Tudo sobre serras de fita
A serra de fita é considerada um equipamento de alta tecnologia, pode trabalhar com uma variedade de materiais e cortar contornos encaracolados e retangulares. O princípio de funcionamento é baseado no funcionamento de uma fita de aço flexível e durável, conectada em um anel. A máquina foi patenteada na Inglaterra no início do século XIX. Mas apenas cem anos depois eles aprenderam a conectar corretamente a lâmina de corte, o que garantiu a precisão do corte da joalheria.
Peculiaridades
A serra de fita é a principal ferramenta para trabalhar com uma grande variedade de materiais. A serra de fita consiste em uma fita flexível em loop com dentes de um lado. A fita é colocada nas polias que estão presas ao motor.
Os cortes com serra podem ser feitos em uma ampla variedade de configurações, o que torna possível o uso dessa ferramenta em uma ampla variedade de áreas: da produção de móveis à fabricação de materiais de construção. Variedades de serras de fita:
- dentado;
- desdentado;
- princípio de ação da faísca elétrica.
Esta ferramenta difere das serras simples porque tem um princípio de operação fechado. Quase qualquer material pode ser cortado com esses dispositivos.
Os agregados que operam na ação de fricção e faísca elétrica são um pouco diferentes das serras de fita clássicas.
Ao escolher um dispositivo, você deve saber como essa unidade funciona. Por exemplo, uma serra de fita para metal corta todos os tipos de peças de trabalho. A presença de mecanismos rotativos permite cortar em qualquer ângulo. Critérios de seleção da serra de fita:
- Poder do motor;
- quanto pesa a unidade;
- quais são as dimensões das polias.
A diferenciação de equipamentos geralmente é assim:
- diâmetro da polia 355 mm - considerada máquina leve;
- diâmetro da polia 435-535 mm - médio;
- se o diâmetro for superior a 535 mm, essa máquina é considerada pesada.
O primeiro tipo de máquina está equipado com um motor de 1,9 kW, se a unidade for mais maciça, sua potência pode chegar a 4,2 kW.
Padrões especiais são necessários para a tela. No corte de metal, também são utilizadas lâminas bimetálicas, feitas de diversos tipos de materiais. Na maioria das vezes é:
- aço plástico durável;
- fio feito de aço especial de alta resistência.
Lonas à base de aço carbono são muito populares. As lâminas de fita também variam:
- com densidade congruente Dureza constante;
- com base flexível e dorso flexível durável - dentes Hard Edge;
- telas endurecidas para trás.
As primeiras lâminas cujo coeficiente de dureza é idêntico podem operar em polias de diâmetros mínimos; ao mesmo tempo, sua força pode chegar a 49 unidades (escala HRc).
As serras do segundo tipo, que são feitas de aço dúctil, têm um dente duro e uma estrutura bastante complexa. Apenas a borda superior do dente de corte é endurecida (dureza 64–66 na escala HRc).
E, finalmente, o terceiro tipo é o mais durável (dureza até 68 na escala HRc).
A dureza dos dentes proporciona o nível de produtividade da ferramenta, sua durabilidade.
Se houver uma alta rigidez da fita, então é possível fazer o trabalho de serragem com altas taxas de avanço.
Dispositivo
O princípio de operação da máquina de corte de fita é simples: há uma estrutura na qual um motor elétrico e rodas de roletes são fixados. Uma fita flexível com dentes se move ao longo deles.A potência do motor é transferida por meio de uma polia para esta unidade dinâmica, que é ajustada usando molas de equalização do cabeçote.
O equipamento opera a partir da rede em três fases e uma fase, muito depende do tipo de modelo. A peça é alimentada a uma determinada velocidade que pode ser ajustada. Os parâmetros dos dentes estão relacionados à largura da área de trabalho (geralmente tem uma proporção de 1/5).
A máquina pode ter 4 polias, o número de polias reduz o tamanho da máquina e alonga a lâmina de trabalho. A própria lâmina pode ser tensionada hidraulicamente ou manualmente. Um medidor de tensão é usado para verificar o nível de tensão da correia.
As lâminas podem ser de tipos universais e especializados, podem ser utilizadas para vários tipos de aços. Muito depende das características dos dentes, que variam de acordo com os seguintes critérios:
- tamanhos;
- coeficiente de dureza;
- configuração;
- grão;
- nitidez.
Um exemplo é o fato de que lâminas de dentes grandes são usadas para processar chapas de metal. O uso de dentes de diferentes tamanhos também é praticado, o que reduz significativamente a vibração e aumenta a eficiência de corte.
O desempenho da ferramenta e sua durabilidade dependem diretamente do tipo de aço utilizado. Normalmente, o metal M44 é usado (esta designação indica a força da aresta na escala Vickers - 950 unidades).
Para o processamento de aço resistente, existem poucos indicadores, portanto, a dureza do aço grau M72 é necessária para os dentes (com base na escala de Vickers, são 100 pontos). A dureza média do material começa na marca M52.
A configuração determina o ângulo de afiação, bem como a forma do perfil do cortador.
Os dentes devem ter costas reforçadas, então será possível processar o aço endurecido, que está presente em tais elementos:
- canto;
- canal;
- tubo.
Ao trabalhar com aço duro, uma grande lacuna é deixada entre os dentes.
O ajuste dos dentes em serras de fita também é importante. Por exemplo, se você precisa processar uma madeira grande e sólida, precisa criar um conjunto estreito e largo e, em seguida, pode evitar prender a ferramenta.
Visualizações
Os tipos de agregados de fita dependem da densidade da textura com a qual trabalham:
- serra na pedra;
- serra para alumínio (metais macios);
- serra de diamante para metais de carbono;
- serra para processamento de aço inoxidável;
- mini serra manual para madeira.
Ao cortar materiais densos, a lâmina é reforçada com dentes feitos de ligas especiais. Isso deve ser feito - caso contrário, a ferramenta pode ficar inutilizável. Também as serras de fita são:
- tabletop;
- recarregável;
- vertical;
- horizontal.
As serras de fita de marceneiro são montadas em uma base na qual vários elementos são montados. Você mesmo pode projetar uma serra de fita, se quiser, não é particularmente difícil fazer isso. Um bloco sólido de madeira é usado para a cama para reduzir a vibração. O plano da mesa é coberto com grossas folhas de madeira compensada. Os cantos são presos à parede lateral. A barra transportadora é usinada a partir da viga. O desenho necessário é preliminarmente desenhado, onde todos os cálculos necessários são realizados.
É importante que o tamanho do dispositivo corresponda às necessidades necessárias, para que o trabalho na unidade seja confortável. Certifique-se de levar em consideração a localização e os parâmetros:
- polias (inferior e acionamento);
- colocação do próprio motor;
- para onde as aparas irão.
Na maioria das vezes, a cama é feita na forma de um bloco quadrangular maciço, cujas laterais são fechadas. A parede lateral é formada de tal forma que os resíduos se acumulam, sendo então conveniente coletar.
O tampo da mesa costuma ser montado em uma moldura, às vezes não há altura suficiente, então esse tipo de estrutura pode ajudar.
A barra é constituída por um perfil de 8x8 cm, são fixados suportes sobre os quais são fixadas as rodas.Os suportes devem ser feitos de material durável que possa suportar cargas significativas (madeira, metal). A distância entre as rodas deve ser tal que um grande tronco possa passar facilmente entre elas.
A espessura das polias pode ser qualquer: quanto mais forte a polia, melhor será o resultado. Existem padrões geralmente aceitos para a proporção da lâmina de trabalho para a espessura da polia: 1/100. Exemplo: se o cinto tiver 5 mm de largura, a roda deve ter 500 mm. A borda das polias é usinada e inclinada, o que permite que o centro seja centralizado novamente. Na própria polia é necessário fazer uma ranhura para que a correia seja fixada ali. Freqüentemente, os tubos das bicicletas são presos à polia, o que evita que a correia deslize.
A polia superior é montada em um bloco que se move horizontalmente. Para isso, é necessário um bloco, cuja função pode ser desempenhada com sucesso por uma barra comum, que é fixada na alavanca.
A polia inferior é composta por duas rodas fixadas ao eixo. Uma roda desempenha uma função motriz, a outra, acionada. Ao configurar a unidade, é importante que a roda não tenha folga - isso evitará o aparecimento de "oitos".
Depois de concluída a montagem da unidade, são realizados os testes: é importante que todas as unidades funcionem harmoniosamente, não haja excesso de vibração, o que prejudica o material e os fixadores.
Também é importante posicionar corretamente as guias na barra ao longo da extremidade da serra: a serra deve funcionar suavemente e a banda não deve ceder ou deformar.
Freqüentemente, eles fazem isso: três rolamentos são fixados à viga, dois dos quais definem a direção nas bordas e o terceiro apóia a fita. Freqüentemente, além dos rolamentos, retentores de madeira são montados.
Soldar a fita é uma etapa importante da qual depende o sucesso no trabalho. Geralmente ocorre em uma oficina equipada. Na maioria das vezes, os guias são dinâmicos para que os elementos possam ser ajustados. É imperativo fazer um avental de proteção que cubra a polia. Em caso de escorregamento, o funcionário não se machucará.
O motor também é fechado com um avental - isso estenderá sua vida útil, menos partículas mecânicas entrarão nele
Avaliação de fabricantes
As melhores serras de fita são fabricadas pela Makita e Bosch, e as avaliações são 95% positivas.
Makita 2107FW
- Serra de fita;
- potência - 715 W;
- a velocidade é regulada progressivamente;
- pesa 5,8 kg;
- custos de 43 a 52 mil rublos.
Difere em precisão, desempenho e resistência. Um consumível é suficiente para processar até 3 toneladas de metal.
Makita 2107FK
- potência 715 W;
- a velocidade é regulada suavemente;
- peso - 6 kg;
- custa de 23 a 28 mil rublos.
Bosch GCB 18 V - LI
- funciona a partir da fonte de alimentação;
- a velocidade é ajustada gradualmente;
- pesa 3,9 kg;
- custa de 18 a 22 mil rublos.
Bison ZPL-350-190
- potência 355 W;
- pesa 17,2 kg;
- custa 11-13,5 mil rublos.
As guias não são muito fortes, as serras também ficam cegas rapidamente, mas em geral a unidade não apresenta problemas e funciona perfeitamente.
Makita LB1200F
Uma das melhores serras de fita é a Makita LB1200F:
- potência 910 W;
- pesa 83 kg;
- custos de 46 a 51,5 mil rublos.
Boa construção. O conjunto inclui 4 serras. Todos os nós se encaixam perfeitamente. Mesa lisa em ferro fundido. Você pode aumentar o corte em até 235 mm. Funciona silenciosamente. Corte de serra de excelente qualidade em diferentes velocidades. Batente de alumínio de alta qualidade. A vibração excessiva aparece em velocidades muito altas (esta é uma desvantagem). As guias estão sobre mancais, as polias devem ser ajustadas. Peso grande, mas é difícil chamá-lo de desvantagem, a estabilidade é excelente.
Proma PP-312
- potência do motor 810 W;
- pesa 74 kg;
- o preço é de 49 a 59 mil rublos.
JET JWBS-14
- potência do motor 1100 W;
- pesa 92 kg;
- o preço é de 89,5 a 100 mil rublos.
Acessórios adicionais
A unidade de corte pode ser facilmente atualizada. Alguns acessórios adicionais auxiliam significativamente no processo de trabalho.
- A boa vedação de escarificação e a vedação de escarificação permitem cortes retos de qualidade. Ao processar peças estreitas, o batente pode ser localizado próximo à máquina, às vezes até mesmo sob o bloco guia. Alguns modelos possuem reguladores adicionais no kit que alteram os parâmetros das paradas.
- Para uma serra de fita, é necessário ajustar as guias corretamente, então a fita não se deformará significativamente.
- A fixação dos dentes é feita manualmente ou para isso, utiliza-se uma máquina ajustável. Os dentes ajustados corretamente afetam a vida útil da ferramenta e os níveis de ruído e vibração durante a operação.
- Um medidor de tensão é um dispositivo para medir a tensão da fita, é difícil fazer sem este dispositivo.
Escolha
Antes de escolher a ferramenta certa, você deve saber os principais critérios pelos quais as serras de fita diferem:
- o tamanho do corte;
- qual tela está envolvida;
- Consumo de energia;
- Poder do motor;
- compacidade de parâmetros;
- O peso;
- a capacidade de personalizar;
- tipo de fornecimento de material.
O equipamento pode ser diferente, de acordo com isso, os preços por ele variam.
A própria correia também pode alterar a velocidade de movimento de 12 a 98 metros por segundo.
Além disso, as unidades diferem nos parâmetros de tensão da correia. A fita tem potência de 2100 W e pode chegar a 3000 W e até mais.
Na hora de escolher o equipamento, não se esqueça da importância da correia de corte, que suporta a carga principal. Normalmente, produtos de um tipo largo são preferidos, uma vez que um tecido fino se deforma com rapidez e falha. Se você tiver que processar peças onde há metal fino, você terá que usar uma correia estreita.
Visualmente, é fácil determinar no momento da compra: se a fita tem dentes grandes, significa que corta em grande profundidade. Há mais um indicador - este é o ajuste dos dentes, isso afeta diretamente a eficiência da serra. Para pequenos trabalhos, um perfil de onda é suficiente. A opção mais eficaz é a disposição dos dentes aos pares.
Sutilezas de operação
Durante o corte, a serra inevitavelmente perde suas características de desempenho, os dentes tornam-se cegos. Periodicamente, é necessário fazer o correto afiamento, espalhamento e ajuste. Para afinar adequadamente o instrumento, você precisa seguir as seguintes fases:
- afiação preliminar;
- limpeza;
- fiação do produto;
- acabamento de nitidez.
Para restaurar as características técnicas da ferramenta de corte, geralmente são utilizadas máquinas de corte. Em primeiro lugar, os defeitos nos seios da face devem ser eliminados, assim como sua simetria em relação aos demais elementos deve ser reanimada.
Durante o roteamento, o ângulo de inclinação dos cantos dianteiro e traseiro muda. A nitidez de acabamento "traz brilho", alinha todos os elementos. Para fazer esse trabalho corretamente, são necessárias habilidades práticas: para que os dentes voltem à mesma espessura, muitas vezes é necessário serrar a borda da serra a uma profundidade bastante grande.
Também é recomendável ler atentamente as instruções que acompanham cada unidade do produto vendido.
Substituir as correias de transmissão da correia em V também pode ser útil. A velha polia "lembra" a trajetória do movimento, com o tempo torna-se muito rígida. Causa esse fenômeno a vibração excessiva. Recomenda-se trocar essa correia por uma de segmento, que é mais flexível.
O equilíbrio das polias da serra deve ser ajustado periodicamente. Para fazer isso, primeiro você precisa cortar a correia velha e ver como as polias funcionam no modo livre.
Ambas as polias são marcadas em relação ao leito, a operação é repetida várias vezes. Se as marcas tiverem uma boa propagação, as polias estão bem ajustadas. Se as marcas estiverem agrupadas em um ponto, a polia deve ser alinhada.
Se você quiser serrar as placas laterais, precisará de uma banda larga com dentes com um ângulo de afiação especial. O passo variável dos dentes também é praticado com bastante frequência.
Os rolamentos duplos também são muito importantes: evitam que a lâmina enrole, reduzem a vibração e o coeficiente de fricção. Além disso, os rolamentos duplos reduzem significativamente a temperatura de aquecimento da parte de trabalho da ferramenta, o que aumenta significativamente sua vida útil.
Os crackers de cerâmica também são importantes - esses dispositivos baratos reduzem o atrito da fita durante a operação e reduzem a temperatura. Os crackers cerâmicos praticamente não trituram, o fabricante dá-lhes uma garantia de 50 anos.
No trabalho, também é importante ter molas de alta qualidade, é fácil substituí-las. É melhor colocar molas mais maciças - são baratas, mas proporcionam uma boa tensão à fita.
Os volantes também são importantes na operação da serra de fita. É melhor usar um pequeno volante fundido (145 mm) que tenha um braço oscilante conveniente. Essa "ninharia" importante permite que você ajuste facilmente a tensão da teia.
Ao trabalhar, é importante que haja uma boa iluminação. Além disso, você pode comprar luzes LED que iluminarão a área de trabalho. Esses dispositivos têm baixo consumo de energia e a bateria pode ser colocada na parte inferior da máquina.
Ao comprar uma unidade, você deve definitivamente pensar não apenas nas características de desempenho do mecanismo, as condições de garantia, a disponibilidade de brocas no mercado e seu custo também são importantes.
Antes de comprar, é aconselhável ler as críticas nas redes sociais. Nos últimos anos, as inovadoras serras de fita Bilork surgiram no mercado - elas são feitas de aço ultra-resistente com vários aditivos compostos, um material que resiste a um número recorde de afiações.
Para a segurança de trabalhar em uma serra de fita, inclusive em casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.