Características de afiação de serras de fita
Uma serra de fita de metal e madeira bem afiada é a chave para a produtividade e a vida útil da ferramenta. Como regra, esses serviços são fornecidos por organizações especiais, mas se você conhece a sequência de ações e recursos do processo, pode afiar uma serra romba sozinho.
Aplicação de lâminas de fita
O principal componente de cada serra de fita é a serra de fita (lâmina). As serras de fita são amplamente utilizadas ao trabalhar com madeira, metal, borracha, plástico e uma variedade de materiais flexíveis.
Existem três tipos desses produtos.
- Dispositivos de fita manual - essas máquinas podem ser chamadas de domésticas, elas são mais frequentemente usadas em casa.
- Modificações da área de trabalho - essas unidades são mais frequentemente adquiridas para pequenas instalações industriais, empresas de marcenaria, oficinas.
- Unidades estacionárias - tais instalações estão relacionadas com a categoria de profissionais, são utilizadas em grandes indústrias, fábricas, fábricas, grandes oficinas, etc.
Tipologia de pinturas
A base para a separação deste tipo de serras é o material de fabricação e os elementos a serem processados. De acordo com tais aspectos, os seguintes tipos de telas podem ser distinguidos.
- Serras para madeira. Os principais materiais para sua fabricação são as classes de aço carbono e liga, sua dureza chega a 40–45 HRC. Todos os dentes estão sujeitos ao endurecimento por corrente de alta frequência sem falhas. Deve-se notar que esse material de lonas pode ser usado para cortar metais não ferrosos finos ou aços de carbono.
- Lonas para metal. Essas ferramentas são feitas de aço rápido ou aço de mola (cobalto e tungstênio são adicionados à estrutura). Essas serras já possuem resistências de até 69 HRC. Para obter alta dureza e amplas oportunidades, estelite ou outros tipos de ligas fortes podem ser soldados nos dentes.
Bebeu serviço
Para atender as telas, não basta afiar os dentes, é preciso diluí-los também. Esses dois procedimentos são realizados em sucessão: começam com a fixação dos dentes e terminam com a afiação. É necessário seguir estritamente essa cronologia de trabalhos. A reprodução é realizada de forma a reduzir o atrito da serra no processo de corte de um determinado material (madeira, metal, plástico, etc.). Existem vários métodos de diluição, que dependem de quais elementos precisam ser obtidos posteriormente, do processamento e da resistência da peça inicial.
Características do cultivo de teias de fita
Conforme a ferramenta é usada, há uma diminuição nas propriedades de sua aresta de corte. Portanto, a criação e afiação competente de lâminas de fita é uma parte técnica do ciclo de trabalho.
Lembre-se: a fiação deve ser feita antes de afiar, não depois!
Reprodução é o processo de dobrar os dentes para os lados para evitar que a lâmina da ferramenta emperre no material que está sendo processado e para reduzir o atrito. Existem 3 métodos de criação típicos:
- clássico - os dentes são retraídos para os lados direito e esquerdo estritamente em turnos;
- decapagem - cada terceiro dente permanece em sua posição original. Especialmente importante para dispositivos destinados ao corte, como regra, ligas e materiais fortes;
- ondulado - cada dente tem seu próprio valor do tamanho da dobra, portanto, uma onda é formada a partir deles. Esta é a criação mais difícil.
Deve-se ter em mente que ao fazer a fiação, não todo o dente é dobrado, mas apenas a sua parte - 1/3 ou 2/3 do topo pontiagudo.
Os parâmetros do tamanho da fiação recomendados pelos fabricantes estão na faixa de 0,3-0,7 milímetros. O procedimento é realizado com equipamento ajustável especializado.
Como afiar a tela corretamente?
Segundo as estatísticas, mais de 80% dos casos de quebras no dispositivo ocorrem devido à falha na execução das técnicas de afiação. A necessidade de afiação é revelada visualmente - pela aparência dos próprios dentes ou pelo estado do corte (aumento da irregularidade do plano).
As pedras para afiar as lâminas de fita são selecionadas com base na rigidez dos dentes. Para afiar produtos feitos de aço carbono e liga de aço, são utilizadas pedras de corindo. As lâminas bimetálicas requerem discos de boro (CBN) ou de diamante. A configuração do rebolo da lâmina deve ser determinada com base nas características da ferramenta. Pode ser em forma de prato, plano, copo, perfil.
Antes de iniciar o trabalho, é aconselhável deixar a tela pendurada na posição desenroscada por 10-12 horas.
Condições para afiar telas com suas próprias mãos:
- garantir a remoção sistemática do metal de acordo com a forma da seção do dente;
- evitar pressão excessiva no disco (isso pode causar recozimento);
- garantir a integridade da altura e forma da seção do dente;
- a presença indispensável de líquido para resfriamento;
- controle da ausência de pontuação.
As instruções típicas para afiar lâminas dizem que a afiação deve ser realizada ao longo da superfície frontal do dente ou ao longo da frente e de trás. Mas isso é teoricamente. Na verdade, a maioria dos especialistas, e até mesmo artesãos do povo, fazem isso apenas no segundo plano - então, eles acham, é mais confortável.
Em geral, independentemente da abundância de regras e condições, esses dispositivos são pouco exigentes em termos de nitidez. Você pode lidar com eles por meio de um apontador especializado para lâminas de fita e manualmente. Além disso, círculos de várias configurações e substâncias podem ser usados para o processamento.
Antes de afiar a fita, é aconselhável familiarizar-se com os principais métodos para realizar este procedimento.
Método 1: nitidez de perfil completo
Este método é considerado especialmente de alta qualidade e é executado em equipamentos automáticos. O disco de Elborovy (Borazon), precisamente ajustado à configuração, processa toda a cavidade interdental junto com os planos correspondentes dos dentes adjacentes com uma única passagem. Neste caso, fica excluída a obtenção de uma configuração irregular na base dos dentes. Uma desvantagem de tal nitidez é ter constantemente um número específico de esferas à mão para telas para diferentes fins.
Método 2: afiar as bordas dos dentes
Pode ser realizado em equipamentos especializados ou manualmente.
Se um equipamento especial for selecionado, então é necessário selecionar um círculo com competência - como regra, são amostras planas. Em geral, é aconselhável recorrer ao equipamento de afiação profissional apenas nas situações em que a escala de trabalho é muito grande. É preferível realizar o trabalho "doméstico" irregular à mão - por meio de um gravador ou em uma máquina comum. Durante o trabalho, para sua segurança, é imprescindível o uso de máscara ou óculos de proteção.
Se sua fazenda não tem uma máquina-ferramenta ou gravador, você pode afiar a tela da maneira usual - trabalhando com uma lima. Apenas 3-4 movimentos decisivos na face posterior ou frontal de cada um dos dentes resolverão o problema.Com um trabalho constante e diligente, a habilidade de um bom afiador manual independente se desenvolverá muito rapidamente.
Afiando telas no inverno
Se tudo fica claro com a afiação das telas em condições normais, então a afiação na estação fria deve ser dita separadamente. Há uma diferença em afiar as lâminas de fita no frio do verão e no inverno. Consiste em alterar o grau de nitidez. O ângulo que vale para telas no inverno deve ser de 90 graus, ao contrário do verão, quando o ângulo de nitidez é de 120 graus.
Recomendações de especialistas.
- Ao afiar a lâmina com uma máquina, antes de iniciar o processo, é necessário certificar-se de que o rebolo está posicionado com precisão em relação à ferramenta.
- É extremamente importante remover esse volume de metal dos recessos para que todas as microfissuras sejam eliminadas de forma confiável.
- Se a lâmina funcionou sem manutenção normal por mais tempo do que o permitido pelo fabricante, o volume de metal removido em uma passagem deve ser aumentado.
- Sempre use uma lâmina nova como referência para testar os efeitos do afiamento.
- A configuração do dente da lâmina é um indicador que foi elaborado e ajustado ao longo dos anos. Portanto, é um grande erro confiar na ferramenta para cortar “sem nó, sem engate”, não importa o que você faça com os dentes.
- Se os padrões de operação forem seguidos, a correia trabalhará conscientemente até que a largura seja reduzida a um valor igual a 65% dos parâmetros iniciais. A largura diminui, é claro, durante a nitidez.
- Há um conselho absolutamente errado de que não há necessidade de remover marcas de desgaste após o afiamento. Se você levar isso em consideração, a ocorrência de microfissuras na serra está garantida.
- Ao final do trabalho, a lâmina da fita deve ser limpa de aparas e resina, sem colocá-la em uma caixa comprida, e cuidadosamente inspecionada antes de afiar. Caso contrário, o risco de contaminação dos discos de moagem é muito alto. E isso certamente levará a um processo de afiação de baixa qualidade.
Possíveis erros ao afiar
Precisão 1. Ranhuras queimadas nos dentes da lâmina. A causa raiz desse fenômeno está oculta nos esforços excessivos da pedra de amolar. O resultado esperado é um embotamento inicial da tela.
Precisão 2. Inclinação incorreta e configuração imperfeita da ranhura do dente.
Várias circunstâncias podem levar a um resultado semelhante:
- demolição da copiadora do dispositivo de afiação;
- erro no ajuste do grau de inclinação do cabeçote da máquina;
- a dissimilaridade do perfil do rebolo.
Agora você tem informações sobre como afiar as lâminas corretamente, bem como quais ferramentas e equipamentos você pode precisar para isso.
Você aprenderá sobre os recursos de nitidez de serra de fita no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.