Características da moldagem de gesso

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Projeto
  4. Fabricantes populares
  5. Como fazer isso sozinho?
  6. Dicas de instalação
  7. Belos exemplos
  8. Dicas de cuidados

A decoração em gesso é muito procurada no design moderno, pois é representada por uma grande variedade e tem um aspecto chique em quartos decorados em qualquer direção de estilo. Para decorar o interior da sala com estuque em relevo de forma original, não é necessário encomendar uma produção individual ou comprar elementos de gesso pré-fabricados.

Eles podem ser facilmente fabricados com suas próprias mãos em casa usando ferramentas simples.

Vantagens e desvantagens

Atualmente, a moldagem de estuque de gesso encontrou ampla aplicação no design de interiores de apartamentos na cidade e casas de campo. Na maioria das vezes, as superfícies das paredes e tetos dos quartos são decoradas com tal decoração, tendo-se previamente selecionado um projeto tendo em conta o estilo geral das instalações. As principais vantagens deste tipo de acabamento decorativo incluem uma série de características:

  • tem um relevo claro e bordas perfeitas;
  • feito de material ecológico;
  • refratário;
  • resistente às mudanças de temperatura;
  • fácil de processar;
  • sujeito a restauração - durante a operação, os defeitos que aparecem na superfície são facilmente eliminados;
  • caracterizado por uma longa vida útil;
  • pode ser pintado em qualquer esquema de cores, o que torna possível traduzir todas as idéias de design em realidade.

Quanto às deficiências, não são muitas. Os elementos de gesso são instáveis ​​ao estresse mecânico, devido ao peso significativo, os itens decorativos são difíceis de fixar nas superfícies.

Além disso, a moldagem de estuque de gesso requer certos custos financeiros e de tempo.

Visualizações

O escopo da moldagem de estuque de gesso é bastante extenso. Na maioria das vezes, é feito para decorar interiores modernos em quartos espaçosos. Molduras de gesso são comumente usadas para decorar superfícies como paredes e tetos. Ao mesmo tempo, para seu design, eles usam diferentes tipos, que se caracterizam por suas próprias características.

Para paredes

Este tipo de superfície é geralmente decorada com elementos de gesso como rosetas, consoles, painéis e capitéis. Outros tipos de decoração de gesso ficam lindos em um interior moderno.

  • Baixo-relevos. Eles são uma imagem convexa em um plano, que muitas vezes se torna o centro da composição geral.
  • Nichos... Esses recessos nas paredes não servem apenas como uma função decorativa, mas também são usados ​​para acomodar armários, prateleiras e prateleiras de vários tamanhos.
  • Suportes. Usado para fixar colunas e outros itens decorativos na superfície da parede.
  • Painel. Estão representados por uma grande variedade de parcelas e permitem distinguir de forma especial uma das paredes do interior da divisão. Além disso, com a ajuda do painel, você pode ocultar as irregularidades das superfícies.
  • Gables. Eles são instalados principalmente sobre armários embutidos na parede, aberturas de portas, janelas, arcos. A única coisa é que, devido ao seu formato volumétrico, nem sempre podem ser utilizados em ambientes pequenos. Eles são mais usados ​​para decorar corredores espaçosos.
  • Painéis 3D... Eles são considerados a principal tendência em interiores modernos. Eles são usados ​​para decoração de paredes para dar a este último uma textura e expressividade interessantes. Esses painéis são pintados em cores diferentes. Eles ficam especialmente lindos com luz de fundo, o que lhes dá tridimensionalidade.
  • Arco... As aberturas são decoradas com este elemento decorativo, os nichos são lindamente decorados e o espaço é dividido em zonas.Na versão clássica, o arco se parece com um arco, mas também existem opções com um quadrado ou qualquer outro formato.

Para teto

Este tipo de superfície pode ser decorado com vários tipos de moldagem de estuque de gesso. Normalmente os tetos são decorados com cornijas, eles são usados ​​para criar transições entre planos diferentes. Esses elementos podem ter superfícies em relevo e lisas. A fim de enfatizar favoravelmente a beleza das hastes das cortinas no interior, elas são complementadas com várias fontes de iluminação, por exemplo, faixa de LED. Outros elementos também são amplamente utilizados na decoração de tetos.

  • Molduras. Eles permitem que você dê uma aparência completa ao interior. Molduras de superfície lisa são geralmente escolhidas para salas clássicas e de alta tecnologia. Elementos com ornamentos são ideais para quartos decorados em direções estilísticas, como Art Déco e Barroco.
  • Cantos... Eles são usados ​​como um elemento decorativo adicional para molduras e cornijas, embora tenham um padrão semelhante a eles.
  • Consoles... Eles permitem delimitar o espaço do teto e são usados ​​simultaneamente com cornijas. Como resultado, a ilusão de apoiar as vigas do teto é criada.
  • tomadas... Eles são colocados no local onde o lustre está pendurado. Rosetas redondas e ovais com várias decorações podem ser esculpidas em gesso.
  • Domes. São feitos em forma de hemisférios e permitem alterar a percepção visual da divisão, uma vez que formam um recesso característico em forma de cúpula no tecto. Às vezes, uma lâmpada é colocada na parte central da cúpula. As cúpulas com sistema de suspensão são lindas.
  • Painéis e baixos-relevos... Eles são usados ​​para criar um determinado enredo no teto, geralmente atuam como uma parte separada de um ornamento complexo.
  • Rodapé. Tem a forma de um retângulo ou quadrado. É utilizado para zonear a superfície do forro com paredes, conferindo maior volume e profundidade à superfície. Os rodapés conferem ao quarto um aspecto sólido.

Projeto

Com a ajuda de molduras de gesso, você pode decorar ambientes em qualquer direção de estilo, para cada um deles você deve escolher uma determinada decoração de estuque. Vamos dar uma olhada nos estilos mais populares.

  • Romano. É caracterizada por uma abundante quantidade de moldagem em estuque, podendo ser utilizada para a decoração original de tetos e paredes. Nesse caso, o enfeite da sala deve ser mantido com o mesmo desenho. No estilo romano, prevalecem as molduras em estuque com ornamentos animalescos e padrões com motivos vegetais em cor branca como a neve. Este projeto é ideal para quartos espaçosos, em apartamentos pequenos, para economizar espaço, geralmente são instaladas semicolunas, que são decoradas com pequenos padrões.
  • Art Deco... Apresentado por um design elegante de molduras de estuque feitas de gesso. Ao mesmo tempo, as paredes e o teto podem ser decorados com diferentes tipos de molduras de estuque. Este estilo fornece uma combinação de moldagem de estuque com elementos de madeira, couro e bronze. Freqüentemente, os elementos decorativos são complementados com tecidos de veludo. A moldagem em estuque aqui é caracterizada pela presença de detalhes geométricos claros, curvas graciosas e entrelaçamento de várias silhuetas.
  • Barroco... Os quartos decorados neste estilo distinguem-se pela formalidade e esplendor. Para decorar as superfícies, utiliza-se a moldagem de estuque de gesso, feita em forma de esculturas em miniatura, cúpulas e colunatas - que ampliam visualmente o espaço. O interior do Barroco é dominado por cores pastéis, os elementos de gesso são caracterizados pela plasticidade, dinamismo das formas, curvas, curvilinearidade e abundância de padrões.
  • Estilo império. A monumentalidade e o design austero prevalecem neste estilo, pelo que a moldagem em estuque nos quartos decorados neste estilo ocupa um dos lugares principais. Graças aos elementos de gesso, o interior ganha um aspecto completo. A moldura de estuque no estilo Império é representada por um tema militar, com imagens de águias, espadas, coroas de louros e criaturas mitológicas são freqüentemente encontradas.
  • Estilo classico... Nos clássicos modernos, existe a moldagem em estuque, que permite manter a linha principal. Via de regra, pórticos, esculturas, colunas e estreitas cornijas de forma geométrica regular são instaladas em salas decoradas em estilo clássico.
  • Renascimento. Esta orientação está intimamente ligada ao romantismo e prevê a instalação de estruturas de tectos com vários níveis nas instalações, as quais são decoradas com molduras de gesso. Os elementos de gesso são caracterizados pela simetria, ordem, linhas geométricas precisas e cor dourada.

Fabricantes populares

Hoje, a moldagem de estuque de gesso é representada por várias marcas globais, as mais populares das quais são: Mithril (Malásia) e Orac Decor (Bélgica). A produção de elementos decorativos únicos a partir de gesso para a decoração de tectos e paredes também é efectuada pela fábrica russa "Europlast".

Seus produtos são lindamente projetados com imitação de vários materiais que ficam lindos em qualquer estilo.

Como fazer isso sozinho?

A moldagem de estuque pode ser comprada pronta, mas muitas pessoas preferem fazer por conta própria, já que o trabalho manual permite que você concretize qualquer ideia de design em realidade, dando ao interior dos quartos individualidade e originalidade.

Antes de iniciar a fabricação de um produto, é necessário escolher as matérias-primas certas, cuja qualidade dependerá diretamente da vida útil e do aspecto estético da decoração. Especialistas aconselham a compra de selos de alabastro para o trabalho de G5 a G25. Se você planeja fazer elementos grandes, o material da marca G7 é adequado. Ao comprar gesso por peso, certifique-se de que não haja misturas de areia e grumos endurecidos.

Depois de resolvido o problema com a escolha do material, pode-se prosseguir com o processo de modelagem direta, realizando sequencialmente vários pontos.

  • Preparação. Em primeiro lugar, vale a pena decidir sobre o modelo das futuras peças e suas dimensões. Além disso, você precisa decidir em qual parte da sala e em qual superfície a decoração de gesso será colocada. Os esboços em papel ajudarão a simplificar a tarefa, a partir deles será possível esculpir um modelo em plasticina. Em seguida, é realizada a preparação do local onde será realizada a modelagem. Para isso, é selecionada uma mesa ou outra superfície plana, os pisos são revestidos com papel alumínio.
  • Criação de formulários. Para fazer moldes em casa, é necessário ter à mão silicone, gesso cartonado, uma faca de papelaria, um recipiente medidor, uma escova estreita e uma rede de máscara. Uma vez que a moldagem de estuque deve ficar bonita após a instalação, você deve escolher a matriz certa antes de preenchê-la, enquanto você não pode economizar dinheiro, uma vez que modelos baratos podem esticar e rasgar. Os moldes de silicone são considerados a melhor opção. Para fazer você mesmo, o modelo acabado é coberto com uma fina camada de silicone. Após a aplicação da primeira camada, é realizado o reforço com malha de construção e, em seguida, o revestimento é repetido várias vezes. Cada camada deve secar por 3 horas, após as quais a peça de trabalho é retirada do modelo. Agora você pode prosseguir diretamente para a moldagem de gesso.
  • Preparação da solução. A tecnologia para preparar uma mistura de gesso é bastante simples. O principal é cozinhá-lo em pequenas partes à mão, caso contrário a solução residual irá endurecer rapidamente e terá de ser simplesmente eliminada. Primeiro, a água é colocada no recipiente preparado, depois o pó é colocado nele (você não pode fazer o contrário, pois podem formar-se grumos). A proporção de alabastro e água deve ser de 7: 10. Tudo é bem misturado até que se obtenha uma solução homogênea, que deve ter uma consistência semelhante a creme de leite líquido. Para aumentar a resistência do gesso, é recomendado adicionar cimento à solução, e para evitar que o produto decorativo acabado rache, cola PVA pode ser adicionada à solução.
  • Criação de elementos de gesso... Os moldes são despejados com a solução pronta, o melhor é fazer em duas etapas: na primeira, aplicar a primeira camada de gesso com um pincel, verificando se não há bolhas de ar, na segunda, preencher o molde com o solução até a borda. Elementos grandes precisam ser adicionalmente reforçados com reforço usando uma rede de pintura. É disposto em um molde após a aplicação da primeira camada da mistura. A solução é mantida por 20 minutos, depois os elementos são cuidadosamente retirados dos moldes. O produto acabado é deixado para a secagem posterior, que levará cerca de um dia.

A temperatura do ar onde as peças de gesso serão secadas deve estar acima de +16 graus Celsius.

  • Trabalho final... Nesta fase, a peça é lixada e todos os defeitos são limpos. É melhor nivelar a superfície dos elementos de gesso com lixa fina, e isso deve ser feito com cuidado para não danificar as partes frágeis. Em seguida, os elementos são revestidos com um primer ou verniz incolor. Se o projeto da sala prevê uma decoração, não necessariamente em branco, então a moldura de estuque de gesso é pintada na tonalidade desejada com tinta, que deve ser à base de água.

Dicas de instalação

3 dias após o preenchimento da figura com gesso, pode-se iniciar a instalação. Você pode corrigir peças de gesso de tamanho médio com um adesivo. NSPode-se preparar cola com água e cola PVA, observando uma proporção de 1,5 para 1. A instalação começa com a aplicação de um adesivo na peça acabada e na superfície a ser decorada. Depois disso, tudo é conectado e os restos da cola são removidos com uma espátula. Resta apenas selar as juntas com argamassa de gesso.

As figuras volumétricas têm muito peso, portanto, ao instalá-las, é necessário "colocar" adicionalmente os pinos-guia. Para isso, são feitos furos nas peças de gesso e neles aparafusados ​​parafusos. As ranhuras que surgiram são cuidadosamente cobertas com uma mistura de gesso e polidas. O resultado é uma decoração inusitada que preenche a casa com uma atmosfera de conforto e elegância.

Composições volumétricas de gesso preencherão o espaço das salas com um clima especial e se combinarão harmoniosamente com outros itens de interior.

Belos exemplos

A moldagem em estuque de gesso ocupa um lugar especial no design moderno de casas, na maioria das vezes é usada para decorar tetos e paredes da sala, quarto e cozinha. Este interessante tipo de design também é adequado para o acabamento de itens decorativos, como lareiras. Ao criar um projeto original em quartos, os especialistas recomendam o uso de moldagem de estuque de gesso, conforme mostrado nos exemplos.

  • Moldura em estuque dourado no interior da sala. Graças a ela, o design do quarto ganha um ar caro e sofisticado. É aconselhável escolher elementos de gesso com imagens de plantas - pode ser uma videira, grandes botões de flores. A moldagem de estuque com abstração não parecerá menos interessante. Para um efeito maior, os elementos decorativos devem ser revestidos na cor do metal nobre com folha de ouro. Com molduras de estuque dourado, móveis maciços de espécies de madeira caras, bem como tecidos em tons quentes, ficam lindos no interior.
  • Decoração de lareira. Esta peça de decoração é considerada o elemento central do interior de uma divisão, pois confere-lhe um ambiente acolhedor e confortável. Para decorar a lareira, deve-se escolher estuques com padrões sofisticados e originais. Sua cor deve corresponder à paleta geral da sala.

Se a lareira desempenha apenas uma função decorativa na divisão, então a moldura de estuque pode ser adicionalmente decorada com retroiluminação LED, o que irá enfatizar favoravelmente a sua beleza.

  • Decoração em gesso no viveiro. Usando produtos de gesso e pinturas artísticas, você pode criar uma atmosfera fabulosa no quarto do bebê. Para fazer isso, você precisa esculpir personagens dos desenhos animados de seus filhos favoritos em gesso nas paredes e no teto, revivendo-os com uma cor viva. Para que o interior adquira um aspecto completo, recomenda-se também decorar as aberturas das portas e janelas com molduras em estuque.

Dicas de cuidados

A decoração em gesso pode deteriorar-se com o tempo.Para preservar sua aparência estética, a restauração em tempo hábil é realizada: limpeza, pintura e reparo. Em alguns casos, é realizada uma substituição completa das peças gastas. Antes de prosseguir com a restauração, vale a pena avaliar o tipo e a escala do trabalho a ser executado, levando em consideração o grau de dano. Se a moldura de estuque de gesso acabou de mudar de cor devido à poluição e ao ficar molhada, ela é simplesmente pintada com uma nova cor que combina com o interior da sala. Para fazer isso, use uma tinta à base de água.

Para esconder pequenos defeitos em forma de arranhões, você pode aplicar pintura artística, escolhendo tintas a óleo. Se uma parte significativa da decoração se deteriorou, recomenda-se a realização de trabalhos de restauro, selando todas as costuras e fissuras com argamassa de gesso. As figuras fracamente fixas são removidas, a base da superfície é nivelada e, em seguida, eles são novamente fixados nela.

Para aumentar a resistência, é necessário usar uma fixação dupla: buchas e cola.

      Às vezes, na moldagem de estuque, podem ser observadas áreas de onde a tinta saiu. Não é recomendável pintar novamente todo o elemento, pois o revestimento fresco pode ter uma tonalidade diferente. Nessa situação, o melhor é remover completamente a camada de tinta antiga, lixar a superfície da peça, aplicar primer e cobrir com a cor desejada.

      Os mestres iniciantes devem levar em consideração as seguintes recomendações de especialistas ao realizar a restauração:

      • antes de restaurar a aparência original perdida da decoração em relevo, é necessário limpe-o de poeira e sujeira;
      • a superfície dos elementos que serão pintados de novo com tinta, é necessário livrar-se de velhas camadas de emulsão e verniz;
      • quando os chips aparecem em fragmentos de moldagem de estuque colando-os, após o qual a restauração subsequente é realizada.

      Para informações sobre como fazer moldagem de gesso com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário