Parede de estuque no interior
A moldagem de estuque de parede é uma forma bastante incomum de decorar um interior. Apesar da aparente complexidade de criar esta decoração, é perfeitamente possível fazer você mesmo.
Peculiaridades
Anteriormente, a moldura de estuque nas paredes do apartamento era feita à mão. A solução de gesso foi aplicada sobre o gesso e já lá se transformou em uma variedade de padrões. Hoje, para esse trabalho, costuma-se usar a moldagem, ou seja, são utilizadas formas metálicas, que são, na verdade, estênceis para elementos individuais. Isso não apenas acelera o trabalho, mas também permite que você crie peças volumétricas absolutamente idênticas. Os moldes de metal de alta qualidade podem suportar cerca de 2.000 recheios.
Apesar de a moldura de estuque poder parecer qualquer coisa, os motivos botânicos, imagens de animais, formas geométricas ou elementos da antiguidade são os mais frequentemente escolhidos. Em um interior moderno, os elementos de estuque permitem aprofundar visualmente as paredes ou elevar o teto. Freqüentemente, faixas padronizadas são usadas para mascarar fendas, linhas de junta e erros de acabamento. Atrás dos pedestais de estuque no teto, pode-se localizar iluminação oculta e os próprios lustres são frequentemente emoldurados por uma roseta padronizada correspondente.
Com a ajuda de elementos decorativos, você pode decorar nichos, janelas, portas, espelhos ou aberturas em arco.
Materiais (editar)
Um dos materiais mais populares para moldagem de estuque é o gesso. Suas principais características incluem o respeito ao meio ambiente e a capacidade de resistir a picos de temperatura. A plasticidade do material ajuda a simplificar o trabalho que está sendo feito. Deve-se acrescentar que, ao se solidificar, a massa de gesso aumenta de tamanho e penetra até mesmo nas menores rachaduras. Isso significa que a moldagem de estuque pode muito bem ser usada não apenas para decorar espaços, mas também para mascarar defeitos e danos às superfícies.
Obviamente, a moldagem de estuque de gesso tem várias desvantagens. O peso bastante pesado afeta negativamente o estado do acabamento, que é forçado a suportá-lo. Além disso, o gesso não é resistente à umidade. Além disso, atrai até líquidos e, portanto, muitas vezes sofre de um fungo. No entanto, este problema pode ser resolvido com um pré-tratamento com um agente de proteção. Os elementos de gesso são bastante frágeis e se estilhaçam imediatamente quando caídos no chão. Uma desvantagem relativa é o alto preço desse tipo de moldagem de estuque.
O poliestireno expandido é considerado outro material comum para a criação de molduras de estuque. A principal vantagem dessa variedade é o baixo custo, mas sua qualidade deixa a desejar. A moldagem de estuque frágil requer uma atitude muito cuidadosa e, portanto, é mais frequentemente colocada nas zonas de menor "contato" - sob o teto. O material não pode ser chamado de elástico e sua superfície porosa está muito mal manchada. Seu alto risco de incêndio também é sua desvantagem.
Impossível não falar do poliuretano, também é espuma de plástico. O material é resistente aos choques térmicos, é leve e tem uma longa vida útil. As outras vantagens da moldagem de estuque de poliuretano incluem facilidade de coloração, facilidade de instalação, resistência à umidade, capacidade de "rejeitar" odores, bem como uma ampla gama de modelos. Além disso, mesmo depois de muito tempo, o material não racha, não deforma e não amarelece.A principal desvantagem do poliuretano é o alto risco de incêndio.
Não devemos esquecer que, ao ser inflamado, o material passa a emitir cianetos venenosos, que podem levar à paralisia dos órgãos respiratórios ou do coração.
Tipos de moldagem de estuque
Muitas vezes, em interiores, há uma moldura de estuque volumosa com um tema botânico. Os assuntos mais comuns são todos os tipos de flores, árvores, vinhas e galhos de árvores. Esta decoração é caracterizada pela presença de linhas simétricas e formas bastante simples e, portanto, não é particularmente complexa e é até adequada para a autocriação. A moldagem artística em estuque sobre o tema do mundo animal para criar é mais complexa e já requer o envolvimento de especialistas. Devo dizer que as opções para a imagem de veados, lobos ou tigres não cabem em todos os interiores, por isso é recomendável usá-los com muito cuidado.
A moldagem geométrica é considerada bastante versátil. Linhas claras retas ou ligeiramente curvas combinam com a maioria dos interiores. Uma vez que essa moldagem de estuque texturizado pode parecer um pouco enfadonha, muitas vezes é acompanhada de iluminação. A incorporação de temas antigos requer não apenas um "fundo" apropriado, mas também o conhecimento dos fundamentos da composição. É melhor confiar esse trabalho a um profissional, garantindo que apenas material de alta qualidade seja utilizado.
Em termos de funcionalidade, a moldagem de estuque de parede pode ser dividida em várias categorias. Cornijas e rodapés estão localizados na junção do teto e paredes. Eles não só desempenham uma função decorativa, mas também mascaram a borda do papel de parede, cobrem o ângulo formado entre as superfícies e quaisquer defeitos da parede. A moldagem de estuque corretamente selecionada pode reduzir visualmente ou aumentar o espaço.
Molduras são escolhidos como molduras para emoldurar uma imagem ou painel, ou eles servem como inserções decorativas. Este elemento pode ser liso e em relevo.
Além disso, a moldagem de estuque de parede pode ser colchetes, baixos-relevos e colunas. O suporte, aliás, além de suas funções básicas, pode ser utilizado como peça de canto na junção do teto com a parede.
Deve-se acrescentar que embora os elementos brancos sejam considerados clássicos, a decoração em forma de moldura de estuque pode ser pintada com luz ou quaisquer outras tonalidades, imitando douramento ou bronze.
Para quais estilos é adequado?
Na maioria das vezes, o estuque é escolhido para decorar uma série de interiores clássicos. O interior em estilo Império requer o uso de elementos lacônicos e estritos, dispostos simetricamente. Em escritórios ou salas de estar, elementos de tema militar podem estar presentes, por exemplo, espadas, escudos, brasões, lanças ou coroas de louros. Além disso, imagens de animais, reais e mitológicas, são incentivadas. Os principais interiores do espaço de estilo Império são enquadrados por molduras “vegetais”.
O estilo barroco é caracterizado pelo uso obrigatório de molduras douradas em estuque. Os assuntos são geralmente botânicos: ramos, botões, folhas e conchas podem estar presentes na imagem. Costuma-se dispor os detalhes assimetricamente, mas de forma que toda a composição seja “lida”.
Para o estilo rococó detalhes graciosos de estuque devem formar ornamentos incomuns. As linhas retas estão praticamente ausentes ou são usadas para formar uma borda. Uma característica é o uso de botões de rosa moldados que circundam máscaras ou escudos.
Interior criado com estilo classicismo, requer o uso de ornamentos florais, bem como estatuetas de pássaros, leões e até esfinges emparelhados. Para o estilo moderno é permitida a utilização de estuque assimétrico, formado a partir de fitas ou "algas". Os relevos dos perfis femininos com cabelos longos e encaracolados também são bastante comuns. Moldura de estuque na sala, decorada com estilo romantismo, é desprovido de cantos e apresenta ornamentos florais imperceptíveis. Detalhes em estuque também podem ser usados em estilo eclético ou art déco.
Como fazer isso sozinho?
Moldes decorativos de estuque de parede também podem ser criados em casa. Na fase preparatória, a parede é acabada: é recoberta com uma camada de massa de vidraceiro, preparada com primer e limpa de poeira. Os iniciantes definitivamente devem dedicar tempo suficiente para preparar um esboço. É desenhado em papelão ou em papel grosso, após o qual é colocado sob um filme ou papel celofane. Já o estêncil recortado deve ser colocado na parede, e em seguida espremer seus contornos em uma camada de massa.
O gesso é diluído com água até obter a consistência desejada, após o que se inicia a decoração direta da moldagem do estuque. Para trabalhar você vai precisar de bisturi, faca, arame e moldes. A velocidade de secagem dos elementos dependerá da espessura da solução utilizada.
A decoração e proteção do estuque são feitas com verniz acrílico.
Como cuidar?
Para cuidar da moldagem de estuque decorativo, você precisará de detergentes suaves que não contenham ácidos ou abrasivos. Os elementos devem ser mantidos regularmente, mas com extremo cuidado.... A restauração necessária é realizada com os materiais que foram utilizados para criar a decoração. Alguns danos menores podem ser mascarados com gesso ou massa.
Belos exemplos
Parece muito elegante quando não apenas elementos individuais de estuque são usados no interior da sala de estar, mas também móveis e qualquer outra decoração que esteja harmoniosamente combinada com eles. Por exemplo, apenas duas colunas "antigas" bastante simples podem ser usadas para decorar uma sala, no entanto, o fotopanel preto e branco entre elas com um enredo correspondente imediatamente torna a composição "cativante".
O tema geral também é enfatizado por uma pequena poltrona, tão branca quanto as colunas, com detalhes em dourado e prateado. O interior é complementado pelo lustre "dourado" original, cujos elementos individuais se assemelham a coroas de louros associadas ao mesmo tema antigo.
A moldagem em estuque parece bastante orgânica no corredor, mas apenas nos casos em que o seu uso não é excessivo. Por exemplo, em um espaço decorado em tons pastéis, podem ser utilizados rodapés de estuque dourado e as mesmas molduras... Elementos simples também são usados para emoldurar as portas.
O tema geral é continuado por um espelho em ouro luxuoso, como se fosse uma moldura esculpida e um cabide com detalhes decorativos. Já o lustre do corredor foi escolhido com formas simples e sem detalhes dourados, para não sobrecarregar o interior.
A moldagem de estuque também pode parecer interessante em interiores modernos. Por exemplo, vários elementos de estuque em um tom amarelo claro terão uma aparência harmoniosa sobre um sofá de sala de estilo escandinavo.
A moldagem em estuque, neste caso, é o elemento principal da divisão, pelo que o resto do mobiliário e da decoração, sim, complementam-no, tentando não abafar. Neste caso, são utilizados um sofá cinza claro, uma mesa lacônica com tampo de madeira, uma cesta de vime e a imagem de uma árvore.
Outra opção vencedora é o uso abundante de molduras em estuque para decorar todas as paredes e teto da sala, complementadas por móveis modernos de formas lacônicas. Além disso, as próprias superfícies são pintadas de rosa. Os móveis contrastam com os inúmeros cachos e padrões: um sofá rosa de forma geométrica simples, uma mesa de trabalho branca, uma estante incomum e uma mesinha lateral.
A colisão de estilos também é enfatizada pela decoração. Por exemplo, em uma parede de estuque rosa, há um pôster sem moldura representando uma combinação abstrata de formas geométricas.
Para informações sobre como fazer moldagem de estuque com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
A moldagem de estuque está linda. E gosto da aparência do interior. Escolhemos a moldagem de estuque de poliuretano. Ficou ótimo.
O comentário foi enviado com sucesso.