Moldagem de estuque em design de interiores

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Estilos
  4. Belos exemplos

As pessoas decoram suas casas desde os tempos antigos. A moldagem de estuque como elemento decorativo surgiu há muito tempo. Atualmente, em vez de estruturas volumosas de gesso, cimento e gesso, são utilizadas outras mais leves, feitas de várias misturas. Modelos prontos também são populares. No interior, as molduras costumam ser utilizadas em determinados estilos. Esta decoração adiciona um luxo especial.

Peculiaridades

Nos tempos antigos, a moldagem de estuque era criada fazendo argamassas de cimento, cal e gesso. Esses produtos tinham um peso impressionante e trabalhar com eles era muito trabalhoso. Agora o trabalho em si já é não requer muito esforço. Uma mistura especial de gesso é usada para criar joias originais. Além disso, os itens decorativos prontos feitos de poliuretano ou espuma tornaram-se populares. Esses modelos prontos são colados em qualquer superfície e, se necessário, pintados na cor selecionada. Na modelagem moderna, eles usam:

  • poliuretano;
  • poliestireno;
  • gesso e cimento.

As joias decorativas de poliuretano têm uma textura agradável. Exteriormente, os produtos lembram muito uma modelagem genuína. A vantagem desta opção é que tais produtos toleram bem temperaturas extremas, alta umidade e pequenos danos mecânicos. Se necessário, esses modelos são utilizados em superfícies curvas, por isso, na hora de escolher os produtos, é necessário que haja uma nota do fabricante sobre a flexibilidade necessária do material.

As peças de decoração em poliuretano são altamente resistentes aos raios ultravioleta, não racham e não mudam de cor após algum tempo. Esses modelos geralmente não são pesados, então pregos líquidos ou cola de montagem são usados ​​para fixá-los na superfície. Após a instalação, os produtos de poliuretano são preparados e pintados. Qualquer tinta pode ser aplicada a tal superfície. Dourado ou bronze envelhecido transforma instantaneamente a decoração, dando ao ambiente uma aparência respeitável.

O mais comum e barato é a decoração em espuma. Os rodapés de isopor são práticos e duráveis. Mas este material tem uma desvantagem: quando pressionado, amassados ​​podem permanecer nele. É por isso que as peças de espuma são recomendadas para uso em locais inacessíveis, por exemplo, no teto. Os produtos de poliestireno não são suficientemente flexíveis. Se a superfície for ligeiramente curvada ou pressionada, eles podem quebrar.

É difícil pintar produtos de poliestireno, porque esse material tem uma superfície porosa. Para uma coloração completa, aplique 2-3 demãos de tinta.

A moldagem de gesso parece muito esteticamente agradável. As desvantagens desse material só podem ser atribuídas à dificuldade em trabalhá-lo, uma vez que são exigidas as habilidades necessárias. À venda não estão apenas elementos prontos, mas também misturas especiais para baixos-relevos ou criação de cachos e padrões.

Visualizações

Existem vários tipos de moldagem de estuque.

  • Rodapé. Este é o nome das ripas que servem para disfarçar as costuras no local de união do pavimento com a parede. Eles são feitos de madeira ou plástico. Normalmente é comum selecioná-los para combinar com o revestimento.
  • Cornija. Este elemento é uma barra para cobrir os cantos entre as juntas.
  • Molduras são tiras com padrões. Eles usam molduras para esconder as juntas de vários materiais, para decorar um arco, cornija, moldura.
  • Baixo-relevo são composições escultóricas que se projetam acima do plano.
  • tomadas usado para enquadrar pontos de fixação para luminárias. Eles são apresentados na forma de produtos moldados de vários formatos.
  • Colchetes atuar como um elemento de suporte para a parte saliente. Eles podem ser decorados com todos os tipos de cachos.
  • Coluna. Esse elemento de design consiste em 3 partes em forma de suporte, a própria coluna e a parte superior.
  • Niches. Use nichos para fontes, estátuas ou outros itens decorativos.

As decorações de estuque devem ser de alta qualidade. É importante que as juntas entre as peças sejam invisíveis.... Na hora de decorar ambientes, é necessário que os produtos sejam localizados com preservação de proporções e funcionalidade, respeitando as regras de design. Ao projetar uma sala, é importante considerar alguns fatores:

  • o tamanho necessário para a composição;
  • a relação entre o tamanho do estuque e o espaço livre na sala;
  • o material escolhido para criar a estrutura.

As imagens mais populares são:

  • motivos florais e vegetais;
  • modelos feitos em forma de figuras;
  • desenhos animalescos;
  • figuras feitas em estilo antigo.

Ao decorar instalações ou fazer reparos em um apartamento ou casa, deve-se ter em mente que a moldagem de estuque nem sempre é apropriada. Portanto, em uma pequena sala de estar, não é recomendável pendurar produtos massivos ou colocar nichos. A presença de uma cornija de teto e um pedestal seria mais apropriada aqui. Para uma sala grande, a modelagem maciça com elementos pretensiosos é mais adequada. A moldagem de estuque deve enfatizar os méritos e esconder as falhas. Essas decorações complementam o interior, mas você precisa ser capaz de usá-las de maneira adequada. Se houver decorações de estuque em uma das salas, é desejável de modo que também havia nas salas adjacentes. Em salas pequenas com um teto baixo pendente, tal projeto parecerá complicado.

Estilos

As molduras podem ser usadas em diferentes designs, eles completam a decoração das instalações e enfatizam favoravelmente a pertença ao estilo escolhido. Para salas grandes e um hall, os produtos de estilo Império, Barroco ou Rococó são mais adequados. Em uma sala decorada em estilo Provence, Art Déco ou Art Nouveau, a modelagem também é adequada. Considerando que tais estilos não requerem esplendor especial, esta escolha é mais adequada para um quarto, creche ou sala de jantar.

Estilo império

Esse estilo personifica solenidade, chique, pompa e brilho. Surgiu no final do século XVIII. Normalmente era escolhido para decorar palácios, bem como grandes salões e mansões. O estilo Império mantém a severidade e a ordem dos elementos, o desenho em relevo. Sua principal característica é a moldagem em estuque dourado. O design de tal interior é enfatizado por móveis maciços de mogno.

Para o ornamento, são utilizadas imagens de figuras femininas ou animais, símbolos bélicos, coroas de louros.

Loft

O estilo loft implica o uso apenas materiais naturais. Como acabamento para o estilo loft, os ladrilhos são geralmente escolhidos para pedra, gesso para concreto ou madeira. Os especialistas não recomendam o uso de moldagem em gesso, se não for a parte original da sala.

Clássico

Há uma certa pompa no design clássico, mas o design parece muito elegante. Este estilo se distingue pela presença de formas retilíneas. Os elementos de decoração têm linhas claras, ornamentos florais e vários padrões podem ser rastreados. Freqüentemente, o relevo consiste em elementos emparelhados na forma de figuras de pássaros, leões ou esfinges.

Art Deco

O nome Art Déco do francês é traduzido como "Artes decorativas"... Este estilo é uma versão simplificada do estilo Art Nouveau. Elementos de estuque Art Déco sugerem a presença de ornamentos uniformes ou formas claras. Além de elementos em estuque, a decoração da sala é complementada por peles de animais que precisam ser penduradas, assim como materiais luxuosos e caros, indicando a riqueza de tal interior. É desejável que o interior não seja sobrecarregado com elementos decorativos.

Às vezes, o interior é complementado por composições em forma de esculturas, os mosaicos modernos são bem-vindos.

Barroco

Este estilo surgiu no final do século XVII. O estilo barroco pretende indicar a riqueza dos seus habitantes, o poder do dono da casa. Além da moldagem em estuque, existem materiais naturais. O barroco é caracterizado pela pompa. O estilo é caracterizado por uma abundância de esculturas, colunas, um grande número de espelhos, tapetes, tapeçarias. A moldura de estuque é apresentada na forma de grinaldas de flores e frutas pesadas, redes em forma de diamante com rosetas e ornamentação intrincada.

Para manter o estilo, são utilizados elementos da fauna e da flora. Podem ser bagas e flores, folhas e cachos de uvas, bem como ramos e pássaros. Normalmente, essas composições são organizadas de forma assimétrica.

Moderno

O estilo Art Nouveau surgiu no início do século passado. Difere das opções anteriores pela menor presença de molduras em estuque e outras decorações.... Em interiores, a assimetria costuma estar presente, o mesmo se aplica aos elementos decorativos. Linhas curvas, rostos femininos com longos fios ondulados, riachos de água, assim como plantas, cogumelos e moluscos são usados ​​para joalheria. Freqüentemente, em um dueto com molduras de estuque, as treliças com aberturas forjadas repetem o padrão da decoração. Este estilo incentiva linhas suaves sem o uso de cantos vivos.

Belos exemplos

Hoje em dia, o design de interiores moderno tornou-se muito mais simples. A moldura de estuque dá ao mobiliário uma aparência elegante. A escolha de tais decorações permite criar o efeito de infinidade de superfícies.

É difícil criar um interior luxuoso sem o uso de decorações extravagantes de estuque. Dispositivos de iluminação ajudarão a vencer o efeito resultante. O uso de tiras padronizadas ajudará a fechar as juntas, corrigir erros. Existem muitos exemplos bonitos.

  • É aconselhável colocar iluminação colorida escondida atrás de um pedestal de estuque com douramento.
  • Decoração de quartos em estilo barroco.
  • Design dos quartos em estilo clássico.
  • O interior moderno combina harmoniosamente cornijas e outros tipos de molduras de estuque.
  • Estilo parisiense no interior.
  • Moldura em estuque em poliuretano. Rico, eficaz e acessível.
  • Decoração de estuque de gesso do apartamento.

Para moldagem de estuque de poliuretano em um interior moderno, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário