas, arco, frisos ou consolas. Os produtos moldados volumétricos feitos de vários materiais têm suas próprias características.

tomadas

Com o auxílio de encaixes, decoram os locais onde os lustres são montados na superfície do teto, mas também são utilizados como decoração independente. Rosetas de estuque tornam-se uma parte necessária da decoração de interiores, se elementos de estuque já estiverem presentes nela.

A principal função da tomada é enfatizar a beleza e os méritos da luminária - um lustre.

Ao escolher uma tomada, é importante que esteja em harmonia com o resto dos elementos decorativos e não sobrecarregue visualmente o espaço. É fornecido um orifício no encaixe para fixação do lustre e, se este produto for de poliuretano, deve ser cortado com uma faca, dependendo da espessura da haste de montagem. Após a instalação, o orifício será fechado com uma tampa especial.

Consoles

Um tipo especial de suporte é chamado de console e é um fragmento de uma cornija destinado ao acabamento decorativo.Este elemento de estuque é usado para enfatizar o estilo do interior, para complementá-lo e adicionar um toque de individualidade. Os consoles são usados ​​para montar colunas ou aberturas em arco. Freqüentemente, o console é usado como uma prateleira estilizada na qual um belo vaso ou estatueta pode ser colocado. Além disso, as consolas são utilizadas nas divisões em que a presença de estantes não é prevista pelo estilo de design.

Caixões

São elementos quadrados com reentrâncias que servem para decorar o teto ou na superfície interna de uma estrutura em arco. Inicialmente, os caixões foram usados ​​na arquitetura da Grécia Antiga, quando tais elementos podiam facilitar uma estrutura em arco. Com o tempo, as contrapartes decorativas tornaram-se parte integrante do interior.

As caixas também podem ser decoradas com um padrão ou padrão de estuque. As caixas modernas de gesso ou polímero enfatizam o estilo e a personalidade da sala que está sendo decorada. Esses detalhes ficam bem bonitos se estiverem localizados no teto e forem iluminados por trás.

Cúpulas

O uso tradicional de cúpulas ocorreu na arquitetura romana, quando eram usadas para templos de igreja ou outras estruturas socialmente significativas. Mais tarde, essa tendência chegou à Europa, e hoje o estilo barroco ou renascentista na direção do design é impensável sem o uso desses elementos volumétricos. As cúpulas não eram usadas em edifícios residenciais, uma vez que esta era a prerrogativa dos edifícios palacianos.

Atualmente, as cúpulas de poliuretano são utilizadas no interior em forma de rosetas de teto, onde o lustre é fixado.

Com a ajuda de tal elemento, a ilusão da profundidade do teto e sua altura é criada.

Projeto

As molduras decorativas de estuque de interiores foram utilizadas não apenas no interior, mas também no exterior, nas casas. No design moderno, a modelagem artística não é aplicável em todos os estilos, se não se tratar apenas do pedestal, ao decorar tetos de vários níveis ou tensos ou colocar uma roseta de teto sob um lustre.

A moldagem de estuque pode ser a base da decoração nas seguintes direções de estilo.

  • Renascimento - de acordo com as tradições dos antigos romanos e gregos, essa decoração é projetada para enfatizar o luxo e a abundância. A ideia de riqueza se manifesta em quartos deliberadamente espaçosos, onde há molduras de estuque coloridas, pintadas à mão no teto e nas paredes, e colunas e arcos são colocados perto das aberturas de janelas e portas. Móveis em madeira maciça natural, feitos em cores claras, completam a imagem de uma decoração luxuosa. O desenho da decoração volumétrica pode ser variado - figuras seminuas de pessoas e anjos, brotos e flores, enfeites em forma de folhas, frutos, ânforas, a imagem de quimeras, padrões de fantasia são apropriados.
  • Estilo império - o interior luxuoso permite enfatizar não apenas móveis elegantes e pinturas nas paredes, mas também ricas molduras de estuque. Tudo isso combinado com douramento, que está presente em quantidades abundantes. Os motivos típicos para decoração são cenas de uma caçada ou festa. Elementos de estuque podem representar ornamentos com ramos de carvalho, arcos e flechas, motivos bélicos, coroas de louros, águias romanas de duas cabeças e figuras femininas em mantos esvoaçantes. Em um apartamento, é improvável que tal luxo seja apropriado, mas em locais públicos e corredores espaçosos, esse estilo parece muito original.
  • Art Deco - exibe os anos 20 do século passado. O estilo contém elementos de luxo e tradições burguesas. Além da moldura em estuque, o interior é decorado com peles de animais silvestres, chamando a atenção as janelas com o auxílio de cortinas caras; um baixo-relevo com cenas de caça pode ser colocado acima da porta. No estilo Art Déco, os excessos não são permitidos, portanto, dá-se preferência a formas estritas e linhas lacônicas corretas. A moldagem de estuque volumétrico que decora tal sala pode combinar elementos de flores, pássaros, animais. Um atributo indispensável que atrai a atenção pode ser um fogão para aquecer uma casa.

O fogão pode ter padrões e ornamentos restritos.

  • Barroco - caracterizado por deliberada solenidade e pretensão. A tarefa do projeto é expandir visualmente e aumentar o espaço de todas as maneiras disponíveis. Os estilos de decoração podem ser ricos em componentes como colunas, guirlandas de estuque de folhagens e flores, espelhos emoldurados. Esta decoração pode ser arranjada no quarto ou na sala de estar. A moldura em estuque contém frutas, flores, complexos ornamentos de formas geométricas, redes com pequenas rosetas.
  • Classicismo - este estilo é sempre contido e direto em suas formas. Os clássicos do design, apesar de sua solenidade, parecem calmos e elegantes. Elementos de estuque contêm formas geométricas e ornamentos deles, motivos simples com entrelaçamento de flores e folhas, pássaros, combinações de rosetas, tochas, linhas retas. Esta opção seria apropriada para um estudo ou biblioteca.
  • Moderno - é considerado o estilo mais popular que não tolera simetria. Esta característica permite que ele se misture harmoniosamente em qualquer espaço e o decore com simplicidade e graça. Os elementos de moldagem de estuque usados ​​para decoração contêm qualquer componente da vida selvagem - pode ser vegetação, pássaros, animais, pessoas, riachos de água, fitas, linhas fluidas, pincéis.

A utilização de molduras em estuque para decorar o interior das instalações permite atingir o efeito de harmonia e graça, expandir visualmente o espaço, torná-lo especialmente individual e atraente.

Como é produzido?

A produção de decoração em estuque é um processo meticuloso e complexo. Primeiro, é feita uma impressão do ornamento, de acordo com a qual um molde é feito para moldar cópias exatas. Os moldes podem ser feitos de metal ou polímero.

As formas de metal são mais difíceis de fabricar, mas no final fornecem os contornos mais claros do padrão, de modo que os produtos produzidos dessa forma são mais caros. Os moldes de silicone são usados ​​com mais frequência, mas sua vida útil é limitada. A qualidade da moldagem de estuque de moldes de silicone é ligeiramente inferior, portanto, seu custo é reduzido.

Para fazer fundições de alta qualidade, uma variedade de materiais são usados ​​que são capazes de endurecer rapidamente e formar um produto durável sem rachaduras ou amassados. Gesso, papel machê, cimento e também polímeros são usados ​​como matéria-prima para moldagem de estuque. Os fabricantes modernos começaram a usar aditivos compostos de fibra de vidro para dar força aos produtos, assim como poliestireno e poliuretano para fazer imitações de análogos de gesso.

A moldagem clássica em estuque nas fábricas é feita por prensagem. Em alguns casos, por exemplo, ao solicitar lotes individuais, os moldes e o vazamento são feitos manualmente.

Instalação e restauração

A decoração da sala com moldura em estuque realiza-se montando-a sobre uma cola especial. Anteriormente, a superfície de trabalho precisará ser nivelada, gessada, preparada com primer e seca. Antes do início dos trabalhos de instalação, o material pode ser aclimatado por um dia na sala onde será montado.

Durante a instalação, o adesivo é aplicado uniformemente na superfície interna da decoração, e então trazido à superfície a ser decorada e pressionado firmemente até que a cola inicie o processo de polimerização. Se a decoração for pesada, ela é fixada à superfície com parafusos auto-roscantes e os orifícios no material após a instalação são fechados com massa. A reparação e restauração de elementos de estuque danificados são realizadas com selante acrílico ou massa de vidraceiro.

A moldagem de estuque costuma ser tingida na cor desejada. A pintura pode ser feita à mão com tinta à base de água.

Belos exemplos

  • A decoração em estuque parece atraente se o quarto tiver muito espaço e tetos altos. Na versão ascética, um painel de parede, rosetas de teto ou outros poucos elementos são usados.
  • A moldagem de estuque enfatiza a beleza de tetos de vários níveis.
  • Na cozinha, a moldagem em estuque não parece supérflua se a divisão for grande e espaçosa.
  • No quarto, a decoração tridimensional acrescenta suavidade e conforto.
  • O método de acabamento mais comum é um rodapé.

Sobre o que é melhor para a produção de moldagem de estuque - gesso ou poliuretano, veja o próximo vídeo.

1 comentário

Sempre gostei da moldagem em estuque, desde a infância. No começo eu vi em filmes, gostei de alguma forma. Então eu vi alguns interiores com molduras de estuque ao vivo, também fiquei encantado. Tudo isso fez com que eu e meu marido fizéssemos a instalação de molduras de estuque em nosso apartamento. Escolhemos a moldagem de estuque de poliuretano. O gesso também foi cogitado, mas mesmo assim optaram por esse material, por ser mais prático.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário